(crédito Imagem-Correo del Orinoco)
O presidente da República Bolivariana da Venezuela Nicolás Maduro Moros teve nesta terça 5 de setembro, uma reunião de negócios com o mais alto executivo da petroleira estadunidense Chevron para América e Africa, Clay Neff. O encontro visou fortalecer a parceria da ¨Petroleos de Venezuela¨ (PDVSA) com a empresa da América do norte.
O compromisso ainda contou com assessor executivo Ali Moshiri (CHEVRON), o vice presidente executivo do País Tareck El Aissami, o ministro do petróleo Eulogio Del Pino, o ministro do planejamento Ricardo Menéndez e o presidente da petroleira venezuelana Nelson Martinez.
Em 14 de julho, no apogeu da pressão internacional contra o governo, foi a vez de outra petroleira estadunidense Horizental Well Drilling firmar um convênio com a Venezuela de 1,3 bilhão de dólares, para explorar 200 poços com objetivo de produzir 105000 barris diários de petróleo em 3 anos. O negócio foi fechado por Tom Swason, presidente da companhia e o mandatário do país caribenho.
Os líderes de associações com a PDVSA são os chineses e russos,já que a constituição determina o modelo exploração via parceria com capital majoritariamente venezuelano.Os estadunidenses ,ao passo que incentivam o afastamento do Brasil,Argentina e Colômbia atuam pragmaticamente em ampliar sua presença na Venezuela, sabiamente dividem política de negócios.
Fontes
www.eltelegrafo.com.ec/noticia/economia/8/venezuala-firma-acuerdo-por-usd-1-300-millones-con-petrolera-de-ee-uu
www.vtv.org.ve/presidente-nicolas-maduro-se-reunio-con-representantes-de-la-empresa-petrolera-chevron-para-america-y-africa/
www.correodelorinoco.gob.ve
Autor
Tulio Ribeiro é graduado em Economia,pós-graduado em História Contemporânea,mestre em História Social e doutorando Em¨ Ciências para Desarrollo Estrategico¨ pela UBV Caracas.