Menu

Celso Amorim: ameaça de Trump à Venezuela é algo inédito e gravíssimo

(A capa da The Economist que irritou os EUA) Por Pedro Breier Na última sexta-feira ocorreu, em São Paulo, um ato político e cultural pela paz na Venezuela, com a presença e análise de conjuntura de Guilherme Boulos, Gilberto Maringoni e João Pedro Stédile, dentre outros. Celso Amorim, chanceler do nosso país quando éramos respeitados […]

6 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(A capa da The Economist que irritou os EUA)

Por Pedro Breier

Na última sexta-feira ocorreu, em São Paulo, um ato político e cultural pela paz na Venezuela, com a presença e análise de conjuntura de Guilherme Boulos, Gilberto Maringoni e João Pedro Stédile, dentre outros.

Celso Amorim, chanceler do nosso país quando éramos respeitados no mundo todo, em um passado não tão distante, também estava presente. Ele brincou que não foi convidado mas quando ficou sabendo do evento resolveu ir de penetra, pois está muito preocupado com a situação da Venezuela. Vejam que interessante este trecho da fala que Amorim fez no ato:

Se havia alguma dúvida de qual o lado certo na questão da Venezuela, a ameaça do uso da força pelo Trump resolve a questão. Mesmo que ele não concretize, é um incentivo a terroristas para que comecem a usar a força. A ameaça do uso da força é algo que por si só justificava uma reunião da Unasul para repudiar isso. Ameaçar um país da América do Sul com o uso da força é algo gravíssimo, algo que eu nunca vi.

O ex-chanceler brincou sobre a evidente verdadeira motivação para as invasões dos EUA, a busca por recursos naturais, especialmente o petróleo: “Quem quiser acredite em coincidências. Eu só acredito em teorias conspiratórias.”

Amorim citou também uma capa da revista The Economist de 2010 sobre a ascensão da América Latina, cuja manchete era Nobody’s backyard, algo como “Não é quintal de ninguém”.  A imagem da capa, que abre este post, mostrava o mapa das Américas invertido em relação ao mapa-múndi tradicional. A reportagem está neste link.

Segundo o ex-ministro dos governos Lula e Dilma, esta capa incomodou os Estados Unidos a tal ponto que os serviços secretos norte americanos, os quais têm forte rivalidade entre si, se uniram para atacar a América Latina de formas variadas. O resultado foram golpes de Estado com participação subterrânea decisiva dos EUA, como em Honduras, Paraguai e Brasil, e agora a ameaça explícita à Venezuela.

Celso Amorim destacou, ainda, que a política externa brasileira, no período em que o país virou um heavy player na geopolítica internacional, sempre foi no sentido de buscar a paz entre os países e que, quem é pela paz, não importa a orientação ideológica, tem a obrigação de posicionar-se contra a ameça de Trump de atacar militarmente um país latino-americano.

Como falou Celso Amorim, é algo inédito e muito grave. O que interessa a eles nós, assim como o Oriente Médio, temos: petróleo. A desculpa para a invasão é o de menos. É só dizer que é para “defender a democracia” e pronto.

A submissão odienta da direita brasileira aos EUA chegou ao seu ápice com a falta de qualquer reação à ameaça de Trump. Se não for por solidariedade, que seja por questão de estratégia e sobrevivência: não levantar-se contra uma ameaça dessas a um país vizinho é abrir a porteira para que os EUA façam da América Latina o seu novo Oriente Médio, caso desejem.

 

Apoie o Cafezinho

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Bruno Bras

04/09/2017 - 17h55

OS GOLPISTAS NÃO TEM MAIS MEDO DA INTERNET.
TEMOS QUE IR PARA AS RUAS PARA MOSTRAR AO MUNDO QUE TEMER MENTE.
COMPARTILHEM “A UNIÃO FAZ A FORÇA”.
“MOVIMENTO 7 DE SETEMBRO EM DEFESA DO BRASIL” (M7).
PRECISAMOS DE UM GOVERNO QUE LUTE CONTRA A POBREZA E NÃO CONTRA OS POBRES.
https://www.facebook.com/groups/lunismo/permalink/830735280430860/

Maria Carolina Brunow

04/09/2017 - 17h26

Está muito claro! Os EUA, por petróleo, fazem qualquer negócio. Venezuela e Brasil estão na mira. Não duvido nada que façam da América Latina, similar ao que fazem no Oriente Médio.

Paulo L Maia

04/09/2017 - 17h01

Paulo L Maia

04/09/2017 - 17h00

    Yvette Teixeira

    04/09/2017 - 19h47

    esqueceram do colocar o brasil.

Gustavo Horta

04/09/2017 - 12h44

“QUE TAL BOSTA, POR ORA?”
> https://gustavohorta.wordpress.com/2017/08/09/que-tal-bosta-por-ora/

“LANÇAM GRANADAS DE GÁS SOBRE NÓS.

ATIRAM EM NÓS COM BALAS DE BORRACHA, NOS FEREM, NOS MACHUCAM E NOS CEGAM.

BATEM EM NOSSAS CABEÇAS COM SEUS PORRETES E CASSETETES, NOS ALEIJAM, NOS ARRANCAM PEDAÇOS DE NOSSOS CÉREBROS.

MANDAM JOGAR JATO DE ÁGUA FRIA, USAM FARTAMENTE SPRAY DE PIMENTA EM NOSSAS CARAS E EM NOSSOS OLHOS.

BOTAM FOGO EM NÓS ENQUANTO DORMIMOS, NOS ARRANCAM DE NOSSAS CASAS, NOS PRENDEM SEM ACUSAÇÃO, NOS TORTURAM EM PAUS DE ARARA (AINDA).

NOS OBRIGAM A FAZER AS DECLARAÇÕES QUE ELES ESPERAM E DESEJAM E AS REJEITAM QUANDO QUANDO AS MESMAS NÃO INTERESSAM.

DESCONSIDERAM HELICÓPTEROS CARREGADOS DE PASTA BASE DE COCAÍNA. DESCONSIDERAM AVIÕES CARREGADOS DE COCAÍNA. DESCONSIDERAM QUE ESTES AVIÕES DECOLAM DE FAZENDAS CONHECIDAS DA QUADRILHA PODEROSA. DESCONSIDERAM AS CARGAS E SE FAZEM DE CEGOS QUE PIOR, NADA VÊM, NADA OUVEM, NADA FALAM.

CAPTURAM FORMIGUINHAS EM OPERAÇÕES SACANAS E CRETINAS.

ROUBARAM NOSSOS MAIS DE 54 MILHÕES DE VOTOS EM UM GOLPE CONTRA A NOSSA DEMOCRACIA E CONTRA A NOSSA CONSTITUIÇÃO. JUNTARAM-SE EM UMA QUADRILHA QUE COOPTOU TODOS OS PODERES DA REPÚBLICA BRASIL E TRANSFORMARAM NOSSO PAÍS NO CONHECIDO BACANAL BRAZZILLL!

ESCULACHAM, ESCULHAMBAM, ESCRACHAM, ARREGAÇAM E ARROMBAM NOSSOS DIREITOS E A NOSSA DIGNIDADE, NOS MANTENDO SOB CONSTANTE E PERMANENTE CHANTAGEM DE MENTIRAS E DE MANIPULAÇÕES.

E RECLAMAM DOS OVOS QUE ORA ATIRAMOS? VÁ PARA A PUTAQUEOSPARIU! FILASDAPUTA!

BÃO TAMEM.

PRÓXIMO PASSO VAMOS JOGAR BOSTA EM VEZ DE OVOS.
BOSTA E TOMATES PODRES.
OVOS PODRES É BÃO TAMEM…

NÓS AINDA NÃO ESTAMOS MORTOS, AINDA QUE MORTOS VIVOS, AINDA QUE AGONIZANTES E ESCRAVIZADOS. AINDA NÃO ESTAMOS MORTOS E SABEREMOS RESISTIR.

OVOS, BOSTA, TOMATES, OVOS PODRES, PEDRAS, CHUMBO…CHUMBO GROSSO.

NÃO ACEITAREMOS QUE OS TRAIDORES VENHAM COM ESTA CONVERSA MOLE DE ADMITIR SEUS ERROS.

VTNC! ISTO MESMO VTNC! DEIXA O NOSSO EM PAZ, POIS SÓ QUEREMOS DEFECAR SOBRE VOCÊS, SEUS CANALHAS.

TRAIDORES, ENTREGUISTAS, OPORTUNISTAS, CANALHAS, LADRÕES, TRAFICANTES, QUADRILHEIROS…

“COMO ASSIM? MAIS UMA DO P(CC)SDB.”
> https://gustavohorta.wordpress.com/2017/08/09/como-assim-mais-uma-do-pccsdb/

Como assim?

NÃO ME VENHA COM PROPAGANDA CRETINA COMO ESTA DO PARTIDO DOS LIDERES DO BANDO/QUADRILHA A DIZER QUE:

“É HORA DE PENSAR NO BRASIL”.

QUANDO teria deixado de ser?
Ora essa, virou-se a bola!

Ora, ora,ora…

Sabe a razão das coisas escritas por sábios e pensadores do passado serem tantas vezes tão atuais?

A razão é que os humanos e a humanidade não aprendem nunca e estão sempre a repetir os mesmos erros e as mesmas tragédias.

Simples assim? Pode ser.

Gustavohorta.wordpress.com


Leia mais

Recentes

Recentes