Menu

Sub-procuradora geral da república diz que Lava Jato virou processo de exceção

Após um ano de um golpe de Estado que só foi possível graças a Lava Jato, cujo ritmo e processo foram agendados minuciosamente para cumprir a agenda do impeachment, as denúncias contra a jurisdição de exceção implementada pela chamada República de Curitiba começam a se avolumar. Existe uma razão para que essas denúncias sejam externadas […]

5 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Após um ano de um golpe de Estado que só foi possível graças a Lava Jato, cujo ritmo e processo foram agendados minuciosamente para cumprir a agenda do impeachment, as denúncias contra a jurisdição de exceção implementada pela chamada República de Curitiba começam a se avolumar.

Existe uma razão para que essas denúncias sejam externadas somente agora: o espetáculo grotesco do governo que nasceu do golpe.

É um fracasso enorme para aqueles que articularam o golpe, em especial os caciques do PSDB que participam do governo Temer ou o apoiam, incluindo seu presidente, Aécio Neves, que o governo seja reprovado virtualmente por todos os brasileiros.

Esse fracasso, contudo, mudou a atmosfera política, deixando-a, paradoxalmente, mais respirável, porque agora é possível fazer críticas duras à Lava Jato e às diversas conspirações midiático-judiciais que levaram ao golpe, sem o medo de ser acusado, pela própria Lava Jato, de “obstrução de justiça”.

Quem deve ser acusada de “obstrução de justiça” é a Lava Jato, na medida em ela foi a principal responsável pelo quadro de caos jurídico, político e social no qual o Brasil mergulhou.

O regime de exceção, com ajuda da mídia, tentou martelar na opinião pública que “obstrução de justiça” seria qualquer medida que se tomasse para atrapalhar os processos de acusação, omitindo acintosamente que a justiça jamais pode ser reduzida somente à acusação, sob o risco de não mais ser justiça. Justiça é acusação e defesa. Se a Lava Jato trabalhou para atrapalhar os processos de defesa, então ela deve ser acusada, com toda razão, de “obstrução de justiça”.

Leia abaixo a matéria da Conjur, com informações sobre as duras acusações contra a Lava Jato feira pela sub-procuradora-geral da República, Ela Wiecko.

Não dá para entender porque Dilma reconduziu o golpista Janot ao cargo (e isso depois de Lula também só ter nomeado golpistas para a PGR), ao invés de nomear alguém como Ela.

***

No Conjur

DIREITO DO ESPETÁCULO
Ex-candidata a PGR, Ela Wiecko diz que “lava jato” passou dos limites

Por Felipe Luchete
31 de agosto de 2017, 10h48

A subprocuradora-geral da República Ela Wiecko de Castilho afirmou nesta quarta-feira (30/8) que processos relacionados à operação “lava jato” seguem caminhos de exceção, em que se relativizam direitos, há “seletividade na escolha dos alvos da investigação” e o desejo de democracia é substituído pelo desejo de audiência. A avaliação foi feita em painel do 23º Seminário Internacional de Ciências Criminais, em São Paulo, a uma plateia de operadores do Direito.

Ela Wiecko foi vice-procuradora-geral da República na gestão de Rodrigo Janot até agosto de 2016 e uma das oito candidatas para ocupar a vaga a partir de setembro deste ano. Convidada para evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, afirmou nesta quarta que o processo penal de exceção ainda não é comum em todo o Ministério Público Federal, mas é visível no trabalho de colegas de Curitiba e, “em parte”, dentro da PGR.

“O que foi feito nessas operações passou de alguns limites, algumas garantias individuais: da presunção da inocência, da proteção da imagem, do devido processo que seja realmente equilibrado. Por que alguns processos andam mais depressa do que os outros? A gente não ganha nada com isso.”

A palestrante afirmou que tanto a “lava jato” como a Ação Penal 470, conhecida como processo do mensalão, se encaixam em sete características contrárias ao garantismo, formuladas pelo criminalista e professor Fernando Hideo Lacerda.

Na lista estão a aplicação distorcida da teoria do domínio do fato e julgamentos de acordo com a “opinião pública(da)”, que segundo a subprocuradora transformam procedimentos em espetáculo e cumprem “interesses dos sistemas político e midiático”.

Citando a filósofa Márcia Tiburi, Wiecko disse que a espetacularização do processo fabrica uma luta entre o bem e o mal: “para punir os bandidos que violam a lei, os mocinhos também violam a lei”. Para agradar a audiência, continua, desconsideram-se consequências sociais e econômicas e são vazadas informações sigilosas aos poucos, de acordo com interesses.

Ela também criticou conduções coercitivas, por entender que a prática “não está alcançada nas regras legais”, e disse que a seletividade do processo penal — comum no sistema brasileiro — tem sido ampliada para escolher o tempo em que cada investigado será alvo de operações.

Segundo a palestrante, o processo penal de exceção originou-se no Brasil a partir dos anos 1990, com especialistas que queriam estender a Justiça penal para classes mais privilegiadas: nas bases ideológicas desse entendimento, destacou o juiz federal Sergio Moro e o criminalista gaúcho Luciano Feldens. O problema, na visão dela, é que a aplicação do princípio “simplifica as coisas” ao avaliar que a impunidade é sempre causa da corrupção.

“O Ministério Público, se quer atuar na história da teoria econômica do Direito, tem que atuar de forma regrada, não pode ter pena negociada caso a caso. No que se refere ao acordo de leniência, a participação do Ministério Público faz com que a instituição entre na regulação da economia. A gente quer isso? Isso está na Constituição? Isso precisa ser claramente discutido. Tudo o que aconteceu até agora mostra que temos de enfrentar o problema de estabelecer democracia no país.”

Ela Wiecko declarou ainda que a operação italiana mãos limpas, que inspirou a “lava jato”, acabou posteriormente tendo procedimentos de exceção aplicados aos mais pobres, como suspeitos de tráfico de drogas.

Código flexível

O professor Jacinto Nelson de Miranda Coutinho, da Universidade Federal do Paraná e convidado para o mesmo painel, afirmou que o discurso da eficiência penal tem ultrapassado a preocupação com o respeito ao processo de Justiça.

Ele afirmou que, como diz o juiz Alexandre Morais da Rosa, cada vara do país adota hoje um Código Penal próprio. Embora considere comum a existência de juízes contra legem, Miranda Coutinho disse que tribunais superiores passaram a fazer “vista grossa” para condutas irregulares.

“Agora não tem mais controle”, reclamou. “Trânsito em julgado não é nem mais trânsito em julgado.” Segundo o professor, a busca por mais punição desde os anos 1990 gerou apenas mais medo da violência, sem resultados positivos.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Carlos Rocha

02/09/2017 - 02h19

Os procuradores admitindo que existe exceção, parece-me que eles estão começando a pular do barco, pq os políticos vão contra atacar, CPIs vão esclarecer e descobrir muita coisa suja entre os procuradores, alguns já estão se esquivando.

Geraldo Silva

01/09/2017 - 20h46

Há muito tempo a justiça no Brasil foi transformada em uma grande indústria, ao contrário, não produz nada que preste. Altos ganhos e muita despesa para nada. É muito dinheiro jogado fora. Apoiada na mídia se transformou neste monstrengo inútil e altamente perigoso.
¨As imagens da mídia impedem de imaginar, inflacionam os indivíduos com estímulos de que não conseguem mais dar conta¨, já disse Olgária de Matos

Benoit

01/09/2017 - 15h02

Há muito tempo digo que os processos conduzidos por esse juízes são ilegais e têm que ser completamente anulados. Os processo foram definitivamente arruinados pelos juizes e procuradores encarregados deles. Onde é que se viu que juizes se promovem diretamente através de processos conduzidos por eles recebendo prêmios, fazendo palestras, desfilando junto a políticos? Como é possível os juízes irem ao estrangeiro durante processos e falarem sobre esses processos? Como pode ser admissível que juizes não adotem posições completamente neutras com relação à acusação e à defesa e mantenham a posturam em vez de demonstrar hostilidade aberta contra o réu e a defesa? Como é possível que juizes atuem politicamente e partidariamente no julgamento de políticos? Como é possível ter juizes e juristas que não demonstram respeitabilidade mínima? Como é possível haver juizes incapazes de fazer uma sentença pelo menos formalmente correta? O que está acontecendo é o apalhaçamento da justiça brasileira por juristas infantis, sinistros, incapazes, sadistas. Não sei onde é que tudo isso irá parar. Quando a Alemanha de Leste foi dissolvida, simplesmente demitiram muitos professores considerados incapazes de atuar num sistema democrático e sem qualificações profissionais suficientes. O mínimo que terá que haver no Brasil um dia no futuro será a demissão de muitos desse juristas, o julgamento deles por abuso de poder e a cobrança de indenizações pelos prejuizos que causaram à democracia e ao país.

LUIZ TAVE

01/09/2017 - 13h24

O TRF-4 SE TORNOU O REDUTO DA PRATICA DIABOLICA DE EXCEÇAO ! E` SO` OLHAR PRA CARA DOS MISERAVEIS DESEMBARGADORES MIDIATICOS QUE LOGO VEREMOS A IDENTIDADES , PRINCIPALMENTE A DO RELATOR ! O SUPOSTO PATROCINADOR DO FILME LAVA JATO E` DELATOR ? E OS ALGOZES SABOTADORES DE CURITIBA TEM PARCERIA COM ESSE BANDIDO ?

JULIO CEZAR DE OLIVEIRA

01/09/2017 - 12h58

VAMOS FAZER UMA REFLEXÃO:
-SE HOUVER ELEIÇÕES DIRETAS,SERÁ QUE NOSSAS URNAS ELETRÔNICAS NAS MÃOS DESSE TSE NÃO VÃO SER FRAUDADAS?
-SUPONHAMOS QUE A ESQUERDA GANHE,SERÁ QUE ESSA ELITE GOLPISTA DARÁ SOSSEGO AO CANDIDATO DE ESQUERDA QUE GANHAR,É PORQUE SE LULA PEDIR PARA POPULAÇÃO VOTAR NUM JEGUE,ELE GANHA.
NÃO EXISTE FORMULA MÁGICA,INTERVENÇÃO MILITAR É A SAÍDA,NÃO É SÓ OS POLÍTICOS QUE SÃO CULPADOS,OS ELEITORES QUANDO VOTAM EM UMA PESSOA POR CAUSA DE DINHEIRO TAMBÉM SÃO CORRUPTOS,QUAL FOI O ÚLTIMO DEPUTADO QUE VOCÊ VOTOU?APOSTO QUE A MAIORIA NÃO SABE,TEM QUE VOTAR E VERIFICAR SE ELE ESTÁ CUMPRINDO SEU PAPEL,CASO CONTRÁRIO ELE VIRA UM VENDILHÃO DA PRÓPRIA PÁTRIA.


Leia mais

Recentes

Recentes