Menu

Há um motivo para ficarmos otimistas

Por Pedro Breier Aproveitando a energia da sexta-feira, o dia que antecede o glorioso fim de semana, vou fazer um texto otimista. O meu otimismo vem do meio através do qual estas palavras chegam a você, que está lendo o Cafezinho neste momento: a internet. Apesar de vivermos tempos sombrios, com os preconceitos, as opressões […]

7 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Pedro Breier

Aproveitando a energia da sexta-feira, o dia que antecede o glorioso fim de semana, vou fazer um texto otimista. O meu otimismo vem do meio através do qual estas palavras chegam a você, que está lendo o Cafezinho neste momento: a internet.

Apesar de vivermos tempos sombrios, com os preconceitos, as opressões e os golpes em alta, a internet possibilita que esse tipo de coisa venha à tona quase que instantaneamente. E isso é ótimo.

Vou dar alguns exemplos.

Nos últimos dias, um caso de estupro por um motorista do Uber foi denunciado pela escritora Clara Averbuck. A forte reação nas redes sociais fez com que todos os grandes sites dessem a notícia. Diversas mulheres passaram a relatar episódios de assédio sob as hashtags #meumotoristaassediador #meumotoristaabusador. A Uber excluiu o motorista e, mesmo assim, passou a ser fortemente questionada.

Em outro caso, poucos dias depois, um homem se masturbou e ejaculou no pescoço de uma passageira de um ônibus que passava pela Av. Paulista. Foi levado para a delegacia logo após o episódio, mas o juiz não enquadrou o ato como estupro por julgar que “não houve constrangimento tampouco violência”. Mais uma vez, a reação nas redes sociais foi forte. Nome e foto do juiz foram divulgados e criou-se um evento no Facebook chamado “Esporraço no Juiz José Eugenio”, com milhares de confirmados e interessados.

Podem parecer reações inócuas, mas não são. A exposição e a denúncia do machismo das instituições nunca foi tão instantânea e chegou a tanta gente em tão pouco tempo. A revolta é o embrião para futuras mudanças de paradigma.

A marcha dos nazistas nos EUA, no mês passado, foi outro evento grotesco que espalhou-se pelo mundo em tempo real, muito mais rápido do que rastro de pólvora. A consternação e a condenação ao ato foram globais. Muitos dos participantes da marcha foram identificados nas fotos e denunciados para seus empregadores, o que provocou a demissão de alguns. Tudo graças à catarse coletiva nas redes sociais.

O próprio golpe contra a democracia brasileira de 2016 já nasceu completamente desmoralizado justamente porque foi acompanhado em tempo real por milhões de pessoas. O espetáculo dantesco dos nossos parlamentares berrando coisas sem nexo ao rasgar milhões de votos chocou o mundo, ao vivo. Cada ato do ridículo governo Temer é analisado e criticado por um exército de pessoas revoltadas, o que gera um efeito cascata na consciência coletiva do nosso povo.

Eu sei que a internet ainda é uma bolha e o controle da informação ainda é uma dura realidade no mundo todo. Mas a bolha inevitavelmente vai crescer e o muro que represa o livre fluxo das informações vai, cedo ou tarde, ruir.

Quando isso acontecer, cada ato de violência e de ódio, seja cometido por pessoas, grupos, empresas ou pelo Estado, estará ainda mais exposto à reprovação e à revolta maciças da sociedade e, naturalmente, será cada vez mais raro.

Tudo o que vem do ódio e da falta de empatia não convive bem com a luz; precisa da sombra e da escuridão para vicejar.

Bom fim de semana!

Apoie o Cafezinho

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Ruy Mauricio de Lima e Silva Neto

02/09/2017 - 12h41

Eu não falei? Taí, o homem já ejaculou de novo, nesta manhã de sábado,2 de setembro. É isso aí nosso Brasil de hoje : gozar, gozar,gozar! Todo o otimismo para a Internet que, sem dúvida, nos libertará algum dia! Aliás, peço perdão pelo comentário anterior em que eu atribuí o texto, equivocadamente, ao excelente Miguel do Rosário. Então, sr.Pedro Breier: vá cantar em outra freguesia! Depois de estuprar a Constituição, ABSOLUTAMENTE TUDO é possível. Muito obrigado, senhores do STF, o Protetor Máximo da Constituição (já vi este filme em 64,sabe? Sei muito bem o que estou falando.)

Ruy Mauricio de Lima e Silva Neto

02/09/2017 - 10h50

Sei não, sei não,caro Miguel. Não vejo muita coisa de alentadora nesta história de “instantaneidade” da Internet. Fulano foi identificado, sicrano foi demitido… Grande merda! Quero saber é o seguinte: o “esporrador” foi preso? Por quantos anos? 20 pelo menos? Garanto que está solto por aí, esporrando de novo, já que é Imune à Lei e à Internet. O juiz babaca que aliviou o ilustre ejaculador, pegou uns 10 anos para aprender a fazer justiça? O estuprador do Uber pegou uns 25 anos, no mínimo? Então, meu caro, continuamos no Mundo dos Espetáculos. É Fantástico! O Show da Vida!(Se você não fosse o admirável e corajoso jornalista que sempre admirei, eu concluiria : Vá cantar em outra freguesia.)

Bruno Bras

01/09/2017 - 18h47

COMPARTILHEM “A UNIÃO FAZ A FORÇA”.
“MOVIMENTO 7 DE SETEMBRO EM DEFESA DO BRASIL” (M7).
PRECISAMOS DE UM GOVERNO QUE LUTE CONTRA A POBREZA E NÃO CONTRA OS POBRES.
https://www.facebook.com/groups/lunismo/permalink/830735280430860/

eloiza

01/09/2017 - 15h00

Excelente matéria e reconfortante para nossos ouvidos.
Obrigada !

Reginaldo Gomes

01/09/2017 - 13h37

Estou também muito otimista.
O foco hoje deve ser na usina de golpe chamada TELEVISÃO.
A televisão está presente em 100% dos domicílios e sua mensagem tem um dolo e maldade terríveis, que atingem crianças , jovens , adultos e idosos . É uma crueldade que , sem nenhum filtro atinge as pessoas. Uma chacina permanente.

SERGIO GUIMARAES

01/09/2017 - 12h41

Concordo plenamente, a internet apesar de alguns governos tentarem impedir nos meios de comunicação, ainda se torna uma grande ferramenta de uso contra práticas não aceitas no meio social e mesmo para as boas ações serem divulgadas em nosso interesse, acredito que futuramente com a evolução se expandindo, tal meio de comunicação ficará ainda melhor…

Felipe

01/09/2017 - 12h36

Parabéns pelo texto de sexta. Excelente. Tamo junto!


Leia mais

Recentes

Recentes