No último domingo, 27 de agosto, cerca de 30 pessoas, a maioria mulheres, se posicionaram diante do edifício da presidenta Dilma Rousseff, na rua Joaquim Nabuco, Ipanema, para defender sua honra diante de uma marcha de coxinhas que passaria por ali no mesmo dia.
Foi um gesto de heroísmo político admirável.
Os coxinhas, convocados pelo Vem pra Rua, entidade financiada por lobistas norte-americanos interessados em lucrar com a instabilidade política no Brasil, haviam se organizado com bastante antecedência, e vinham em maior número, até porque se trata de um bairro de classe média alta, onde a maioria dos moradores não é eleitor do PT.
As mulheres (e uns poucos homens) enfrentaram altivamente os patinhos amarelos, que passavam agredindo-as, escoltados por jovens marombados e policiais.
Assista ao vídeo! Ele tem reverberações históricas.
O império persa foi vencido moralmente pelos 300 de Esparta, conforme sabemos pela história relatada por Herodoto.
Os espartanos liderados por Leonidas eram poucas centenas de soldados altamente treinados, mais alguns milhares de soldados de outros povos, contra um exército de mais de 5 milhões de persas.
Os gregos, porém, além de estarem estrategicamente posicionados, tinham coragem, espírito de sacrifício e consciência de que lutavam por sua liberdade política.
Apesar de terem perdido a batalha, o exemplo dos espartanos inspirou todos os povos gregos a se engajarem na luta. O resultado foi a derrota de Xerxes, que possuía o maior exército do mundo, algum tempo depois.
Assim foi neste domingo.
Poucas dezenas de senhoras, as 30 da Joaquim Nabuco, conscientes do golpe experimentado pelo Brasil, venceram centenas de coxinhas agressivos, alienados, teleguiados pela Globo.
Os coxinhas saíram as ruas com o pretexto de protestar contra “corruptos”: Aécio Neves, Pezão, Cabral, Dilma… Só que eles fingiram esquecer que não existe acusação de corrupção contra Dilma.
Pior, dos quatro, apenas Aécio apita ainda um pouco, como presidente do PSDB e sustentáculo do governo no Senado.
O corrupto maior, Michel Temer, não foi alvo da fúria dos patos.
Dilma foi deposta por um bando de corruptos que, junto com a mídia e organizações de financiamento obscuro, manipularam setores da classe média que sofrem de graves problemas de ordem cognitiva.
Dilma foi deposta por um bando de corruptos que, assim que assumiu, começou a desmontar o Estado, os direitos sociais, os programas de educação, o investimento em pesquisa e tecnologia, e a estrutura para combater a… corrupção.
Que começou, enfim, a destruir o Brasil em tempo recorde.
O crédito do vídeo é do correspondente do Cafezinho, Tulio Ribeiro.
É uma lição de coragem para todos os brasileiros!
Que venham outras batalhas!