(Lula no Assentamento Valdir Macedo, do MST, durante a caravana pelo Nordeste / Ricardo Stuckert)
Exclusivo | Lula: “A Globo foi uma das principais articuladoras do golpe”
Ex-presidente fala com exclusividade ao BdF e aponta que “é preciso dar esperança ao povo que outro Brasil é possível”
Da Redação
Em entrevista exclusiva ao Brasil de Fato enquanto percorre nove estados nordestinos de ônibus, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva comenta os motivos do golpe que tirou Dilma Rousseff da Presidência e quem está por trás dessa conspiração. Lula comenta ainda a necessidade de o povo se manter em luta contra os retrocessos e por democracia, e seguir acreditando na política. Sobre a posição do governo Temer sobre a crise venezuelana, dispara: “É ridículo um governo golpista, ilegítimo, inimigo do seu próprio povo, querendo dar lições de democracia à Venezuela”. Confira abaixo.
Na sua opinião, qual foi o motivo do golpe contra Dilma Rousseff?
Na verdade, as forças conservadoras nunca aceitaram o resultado das eleições de 2014. A direita se recusou a respeitar a escolha democrática da população. Um dia depois da eleição, já começou a sabotagem ao governo Dilma e a conspiração para derrubá-lo. Foi pauta-bomba em cima de pauta-bomba na Câmara e no Senado para inviabilizar a economia, para assustar investidores e consumidores, enquanto os projetos do governo, tão necessários ao país, não passavam ou eram completamente desfigurados. O que está cada vez mais claro, hoje, inclusive para muita gente que foi enganada pelas mentiras da imprensa, é que não foi um golpe só contra Dilma ou o PT. Foi um golpe contra a educação e a saúde públicas, contra os direitos dos trabalhadores e aposentados, para privatizar as empresas públicas e o pré-sal, para desnacionalizar a Amazônia. Um golpe contra o país.
Como o Sr. avalia o papel da mídia e, especialmente, da Globo no golpe?
Os grandes monopólios de comunicação foram decisivos para o golpe. A Rede Globo, em particular, foi um dos seus principais articuladores e a sua grande propagandista. O golpe não teria sido possível sem o ataque sistemático e a sórdida campanha de desmoralização que a Globo fez ao governo Dilma e ao PT. Para facilitar o golpe, ela ajudou a abafar as acusações contra os lideres golpistas (a blindagem a Aécio Neves é um exemplo flagrante disso), que só viriam a aparecer depois que a presidenta foi derrubada. A Globo não hesitou nem mesmo em se aliar a Eduardo Cunha para sabotar o governo e o protegeu de modo escandaloso até que ele terminasse o seu serviço sujo. Ela vendeu ao país a falsa ideia de que os problemas nacionais foram criados pelo PT, e que bastaria afastar o PT do governo – mesmo ferindo a lei e a democracia – para que o Brasil virasse uma maravilha. Hoje, com a mesma cara de pau, ela tenta convencer os trabalhadores e o povo pobre de que as pessoas vão viver melhor sem direitos trabalhistas e sem aposentadoria.
O juiz Sérgio Moro condenou o Sr. na ação sobre o apartamento do Guarujá. O Sr. também está sendo alvo de outros processos. Por que essa perseguição da Justiça?
O juiz Moro, na sentença que me condenou, diz que o tal apartamento não é meu, mas que isso não importa. Responsáveis pela Lava Jato já disseram que não há provas contra mim, mas que eles têm a convicção pessoal de que eu sou culpado. Todo mundo sabe que um principio básico do direito, que é sagrado em todas as verdadeiras democracias, é que o ônus da prova cabe ao acusador, não ao acusado. Para outros, esse principio vale. Para mim, não. Minha inocência está mais do que provada nos autos, Minha inocência está mais do que provada nos autos, mas isso simplesmente não é levado em consideração. Tenho 40 anos de vida pública, de dedicação aos trabalhadores, aos pobres, ao país. Será este o meu crime? Ter tirado o Brasil do mapa da fome? Não posso me conformar com tanta arbitrariedade. Qual a razão dessa partidarização da justiça? Chego a pensar que os que deram o golpe não podem admitir que o Lula concorra novamente à Presidência…
Caso seja eleito, quais são as medidas que o Sr. tomará para melhorar a vida do povo e os rumos do país?
É cedo para falar como candidato, muito menos como eleito. Antes, precisamos impedir que os golpistas destruam os direitos sociais arduamente conquistados pelo povo brasileiro na última década. E impedir que eles privatizem a preço vil as empresas públicas. E também é preciso garantir que as próximas eleições sejam de fato livres e democráticas. Um novo governo, legítimo, que tenha uma visão progressista do país, pode perfeitamente tirar o Brasil do atoleiro em que ele esta hoje. Nós já governamos o país e provamos na prática que o Brasil pode ser uma nação soberana, com verdadeiro crescimento econômico, geração de empregos, distribuição de renda, inclusão social e ampliação das oportunidades educacionais em todos os níveis. Para isso, é preciso acreditar que as classes populares não são um problema, e sim uma solução. Quando os pobres da cidade e do campo puderem voltar a comprar é que o comércio vai vender e a indústria produzir e, com isso, o investimento vai retornar. Será muito importante também elegermos um Congresso melhor que o atual, com mais representantes dos trabalhadores, dos camponeses, das mulheres e dos jovens.
O que o Sr. recomenda em termos de organização e foco à Frente Brasil Popular para avançarmos na luta contra os retrocessos e por democracia?
A Frente é uma coisa extraordinária, porque reúne diferentes setores da sociedade para pensar o Brasil e lutar pela sua transformação. Ela tem sido fundamental na resistência aos retrocessos políticos e sociais. O foco da Frente está correto, combinando formulação e mobilização permanente. Penso que é muito importante também a gente explicar para a população o que estamos defendendo. É preciso dar esperança ao povo de que outro Brasil é possível e que, com um governo popular, dias melhores virão.
Por tudo isso que o Brasil tem vivido, muita gente não acredita mais na política. O que devemos fazer diante dessa desesperança?
A gente não tem o direito de desistir. A minha mãe me ensinou isso. A gente tem sempre que lutar. Tenho 71 anos e não quero desistir. Não desisti de sobreviver ao nascer em uma região onde muitas crianças morrem antes de completar cinco anos. Não desisti de organizar os trabalhadores durante a ditadura. Construí com meus companheiros o maior partido político da América Latina e fui presidente do Brasil por dois mandatos. Se eu consegui tudo isso sem diploma universitário, sem pai rico, por que alguém jovem deve desistir? Se você acha que a política está ruim, entre na política e tente ser você mesmo o militante ou dirigente político que você sonha para o Brasil.
Hoje, quem são os principais adversários para termos um país com justiça social, solidário e com oportunidade para todos?
Eu acho que hoje tem muita gente ressentida no Brasil, muita gente que está de mau humor, achando que o egoísmo vai resolver alguma coisa. Tem muito empresário que quer tirar direitos dos trabalhadores e aposentados sem perceber que se o trabalhador e o aposentado não tiverem dinheiro, não vão consumir o que ele produz. A grande força da nossa economia é o mercado interno. Então ele pode achar que vai se dar bem sendo inimigo dos trabalhadores e no final as vendas dele vão cair. Tem gente que se ressente da melhora de vida dos mais pobres e quer um país para poucos, só para um terço da população. Tem gente que defende quase a volta da escravidão. Essas pessoas precisam entender que isso não é bom nem para elas, porque um país para poucos é um país fraco, inseguro, instável. Um país assim não atrai nem investidor estrangeiro, atrai só parasita em busca de riqueza rápida, que vem extrair recursos naturais ou comprar empresas baratas. Uma sociedade solidária não é apenas uma questão de justiça – ainda que isso seja o mais importante – mas também de necessidade. Quando os pobres e os trabalhadores melhoram de vida, toda a sociedade vida.
Muitas vezes os políticos ficam decidindo a vida dos brasileiros e do país fechados em escritórios em Brasília. O Sr. já fez muitas viagens pelo interior do Brasil, em caravanas como esta agora no Nordeste. O que o Sr. aprendeu sobre o nosso povo nessas experiências?
Aprendi que o povo brasileiro é de uma força e de uma grande generosidade, e que não se pode governar o país de Brasília, da Avenida Paulista ou da zona sul do Rio de Janeiro. Para alguém que vive nessas regiões, um programa como o Luz Para Todos pode não significar nada. Mas ele levou energia, trouxe para o século 21 milhões de brasileiros. Sem luz, um jovem não pode estudar. Sem se alimentar, com uma boa merenda na escola, o jovem não pode estudar. Criamos o Programa de Aquisição de Alimentos, que apoia o agricultor local e reforça a merenda com comida saudável, hoje isso está sendo destruído. A criança tem que comer, mas também tem que ter roupa para ir à escola. O Bolsa Família exige para o recebimento do benefício que a criança frequente a sala de aula. Sem transporte, um jovem da zona rural não pode estudar. Criamos o programa Caminhos da Escola, que levou ônibus escolares pelo interior do Brasil. Sem água, como se pode viver, ainda mais estudar? Instalamos milhões de cisternas no sertão. E se não tem faculdade próxima, como estudar? Ampliamos as universidades, os institutos federais de ensino, as escolas técnicas, levando elas para o interior. Foram centenas de novas extensões universitárias em todos os estados do país. A Bahia tinha só uma universidade federal hoje tem quatro. Eu conheço pessoalmente o tamanho desse país, que ele não é pequeno, e quem o governa não pode ter a mente nem a alma pequena. Tem que ouvir o povo, colocar o pé na estrada, conversar, procurar soluções, dar força para a sociedade civil. E tem que abrir o palácio ao povo, fazer a sociedade civil participar da construção das soluções para o país.
Como o Sr. avalia as ameaças do governo dos EUA diante da situação da Venezuela? Como o Brasil deveria ter atuado no processo de paz na Venezuela?
É inadmissível que Donald Trump faça ameaças militares à Venezuela. Aliás, a qualquer país, em qualquer região do planeta. A Venezuela tem direito à sua autodeterminação. É o povo venezuelano que deve decidir livremente o destino do país. Se há uma crise institucional, que se busque superá-la por meio do diálogo e da negociação política, mas respeitando sempre os governantes que foram eleitos pelo voto popular, dentro das regras democráticas, como era o caso do presidente Hugo Chávez e é o caso do presidente Nicolás Maduro. Em 2003, quando a Venezuela vivia uma crise semelhante, eu mesmo propus a formação de um grupo de países amigos da Venezuela, bastante plural, que acabou contribuindo para o restabelecimento da normalidade e da paz. Hoje, infelizmente, o Brasil não tem nenhuma autoridade moral para ajudar. É ridículo um governo golpista, ilegítimo, inimigo do seu próprio povo, querendo dar lições de democracia à Venezuela. Quando tivermos novamente um governo democrático e popular, o Brasil voltará a colaborar, sem interferências indevidas na soberania dos vizinhos, para consolidar a paz e a estabilidade democrática na América do Sul.
Edição: Vivian Fernandes
Wylamar
24/08/2017 - 17h47
Sempre acreditei na sua inocencia meu presidente, os que lhe persegue são pessoas que tem inveja da pessoa que você se tornou, uma pessoa que o Brasil ama e adora.
JOSE DA SILVA SAURO
22/08/2017 - 14h48
A MAIOR TRISTEZA DESSE BRASIL ÉA BANALIZAÇÃO DAS LEIS DO DIREITO DO BACHARELADO.. DOS ESTUDANTES DE ADVOCACIA..
HJ QUALQUER CONDENADINHO D MERDA COMO MIGUEL E LULA PENSAM QUE ENTENDEM DE LEIS..
PORTANTO TENHO DEVER DE LHES ENSINAR..
AULA 1 DE DIREITO..
DIREITO PUBLICO E DIREITO PRIVADO..
DIREITO PUBLICO: É AQUELE QUE SO FAZ O QUE DITA A LEI. SE NAO TEM LEI NAO FAZ . SE QUISER FAZER MUDE A LEI VIA LEGISLATIVO CONGRESSO ..
COMO A DILMA NAO TINHA O CONGRESSO SABE QUE NAO IAM MUDAR A LEI P/ ELA ATROPELOU A LEI E TODOS CONGRESSISTAS…DE MERDA.
FERINDO A LEI.. ELA COMETEU O CRIIME DE RESPONSABILIDADE PARA FAZER CAMPANHA COM OS CREDITOS SUPLEMENTARES DEIXANDO DE PAGAR VARIAS DESPESAS.. INCLUSIVE O BOLSA FAMILIA E DANDO CALOTE NA CAIXA E NO BB.. ARROMBOU O CU DO BRASIL..
LOGO.. SENDO ELA NINGUEM.. UM POSTE.. NUNCA FOI NEM SINDICA DE CABARE..
OS POLITICOS CUMERAM ELA.. MESMO ELA NAO GOSTANDO DISSO..
TIRARAM ELA .. GRAÇAS A DEUS .
SIMPLES.. GOLPE É COISA DE TROUXA SO TROUXA CAI EM GOLPE.. LOGO SE ELA LEVOU UM GOLPE É POR QUE É TROUXA E COMO TAL NAO MERECE ESTAR EM LUGAR NENHUM A NAO SER NO PT.
Guilherme Di Piero
22/08/2017 - 12h53
mas esta lá puxando o saco deles, patético !..rsrs
Carrie Coleman
22/08/2017 - 08h06
Voltaremos!
Andreia Bolfe
22/08/2017 - 03h56
Pessoas sem cérebro
Marcus Tadeu Duarte
22/08/2017 - 01h25
Estás virando um comediante ( mas, daqueles bem ruim )… Só se ri da tristeza de argumentos. Nos poupe e se poupe Toninho.
Dilciany de Oliviera
22/08/2017 - 01h20
A ta. Agora ele dá nomes aos bois… Kri, kri…. Eu entendo… Sei… Foi golpe… Oh! Dó. ..
Antonio Carvalho
22/08/2017 - 00h18
Esse traste acha que engana o povo, pois foi esse safado mais a terrorista em 13 anos de governo que destruíram as esperança do povo. A roubalheira, corrupção, destruição das empresas e a grave crise econômica colocaram o Brasil no chão..
Gilda Segovia
22/08/2017 - 00h43
A sua vida, vejo, pela sua linguagem, dá sua flia, melhorou e muito, nós governos anteriores, seja grato
Antonio Carvalho
22/08/2017 - 00h46
Melhorou nos 13 anos de PT, com 13 milhões de desempregados..Quem melhorou foram os políticos do PT e os filhos do Lula que ficaram ricos..
Cristiano Camargo
22/08/2017 - 04h23
Escuta aqui, ò fascistão reacionário de uma figa: Lula foi o melhor presidente que este país já teve, é exemplarmente honesto e sempre foi e , só fez bem ao país e ao povo,, trazendo milhões de empregos e distribuição de renda para o povão. O RESPONSÁVEL POR 13 MILHÕES DE DESEMPREGADOS É O TEMER, CARAMBA, ENTENDA, POMBAS !no tempo da Dilma eram 4 milhões agora são 13, NÃO ENTENDE QUE FOI O PSDB, PMDB E DEM, que fizeram todo este estrago, heim?heeeeeeeeim?estou falando com vc, escutou?Fui claro ou não fui?Ou preciso desenhar? se não entender isto, nem MObral resolve seu caso ! Depois da tremenda bronca que vc levou, tem mais um castigo: como punição por seu relinchos, vai levar um belo de um bloqueio !ADEUS !
Maria Imaculada Rezende
22/08/2017 - 10h25
Nem Responda, Cristiano. Pelo vocabulário já se vê quem é o sujeito. Além de cego é tapado. Basta ver a reação do povo com Lula e ver como esta hoje o País para perceber (mesmo o mais obtuso) que foi golpe e dos mais sujos nesse país.. Ignore .Gente assim não merece sequer ser ouvido e ter atenção. Se alimenta de ódio e é massa de manobra do Fascismo. Bloc nele . Ódio faz mal e contagia.
Antonio Carvalho
22/08/2017 - 11h48
Facista é o PT apoiar o ditador Maduro na Venezuela, a ditadura dos Castros em Cuba, onde centenas, milhares de pessoas foram mortas, o povo vivendo na miséria, facista e apoiar o índio cocaleiro na Bolívia, e ainda entregar de mão beijada a refinaria da Petrobrás a troco de nada. O PT e principalmente o Lula em 1992 foram os apoiadores do impeachment do Collor tbe foi golpe. Quem realmente são os facista??
Lucia Stone A. da Rosa
21/08/2017 - 23h28
Muito boa a reportagem!!Realmente o Lula entende muito do Brasil!!Parabéns Lula!!
#LulaPeloBrasil
#ForaTemer
Diniz Alves
21/08/2017 - 22h49
A bem da verdade que todos os coxinhas que bateram panelas e escolheram seus bandidos de estimacao (leía se. Aecio/Cunha/Alkimim/Serra e tantos otros) nao contavam com as sujeiras que veio a tona, ai ficaram mais perdidos q cachorro em meio da procissao, agora desesperados estao se agarrando em qu alquer bosta que aparece , diga se Bolsonoro/ Doria e outros lixos que ainda aparecer pra eles ..
osvando
21/08/2017 - 18h32
PREZADO LULA – O Sr. falar e cachorro defecar na praia. E a mesma coisa.
joão carlos AGDM
22/08/2017 - 09h43
Caro Osvaldo, cara que entra em site de esquerda com este posicionamento imbecil e com linguagem aprendida/típico do Instituto da Praça Floriano, órgão da GL do Mal & CIA só pode ter uma explicação: vieste para tumultuar, criar dúvidas, etc. Enfim contrainformação à matéria em pauta.
Estás a trabalho da GL do Mal & CIA, correto?
Carlos
21/08/2017 - 18h07
Quem sabe, o sofrimento não faça solidificar a consciência, e depois a mudança com a organização popular. Ninguém é totalmente certo ou totalmente errado mas, procurar as certezas faz com que tenhamos horizonte. Saudamos Lula com seus enormes acertos e não deixamos de afirmar seus erros cruciais para o fortalecimento político da classe trabalhadora. Queremos Lula presidente, mais sábio, mais calejado com os sofrimentos sentidos em sua pele e na sua própria alma de nordestino aguerrido. #LULA2018
Eloiza Augusta
21/08/2017 - 20h19
Perfeito e que continuemos a acreditar que a via do diálogo e da tolerância são os melhores caminhos para s firmarmos como uma democracia.
Gilda Segovia
21/08/2017 - 20h50
Exatamente, foi
Marcus Tadeu Duarte
21/08/2017 - 20h27
Realmente não foi golpe. Foi pilantragem dos bandidos do congresso com o apoio dos pato amarelos.
Hadassa Ester Lichtstein
21/08/2017 - 19h58
STALIN E A GALINHA
Em uma de suas reuniões, Stalin pediu que lhe trouxessem uma galinha. Agarrou-a forte com uma das mãos enquanto a depenava com a outra.
A galinha, desesperada pela dor, quis fugir mas não pôde. Assim, Stalin tirou todas suas penas, dizendo aos seus colaboradores:
_”Agora, observem o que vai acontecer”_.
Stalin soltou a galinha no chão e se afastou um pouco dela.
Pegou um punhado de grãos de trigo, começou a caminhar pela sala e a atirar os grãos de trigo ao chão, enquanto seus colaboradores viam, assombrados, como a galinha, assustada, dolorida e sangrando, corria atrás de Stalin e tentava agarrar algumas migalhas, dando voltas pela sala.
A galinha o seguia fielmente por todos os lados.
Então, Stalin olhou para seus ajudantes, que estavam totalmente surpreendidos, e lhes dsse:
*”Assim, facilmente, se governa os estúpidos.* _Viram como a galinha me seguiu, apesar da dor que lhe causei?_
_Tirei-lhe tudo…, as penas e a dignidade, mas, ainda assim ela me segue em busca de farelos._”
_”Assim é a maioria das pessoas, seguem seus governantes e políticos, apesar da dor que estes lhes causam e, mesmo lhe tirando a saúde a educação e a dignidade, pelo simples gesto de receber um benefício barato ou algo para se alimentar por um ou dois dias, o povo segue aquele que lhe da as migalhas do dia.”_ V.g.
*Qualquer semelhança com o PT é mera coincidência!*
joão carlos AGDM
22/08/2017 - 22h36
Cara “Hadassa Ester Lichstein” (nomezinho empombado que escolhstes, hein? Não conheço Lichstein, mas sim Lichtenstein, mas, tudo bem).
Mas ô Lich, cara que entra em site de esquerda com este posicionamento imbecil só pode ter uma explicação: vieste para tumultuar, criar dúvidas, etc. Enfim contrainformação à matéria em pauta.
Estás a trabalho da GL do Mal & CIA, correto?
Hadassa Ester Lichtstein
21/08/2017 - 19h58
STALIN E A GALINHA(Ou Lula e o Brasil)
Em uma de suas reuniões, Stalin pediu que lhe trouxessem uma galinha. Agarrou-a forte com uma das mãos enquanto a depenava com a outra.
A galinha, desesperada pela dor, quis fugir mas não pôde. Assim, Stalin tirou todas suas penas, dizendo aos seus colaboradores:
_”Agora, observem o que vai acontecer”_.
Stalin soltou a galinha no chão e se afastou um pouco dela.
Pegou um punhado de grãos de trigo, começou a caminhar pela sala e a atirar os grãos de trigo ao chão, enquanto seus colaboradores viam, assombrados, como a galinha, assustada, dolorida e sangrando, corria atrás de Stalin e tentava agarrar algumas migalhas, dando voltas pela sala.
A galinha o seguia fielmente por todos os lados.
Então, Stalin olhou para seus ajudantes, que estavam totalmente surpreendidos, e lhes dsse:
*”Assim, facilmente, se governa os estúpidos.* _Viram como a galinha me seguiu, apesar da dor que lhe causei?_
_Tirei-lhe tudo…, as penas e a dignidade, mas, ainda assim ela me segue em busca de farelos._”
_”Assim é a maioria das pessoas, seguem seus governantes e políticos, apesar da dor que estes lhes causam e, mesmo lhe tirando a saúde a educação e a dignidade, pelo simples gesto de receber um benefício barato ou algo para se alimentar por um ou dois dias, o povo segue aquele que lhe da as migalhas do dia.”_ V.g.
*Qualquer semelhança com o PT é mera coincidência!*
Gustavo Pacheco
21/08/2017 - 19h42
Virem esse disco. Nunca houve o “golpe”. Milhões de pessoas foram as ruas exigir a saída do PT. A Globo foi a última emissora a apoiar o impeachment. Dilma caiu em razão de seus próprios erros. Ela foi muito ruim. Perdeu a capacidade de dialogar com o congresso e brigou até com seu padrinho o Lula, isolando-se de todos. Não queria ouvir ninguém. Nem as forças armadas participaram deste processo. O PT foi derrotado nas últimas eleições. Ninguém está indo pra rua pedir a volta do PT.
Janio Carlos Ribeiro Bastos Ribeiro
21/08/2017 - 20h06
Quem deu o golpe foi o congresso burrinho e não os patos nem tão pouco os canalhas paneleiros
Natália Ramalho Tri
21/08/2017 - 17h48
Falou a vdd.
Alice Pagotto
21/08/2017 - 16h27
Lula você é a esperança de reacender a nossa estrela
Valéria
21/08/2017 - 13h20
Essa gente do “capetalismo” não dá ponto sem nó … alguém lá de fora “alimentou” essa empreitada. Não existe nada de$$a gente que não seja motivada por intere$$e$. Isso fica bastante claro a medida em que contra as esquerdas até um mero cisco próspera e se converte em condenação – e isso independentemente de provas: basta tão somente a convicção – enquanto que com os “neoliberais ” nada contra eles próspera, ainda que existam as provas as mais contundentes possíveis.
Claudio Silva
21/08/2017 - 13h13
Lula o melhor presidente que o Brasil já teve. Quero Lula de volta!!!!
Reginaldo Gomes
21/08/2017 - 13h00
TELEVISÃO – GLOBO
A televisão é imbatível e invencível hoje. Não tem contraponto. Ela está presente em 100% das casas, metralhando 24horas por dia, crianças , jovens , adultos e idosos com omissão, negação e deturpação da realidade. A televisão deu o golpe , sustenta o golpe e facilmente fará ele avançar 2018, 2019, 2020 , ……. A televisão , de forma fantástica , conseguiu produzir inércia no povo , deixando ele prisioneiro em suas casas ,com grades invisíveis.
Mensageiro
21/08/2017 - 12h51
O leão dos palanques vira um gatinho manso nos bastidores, assinando todas as renovações das concessões da Globo.
Mas enquanto tiver pelego aplaudindo, ele continua rugindo…
joão carlos AGDM
22/08/2017 - 09h48
Caro mensageiro, aí estás de novo. Mesma linguagem, mesmo posicionamento cretino em um site de esquerda, típicos do Instituto da GL & CIA na Praça Foriano.
Logo, não é preciso tomar chá de cogumelo para sacar que trabalhas na contrainformação, para a GL do Mal & CIA, correto?
Mensageiro
21/08/2017 - 12h49
O leão dos palanques vira um gatinho manso nos bastidores.
Assinou todas as renovações das concessões da Globo…
Andrea Viana
21/08/2017 - 15h48
Enganação achar que a Globo está contra o Lula. São cúmplices isso sim.
neusa caldas
21/08/2017 - 14h07
vc está maluquinha ou se faz? também pode ser. Quando não souber argumentar não diga nada ok?
joão carlos AGDM
22/08/2017 - 09h54
Cara Neusa, não esquente com este tal de “Andrea Viana”. O que eu escrevi para o “Mensageiro” lá em cima serve para ele. Está a trabalho em site de esquerda, só para confundir, desmerecer a matéria em pauta. Aprendeu este posicionamento na Praça Floriano, da GL do Mal & CIA.
Almir Dall Alba
21/08/2017 - 15h18
a Globo dedica todo editorial na tentativa de derrubar Temer e o PT odiando a Globo, em 2019 a Globo será uninimidade, todo mundo odiará
Luiz Carlos P. Oliveira
21/08/2017 - 10h48
Tudo que o PT fizesse para enfraquecer a Globo seria inócuo. Não podemos esquecer que a quadrilha do Cunha dominava e domina o Congresso. Para mudar esse quadro só elegendo maioria progressista.
Andre Silva
21/08/2017 - 13h27
Ionete Valadão
21/08/2017 - 19h09
André Silva acho que sua mãe ajudou nessa organização do PT você não lembra não?
Andre Silva
21/08/2017 - 19h17
Ionete Valadão Vem me dizer isso na minha frente sua sem vergonha lixo pra ver onde tu iria parar
Andre Silva
21/08/2017 - 19h17
Ionete Valadão fdp
Carrie Coleman
22/08/2017 - 23h21
Andre Silva Não tolo essa é a verdadeira organização criminosa!
Andre Silva
22/08/2017 - 23h28
Tola…militonta
volclene bezerra
21/08/2017 - 10h21
O ódio, a perseguição a Lula e ao PT não é o medo, e sim, a inveja. Nunca nesse país essa elite golpista escravocrata encontrará uma liderança com o cheiro e a paixão de povo como Lula.
Rafael Nunes
21/08/2017 - 10h20
Constantemente fico emocionado com as palavras de Lula, este homem tem uma habilidade política incrível e pratica um humanismo que deixa muitos acadêmicos envergonhados.
MAS meu senso crítico também age e me faz perguntar: durante quase quatro mandatos, o que o governo PT fez para coibir o avanço da Globo sobre os corações e mentes Brasileiros? Em outras palavras, porque o PT (e coalizão) não barrou a Globo?
Eu entendo que em 2003, Lula não governaria sem a Globo, mas também entendo que deveria ter sido tentada uma redução progressiva sobre o poder da emissora. MAS o que vimos foi um aumento de investimentos. Em alguns casos, me lembro bem, que Dilma tentou regular a imprensa, a própria Globo fez uma cruzada para acusar a presidente de Censura. Talvez tenha sido a única tentativa direta de enfrentamento à vênus platinada.
Podemos barrar a Globo com confronto direto – cortando recursos, enfrentando-a judicialmente. Teria efetividade? Acho que não. Porque o poder de manipulação é mto grande. Portanto o que penso é que o próximo governo tem de estimular o máximo de fontes alternativas de comunicação, fortalecer canais estatais, estimular a participação popular via internet. Dessa forma conseguiremos nos livrar da Globo, criando o máximo de meios de comunicação que mostrem que a emissora trabalha no escuro, defendendo interesse de poucos.
O simples fato de tirar o monopólio da emissora sobre o Futebol, transmitindo para a internet já minaria o poder da emissora. Com as notícias a mesma coisa, porque os canais estatais não servem de “balança” para as fake news que vemos esses canais contarem?
Votarei e militarei mais a esquerda de Lula, ao menos no primeiro turno (caso ele concorra em 2018). Obviamente deslocarei meu voto e minha energia política para Lula num eventual segundo turno com algum reacionário qualquer. Mas espero, de coração, e vigiando com a minha razão, que, na primeira vez da história da Globo, algum governante tenha coragem suficiente para peitar a emissora.
Nosso futuro depende disso.
neusa caldas
21/08/2017 - 14h14
Rafael, o que tem que ser feito, todos sabem, é regularizar a mídia, ou seja tem que haver controle, não é cercear a imprensa, mas é não deixar a mesma influenciar mentes, que é o que a Globo faz. Felizmente ela já está uma boa merda, pois os contratos com atores agora é por trabalho, sonega imposto, faz os contratos intermitentes há anos. Mas quando o Claudio Cavalcanti cobrou na justiça, ficaram fulos e demitiu o ator. Imagina se tivessem coragem e fizessem o mesmo!!!
Nesse país o congresso tem que ser renovado, com gente do povo, pessoas das comunidades, científica, acadêmica, movimentos populares, enfim gente do povo e não esses pecuaristas, religiosos e outros, acabar com os BBB do congresso. Colocá-los na rua!!!!! o Senado idem!!!!! o Judiciário idem!!! acabar com os togados vendidos, juízes que já foram depreciados no exterior. Só vemos aqui, pessoas falando do cambalacho brasileiro, temos vergonha atualmente de ser brasileiro no exterior.
Eloiza Augusta
21/08/2017 - 20h28
A luta do povo e dos progressistas contra o golpe é uma luta terrível. Todavia, não podemos desanimar . A metralhadora do golpe é a TELEVISÃO que está presente em 100% de nossa casas metralhando crianças, jovens e adultos e idosos. Como inverter essa situação ?
Vejam a matéria no site abaixo: São pequenas iniciativas como essas que poderão converter em frutos futuros
https://www.ocafezinho.com/2017/08/17/ccj-de-niteroi-aprova-projeto-que-democratiza-a-midia/
Eloiza Augusta
21/08/2017 - 20h28
A luta do povo e dos progressistas contra o golpe é uma luta terrível. Todavia, não podemos desanimar . A metralhadora do golpe é a TELEVISÃO que está presente em 100% de nossa casas metralhando crianças, jovens e adultos e idosos. Como inverter essa situação ?
Vejam a matéria no site abaixo: São pequenas iniciativas como essas que poderão converter em frutos futuros
https://www.ocafezinho.com/2017/08/17/ccj-de-niteroi-aprova-projeto-que-democratiza-a-midia/
Alexandre Barreto
21/08/2017 - 13h06
Instituto Millenium e CIA também
joão carlos AGDM
22/08/2017 - 09h56
Caro Alexandre, beleza!! na mosca!!
Instituto da GL do Mal & CIA
Lobo
21/08/2017 - 09h52
Concordo! A rede Globo foi um dos pilares do golpe e deve pagar pra isso! Quando Lula ganha e a esquerda de novo tomar poder, a Globo vai responder em um processo legal e, com certeza, Congresso vai mudar regras na área de comunicação, para evitar no futuro ações desse tipo. Abaixo rede Globo!
Paulo Piza
21/08/2017 - 12h31
TODA RESISTÊNCIA É LEGÍTIMA
Rafael Santana
21/08/2017 - 12h20
Enquanto não derem um fim na globo, a democracia sempre será fragilizada.
Paulo L Maia
21/08/2017 - 12h18
O início!
Paulo L Maia
21/08/2017 - 12h17
O meio!