Menu

“Recuo” do governo sobre impostos é a volta dos que não foram

[A análise abaixo é uma versão ampliada do Cafezinho Spoiler de hoje, nossa newsletter diária enviada por email e/ou whatsapp. Para assinar, clique aqui. Por enquanto é grátis.] A manchete do Globo de hoje é o exemplo do exercício ficcional que se tornou o jornalismo brasileiro. O governo “recuou” de uma decisão que não havia […]

32 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

[A análise abaixo é uma versão ampliada do Cafezinho Spoiler de hoje, nossa newsletter diária enviada por email e/ou whatsapp. Para assinar, clique aqui. Por enquanto é grátis.]

A manchete do Globo de hoje é o exemplo do exercício ficcional que se tornou o jornalismo brasileiro. O governo “recuou” de uma decisão que não havia tomado, sobre elevação das alíquotas do imposto de renda.

Com isso, a mídia produz um factoide político que ajuda o governo. Na falta de notícias boas, inventa-se uma notícia ruim que depois é “cancelada”. A questão dos impostos, porém, não é debatida. Os jornais colhem alguns lugares comuns da boca de lideranças políticas, empresariais e sindicais, e o assunto é enterrado.

A imprensa nacional mantém o cidadão brasileiro absolutamente desinformado sobre o que acontece no resto do mundo. É evidente que um governo sem legitimidade não pode elevar impostos – esse é o problema central.

Mas é preciso mostrar ao brasileiro como fazem outras nações. Ora, não se admite sequer que se façam estudos sobre a questão tributária no país? Como assim? A questão tributária, que deveria ser o assunto mais debatido pela população, é deliberadamente abafada pela imprensa que se diz “livre” e “independente”.

É melhor mesmo iniciar outra etapa da Lava Jato…

Hoje em dia, as informações são fáceis de obter. Basta consultar o Google. É o tipo de informação que vale a pena ver no Wikipédia, por exemplo: um ranking internacional, por país, do imposto de renda, com colunas para alíquotas máximas.

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_tax_rates

Aí você verá que os países mais ricos do mundo, como Inglaterra, EUA, Suécia, Alemanha, França, Canadá, Áustria, tem alíquotas máximas bastante elevadas.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a alíquota máxima é de 53% da renda do indivíduo, na soma dos impostos federais e locais. Considerando apenas os impostos federais, a alíquota máxima nos EUA é de 40%.

Na Inglaterra, a alíquota máxima é de 62% em alguns casos, porém o nível mais comum é de 45% para pessoas com rendimento anual superior a 150 mil libras.

No Japão, a alíquota máxima é de 50% e a taxa sobre o consumo é fixada em 8%.

No Brasil, a alíquota máxima é de 27,5%. É uma das mais baixas do mundo. O consumo, por outro lado, tem uma das maiores cargas tributárias do mundo, de 17% a 25%. É a maneira que os ricos do Brasil encontraram de transferir a carga para o lombo dos mais pobres.

Entretanto, como pode o governo vir agora falar em elevação de tributos, se ele acaba de conceder isenção e perdão tributárias de dezenas de bilhões de reais para latifundiários?

Há ainda a questão dos impostos que incidem sobre lucros e dividendos das empresas. Esse é outro assunto proibido na imprensa brasileira.

O Banco Mundial oferece um banco de dados bastante completo sobre carga tributária média nos principais países, incluindo num só cálculo todos os tipos de impostos e tributos aplicados a renda, lucros e ganhos de capital.

Segundo essa metodologia do Banco Mundial, os países mais ricos do mundo, EUA à frente, registram as mais altas cargas tributárias.

O percentual médio de tributos pagos sobre renda, lucros e ganhos de capital, nos EUA, vem crescendo substancialmente desde 2009, e já estão em 54,6%, um nível que só é superado, no mundo, pela Austrália.

O gráfico mostra que os problemas fiscais do Brasil estão relacionados com a contínua queda da carga desde o mesmo ano de 2009. Ou seja, enquanto os EUA iniciaram um movimento de recuperação fiscal, elevando os tributos, o Brasil foi na direção contrária.

Entretanto, um movimento de recuperação fiscal no Brasil só teria sentido se houvesse um debate sério, transparente, plural, sobre a questão tributária. Para isso, precisaríamos de uma imprensa democrática, o que não temos. A nossa imprensa serve para omitir, mentir, esconder dados, de maneira a impedir que os brasileiros consigam debater as questões fundamentais da democracia com um mínimo de autoconfiança.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Jorge Silva Rocha Rocha

13/08/2017 - 00h52

Importa que Drácula Temer não tem moral.

Olga Silva Pereira

10/08/2017 - 12h49

A PIOR COISA Q. EXISTE É UMA PESSOA ” INDECISA ”
FICA NAQUELA DE …” VOU NÃO VOU “!
E ,PIOR,ANTES DE ANALISAR OS PROS E CONTRAS…JÁ VAI BOTANDO A BOCARRA NO TROMBONE!
O INSRGURANÇA !
O INCOMPETÊNCIA!

Leila Piccoli

10/08/2017 - 05h03

Tiraram um Presidente eleita legitimamente e honesta porque tudo estava aumentando, ela queria aumento de impostos, aumentou 0,20 na gasolina e tinhamos 9% de desempregados. Os retardados foram para rua e tiraram uma presidente ELEITA batendo panelas, sacudindo a bundinha e xingando o partido. E hoje cadê esses retardados, canastrões e acéfalos???? Mostrem a cara seus safados! Temos 14% de desempregados, aumento mensal do gás, luz e combustíveis, pagaremos universidades públicas, perderam-se vários benefícios sociais e agora aumento de IR. E aí imbecis??? Tá bom pra vcs???? Deus criou um país rico em minerais, em recursos naturais, sem terremoto, sem tissunames, sem furacões, com praias maravilhosas, montanhas e cachoeiras belíssimas. Mas o povinho ignorante de merda que nasceu aqui não se encontra em nenhum lugar do planeta!

    Leila Piccoli

    10/08/2017 - 18h19

    Guilherme Souza Barros Comediante pago por políticos falar asneiras e disseminar a discórdia nas pessoas é vc FAKE. Mostra a cara. Cadastrado no ano do golpe sem informações pessoais e com nome falso para se prestar a um papel humilhante contra os brasileiros reais que trabalham para viver neste país. Vai pegar uma enxada seu mau caráter usado por marginais de terno.

Leila Piccoli

10/08/2017 - 04h49

Vai dar um tempinho e voltar com a carga toda.

Caio Cesar Ronconi

10/08/2017 - 02h11

Para manter o nível das discussões, bloqueiem ou simplesmente ignorem perfis fake, provavelmente de algum moleque do MBL, como o perfil do Guilherme Souza Barros. Não vale a pena ….

Luiz Ricardo Ribeiro

10/08/2017 - 00h51

Existe reação mais forte que aquela que foi manifestada pela sociedade contra a reforma previdenciária e trabalhista? Por que a midia destaca esta reação “forte” dos que ganham acima de 20.000 por mês e teriam que pagar 35%??

    Kelen Aparecida

    10/08/2017 - 01h30

    Me perguntei a mesma coisa. Não vi reação nenhuma dos burgueses

Luiza Vieira

09/08/2017 - 22h55

Gente alguém tem que freiar esse lixo de presidente

Emilio Souza

09/08/2017 - 22h46

O que impera no Brasil é o império do crime, a côrte do caos, o brasileiro trouxa acha que República é Democracia, mas ignora que os 3 poderes estão em Franca desarmonia numa disputa para ver quem vai impor a sua agenda perversa para sua vítima, a sociedade brasileira, o executivo é uma quadrilha governamental, o legislativo é uma piscina cheia de ratos e o judiciário é uma fogueira de vaidades, o lema positivista da bandeira Republicana está sendo cumprido a risca, Ordem e Progresso, onde Progresso só existe para beneficiar a Ordem corrupta vigente, o brasileiro precisa parar de ser trouxa e admitir que a república federativa é corrupta autoritária ineficiente imoral depravada excludente e antidemocrática, eu queria que o meu país voltasse a ser uma Monarquia Constitucional Parlamentarista, pode não ser o melhor sistema, mas funciona.

Doolcei Delamare

09/08/2017 - 22h07

até para administrar o golpe, o temer é ruim.

Willkie Candido

09/08/2017 - 21h20

Viu como ele e bom não teve subiu o imposto.

Chung Lin

09/08/2017 - 20h47

quaquaquá ! forte reação

Joao Batista

09/08/2017 - 20h34

>>>>>>>>>>>>>>>>

Joao Batista

09/08/2017 - 20h33

NORTE AMERICANOS( CIA ) , ESTÃO #FORÇANDO UMA UMA GUERRA CIVIL NA VENEZUELA ( BEM ESTRATÉGICO )…!!!>>>>>>>>>>>#MICHEL TEMER , É SÓ UMA MARIONETE …, UM MAÇOM !!!>>>>>>>>>>>>#EUA , IRA TORNAR TODA AMÉRICA LATINA , UMA COLÔNIA( ESCRAVATURA) , IGUAL O #BRASIL …!!!$$$$>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>#BRASIL , TEM O POVO MAIS TROUXA , SEM ESTUDO ,DO PLANETA …!!!>>>>>>>>>>#TODOS OS PARTIDOS , FAZEM PARTE DO ESQUEMA MAÇOM , É TUDO UMA COISA SÓ …, É UM GRANDE CIRCO PARA ESCONDER O #NIÓBIO !!!$$$$$>>>>>>>>>>>#PESQUISEM , ESTUDEM CAMBADA , …!!!!!>>>>>>>>>>>#BRASIL É GOVERNADO PELA MAÇONARIA ( EUA (CIA)) !!!!>>>>>>>>>>>>>>#ESTAMOS NUMA TERRA DE FAZ DE CONTA ,…!!!!@@@>>>>>>>>>>>>>>>>>>>#NIÓBIO , É MOEDA AMERICANA , A SÉCULOS …!!!!>>………………#A SÉCULOS SOMOS SAQUEADOS , DA PARA ENTENDER O DESESPERO DOS GRINGOS …!!!???$$$$$$$$$$$$

Jesus Castro Lima

09/08/2017 - 19h34

Percebo como ilógico ventilar-se nova proposta de alíquota de IRPF e ulterior recuo como benéfico a imagem do governo. Este post não tem o menor sentido.

Carrie Coleman

09/08/2017 - 18h54

Guilherme Souza Barros GFYSOB!

Sebastiao Marcirio De Araujo Magalhaes

09/08/2017 - 17h32

Feliz é a Nação que JESUS CRISTO ÉLE é O SENHOR, EU Quero um Brasil diferentes sem Corrupção

Sônia Cardoso

09/08/2017 - 17h31

Ele não recuou nada é porque os empresários gritou Por que o pobre Ele está tirando o gás aumentou as coisas do pobre está aumentando sim no

Valmi Santos

09/08/2017 - 17h21

Mexer no Bolso dos Trabalhadores ele Mexe , esse LADRÃO .
Mexer no Bolso da Classe Alta ele não teve Coragem .
Vagabundo !!!

Rodrigo Jardim Rombauer

09/08/2017 - 17h21

mexer no bolso das elites é sempre encrenca.

Dom Gentil Brito

09/08/2017 - 17h08

35% de imposto ia doer no bolso dos coxinhas paneleiros depois dos 4,50 no litro da gasolina! ! Fora o fim dos concurseiros coxinhas! ! Agora é tudo terceirizado que vão comer na mão dos deputados que irão indicar esses trabalhadores! !

Gerson Shatkoski

09/08/2017 - 16h23

Em pro da entrega do pré sal prós Yankees de papel passado….não aumentaremos os impostos apenas entregaremos a nação e sua soberania….rede bobo não perdoa os distraidos.

Paulo Silva

09/08/2017 - 16h10

Paulo Silva

09/08/2017 - 16h10

Paulo Silva

09/08/2017 - 16h10

Fernando Vidal

09/08/2017 - 15h18

Este Temer é um incompetente mesmo, só dá bola fora…

Edilza Ferreira

09/08/2017 - 15h08

denunciem ao FB o perfil desse Guilherme fake que nem foto tem… se todos o fizerem já diminui o numero de lixos de nossas timelines

Edilza Ferreira

09/08/2017 - 15h06

rede globolixo sempre à favor da desinformação!

Maria França

09/08/2017 - 14h50

É aquela história: O povo está faminto, espremido numa sala suja e o governo ameaça colocar um bode fedido no meio deles. Depois de muita reclamação o governo desiste e divulga em toda imprensa a sua generosidade com o povo!!!

Tamandare Robinho

09/08/2017 - 13h02

Na verdade esse foi um recado para classe média alta,ou vocês apoiam as deformas do meu governo ou irão pagar a conta.A classe média por sua vez,prefere massacrar quem já está na base da pirâmide do que cobrar a conta de quem está no topo !

Jackie Alboledo

09/08/2017 - 12h44

Ele não recuou de nada. Se o governo recuasse diante da indignação do povo , não faria a reforma trabalhista , pec do teto . Reforma da previdência.


Leia mais

Recentes

Recentes