Segundo o mapa abaixo, elaborado pela consultoria britânica Brand Finance, apenas dois lugares no mundo tem bancos privados como a marca mais valiosa em seus respectivos países: Brasil e Espanha.
Em outros países onde bancos aparecem como principal marca, como Rússia e China, as instituições pertencem ao governo e são ligadas fortemente às políticas públicas de fomento à infra-estrutura.
Na Espanha, a principal marca é o Santander, um banco internacional, fundado em 1857, com quase 4 milhões de acionistas e atuação no mundo inteiro. Ganha na escala, visto que o juro básico da Espanha, se eu entendi direito, é praticamento zero. Segundo o noticiário, a Espanha voltou a crescer por conta do aumento da oferta de crédito e juros baixos.
Todos os diretores do Santander, somados, detêm apenas 0,66% das ações do banco, cuja estrutura acionária, portanto, é fortemente pulverizada. É um banco com gestão fundamentalmente profissional. A principal acionista do banco, a senhora Ana Botín-Sanz de Sautuola y O’Shea, detèm apenas 0,125% das ações do banco com direito a voto.
A marca mais valiosa do Brasil, segundo o estudo, é o banco Itaú, um grupo hoje controlado por duas famílias, os Moreira Salles (Unibanco) e os Setubal (Itaú), que fundiram suas companhias para dominar o mercado bancário nacional. O Itaú opera num país que possui a maior taxa de juros real do mundo.
Segundo a estrutura de “shareholders” divulgada no próprio site do banco, os controladores detêm 91% das “common shares” do banco.
Itaú e Bradesco são os principais patrocinadores do governo Temer. São as únicas empresas, junto com a Globo, que vem expandindo seus lucros. No site do Itaú, vemos uma defesa ardente (em português e inglês) de todas as reformas propostas por Temer, incluindo a PEC 55, que limita gastos por 20 anos.
Segundo o site Donos do Congresso, o principal beneficiário das doações do Itaú em 2014 foi o ex-governador de Minas, Antonio Anastasia, eleito senador, que recebeu R$ 400 mil do banco.
O Itaú tem um segredo, que a mídia brasileira trata com infinita discreção. A famíila Salles é proprietária das reservas brasileiras de nióbio. No google, encontrei apenas uma reportagem de 2013, do Valor, informando que o nióbio já rendeu mais de US$ 13 bilhões para a família Salles, que aparecia à época como mais rica do Brasil, segundo o ranking da Bloomberg.
O Brasil – leia-se o Itaú – controla 98% das reservas mundiais de nióbio. Nenhum país do mundo consegue entender como o país, detendo o monopólio de um minério tão estratégico, usado na indústria aérea, automobilística, em aços de alta resistência, em satélites, essencial para fins militares, nucleares, etc, não tem uma política específica para a exploração desse minério, que é, naturalmente, uma importante moeda geopolítica nacional.
Rodrigo Soares
07/08/2017 - 11h23
Outro artigo muito bom. Esse mapa me lembra uma parte que está no youtube do filme ‘Rede de intrigas’, em que um dos atores diz que o mundo é um colegiado de corporações… assustador!
Mijayl
06/08/2017 - 17h00
Pais do itau, do Bradesco e o Santander,…..país da Globo, da Vivo, da CLARO e da Oi ….país de golpistas e políticos mais safados e corruptos do lixo mundo, velhos vendilhões da pátria que pensam que são eternos…
enganado
06/08/2017 - 11h36
Bastam ler Brasil – Colônia de Banqueiros (1934) / Gustavo Barroso – , a rede GOEBBELS quer ver o diabo na cruz, mas não pode nem ouvir falar em GUSTAVO BARROSO (( PATRIOTÍSSIMO – soldado sem farda – o tal exército que hoje habita por aqui se pudessem, lhe tirariam a condecoração )). NIÓBIO???? E os ANGLO_SIONISTAS jamais em tempo algum deixariam haver alguma legislação sobre o metal. Afinal quem mandam aqui na ESPELUNCA???? A lista dos 10 lobbies mais poderosos de Washington DC. Eles são os seguintes (na mesma ordem do artigo original).
· Tech Lobby (Lobby da Indústria de Tecnologia)
· Mining Industry (Indústria de Mineração)
· Defense Industry (Indústria de Defesa [armamentos, na verdade – NT])
· Agribusiness Industry (Indústria do Agronegócio)
· Big Oil (Grandes Companhias Petrolíferas)
· Financial Lobby (Finanças)
· Big Pharma (Indústria Farmacêutica)
· AARP – American Association of Retired Persons (Associação (norte)Americana de Aposentados)
· Pro-Israel Lobby (Lobby Israelense)
· NRA (NRA – National Rifle Association)
Donos do ___braZiUSA, quem deveriam cuidar de nossas riquezas se OMITEM / MORREM de MEDO do PENTÁGONO / só gostam de ser AVESTRUZES / . . . .etc. Só putaria!!!! Enqto não tivermos SOBERANIA, ADEUS ___BRASIL___, seremos sempre __braZiUSA__. Caros banqueiros arrasem com tudo, pois isto aqui=_braZiUSA__ não passam de um RENDEZ-VOUS. Pergunto: O País BRASIL algum dia aguentaria as __sanções__ que os ANGLO-SIONISTAS aplicam naqueles que não os obedecem?????? Hein!!!! Não estou escutando . . . . .
Alberto Nasiasene
05/08/2017 - 14h45
Em busca do Brasil profundo através de Central do Brasil, os irmãos Salles (Walter Salles e João Moreira Salles, o patrocinador de Eduardo Coutinho) encontraram a si mesmos, os donos do país. O que tem a dizer esta dupla de cineastas sobre o golpe? Nada?
Dá para ver porque o cinema deles em nada se parece com o Cinema Novo do Glauber Rocha.
Vilson João Batista
05/08/2017 - 14h29
Salve Miguel, tenho assistido o Programa Cafeina e esta MUITO BOM, Parabéns … Do NIÓBIO ou outras riquezas, … PETROLEO – Pre Sal … só estamos reproduzindo o modelo desde 1500 quando do descobrimento, ocorre que nos os Brasileiros ainda não descobrimos o NOSSO BRASIL, pois as novelas da globo – aquela do PIG não deixa espaço na memoria do nosso Povo Brasileiro, assim fica difícil de fazer qualquer coisa, e para completar nossos governos da dita esquerda são NEOLIBERAIS, simples assim … !!!
Vilson João Batista
05/08/2017 - 14h28
Cadê a Venezuela do ditador? Parlamento neutralizado, fraude eleitoral, sequestro dos líderes de oposição, Procuradora cercada e destituída…. Aqui ninguém sabe, ninguém viu….
A Europa já fez a parte dela, a esquerda Chilena já pulou fora, a Uruguaia parece q acordou. Parabéns ao PT e ao Cafezinho q aparentemente querem morrer abraçados com o interlocutor de animais….
Miguel do Rosário
05/08/2017 - 14h37
Que ditador? Caso não perceba, a ditadura é aqui. Eles fizeram eleições (não teve fraude nenhuma). A procuradora foi destituída dentro das prerrogativas legais (ela é uma procuradora, não uma presidenta eleita com 54 milhões e votos).
Antonio Silva
05/08/2017 - 12h03
Detalhes :
1)O Roberto Setúbal está sendo alocado(em outubro de 2017) para uma das cadeiras da administração mundial da Royal Dutch Shell, uma das grandes beneficiárias da abertura do Pré-Sal, obra do sub-governo dos golpistas salafrários .
2)Alguém já esqueceu que o presidente mundial da Shell esteve reunido com o golpista salafrário Temer alguns meses depois do golpe ?
3)Alguém já esqueceu que o Roberto Setúbal foi um dos grandes líderes empresariais que mais se empenhou pela derrubada de Dilma ?
4) Alguém já pesquisou sobre o financiamento da Shell aos mercenários opositores do governo da Síria e que provocam destruição também no Iraque ?
Alberto
05/08/2017 - 17h14
Bem informado. Parabéns!
Antonio Silva
06/08/2017 - 10h21
Fechando o círculo:
5) Depois da entrega do Pré-Sal às petrolíferas multi, o herdeiro do Itaú indicou um cidadão israelense para cuidar do tesouro do Brasil (Banco Central) e partiu para assumir um assento no Conselho de Administração mundial da Shell (que continua financiando mercenários para destruir nações árabes e controlar o petróleo no Oriente Médio).
6) O preposto da petroleira norte-americana Chevron, José Chevron Serra, deixou o posto de chanceler, mas colocou um dos comparsas no ministério das relações exteriores, cuja missão atual é destituir o governo nacionalista do maior produtor de petróleo da América do Sul (Venezuela)
Arintes
05/08/2017 - 11h23
Os anarcocapitalistas -patrocinadores do golpe – transformaram a república federativa do brasil em monopólios e oligopólios privados. Dos quais somos todos escravos.
Mateus
07/08/2017 - 21h10
Sempre fomos escravos, o povo acordou porque o ópio acabou, mas depois todos nós vamos voltar a dormir e acreditar que o brasil mudou.