Menu

PSOL nacional: “Toda solidariedade à revolução bolivariana”

Eu respeito todas as posições sobre a Venezuela, desde que não apoiem intervenção armada ou sanções ao país. O que me aborrece, no entanto, é a tentativa de inventar um “manual esquerdista”, segundo o qual a “esquerda” deve ou não fazer isso ou aquilo. Dito isto, o Cafezinho assina embaixo da nota divulgada pela secretaria […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Eu respeito todas as posições sobre a Venezuela, desde que não apoiem intervenção armada ou sanções ao país.

O que me aborrece, no entanto, é a tentativa de inventar um “manual esquerdista”, segundo o qual a “esquerda” deve ou não fazer isso ou aquilo.

Dito isto, o Cafezinho assina embaixo da nota divulgada pela secretaria de relações internacionais do PSOL sobre a Venezuela, e lamenta a posição do PSOL carioca, influenciado por correntes sectárias, sobretudo aquela ligada ao Babá, que se posicionou contra a revolução bolivariana.

Sobre a posição de Jean Wyllys, já escrevi um post sobre isso.

***

Secretaria de Relações Internacionais do PSOL: toda solidariedade à Revolução Bolivariana

Toda solidariedade à Revolução Bolivariana

A Venezuela enfrenta dias dramáticos. O enfrentamento político interno coloca as forças políticas em claro confronto. De um lado estão quase duas décadas de conquistas populares, de apropriação da riqueza petroleira por parte do Estado, de expansão dos direitos e garantias sociais e de uma rota da transformações profundas. De outro está uma oposição de direita ultraliberal, golpista e com sólidos laços com a Casa Branca e com o sistema financeiro internacional. Além disso, tais forças contam com o apoio dos governos conservadores da América Latina e da Europa e com o suporte dos golpistas brasileiros.

Não nos iludamos. Por mais que possamos identificar equívocos na condução da Revolução Bolivariana por parte do governo Nicolás Maduro, a radicalização das posições coloca como única alternativa à sua continuidade a tomada do poder pela direita. Não há meio-termo e não há terceira via.

As dificuldades maiores do país estão em sua crônica dependência do petróleo, quadro que só pode ser alterado com firme intervenção estatal e em condições muito diferentes das atuais. A convocação de um processo constituinte visa ampliar a legitimidade de um governo que mudou a face do país, sob o comando do presidente Hugo Chávez.

O PSOL sabe que numa situação de confronto, a neutralidade significa apoio tácito ao lado mais forte. Por isso, manifestamos apoio ao processo constituinte proposto pelo governo Maduro e ao aprofundamento das transformações sociais naquele país.

Secretaria de Relações Internacionais do PSOL, 31/07/2017.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Mineiro

02/08/2017 - 22h26

Então a venezuela está errada e nos imbecis covardes passivos trouxas brasileirobrasileiros que entregamos o poder para os golpistas sem lutar é que estamos certos? A Venezuela que luta contra a tirania do capital financeiro fdp americano e dos lambe botas do seu próprio país é que está errada? Da vergonha de ser brasileiros .

Albert Fanon

02/08/2017 - 18h04

Essa posição do PSOL carioca infelizmente comprova a imensa ignorância em geopolítica de boa parte de nossa esquerda.

Nazario Bento

02/08/2017 - 13h11

Perfeito! Bão, será que o babá, willys e luciana genro vão engolir esta “rebeldia” da direção do psol. Por falar em direção, salvo engano a genro é a presidente do partido.

Irion

02/08/2017 - 12h42

Pois é, agora vemos que a luta de classes não pode ser escamoteada, como foi no Brasil aqui durante algum tempo. Melhor mesmo é conscientizar os pobres, para não ser massacrado pelos ricos, como está acontecendo agora. Constatamos que Chávez fez um bom trabalho! (antes de ser assassinado pelos ianques)


Leia mais

Recentes

Recentes