Menu

ONU: Colômbia tem 4 milhões de pessoas passando fome a mais que Venezuela

Depois de ver tanta informação truncada sobre hordas de famintos da Venezuela, eu fui pegar o último mapa da fome da ONU, com números atualizados de 2014 e 2016. Eu descobri alguns dados muito interessantes, printei e publico abaixo. Os brasileiros deveriam se preocupar muito mais com a Colômbia do que com a Venezuela. Segundo […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Depois de ver tanta informação truncada sobre hordas de famintos da Venezuela, eu fui pegar o último mapa da fome da ONU, com números atualizados de 2014 e 2016.

Eu descobri alguns dados muito interessantes, printei e publico abaixo.

Os brasileiros deveriam se preocupar muito mais com a Colômbia do que com a Venezuela. Segundo a ONU, em 2014-2016, a Colômbia tinha mais de 4 milhões de pessoas em estado de desnutrição, contra zero da Venezuela.

 

Observe que a fome na Colômbia tem oscilando desde a década de 90, mas não caiu. Em 2002, era de 3,9 milhões de pessoas, hoje é de 4,4 milhões.

Já a Venezuela, que chegou a ter 3,8 milhões de pessoas em estado de insegurança alimentar no início dos anos 2000, ou seja, antes do chavismo, saiu do mapa da fome e hoje seus números são insignificantes.

Outro dado interessante. O Iraque, antes de sofrer retaliações e guerras por parte dos EUA, tinha 1 milhão de pessoas passando fome. Hoje tem mais de 8 milhões. Essa é a “democracia” imposta pelos americanos.

Os números da Índia e da China são terríveis, porque na casa das centenas de milhões, sendo que o primeiro viu sua população em estado de insegurança alimentar crescer nos últimos anos, ao passo que a China reduziu a fome no país.

Os números do Brasil também são impressionantes, mas pela queda. Ao final da era tucana, tínhamos 20 milhões de famílias passando fome. Hoje saímos do mapa. Infelizmente, a ONU já alertou que corremos o risco de voltar ao mapa, sobretudo por causa do desmonte das políticas sociais e dos programas neoliberais do governo.

 

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Alexandre

31/07/2017 - 18h28

Não entendi. Entre 2014 e 2016 não havia número de significativos de pessoas que passavam fome no Brasil, mas no post abaixo havia em 2015 6 milhões de crianças passando fome no mesmo Brasil !

    Miguel do Rosário

    31/07/2017 - 19h55

    No post abaixo, fala de 6 milhões de crianças em situação de pobreza extrema. Como participam de programas sociais, não passam fome.

      Carlos André

      31/07/2017 - 20h54

      Ué , e em que faixa de pobreza o sujeito passa fome. Existe alguma faixa de pobreza abaixo da extrema pobreza ??

        Roberto

        01/08/2017 - 17h54

        A pessoa passa fome quando não há programas sociais para impedir isso.
        O bolsa-família foi feito para pessoas em extrema pobreza não passarem fome.


Leia mais

Recentes

Recentes