Menu

Temer decide reduzir a competitividade da produção nacional

Os produtores nacionais agora enfrentam na própria pele o problema da mídia brasileira. O governo Temer poderia facilmente ter conseguido os 10 bilhões de reais, que espera arrecadar com a elevação dos impostos sobre combustível, sem onerar a produção nacional. Poderia, por exemplo, ter elevado ou criado tributos sobre lucros do mercado financeiro, sobre a […]

20 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Os produtores nacionais agora enfrentam na própria pele o problema da mídia brasileira.

O governo Temer poderia facilmente ter conseguido os 10 bilhões de reais, que espera arrecadar com a elevação dos impostos sobre combustível, sem onerar a produção nacional.

Poderia, por exemplo, ter elevado ou criado tributos sobre lucros do mercado financeiro, sobre a atividade bancária, sobre os ultrarricos.

Preferiu elevar o custo do transporte no país.

O Brasil é o maior exportador mundial de grãos e carnes.

Nesses dois produtos, competimos diretamente com os Estados Unidos.

Um estudo feito pela Associação de Transportadores de Carga do Mato Grosso (publicado pelo jornal Gazeta, há alguns anos) revelava que o diesel respondia por 60% do custo do transporte de carga nesse estado, que é um dos maiores produtores de grãos do país.

Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o gasto com diesel representa 10,5% do custo operacional da soja.

Depois da Lava Jato atacar a indústria, com ajuda do governo, que suspendeu investimentos e determinou a paralisação dos financiamentos dos bancos públicos, Temer agora toma medidas que reduzem competitividade dos únicos setores que ainda funcionam na economia brasileira.

E isso num momento que o governo Trump promove um corte radical de impostos nos Estados Unidos. Ou seja, os EUA ficam mais competitivos, e nós, menos.

O Brasil, além de não construir ferrovias para escoar a produção nacional, ainda eleva os impostos sobre o diesel, responsável por 46% da matriz veicular nacional, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo.

Lembrando que o aumento dos impostos incidirá sobre os principais combustíveis usados no país: gasolina, diesel e etanol.

 

 

Ainda estamos tentando entender se a elevação tributária sobre o diesel incidirá também sobre a importação desse combustível, ou se prejudicará ainda mais a produção nacional de derivados de petróleo na sua relação com o produto importado.

Na última edição do Cafezinho Econômico, nossa coluna semanal de economia, mostramos que, após a Petrobrás reduzir a produção nacional de derivados, os EUA assumiram o controle sobre 83% da importação brasileira de óleo diesel.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Marcos Fonseca

22/07/2017 - 17h33

Os EUA diminuindo os impostos para ficarem mais competitivos e o Brasil aumentando os impostos para dificultar a comercialização de seus produtos… E muitos não se dão conta da relação do golpe essas ações sincronizadas…

Mariano S Silva

21/07/2017 - 18h37

Ainda tem uns riquinhos pensando que vão se safar da crise e poder pagar com tranquilidade as prestações do BMW. Quando o comércio começar a encolher mais e mais o tico e o teco vão perceber que o buraco é mais embaixo. Capitalismo verdadeiro é quando existe uma grande classe média consumidora: é assim na Europa, EUA, Japão, Coreia do Sul, etc.

Marion

21/07/2017 - 14h42

É triste a ignorância, os coxinhas ainda continuam colocando a culpa no PT.

Marcio Pinós

21/07/2017 - 16h51

herança do pt….dessa esquerdalha não poderia vir nada diferente mesmo…

O DOUTRINADOR

21/07/2017 - 13h33

KADE OS PANELEIROS? TAI MATO GROSSO RECEBENDO A RECOMPENSA POR TER APOIADO O GOLPE E VOTADO EM PESO NO
“TEM QUE SER UM QUE A GENTE MATA ANTES DE DELATAR”. ONDE ANDA O PODEROSO E TRAIDOR MINISTRO DA AGRICULTURA?

Tião

21/07/2017 - 12h39

O desgoverno dos golpistas é isso ai mesmo.
Tirar a competitividade, acabar com a manca indústria nacional.
Substituir a indústria nacional por multinacionais.
Tirar mais a competitividade com privatizações.
Pela água privatizada já pagamos dividendos a investidor.
Logo vamos ter que pagar pelo ar que respiramos.

Helio Siqueira

21/07/2017 - 15h15

Quem é burro morre pastando.

Clayton Sales

21/07/2017 - 14h48

A turma endinheirada do agronegócio plantou? Agora vem a colheita.

Rogerio Ferreira

21/07/2017 - 13h51

Como assim! ? Criar um tributo pra “Banca” ….emes participaram o Golpe …mexer no lucro do patrão?! Tá doido..

Helio Paes Barreto

21/07/2017 - 13h40

E aí caminhoneiros vamos fechar as estradas do Brasil?

    Sidnei Oliveira Filho

    21/07/2017 - 14h17

    Não,isso so no governo Petista! Agora,nao vem ao caso….
    Ordem e progresso no trololo dos coxinhas!

maria do carmo

21/07/2017 - 09h51

Temer e Meireles estão no caminho certo. A recessão é culpa dos devaneios dos governos Lula e Dilma, que quebraram a Petrobrás e fizeram a taxa de juros ir às alturas… É preciso remédios amargos às vezes para continuar a crescer,
Força Temer!
Força Moro!
Viva a Lava Jato!!

    João Paulo Ferreira de Assis

    21/07/2017 - 10h10

    Você vai pagar mais caro. Em vez de procurar arrecadar o dinheiro com impostos sobre os lucros do mercado financeiro, sobre a atividade bancária e sobre os ultra ricos. Mas sobre eles não pode, não é. Tem de ser sobre os mais pobres, que irão pagar mais pelos alimentos, que são transportados por rodovia. Acho que você deveria ter lido o texto antes de comentar.

      João Paulo Ferreira de Assis

      21/07/2017 - 10h13

      O governo poderia ter cobrado esses impostos sobre os lucros do mercado financeiro, sobre a atividade bancária e sobre os ultra ricos. Mas não quis. Você, Maria do Carmo e nós é que seremos os patos. Você mais do que nós, porque você lutou por isso.

    Paulo Lira

    21/07/2017 - 10h42

    Constato que seu café da manhã foi farto: estrume e lobotomazol (derivado do delabostol)!

    Maria Libia

    21/07/2017 - 12h48

    Sabe o que me deixa feliz, Maria do Carmo, é que você, se for patroa, vai jogar seu dinheiro na Bolsa e pode ganhaR ou perder. Já se é classe merda, vai virar pobre e quem sabe até miseravel. OPS.: Miserável e pobre de espírito você já é. Mas não se preocupe, o Prefake Dória está construindo lugares para você ficar para não morrer de frio, QUANDO A SUA HORA CHEGAR.

    El Bartho

    21/07/2017 - 13h01

    Chupa coxinha que a cana é doce….. kkkkkkkkk

John Jahnes

21/07/2017 - 09h48

Com essas várias quadrilhas coligadas governando o país, com total apoio da mídia (GLOBO,BAND,VEJA, FOLHA, ETC…) o que eles chamam de ROMBO, na verdade é grana separada para ROUBO.
VEJAM:
Quinta-feira, 20 de julho de 2017 – 20h31
Impostômetro atingirá R$ 1,2 trilhão nesta sexta
Governo anunciou aumento na alíquota de PIS e Cofins sobre combustíveis
http://noticias.band.uol.com.br/economia/noticia/100000867810/impostometro-atingira-r$-12-trilhao-nesta-sexta-feira-diz-acsp.html

    Maria Libia

    21/07/2017 - 12h49

    E veja que o butim está se acabando.

Gerla Arruda

21/07/2017 - 12h44

Empresários tomando o próprio veneno.


Leia mais

Recentes

Recentes