Menu

Lula é vítima, mais uma vez, do justiçamento da dupla Moro e Globo

No Jornal GGN Tribunal da Globo condena Lula pela segunda vez, por Ricardo Amaral por Ricardo Amaral SEG, 17/07/2017 – 17:21 ATUALIZADO EM 17/07/2017 – 18:27 A matéria do Fantástico (16/07) sobre a sentença do juiz Sergio Moro confirma a sórdida aliança entre a Rede Globo e a Operação Lava Jato para atacar o ex-presidente […]

39 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

No Jornal GGN

Tribunal da Globo condena Lula pela segunda vez, por Ricardo Amaral

por Ricardo Amaral
SEG, 17/07/2017 – 17:21
ATUALIZADO EM 17/07/2017 – 18:27

A matéria do Fantástico (16/07) sobre a sentença do juiz Sergio Moro confirma a sórdida aliança entre a Rede Globo e a Operação Lava Jato para atacar o ex-presidente Lula. Em 13 minutos de massacre midiático, a Globo tentou empurrar ao público uma grande mentira: a de que a sentença teria sido baseada em provas, não apenas em teses dos procuradores e convicções do juiz.
?
O esforço de propaganda não muda a realidade: Lula foi condenado sem provas. A defesa demonstrou que o tríplex do Guarujá sempre pertenceu à OAS e tem seus direitos econômicos alienados a um fundo gerido pela Caixa. E a acusação não provou qualquer relação entre Lula e os desvios da Petrobrás, algo ignorado tanto pela sentença quanto pelo Fantástico.

Mas a Lei de Moro baseia-se fundamentalmente em condenar por meio das manchetes, não do Direito. A Globo sabe que a sentença é frágil e não deve prosperar em instâncias mais sérias do Judiciário; a não ser que seja amparada por uma forte campanha de mídia. Por isso armou seu próprio Tribunal, que absolve Moro de seus muitos erros e condena Lula sem apelação.

O Tribunal da Globo funciona como um espetáculo de ilusionismo. O mágico usa uma série de truques para distrair a plateia (cortinas de fumaça, jogos de luz, dançarinas, tambores) e, ao final, o que não era passa a existir no palco, pois as mãos do mágico são mais rápidas que os olhos da plateia.

No Fantástico, o truque do mágico é distrair o público lançando ao palco o contrato regular com a cooperativa que iniciou o projeto (não com a OAS), um papel rasurado (por quem?) e sem assinatura, um par de notas fiscais da loja de móveis, as falas de 2 réus que contradizem 73 testemunhas; é ocultar a defesa de Lula para encerrar o número com seu veredito ilusório.

A matéria não mostra nada que prove, de fato, que o apartamento foi dado a Lula ou que ele tenha recebido qualquer vantagem, em dinheiro ou de outra forma. Nada que o relacione aos desvios da Petrobrás. Mas na falta de material substantivo, o Tribunal da Globo emprega adjetivos para sentenciar que há provas “documentais, periciais e testemunhais”.

O Fantástico valeu-se, mais uma vez, dos recursos narrativos, visuais e dramáticos que caracterizam o jornalismo de guerra da Globo. A palavra dos repórteres e apresentadores (só aparentemente neutra) é reforçada pela reprodução de trechos da sentença, de modo a aumentar artificialmente sua credibilidade.

A narrativa contra Lula é sobreposta por imagens da fachada do prédio, fotos internas do apartamento, cenas de prisão e de depoimentos, imagens fora de contexto do próprio Lula e de dona Mariza. São cenas da vida real utilizadas para embalar o enredo de ficção que se quer transmitir ao público.

Dois “especialistas” são chamados a interpretar unilateralmente a sentença, poupando repórteres e locutores do serviço mais sujo. Ganharam seu minutos de glória e garantiram vaga na longa lista de comentaristas amestrados da imprensa. A Globo, naturalmente, não mostrou “especialistas” que pensam diferente de Moro.

A fala do advogado de Lula, encaixada ao final da matéria e sem direito a recursos cênicos, torna-se mera formalidade após dez minutos de convencimento do público por meio de “provas”, imagens e falas dos “especialistas”. Na Globo, o jornalismo de guerra dá-se ao requinte de registrar o “outro lado”, mas só depois que a vitória parece assegurada.

O Tribunal da Globo condenou Lula pela segunda vez, ignorando as provas de sua inocência e antecipando o que espera ser a decisão dos tribunais superiores. O truque do Fantástico será repetido mil vezes, até que a mentira se pareça com uma verdade, completando o ciclo midiático-judicial da Lei de Moro.

A intenção da Globo é convencer o público de que Lula está fora do jogo eleitoral, sem aguardar o pronunciamento das instâncias superiores. Esperam colher o resultado nas próximas pesquisas. Mas mesmo que elas apontem perda de intenção de voto, Lula permanece vivo e representa o mais forte sentimento das ruas: o desejo de mudança, para que o país volte a crescer e gerar empregos.

Por isso, em outra frente, editoriais e colunistas da Globo pressionam o Judiciário a acelerar o processo e antecipar o desfecho da longa caçada ao ex-presidente Lula. Afinal, quem pode prever como estarão o país e as pesquisas daqui a um ano? Qual o nome, qual o projeto que os golpistas terão para apresentar até lá? Não tenho dúvidas: o Tribunal da Globo continuará em sessão até conseguir tirar Lula das eleições, ou até ser derrotado pelo voto popular.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Márcio Souza

21/07/2017 - 17h30

Como vocês são idiotas, são vitimas do encantador de burros, vocês só enxergam um palmo a frente de seus focinhos, continuem a babar este molusco.

Diana De Castro Teles

19/07/2017 - 00h46

Moro X Globo tudo a ver!

Nair Carraca Da Costa

18/07/2017 - 23h14

Paulo Coelho falou certinho … Também penso assim tenho maior raiva de pobre q se orgulha da riqueza do patrão .Por isso continuam sempre manipulados e pastando .

Rafael Batanguera

18/07/2017 - 19h50

O bicho é tão ruim q até qndo ri tem cara de kpta,..
:v

Klark Oliveira

18/07/2017 - 17h20

Lula2018

Cláudio Xavier

18/07/2017 - 17h00

Mas o combate contínuo, constante, também mina o campo do adversário. Continuemos desacreditando a Globo, mostrando que também raciocinamos

André Do Alemão

18/07/2017 - 16h28

Mi mi mi mi, é gopi é gopi é gopí é gopi, num tem prova num tem prova num tem prova num tem prova, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK é muito engraçado ver a petralhada perdendo as mordomias !!!!!!!

Edvone Duarte Santos

18/07/2017 - 13h53

E assim vemos o povo (gado) sendo manobrado pra onde a Globo quer…

Ernesto Valota

18/07/2017 - 13h40

“É impossível não sentir vergonha do que está acontecendo no Brasil”…

Gustavo Horta

18/07/2017 - 10h01

Padre Moro
Por Eduardo de Paula Barreto

Era dia de confissão
E os ladrões do erário
Na igreja da Conspiração
Entraram no confessionário
FHC contou ao Padre Moro:
‘Eu pequei com muito gosto
Quando fui Presidente
Assumo aqueles 100 milhões
E os roubos das privatizações’
Moro o perdoou imediatamente.
.
Aécio abrindo logo o jogo
Assumiu a paternidade
Daquele famigerado aeroporto
Que deu ao tio por caridade
E confessou: ‘Desviei o que pude
Daquelas verbas da Saúde
E Furnas me manteve abastado
Com as mesadas cujo dinheiro
Eu misturava ao do mensalão Mineiro’
E Moro perdoou os seus pecados.
.
Quando chegou a vez de Alckmin
Ele deixou o Padre Moro cansado
Por apresentar uma lista sem fim
Dos crimes que havia praticado
Confessou sobre o Trensalão
Gestão hídrica e a gratuita agressão
Aos alunos e professores
Admitiu que toda a sua legenda
Se beneficiava da Máfia da Merenda
E Moro o perdoou com louvores.
.
Todos os pecadores de direita
Confessaram os atos de corrupção
E apesar das maracutaias feitas
Todos receberam o perdão
E saíram da igreja
Se sentindo a cereja
Do bolo da criminalidade
E reassumiram os seus postos
Para roubarem de novo
Certos da impunidade.
.
Já era fim de tarde
Quando pessoas de bem
Se aproximando do Padre
Se confessaram também:
‘Nós éramos miseráveis
Como seres descartáveis
Numa sociedade cega
Mas hoje somos cidadãos
Graças à implantação
Dos ideais de esquerda’.
.
Então o Padre perguntou:
‘Mas quem promoveu a cura
Da sociedade que os flagelou?’
E todos gritaram: ‘Lula’
Foi quando num salto súbito
O Padre subiu ao púlpito
E rasgando a Bíblia do Supremo
Anunciou a sentença vingativa:
‘Sr. Luiz Inácio Lula da Silva
Pelo bem que fez, eu o condeno.’

gustavohorta.wordpress.com

Maria Ap Stella

18/07/2017 - 11h16

Nojo desse moro, dessa Globo…

Rogério Carvalho

18/07/2017 - 05h42

Lula é vítima do próprio mal caratismo e safadeza! Cadeia nesse filho de uma rapariga!!!!

    Pedro Dornelles

    18/07/2017 - 13h22

    Espera 2018, aí tu vai ver qual a cadeia que ele vai ir.

Alex Tenorio

18/07/2017 - 02h11

Seria a Globo, o alvo de Palocci?
Ou seria o SBT, que já esteve a beira da falência?

Jackie Alboledo

18/07/2017 - 05h05

O jurista entrevistado odeia o Lula e é tucano.

Charles Ramos Telles

18/07/2017 - 04h12

O molusco e a pessoa mais correta do mundo!!! Lula guerreiro!!! Ladrao do povo brasileiro!!!!!

Maria Lucia

18/07/2017 - 03h57

#GolpistasDeMerda

Ana Maria

18/07/2017 - 03h00

VIROU BRINCADEIRA CONDENAR OS INOCENTES.

Isaac Soares

18/07/2017 - 01h22

Não adianta negar, a rede globo e a mãe e o paí e a mais culpada do golpe, o seu dia vai chegar rede globo.

Deuzelia Garrido

18/07/2017 - 01h05

FORA GLOBOLIXO e MORO PARTIDARIO!!

Graça Melo

18/07/2017 - 01h05

Agora quem condena a Globo é o povo que já sabe dos crimes contra a sociedade. É grande saqueadora dos milhões de tributo que sonega. Este dinheiro que não entra para os cofres públicos faz falta para pagar o funcionalismo público que está a esmolas no RJ, para a educação, em investimento creches e de salas de aula, saúde que está na UTI. Então a Rede Globo é comparada aos políticos altamente corruptos do país, nada a acrescentar,
Também assalta a consciência da nação brasileira!

    Isaac Soares

    18/07/2017 - 01h40

    Esta TV que empurrou nos brasileiros o collor, deu todos os apoios o Aécio Neves colocou o temer de presidente, da pra confiar nela.?

    Ilsa Rosa

    18/07/2017 - 21h33

    Globolixo

Maria Jose Lima Dos Santos

18/07/2017 - 01h03

Quem poder va embora desde país do lixão

Maria Alécia Freitas

18/07/2017 - 00h59

Lixos.

Ricardo Brugger

18/07/2017 - 00h51

LUIZ TAVE

17/07/2017 - 21h46

STF E TRF- 4 FAZEM PARTE DO GOLPE JURIDICO ? A GLOBO JA` VAZOU A SENTENÇA DA SEGUNDA INSTANCIA DO TRF ! TUDO FILHO DA PUTA ! O JUDICIARIO VIROU O CU´ da mae joana ! canalhas !

Francisco De Assis Da Silva de Assis

18/07/2017 - 00h46

O Brasil só tem homem inocente limpo cara

Mar

17/07/2017 - 21h25

Enquanto a globo existir, haverá juizes como Moro e Mendes, Procuradores como Janot e Dalanhol , presidentes com Temer e um bando de midiotas desocupados reproduzindo suas idéias como zumbis. A globo tem que ser derrubadas se quizermos ter o Brasil como nação.

Ilda Regina Gouveia

18/07/2017 - 00h19

Manda a Globo pro inferno que é melhor.

Denilson Fagundes

18/07/2017 - 00h18

Eva Jocéli

18/07/2017 - 00h00

moro pode me fazer um favor ? eu nao gosto de uma pessoa ppde condenar.ela. bota uns dez anos ta bom .kkkkkkkkkklkkkkk

    Rogério Carvalho

    18/07/2017 - 05h43

    Moro, faça outro favor, condene mesmo todo filho da puta que rouba o Brasil. Mas não dê só nove anos e meio não, manda esse filho da puta logo pra forca!

Ivana Pedrini Lyrio

17/07/2017 - 23h39

Que prendam ele logo.
Pra que essa palhaçada, ja acabaram com o brasil, agora e so esperar que os estrangeiros acabem com a corja brasileira, porque la tem lei e homem pra resolver quem e inocente e quem e culpado.
E pra mim quando o brasil for deles, dessa corja nao vai sobrar um.

    Bruno Marcus

    18/07/2017 - 11h50

    Vc quer dar a bunda pro tio San?

    Ivana Pedrini Lyrio

    18/07/2017 - 12h21

    Quem quer vai nao manda.
    Corajosooi.

Lia Mara Crepaldi

17/07/2017 - 23h36

Quanta babozeira aceitem seu chefe é um cretino

Bruno Romalto Strohmeier Júnior

17/07/2017 - 23h35

“O socialismo petista é movido por uma fé de inspiração cristã. O ingrediente da dúvida não faz parte do credo do PT. O partido se alimenta da certeza de que seu único líder é uma potência moral, que não deve contas a ninguém senão à sua própria noção de superioridade.”
– Josias de Souza

    Mauricio

    18/07/2017 - 18h37

    Bruno, seu comentário se aplica ao Moro e Dallagnol e não ao PT e Lula.


Leia mais

Recentes

Recentes