Menu

Datapoder360 X Datafolha: diferença de até 20 pontos nos dados estratificados

Na minha opinião, a coisa mais importante de uma pesquisa são os detalhes, as entrelinhas, ou seja, os dados estratificados por renda, região, escolaridade, etc. É nessa parte que podemos obter informações dinâmicas sobre o processo social, e encontrar contradições internas (e externas, com outras pesquisas) que nos permitam checar a qualidade da pesquisa. O […]

15 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Na minha opinião, a coisa mais importante de uma pesquisa são os detalhes, as entrelinhas, ou seja, os dados estratificados por renda, região, escolaridade, etc. É nessa parte que podemos obter informações dinâmicas sobre o processo social, e encontrar contradições internas (e externas, com outras pesquisas) que nos permitam checar a qualidade da pesquisa.

O Poder360, site do Fernando Rodrigues, entrou no mercado de pesquisas, desafiando Ibope e Datafolha.

As suas pesquisas tem mostrado, quase sempre, uma pontuação pior para Lula. Na última, divulgada ontem, Lula aparece com 26% no cenário 1, com Alckmin, e 23% no cenário 2, com Dória. No primeiro, ele perdeu 1 ponto, no segundo cenário, quatro pontos.

Vamos apontar alguns problemas na pesquisa do DataPoder360, feita nos dias 9 e 10 de julho deste ano, cuja íntegra publicamos abaixo.

  1. Não vejo muita explicação para uma diferença tão grande na pontuação de Lula de um cenário para outro. Quem vota em Lula, vota nele independente se tem Alckmin ou Doria na pesquisa. Nenhum outro instituto jamais mostrou diferença entre esses dois cenários.
  2. Na estratificação por idade, no cenário 1, a pesquisa Datapoder360 mostra Lula com apenas 12% entre o eleitor com menos de 24 anos, contra 37% de Bolsonaro. Me parece um exagero. No último Datafolha, cuja sondagem foi realizada duas semanas antes (21  a 23 de junho de 2017), Lula tem 32% entre jovens até 24 anos, contra 23% de Bolsonaro.
  3. Repetindo, enquanto o DataPoder360 mostra Lula com 12% entre os mais jovens, o Datafolha, instituto mais tradicional, dá 32% para Lula. Uma diferença de 20 pontos.

 

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

marize

02/08/2018 - 10h00

não adianta tentar, é bom jair se acostumando Bolsonaro presidente, vcs são esuqerdista e não confiaveis.

Aderbal Lana

18/07/2017 - 12h12

Comecei a ler e nem terminei
Francamente em qualquer pesquisa eleitoral ainda colocar o nome do Lula como candidato é ridículo
Todos sabemos gostando ou não que o Lula será colocado na gaiola e preso não pode participar de eleição

Anônimo

17/07/2017 - 19h12

E finalmente uma pesquisa verdadeira

Mário Barros

17/07/2017 - 18h07

Dória vai cair muito quando tiver que enfrentar um debate e explicar os escândalos que envolvem, por exemplo, grilagem de terreno em Campos de Jordão, buracos virando crateras nas ruas de SP, semáforos apagados, aumento do número de mortos nas marginais, “fim da Cracolândia”, gestão desastrosa na Embratur, processos no TCU. Sem dúvida, o almofadinha vai se sair muito bem num debate.

Danilo da Silva

17/07/2017 - 11h45

Lula vai cair muito se tiver que enfrentar um debate e explicar os escândalos que envolvem, por exemplo, os seus filhos, como o que recebeu 4 milhões de empresa de LOBBY, sendo 2.5 para dar uma consultoria que nunca foi feita.

Patrick

17/07/2017 - 10h04

Meu palpite: o “instituto”, por ser recem-criado, é curto de grana e faz a pesquisa por telefone ou apenas em poucos grandes centros urbanos.

Jossimar Antonio Stelzer

17/07/2017 - 09h45

Este fernando rodrigues não é aquele que escondeu a informações sobre os ladrões brasileiros que tinham dinheiro escondido em contas em paraísos fiscais?

Nil Guimarães

17/07/2017 - 04h49

Lula, a despeito de tudo o que aconteceu, vem acontecendo e irá acontecer ainda, é a última faisca de representatividade da “plebe” e é essa faísca que tos poderosos querem, a todo custo, dizimar definitivamente, pois eles sabem que uma faisca pode, perfeitamente, criar um incêndio de proporções inimagináveis. Dai todo o empenho dessa classe dominante para continuar a dominar, a subjugar e a manter-se sempre no topo. Logo, toda e qualquer manobra que eles fazem tem claramente esse objetivo. Assim, manipular e mentir em pesquisas é só uma das inúmeras estratégias sórdidas de seu jogo de embate.

Nilson Moura Messias

17/07/2017 - 00h47

O data poder 360 é igual as delações, quanto pior pra Lula, ela ganhará a direita. nas eleições será a referência dos golpistas.

Isabel Correia Guedes

16/07/2017 - 22h59

Votar em Lula é uma honra para mim.
É nele que eu confio, pois respeita os menos favorecidos. Será o presidente que elevará o nome do Brasil aqui e no exterior.

Virgilio

16/07/2017 - 22h46

Mais um manipulador no mercado a serviço das mesmas forças de sempre! Ou alguém acredita na isenção de Fernando Rodrigues?Estancar o apoio crescente a Lula é algo crítico para as forças do golpe. Aposto que deve ter rolado uma boa grana para a pesquisa mostra a queda de 1% de Lula…

Miro Vidal

16/07/2017 - 22h02

Pelo visto, mesmo considerando as margens de erro, “não vivo nesse mundo”…

Reginaldo

16/07/2017 - 18h58

Quando começar a “cair a ficha” dos trabalhadores com menor renda e da multidão de desempregados, de todos os direitos que estão sendo usurpados da população pelo governo golpista e corrupto de Michel Temer esses números das pesquisas à favor de Lula devem aumentar bastante. Aí as pesquisas vão sofrer muita manipulação. Tudo ainda é muito recente e a população não se deu conta do estrago que estão sofrendo.

Carlos Henrique

16/07/2017 - 18h28

Poder 360 é um BLOG/Site cujos Leitores são de Direita e Centro-direita na sua maioria, logo entendo perfeitamente seus resultados e TORCIDA!!!

Camila Murja

16/07/2017 - 20h56

Quem consegue enxergar o quanto o Brasil mudou nos últimos 15 anos e consegue comparar com a decadência que estamos vivendo nos dias atuais vota em Lula. #Lula_Presidente_2018. Bjs


Leia mais

Recentes

Recentes