Menu

Urubus reis do judiciário querem ampliar controle sobre o STF

As ideias de Ana Amélia, Cristóvam e outros “jênios” sobre a escolha de Ministros do STF Por Eugenio Aragão Leio hoje que a nata do reacionarismo do Senado Federal está a armar mais uma arapuca para a soberania popular. Quietinha e vendendo com falsa modéstia um arremedo de espírito público. Trata-se de uma PEC para […]

15 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

As ideias de Ana Amélia, Cristóvam e outros “jênios” sobre a escolha de Ministros do STF

Por Eugenio Aragão

Leio hoje que a nata do reacionarismo do Senado Federal está a armar mais uma arapuca para a soberania popular. Quietinha e vendendo com falsa modéstia um arremedo de espírito público. Trata-se de uma PEC para transformar o STF para todo o sempre num cocker spaniel manso e festeiro para os donos do poder.

Qual é a ideia? Restringir o poder do presidente ou da presidenta da República na escolha dos ministros daquela corte. É engraçado que esse assunto só virou pauta política quando, por um desses acasos históricos, se abriu a oportunidade de os governos liderados pelo PT indicarem 13 ministros ao longo de 13 anos (e só não foram mais porque Gilmar Mendes articulou com Eduardo Cunha a votação a jato da PEC da bengala).

O problema do STF definitivamente não é ter sido “aparelhado” pelo PT. O método de escolha dos agraciados seguiu, nos governos Lula e Dilma, uma lógica trôpega ou, até mesmo, lógica nenhuma: abria-se a vaga e logo se iniciava a gincana dos interessados em coroar seus currículos pessoais com o que entendiam ser um galardão. Penduravam-se em padrinhos, desde Delfim Netto a João Pedro Stédile; de Ministro da Justiça a Presidente do Supremo; Deputados, Senadores, Governadores e até Prefeitos… faziam fila nas ante-salas de seus gabinetes. Esperavam humildes por horas. Não havia chá de cadeira que fosse demorado demais para os ministros in spe.

É claro que a gincana favorecia os mais vaidosos e concorrentes mais cotovelentos e resilientes, aqueles que, quando vislumbravam uma ameaça a seu sonho de felicidade por um outro gincaneiro, tratavam de queimá-lo com imprensa, maledicências, fofoca e tudo! E, quando atacados, conseguiam manter-se de pé. O vencedor era coroado dentro dos cânones da Lei de Darwin.

Esse tipo de recrutamento, é claro, não traz para a corte necessariamente os mais éticos, nem os mais habilitados. Traz os mais musculosos e bonitos. Traz os Johnny Bravos da carreira jurídica, incapazes de aguentarem uma crítica dos meios de comunicação de massa, impróprios para desempenhar o papel de juízes contramajoritários. São todos simpáticos. Abanam o rabinho quando querem o osso suculento da indicação. Choram de emoção quando chegam lá. Mas, investidos, têm medo de enfrentar a opinião pública, pois não querem queimar seu filme. Quando muito, se experimentam na defesa de direitos sexy, aqueles que até o liberalismo burguês da Rede Globo propugna. Isso dá brilho, dá a falsa ideia de ousadia e torna esses liberais pop.

Aliás, por falar em aparelhamento, quem o promoveu, sempre foi o PSDB e o PMDB, que, ao não deixarem a gincana correr solta, fizeram questão de indicar seus pit-bulls. Gilmar é um deles e Alexandre de Moraes outro. Estes são adestrados para não deixar seus donos serem atacados e expostos. Já os lindinhos indicados nos governos do PT fazem festa e mais parecem ter compromisso com sua própria imagem. “Espelho, espelho meu…”.

Por isso é difícil, a esta altura, entender a intenção dos que querem mexer nas regras de indicação de ministros do STF. Afinal, varreram o PT do poder e, nem antes, o PT conseguira indicar ministros que o favorecessem. Na hora do perigo, todos preferiram abrigar-se na linguagem moralista e desancar seus patronos.

O perigo da personalização da escolha é, portanto, um perigo que é criado apenas por aqueles que hoje querem mudar as regras. Ou será que estão com medo de Lula em 2018?

Vamos à arapuca propriamente dita. Tem a carinha de Gilmar Mendes, tamanha a influência germanófila. Querem montar um grêmio à imagem e semelhança daquele que indica os juízes da corte constitucional federal tedesca. Só com uma diferença: enquanto lá a composição é tal que que contempla a política, a academia, os Länder e a sociedade civil, aqui seria formada pelos urubus-rei das corporações: presidentes de tribunais superiores, presidente do Conselho Federal da OAB, o PGR e o Defensor-Público-Geral da União. Um colegiado de juristas que bebem chopp do mesmo barril e frequentam a mesma loja maçônica. O povo que se dane. Não é apto para participar de tão grave escolha.

A lista que for produzida, com três nomes resultantes do consenso entre comensais, será apresentada àquele ou àquela que representa a soberania popular. Ou seja: a soberania manietada, mais uma vez, pela elite da burocracia ou pela burocracia da elite. Serão ministros, advogados ricos, de escritórios de vastas redes de relações ou juristas acadêmicos que darão uma puxadinha de saco aos componentes do colégio eleitoral. A maioria desprovida de disposição de luta e alguns, até, de coluna vertebral. Assim é que nossa justiça continuará classista, mansa e subserviente aos interesses dos que mandam no país… que não é o povo!

É isso que queremos? É justo ver criticamente o método de recrutamento de ministros do STF. Não porque sua escolha, pelo PT, tenha sido aparelhada. Mas porque se deu azo ao desfile de vaidades. É pedir muito a um chefe do executivo que escolha sozinho esses lindinhos, sem ter conhecimento da cultura rasteira das corporações. Fica, ele ou ela, a mercê de conselheiros de ocasião, todos pertencentes a uma torcida.

Mas porque restringir o colégio aos de sempre? Já vimos que isso não funciona nem para controlar juízes e membros do MP, sujeitos à tutela disciplinar de colegiados com composição uniforme do estamento jurídico! Precisamos é desmistificar nosso direito, que não passa de um instrumento de manutenção do status quo numa sociedade profundamente desigual. Precisamos de mais povo, de mais sociedade civil! Precisamos de gente que enxergue no STF uma trincheira da democracia e da cidadania e não uma honraria fútil. Um grêmio que for composto apenas pelos urubus-rei não é capaz de inovar nada. Só restringirá o número de padrinhos para aqueles que participam da gincana.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo B

17/07/2017 - 18h35

Prezado Eugênio Aragão, é uma benção compartilhar de suas análises. Muito obrigado. Na realidade que nossa amada pátria atravessa, seus comentários ajudam à aliviar a revolta que sinto. O desejo é de radicalizar com as instituições que deveriam zelar pela nossa democracia, mas o querer me impede, pois a racionalidade é mais forte que a loucura. Mas as opções de racionalidade estão rareando. Até quando?

Magda

16/07/2017 - 15h35

MELHOR QUE SEJA DO JUDICIÁRIO DO QUE A ESCÓRIA ESQUERDISTA.HIPÓCRITA E CAVIAR. VIVA O GRANDE JUÍZ SÉRGIO MORO.E ABAIXO A ESQUERDA MALDITA CANCER DO BRASIL. BOLSONARO 2018.

    Maria do RJ

    16/07/2017 - 17h52

    Sei que está tudo errado mas queria saber como seriam então escolhidos os ministros do Supremo? Tem que dar a ideia, colocar em discussão nas altas esferas desse país! Isso sim seria o certo. Esse Supremo que está aí, sinceramente, é uma vergonha internacional.

Paulo Santos

16/07/2017 - 15h25

Fico muito preocupado quando leio e assisto a manipulação em todos os setores da mídia que querem negar o óbvio, que a Nação está tomada por quadrilhas que só fazem roubar, mentir, enganar e pior ainda essa prática contaminou todas as instituições. Pobre de nós e de nossos filhos.

LASARO PINTO

16/07/2017 - 09h01

O brasil precisa de homens igual a Moro, pois só Deus para dar jeito em tudo, o judiciário e só um fantoche, que só faz o que os ladrões mandam

    Miguel do Rosário

    16/07/2017 - 13h54

    Deus nos livre de mais Moros! Moro é um autoritário e um desonesto! Juiz que condena sem provas não é juiz. Nem justiceiro é. É mercenário.

      Magda

      16/07/2017 - 15h38

      Viva o Moro e fora com a esquerda maldita. CANCER DO BRASIL.BOLSONARO 2018

      Roselaine Lima

      17/07/2017 - 09h24

      E o que vc sugere ???
      A Lava jato não vai fazer o que o povo brasileiro gostaria, que é se livrar dessa corja de politicos que temos , mais já é mundialmente reconhecida , pela oprtunidade de colocar esses criminosos TODOS tendo que explicar.
      Que venha mais Moros !!!!
      LULA NA CADEIA !!!
      DILMA NA CADEIA !!!
      TEMER NA CADEIA !!!
      AÉCIO NA CADEIA !!!

      VIVA A LAVA JATO !!!

    Maria do RJ

    16/07/2017 - 17h57

    Lasaro, você está falando sério? Você acredita mesmo nesse canalha que só persegue o LULA? Um juiz que não honra sua toga, que vive agarrado com um dos maiores ladrões do nosso país? O aecim, que tem milhões na Suiça, que recebe propina à luz do dia, que tem vídeos gravados com sua própria voz, atolado em um monte de irregularidades? Que levou o Brasil a derrocada da democracia só por que perdeu uma eleição? Então meu caro, me perdoa, você está totalmente por fora de tudo. Você nos leva a acreditar que é um lesa pátria, lesa democracia, igual a moro que está destruindo todas as grandes empresas brasileiras e levando milhares ao desemprego. Se liga!

      Roselaine Lima

      17/07/2017 - 09h13

      Nossa vc não entendeu nada.
      Ele é claramente um defensor tendencioso do PT , do Lula , da Esquerda , seja o que for…e contra o Moro .

      Eu , ja discordo de ambos .
      Provas contra Lula existem e são muitas.
      O fato do documento ou escritura não estar em nome , não o exime de nada . Todos viram o óbvio , só não vê quem não quer.
      Lula é tão inocente quanto Aécio , Temer e etc…
      A única diferença , é que ele saiu da cozinha para sala de jantar , e aí quem nunca comeu melado , qdo come , vc já sabe o que acontece.
      Viva a Lava jato
      Viva o Juiz Moro
      E para Finalizar BOLSONARO 2018 !!!

Reinaldo Chaves Rivera

16/07/2017 - 04h43

… O PT APODRECEU O BRASIL !!! … Eis o legado da era PT e da esquerda fascista que ele representa: um país sem ordem e sem progresso, mas com muita farsa, mentiras e muita, muita corrupção. O país inteiro mergulhado numa crise moral e ética sem precedente em sua história. Sem a figura de um presidente probo e sério, sem um paradigma de decência, o povo se perde em leviandades e degeneração. Que nefasta herança deixou Lula, o apedeuta ébrio e calaceiro, para os jovens desta nação !! Que tristeza ver a terrorista corrupta Dilma conjurando, mais uma vez, um golpe comunista neste país !! Esses treze anos de PT ficarão marcados na história pelo desgoverno de comunistas, fascistas de esquerda, corruptos e perigosos, mais preocupados em homenagear ditadores facínoras e conceder bolsa-ditadura a assassinos do que fazer este país caminhar para frente. O PT é uma súcia que nos enche de vergonha e que foi um desastre à frente do governo do Brasil. Que herança maldita dessa esquerda fascista. A desordem instalou-se no país e antevê-se o caos !

    Lucia Emilia

    16/07/2017 - 10h31

    Nossa quanta seletividade!

Bodhi Sudjaya

16/07/2017 - 03h21

Édio Schaurich

Marcelo

15/07/2017 - 15h48

Em pensar que esse traste, bebericador de chá de ayahuasca, foi ministro da justiça . Brevíssimo ministro da justiça, diga-se de passagem !

Maju Gomes

15/07/2017 - 17h27


Leia mais

Recentes

Recentes