Menu

Cármen, e não Maia, é o nome da Globo para a presidência

Ministra Cármen Lúcia conta história, e Pedro Bial ri (Foto: TV Globo) Por Tadeu Porto Me recuso a acreditar que a Rede Globo seja tão estúpida a ponto de se apoiar, mesmo que extemporaneamente, em uma pessoa tão medíocre quanto Rodrigo Maia. Por isso, olho com muita desconfiança todo o movimento de Brasília, apesar de […]

59 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Ministra Cármen Lúcia conta história, e Pedro Bial ri (Foto: TV Globo)

Por Tadeu Porto

Me recuso a acreditar que a Rede Globo seja tão estúpida a ponto de se apoiar, mesmo que extemporaneamente, em uma pessoa tão medíocre quanto Rodrigo Maia.

Por isso, olho com muita desconfiança todo o movimento de Brasília, apesar de suspeitar que, desde o caso Caleiro, Rodrigo Maia se une a Moreira Franco para trair Michel Temer e seu lado Eduardo Cunha.

Desconfio pois Maia é um nome extremamente frágil, tanto por seu baixo capital político popular – nunca teve votação expressiva – quanto pela sua ligação com o ministro angorá que, basicamente, sofre dos mesmos problemas do presidente ilegítimo.

Mas não podemos escrever baseados só em suspeição, assim, há de se observar fatos que demonstram que Maia é, apenas, um boi de piranha que não vai conseguir chegar nem a metade do Rio. E aqui, sempre posso “copio e colo” o modus operandi de meu guru Luis Nassif e seu Xadrez de conjuntura política:

Peça 1: A ação que proíbe réu na linha sucessória da Presidência da República

O STF está em fase avançada em uma ação que impede que réus participem da linha sucessória da presidência da República. O placar já está praticamente definido, oito votos a favor de impedir que réus virem presidente e, basicamente, só precisa do posicionamento de Gilmar Mendes, que pediu vistas do processo, para definir o caso.

Peça 2: A delação da Odebrecht que envolve Rodrigo Maia e Eunício Oliveira

E para Eunício e Maia virarem Réu não é muito difícil: ambos foram citados na delação do Odebrecht, já homologada por Fachin, e só precisa que a PGR finalize um inquérito e que esse seja aceito pelo STF para que ambos se tornem réus.

Peça 3: A delação (forçada) de Eduardo Cunha

Aceitar a delação da Odebrecht por si só, por mais que seja “normal” neste Estado de Exceção que vivemos no país, precisaria de uma bomba midiática para ter ainda mais força na opinião pública. Bomba essa que, diga- se de passagem, já está sendo construída com a ajuda da PGR e sua fábrica de delações políticas que se adequam com a ocasião temporal.

Não é à toa, portanto, que Eduardo Cunha já tenha apontado uma delação que implique, justamente, Rodrigo e Eunício.

Vale ressaltar, ainda, que a Capa da Veja desta semana, discreta como um começo de desconstrução, já mostra a que vem a mídia contra Maia: Cunha irá pegá-lo em uma eventual delação.

E aqui temos uma disputa que se tornou comum nos últimos meses: a Globo não poupou críticas a Maia, enquanto a Folha contemporizou com o deputado carioca, mesmo não poupando o seu Sogro, Moreira Franco (assim como no áudio da JBS, Folha não acompanhou o massacre global).
De todo jeito, Rodrigo não goza do verniz protetor que tanto ajudou Temer no começo de sua usurpação – como aquela entrevista “como você conheceu a Marcela” (que Michel sabiamente chamou de propaganda do governo) – já colocaram as garras de fora pra cima do Botafogo.

Maia, como um aborto político, já é descartado antes mesmo de tomar posse.

Peça 4: O Golpe é jurídico-midiático

Maia é fruto do poder legislativo que, convenhamos, é uma das vítimas do excesso de forças que o judiciário utiliza na conjuntura política atual. O poder que se lambuzou no Golpe e, certamente, é o grande “pai” da ruptura institucional é o judiciário representado por Sérgio Moro e a covardia do STF, além do Ministério Público de Rodrigo Janot e Daltan Dallagnol.

Não é difícil se considerar que o grand finale do Golpe contempla um judiciário podendo abraçar o executivo (e nessa nossa coalizão maluca o próprio legislativo) para propor políticas públicas que possam servir aos interesses internacionais com mais respaldo popular.

Peça final: A Globo vem trabalhando Cármen como antítese a Dilma

Cármen Lúcia ganhou o prêmio “faz a diferença” da Globo ninguém sabe o porquê. Recentemente, esteve com Pedro Bial para mostrar seu lado simples e humano, que acredita no Brasil, e se aproximar do povo. Além disso, Lúcia começou a assumir uma postura mais liberal no que diz respeito a luta das mulheres, condenando o manterrupting de maneira exitosa e a violência contra a mulher de maneira desastrosa (errou a mão, pois não sabe mesmo o que está fazendo). É essencial que o novo presidente ou presidenta apresente um perfil liberal “fake“, que justifique os ataques neoliberais com algumas migalhas socais (um perfil como Macron, por exemplo).

Além disso, Cármen esteve reunida, mais de uma vez, com o “PIB” brasileiro – o famoso mercado que manda e desmanda no país – e, entre eles estava quem (tchã, tchã, tchã, tchã…): Carlos Schroder, diretor-geral da Rede Globo.

Ou seja, basta que Gilmar saia de cima de uma ação do STF e Fachin aceite uma denúncia contra Maia/Eunício para que Cármen Lúcia seja a próxima da linha sucessória, tudo interna corporis STF. Aliado ao massacre que os presidentes da casa vão sofrer com a delação de Cunha e as marionetes que o mercado vai movimentar no legislativo, a parceria jurídico-midiática , finalmente, poderá vencer a batalha do Golpe 2016.

Por isso, a queda de Temer ou Maia pode ser, perversamente, ainda pior para o país. Não podemos jamais perder de vista que as diretas já aliada a um plano popular é a única saída que temos. E tal ação passa, necessariamente, por diminuir o poder da Rede Globo e lutar contra o Estado de Exceção.

 

,
Apoie o Cafezinho

Tadeu Porto

Petroleiro e Secretário adjunto de Comunicação da CUT Brasil

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

C.Poivre

12/07/2017 - 12h31

Só discordo do termo “Estado de Exceção”. Precisamos por os pingos nos i, pois estamos vivendo já sob uma DITADURA MIDIÁTICO-JUDICIAL que move as pedras no tabuleiro de xadrez do jeito que quer. A DITADURA GOLPISTA não está pra chegar, ela já está vigente desde o momento em que a Câmara dos Horrores aceitou, de forma ilegal, o pedido de impedimento da Presidenta constitucionalmente eleita Dilma Rousseff que não cometeu qualquer irregularidade e, claro, muito menos crimes.

Beba Monteiro

12/07/2017 - 13h24

O povo não quer saber de presidente biônico, de FHC, Jereissati, Rodrigo Maia, Carmen Lúcia, Henrique Meireles ou qualquer outra figura golpista para continuar as maldades do Temer de entreguismo, privataria e destruição dos direitos sociais. O povo ocupa as ruas de todo opaís por diretas já. Portanto, não adianta botar emenda no soneto do golpe, porque até as pedras da rua sabem que só um governo legitimado pelo voto popular devolverá a democracia e encerrará a crise política no país. Afinal, porque tanto pavor de eleição direta? Lula faz tanto medo assim, que golpista não possa suportar uma eleição??Fora Temer!!Fora Maia! Diretas Já!!

    luiz

    12/07/2017 - 12h59

    isso!!!!!!!!

Carlos Lima

12/07/2017 - 10h23

A justiça esta assim, igual a pinto no lixo.

Cunha e Silva

12/07/2017 - 08h15

E todos nós sabemos porque , Rodrigo Maia não tem condições de espécie alguma de aprovar a reforma da previdência social . Agora com Carmen Lúcia eles acham que ela tem credibilidade e honorabilidade para isso . Depois ela não servirá para mais nada.

Maria Aparecida Sacconi Ferreira

12/07/2017 - 09h00

bruxa excomungada

Mário Barros

11/07/2017 - 23h13

Merda de país. Cínicos dementes rasgam a CLT, acabam com direitos dos trabalhadores e ninguém faz NADA. Estou cansado desta BOSTA. Rede globo manda e desmanda, tira e põe, faz e acontece. Mas que MERDA.

    Anônimo

    12/07/2017 - 00h55

    Concordo com vc Mário.

Carlos Alberto Mitter

12/07/2017 - 02h01

Vai tomar no cu! Essa bruaca hipócrita?

Caio

11/07/2017 - 23h01

Quanta bobagem!!!

HOCUS POCUS

11/07/2017 - 22h43

BENTO CARNEIRO ( NEM PRECISA MAQUIAR) É CAPACHO DO GILMAR.
SE CONSEGUIR EMPLACAR ESSA ,A GLOBOSTA COMPLETA O TIME.

Antonio Silva

11/07/2017 - 22h12

,Nunca me animei nem acreditei em respostas favoráveis com as passeatas e protestos na Paulista(MASP) nem na Candelária ou na Cinelândia… E sempre me indago :
Porque não se organizam protestos (com interdições ao tráfego) em frende a sede da Globo no RJ e em várias afiliadas espalhadas pelo Brasil ?
Por que não se protesta contra os que realmente coordenam todo este conluio golpista anti-povo ?
Se houvessem protestos contundentes nas portas desta maldita organização, aos menos desmoralizariam (ou envergonhariam) os bate pau (rolas bostas) que fazem biscates naquela organização maviosa .

Heitor

11/07/2017 - 22h11

Justificaria quase todas suas declarações e seus atos.

O que queremos são DIRETAS JÁ!

Não precisamos de uma marionete, sem voto, para realizar as ambições do mercado.

El Bartho

11/07/2017 - 21h35

Será que a globo está querendo usar a “presidentO” para controlar o botafogo?

LUIZ TAVE

11/07/2017 - 21h27

CARMEN E` O CARAIO , ELA NAO TA` DANDO CONTA DE 10 ELEMENTOS DO STF , VAI DA` CONTA DE 150 MILHOES DE HABITANTES ? SAI FORA GLOBO DIABOLICA ! DIRETAS JA`

    Heitor

    11/07/2017 - 22h13

    Por isso é que a Globo precisa ser hostilizada nas ruas.
    Suas reportagens devem ser sempre interrompidas por gritos de “golpistas” “assassina da CLT” “a verdasde é dura…”
    Não deveríamos deixá-la em paz nas ruas.

LC Neves

12/07/2017 - 00h25

Essa……globo, e algum partido?

Bruno Cesar

12/07/2017 - 00h04

Tiazona vampira reaça??? Tá loco.. nem de graça, esses sangue-sugas do STF com faixa verde/amarelo no ombro. De capa preta, já são pesadelo suficiente

Robson Segovia Chrysostomo

11/07/2017 - 23h34

Pais com o povo abestslhado.

Daniel Dantes

11/07/2017 - 20h09

No Pais onde moro, ministros da high court nunca aparecem em televisao. Obrigado Deus eu nao moro nesta latrina ha mais de 30 anos.

Jaqueline Borborema

11/07/2017 - 23h04

Nem pensar

Lobo

11/07/2017 - 19h37

Não concordo! Verdade, Maia é medíocre, mas para manipulação um medíocre é muito melhor do que personalidade forte, inteligente e competente. Honestidade não vem ao caso. Agora, por que um membro do STF, em nosso caso ainda mais, presidente da instituição, vai desejar de trocar lugar mais confortável e protegido do país, com um salario e benefícios invejáveis? Ora, trocar para pior! Muito pior. Duvido…

    jossimar

    11/07/2017 - 20h42

    Se for por nível de mediocridade a carmem lúcia ganha de lavada.
    Jamais na vida vi mediocridade e incompetência de tal tamanho.
    Não tenho a menor dúvida que esta mulher sem voto na presidência é o pior dos mundos para o brasil. ainda mais tendo a globo por trás.

Reginaldo Gomes

11/07/2017 - 19h32

Walking dead!!!!
Tirar o presidente drácula e colocar em seu lugar outro ser imortal vindo da transilvânia que possui caninos pontudos assemelhados a cateter que sugam a energia vital das pessoas!!!
Essa mulher é mais parecida com um drácula que o próprio temer.
Acredito que numa disputa para espantar 10 crianças ele vence o temer por uns 7 a 3.

robertoAP

11/07/2017 - 19h17

Na foto de merchandising para a releitura da série de TV , FAMÍLIA MONSTRO, temos à esquerda Herman Monstro e à direita Mortícia.

Lúcia Glicério Mendonça

11/07/2017 - 22h17

Sempre achei!

Israel Just da Rocha Pita

11/07/2017 - 19h13

Esta direitona está no mato sem cachorro. Não tem ninguem com o perfio de um estadista para dirigir a casa de Noca. Isto é tipico de golpe sem quartel. Nunca vai dar certo. O brasil vai continuar agonizando ate as eleições de 2018.

    Vinícius Vitoi

    11/07/2017 - 20h22

    quem disse que haverá eleições em 2018?

Valber Luiz

11/07/2017 - 22h06

essa ai e uma França

Jose Horacio Pritz

11/07/2017 - 18h58

E o FHC com tudo isso? Vai mudar de ideia novamente?

Inez Gomes

11/07/2017 - 21h55

A bandidagem não larga o osso. Vergonha Nacional!

Maju Gomes

11/07/2017 - 21h45

CREDO

José X.

11/07/2017 - 18h45

Cármen Lúcia ganhou o prêmio “faz a diferença” da Globo ninguém sabe o porquê.

isso!

Cristiana Dantas

11/07/2017 - 21h41

Coitada, vai ser a próxima vítima… besta ela se acha que vai durar no cargo.

Maria Alécia Freitas

11/07/2017 - 21h40

Que horror….

Simone Ambrósio

11/07/2017 - 21h37

Precisam de uma pelega juramentada, logo, Carmen.

Luciano De Castro Lamego

11/07/2017 - 21h36

O Botafogo é o atalho.

Antonio Walter Pacheco Pacheco

11/07/2017 - 21h27

É uma criança.

Carlos José Pimenta Franco

11/07/2017 - 21h23

Sinistro. Só isso, sinistro.

Darlene Leme Ichimaru

11/07/2017 - 20h57

Darlene Leme Ichimaru

11/07/2017 - 20h57

Darlene Leme Ichimaru

11/07/2017 - 20h54

Darlene Leme Ichimaru

11/07/2017 - 20h54

Darlene Leme Ichimaru

11/07/2017 - 20h54

Eliane Luiza Cardoso

11/07/2017 - 20h52

O dó, kkkk golpe em cima de golpe

Vilma Borges Wiese

11/07/2017 - 20h48

Essa bruxa e uma desgraçada mesmo!

Jacilene Carvalho

11/07/2017 - 20h44

deus nos livre dessa peste

Elton Campos

11/07/2017 - 20h41

Vagabunda ordinária fdp

Hugo Freitas

11/07/2017 - 20h40

Aí tem Jacutinga! A Globo tem tanto poder que, em caso de excessões com o que estamos vivendo pode, sim , por eleições indiretas, eleger até um cabo de guarda-chuva.

Mateus Estevão Orban

11/07/2017 - 20h32

Carmen Lucia vai esperar Rodrigo Maia derrubar Temer para logo antes torna-lo réu no STF? Se ele e o Eunicio forem reus, quem assume é a Carmen.

    Guilherme Cardim

    12/07/2017 - 08h12

    Em tese tem que ter eleições pelo parlamento. Ela pode ser candidata como Gilmar também.

Jayme Sobrinho

11/07/2017 - 20h30

Credo.

Vania Lot

11/07/2017 - 20h29

Vania Lot

11/07/2017 - 20h29

Vania Lot

11/07/2017 - 20h29

Vania Lot

11/07/2017 - 20h29

Catarina Aversa

11/07/2017 - 20h25

é mai ou menos como novela das seis sem ibope

Ana Smolka

11/07/2017 - 20h25

#DiretasJá

Ana Paula

11/07/2017 - 20h24


Leia mais

Recentes

Recentes