Menu

Ministro Luis Roberto Barroso surta de vez e defende “redução dramática do Estado brasileiro”

(Foto: Divulgação Insper) “Não existe uma solução fácil ou barata, mas nós vamos ter que reduzir drasticamente o Estado brasileiro de uma maneira geral”, declarou Luis Roberto Barroso, em debate de que participou, há pouco mais de uma semana, no Insper, instituição presidida por Marcos Lisboa. Logo adiante, Barroso dá uma pirueta e diz que […]

158 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Foto: Divulgação Insper)

“Não existe uma solução fácil ou barata, mas nós vamos ter que reduzir drasticamente o Estado brasileiro de uma maneira geral”, declarou Luis Roberto Barroso, em debate de que participou, há pouco mais de uma semana, no Insper, instituição presidida por Marcos Lisboa.

Logo adiante, Barroso dá uma pirueta e diz que “uma das partes mais importantes da agenda para o futuro é a educação”. E finaliza: “O ensino público de qualidade, desde a pré-escola até o médio, vai fazer a revolução social no Brasil.”

Como será possível fazer uma revolução social com um ensino público de qualidade e, ao mesmo tempo, reduzir drasticamente o Estado brasileiro?

Os organizadores do evento não perguntaram isso a Barroso, então não podemos resolver esse mistério que solucionaria a maior parte dos problemas da humanidade: como reduzir “dramaticamente” os Estados e ao mesmo tempo fazer “revolução social” com serviços públicos de qualidade nas áreas da educação, saúde, segurança, pesquisa, tecnologia, energia, etc.

Como não quero acreditar que um ministro do STF seja tão leviano a ponto de falar por falar, ou de externar banalidades idiotas apenas para agradar ao público de ocasião, em geral bacanas, empresários, membros da classe média alta e executivos de mídia, suponho que Barroso deve ser o pensador vivo mais brilhante no mundo hoje. Como tal, deveria se tornar secretário-geral da ONU.

Intriga-me realmente de onde Barroso tirou sua conclusão de que é preciso “reduzir dramaticamente o Estado brasileiro”.

Que eu saiba, ele é um jurista, e não um especialista em finanças públicas.

Barroso poderia consultar a Wikipédia. Lá tem um ranking do tamanho do funcionalismo público em relação ao total de empregos no país.

A média da OECD, que reúne as nações mais desenvolvidas do mundo, é de um funcionalismo público correspondente a 21% dos empregos totais do país.

Dentre as nações desenvolvidas, os Estados Unidos têm a menor taxa de empregos públicos na relação com o total de empregos: 14,6%, um percentual abaixo de quase todos os países europeus.

Alemanha, por exemplo, tem 15,4%.

Os países socialmente mais avançados do planeta, na Escandinávia, tem percentuais de funcionalismo público acima de 30% sobre o total de empregos no país.

Na Suécia, os funcionários públicos representam cerca de 30% do total de empregados.

O Brasil fica lá embaixo no ranking de empregos públicos no total de empregos, com apenas 12%.

Bem, talvez Barroso tenha usado, como fez em Londres, dados falsos de José Pastore. Ou de Flavio Rocha, dono da Richuelo…

Entretanto, o que me parece incrivelmente cruel é que Barroso, um milionário que, além de sua fortuna privada, é um servidor público posicionado lá no alto da cadeia alimentar, com o salário mais alto de todo o funcionalismo, é formado numa universidade do Estado, é professor de uma universidade do Estado, diga uma coisa dessas num momento em que o desemprego bate recordes no Brasil.

O que ele quer? Dar argumentos para que gestores públicos mal intencionados, como os que ocupam o Planalto hoje, promovam demissões em massa?

É muita iresponsabilidade!

Ou seria mau caratismo?

***

Um comentário paralelo: o Insper é presidido por Marcos Lisboa, um ultra tucano que já foi secretário da Fazenda no governo Lula, sobre quem eu fiz algumas pesquisas na internet, a fim de entender como ele pensa.

Encontrei uma observação sua muito pertinente (bem mais do que qualquer coisa que Barroso jamais tenha dito, por exemplo).

Como tucano querido, Lisboa é constantemente consultado por caciques do partido em momentos difíceis. Após o impeachment de Dilma, Lisboa foi chamado para uma reunião do PSDB, que discutia a conveniência de ingressar no governo Temer. O economista então alertou-os que “só um governo respaldado pelo voto teria força para aprovar medidas drásticas que, na visão dele, consertariam a economia do país”.

As “medidas drásticas” que, na minha visão, consertariam o país, são evidentemente opostas às de Marcos Lisboa. Acho que o Estado precisaria ser ampliado. O sistema tributário precisa passar por uma revolução. Judiciário, MP e Polícia Federal precisam ser controlados socialmente pela população. O sistema de comunicação precisa ser democratizado. Lisboa, para mim, é só mais um fanático neoliberal, um cabeça de planilha, que não entende nada de história, política, tampouco de coisas elementares como… segurança alimentar.

Entretanto, Lisboa acha que “somente um governo respaldado pelo voto” pode fazer qualquer coisa. Eu concordo com isso, embora acrescentando que não basta um governo eleito. É preciso um governo que, mesmo após eleito, continue dialogando com a população. Que a consulte permanentemente. Não adianta enganar o eleitorado dizendo que vai fazer uma coisa, eleger-se e fazer outra.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Aperecido de Souza

05/05/2018 - 13h39

O ministro Barroso, ao se referir a diminuição drástica do Estado brasileiro, não está se referindo necessariamente em diminuir o número ou a qualidade das pessoas que trabalham para o Estado (funcionários públicos). Barroso, em sua crítica, se refere ao fato do Brasil ter uma sociedade viciada em Estado, a permanente dependência e onipresença do Estado. Atualmente, qualquer projeto no Brasil depende do Estado, de financiamento do BNDES, da Caixa Econômica ou da ajuda do prefeito. Nesse sentido, temos sim que expandir a sociedade civil! Essa presença excessiva do Estado gera uma cultura de compadrio e favorecimento que está por trás do loteamento de cargos públicos. É nisso que o ministro destaca que o Estado deve recuar. No tocante a separação do capital público do privado.

Tereza Nyqvist

10/07/2017 - 21h54

Justiça imunda!

João Bovino

10/07/2017 - 13h15

Entende sofrivelmente do que ele faz e ainda se mete na seara alheia.

JULIO CEZAR DE OLIVEIRA

10/07/2017 - 08h43

de que adianta esses merdas saírem pelo mundo dizendo menti,se a única forma de terem sucesso neste golpe é impedindo o povo de votar,ou será que vão programar as urnas

D. Queiroz

10/07/2017 - 08h12

Que tal começar essa redução reduzindo os gastos com salários e manutenção dos ministros do STF?

Alisson Souza

10/07/2017 - 07h05

Aqui tem que ter menos Estado pro PT roubar menos.

Carlos Rocha

10/07/2017 - 02h19

pra quê duas côrtes supremas, deixa o STJ e extingui o STF, que mais é a terceira casa legislativa, simplesmente políticos nada mais !

Carlos Rocha

10/07/2017 - 02h18

Que tal diminuir o número de juízes !

robertoAP

09/07/2017 - 21h53

Esse cara é da Idade Média. Ficaria bem com aquelas perucas ensebadas e fétidas dos juízes da época ,com o bolso da túnica encardida cheio de coxas podres de galinha e um sorriso de cara gorda e lustrosa,mostrando dentes amarelos e pretos.
Deveria voltar urgente para o seu tempo.

Vania Lot

10/07/2017 - 00h27

psicopatou-se de vez

Gerson Pompeu

10/07/2017 - 00h05

Acho que o ar condicionado central do STF deve ser contaminado com algum vírus que ataca o cérebro.
Só pode…

Nelson Gomes

09/07/2017 - 23h18

deveriam começar a redução extinguindo o STF que só serve para acoitar essas senhoras e senhores.

Tininha Lara

09/07/2017 - 22h41

Esse golpe toma proporções alarmantes todos os dias…Como é possível isso?! Gente, tão levando o Brasil embora! Com um papo que jamais venceria nas urnas, no debate Democrático. O tempo tá fechando…

Mensageiro

09/07/2017 - 18h03

Força Barroso, estamos com vc!

Hildermes Medeiros

09/07/2017 - 15h17

Pensando bem, o Ministro Barroso pode ter uma ponta de razão. Realmente o Estado brasileiro é muito grande, principalmente na área do Judiciário. Fosse menor nessa área, não seria possível juiz tirar de três a quatro meses de recesso e mais as férias, licença prêmio, ter pagas despesas pessoais como ajuda para aluguel (nenhum outro servidor tem, a não ser se deslocado), nem muito menos carros com motorista. Isso sem falar nos pesados investimentos para permitir as luxuosas instalações para suas excelências trabalharem. Talvez, se assim fosse, não existiria pilhas de processos sem a devida solução, torturando a população que paga seus salários Conhecendo os distintos, uma coisa não seria possível: considerarem razoável tão somente um salário de quarenta salários mínimos. Esse está no mesmo astro de Michel Temer: no mundo da lua.

Gilberto Santos Giba

09/07/2017 - 18h05

A começar pelo judiciário…..

Rubens Machado

09/07/2017 - 17h43

O que tem na toga do STF, que o sujeito veste e, imediatamente, se torna um pulha?

M Cláudia Z Sant Anna

09/07/2017 - 16h41

Esse nem sabe o que fala…

Carlos

09/07/2017 - 13h29

Já era.
Nota-se claramente a mediocridade deste elemento.Foi instruído para este discurso.
De novo:
“Dê-me o controle da moeda de uma nação e não me importo com quem faz suas leis.” > barão de rothschild.

Noto pouquíssimos artigos assuntando “os obscuros caminhos” do sistema financeiro.É ali que está a causa de toda a distração.
Ninguém vai fundo nisto,então assim,nosso destino já foi traçado.

Fraudes e mentiras.Falta de coragem em lidar com as verdades e acima de tudo PREGUIÇA MENTAL AGUDA de todos nós.
Um bando enorme de imbecis é o que nós somos.

Reinalddo Moretti

09/07/2017 - 15h45

Ninguém fala em reduzir o salário e as vantagens dos três poderes que sugam escandalosamente os cofres públicos.

Maria Lucia Daflon

09/07/2017 - 12h23

Uma redução dramática do estado brasileiro poderia passar pela extinção do STF, que só serve para aliviar bandidos e ajudar em golpes de estado. Como disse Lula, vocês não são regiamente pagos para ficar por ai falando essas bobagens. Vai trabalhar!

Rita Andreata

09/07/2017 - 15h01

É eu que tinha tanta esperança neste homem…Achava que ele teria sensibilidade social. Quanta decepção!!!!

Tiago Teixeira

09/07/2017 - 14h28

VAMOS COMEÇAR DIMINUINDO O NUMERO DE MINISTROS INÚTEIS NO SUPREMO TRIBUNAL DA VERGONHA! NÃO PRECISAMOS DE VOCÊS, BANDO DE BANDIDO!

Beth Andrade

09/07/2017 - 14h11

esse tal não é o Brasil… um zero à direita… vermes!

Erika Ludmila

09/07/2017 - 13h40

Fácil falar em redução drástica do Estado quando o Estado paga toda a boa vida desse senhor. Seria ótimo reduzir drasticamente o salário desse senhor, assim como toda a mordomia que ele tem que é bancada pelo Estado.

Célio Fernando

09/07/2017 - 13h04

Poderia começar reduzindo os penduricalhos que recebe.

Ruy Guerra

09/07/2017 - 12h36

Como por exemplo, dentre outras medidas, extinguir o STF. Não é, Senhor Ministro ?

Maria Rigby-Bezerra

09/07/2017 - 12h26

Se demitirmos o STF inteiro mais os comissionados já ajuda bastante já que esse tal STF não serve pra nada

Renata

09/07/2017 - 09h25

Não sejamos injustos com Barroso. O sujeito que vai à Inglaterra falar da Reforma Trabalhista e solta o “dado” surreal de que 98% das ações trabalhistas do mundo ocorre no Brasil, merece o título de Mister Bin Brasileiro

Marcos Dantas

09/07/2017 - 11h56

Ah esses pensadores…
Pra que um STF que não defende a Constituição!

Wagner Pacheco Furlan

09/07/2017 - 11h50

Artigo 3° da Constituição

Wagner Pacheco Furlan

09/07/2017 - 11h49

#SurtouMesmo !
#ImaginemOcaos?
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=141023049785156&id=100016323859220

Ibsen Marques

09/07/2017 - 11h07

O Estado mínimo, é uma teoria quantitativa no que diz respeito à ingerência do Estado no livre mercado. Hoje a ingerência é nula, portanto, já vivemos o estado mínimo. Para adequá -lo a essa sua não função poderíamos dar prosseguimento extinguindo o STF, o MP e o Congresso, que poderiam ser facilmente substituídos pela Globo, Bandeirantes, Record e SBT.Aprofundaríamos no Brasil a privada que já é.

Airton Lima

09/07/2017 - 11h02

O JOESLEY SOZINHO PODE FINANCIAR OS SENADORES !

Gabriel

09/07/2017 - 07h27

O único ignorante aqui tá sendo você, que escreveu a notícia. Você dizendo que por ele ser jurista n entende nada de finanças publicas, imagina um jornalista. Ensino não precisa necessariamente se tornar privado para que o estado diminua drasticamente! Ensino público de qualidade não impede o estado de se tornar menor, com menos ministérios, impostos menores e menos burocrático. E se vc dá oportunidade pra classe baixa, pela eeducação PUBLICA ao longo prazo ocorre sim uma revolução social (intelectual)

Bob

09/07/2017 - 06h45

O ministro Barroso deve ter decorado direitinho a cartilha tucana e a pinguela para o inferno do vampiro golpista, na verdade acho que se deveria começar pelo stf inteirinho, assim começaríamos a diminuir o estado por onde ele não funciona.

Kyryno Euzebio

09/07/2017 - 06h07

É juiz, político ou economista ? Se não sabe está no lugar errado e na hora errada.

Leila Piccoli

09/07/2017 - 06h04

Deveria defender uma redução dramática dos privilégios e vencimentos pagos pelo erário que ele recebe. Quem se sabe ganhando um salário mínimo ele apoiaria ladrões e defenderia teses contra o crescimento do país!

    Luiz Otávio

    09/07/2017 - 10h01

    Redução do Estado, mas que ela comece pela fim da casta judiciária. Fim da Vitaliciedade, da ” Inimputablidade” e de todas as estruturas criadas para a proteção dessa milícia a serviço do mercado e de rentistas.

Maria Lucia Silveira

09/07/2017 - 05h04

como pode?! ? Por que no te callas?

Francisco

09/07/2017 - 01h52

Chega de rodeios: o cara é um idiota.

Idiota, para os gregos, era o filho duma égua que não estava nem ai para a polis.

Falar que educação é importante é o truismo dos beocios – equivale a Militar pela teoria da gravidade.

Se e para diminuir o tamanho do estado, seria conveniente perguntar a esse inútil – e incompetente…

Porque, como ministro do STF, ele está sendo cúmplice do roubo que é burlar o limite máximo de vencime toes.

Já dava para financiar astante a educação…

Ana Claudia Reis Aragão

09/07/2017 - 04h47

Começando pelo salário e mordomias dele.

Cirley Borba

09/07/2017 - 03h22

Quem ele pensa que é? Que eu saiba ele não recebeu nenhum voto. Pra querer mudar alguma coisa que se relacione com a política, primeiro vai ter que disputar uma eleição.

Andrea Cristina Marcolino

09/07/2017 - 02h16

HIPÓCRITA!

Deus Carmo

08/07/2017 - 22h55

O Barroso ainda dava um jeitinho quando era advogado, quando virou para o lado do poder, por mais um erro do PT a coisa, é coisa mesmo, degrigolou de vez. O poder não só corrompe, corroe também.

Anabel Marits Martins

09/07/2017 - 01h42

“Tá todo mundo LOUCO”!

Márcia Neves

09/07/2017 - 00h23

Vamos começar pelos privilégios do STF.

Socrates Niclevisk

09/07/2017 - 00h16

Q tal começar por reduzir os penduricalhos do judiciário?

Solange Mendes

08/07/2017 - 23h30

Vamos começar reduzindo os privilégios do judiciário? A começar pelos da Suprema Corte?

Marcolino Ferreira

08/07/2017 - 23h29

Estes golpistas querem fatiar o Brasil , VENDENDO aos grupos estrangeiro

Marcos Rogerio Heck Dorneles

08/07/2017 - 23h28

Judiciário fazendo média com a plutocracia.

Railma Carvalho

08/07/2017 - 23h24

Nossa que fora homérico do Barroso. Não está dominando o Direito Constitucional quanto mais sobre o Estado….

Ediomar F. Estock

08/07/2017 - 23h17

Muito fácil propor estado mínimo pros mais pobres quando se ganha muitíssimo bem, se tem poder e patrimônio…

Zeca Marine Marine

08/07/2017 - 22h39

Reduzir custos?
Alguns magistrados e promotores deveriam ser humoristas. LRB fala em reducao de gastos, Janot diz que o MP combate as “castas privilegiadas “(?!)
Até onde sei MP e judiciário tem 60 dias de férias + recesso de meio e fim de ano + auxílios moradia paletó celular livro etc. E HA NO CONGRESSO UM PROJETO DE LEI CRIANDO AUXÍLIO PARTO E FUNERAL!!!
Eles são uns caras de pau!!

Mandarim

08/07/2017 - 19h31

Barroso é um viadinho mimado que nao conseguiu conquistar o piru que sempre quis.

Sidnei

08/07/2017 - 19h08

Ei, Barroso:

Vai tomar no olho do seu cú, seu filho da puta!

Ermeneghildo Ghil

08/07/2017 - 22h08

Mais um ca-na-lha de toga!

Camilo Pereira da Silva

08/07/2017 - 22h01

Por que não começam reduzindo seus privilégios?

Paul

08/07/2017 - 18h46

anarcocapitalism/neoliberalism/libertarianism is shit………

Sônia Lacerda

08/07/2017 - 21h46

Isso não é papel do judiciário, o tamanho do Estado quem determina é a CF, logo cabe ao Congresso, a política. Ditadura do Judiciário

Rosilene Berigo

08/07/2017 - 21h30

JB escreve – a começar pelos altos salários e mordomias deste judiciário e políticos.

Maria Cecilia Ferrarez Bouzada

08/07/2017 - 21h23

Esse cara como sempre, só se queimando. Poderia começar cortando o se mega salário e suas enormes regalias. Cheia de palhaçada.

Nórci Coelho

08/07/2017 - 21h06

SURTA?!!!! Esse Golpista

Rodrigo Marques

08/07/2017 - 20h58

Desde que o dele esteja garantido. Canalha!

Carmen Laura Teixeira

08/07/2017 - 20h48

s t finado, tá na hora de ser extinto!

Joel Araujo

08/07/2017 - 20h35

Um dos mais idiota que ocupa uma das 11 vagas do STF! Poderia começar reduzindo o Estado pelo parasitas dos ministros do STF, ele em especial!

Eduardo Ohana

08/07/2017 - 20h21

Chega logo 2018, e traga o Lula junto!

Elenice Lobo Santos Ribeiro

08/07/2017 - 20h20

Concordo com ele!

Susana Lauck

08/07/2017 - 20h16

Poder-se-ia começar por eliminar esse judiciário voraz, medíocre e inútil para a maioria dos brasileiros.

Luciana Monteiro

08/07/2017 - 20h03

Privatizar oficialmente a justiça… acho uma boa idéia!

Sonia Regina de Paula

08/07/2017 - 19h52

Não ele não surtou ele só constatou que temos que enxugar a maquina do estado, botando está cambada de políticos, suas mordomias, suas corrupções e seus desmandos para bem longe, e tentarmos eleger gente honesta? Se possivel

    Adma

    08/07/2017 - 21h38

    E os desonestos que estão no poder e não são políticos? E os desonestos sem voto?

Gilberto Bueno

08/07/2017 - 16h40

Olha demorou muito para que alguém fizesse uma pesquisa sobre o tamanho do Estado Brasileiro e publicasse, para desmistificar isso. Pois toda vêz desde que eu entendo por gente, sempre diziam que tinha que diminuir o tamanho do Estado. Obrigado por essa reportagem reveladora.

Rui Guimarães

08/07/2017 - 19h37

Uma boa redução seria ele deixar de ser ministro.

Djalma Reynaud Jr.

08/07/2017 - 19h35

E a tributação? Eles vão reduzir de forma dramática também? Ou nós vamos continuar pagando cada vez mais impostos e tendo cada vez menos retorno? De onde vai sair o dinheiro para cobrir o custo das necessidades do cidadão no mercado privado?
Este governo é uma máquina de consumir dinheiro e o povo vai ter que pagar a conta mesmo sem ter de onde tirar os recursos para duas suas próprias necessidades. Pagamos 50% de tudo que ganhamos em forma de impostos e eles só pensam em contar o retorno do imposto recolhido! Não tem povo que aguente sustentar essa cambada de vagabundos!

Fátima Lima

08/07/2017 - 16h27

Não dá para acreditar em mais nada!!! Isso está virando uma bola de neve. Um futuro negro, no qual não devemos mais esperar por melhorias nenhuma. Todos os fatos de noticiários é uma aberração. Brasileiros, qual será o futuro de nossa Nação???

Joao Tomaz

08/07/2017 - 19h12

Seria bom que o estado ficasse tão mínimo que nem pudesse pagar a suruba do judiciário e legislativo.

JULIO CEZAR DE OLIVEIRA

08/07/2017 - 15h46

o único objetivo destes iluministas é o poder.E quem tem como único objetivo essa meta,passa por cima de tudo como um trator,não levando em consideração nenhum princípio básico em ralação ao ser humano.quem atravessa no caminho,eles prendem e arrebentam,afinal são juízes e autoridades.Eles mandam.

Gustavo Pacheco

08/07/2017 - 18h41

O estado inchado, caro e ineficiente, com várias empresas estatais e cargos de confiança, só interessa aos políticos corruptos. A roubalheira na Petrobras é a maior prova disso. E quem paga a conta, a população, é a maior prejudicada.

    Miguel do Rosário

    09/07/2017 - 00h49

    As empresas privadas não são corruptas e não são ainda mais corruptoras? E porque o Estado precisa ser ineficiente? O que dá as cartas no mundo hoje não é a força militar ESTATAL dos Estados Unidos? São ineficientes?

    Gerson Pompeu

    10/07/2017 - 00h02

    Eu li isso na Veja.
    SQN.

Vera Lúcia Campos Costa

08/07/2017 - 18h25

Vergonha alheia

Letícia Salviano Gontijo

08/07/2017 - 18h16

Manda ele cortar da sua GORDA CARNE

Ralph Panzutti

08/07/2017 - 15h14

Veja. Estamos num momento único no país Temos um presidente usurpador que é um mediocre, mas presidente,temos um ministro do supremo que fala fora dos autos, critica seus colegas , amigo de quem vai julgar,mas é ministro do supremo até a se aposentar, temos um juiz de primeira instância , primeira instância, repito, que faz curvar a justiça aos seus pés, mas é juiz e neguem o contradiz , temos um outro ministro ( que Deus o tenha) que demorou o suficiente para dar a sentença após o impedimento de uma presidenta honesta.Temos querefundar a república e fazer como na Turquia. Prender esses canalhas e exonera los. Tipo ” papo reto”

Antenor Nicolau

08/07/2017 - 18h12

Essa q ele fuma é manga rosa…

Irma Pedrosa

08/07/2017 - 18h09

Só tem louco!!!!!!

Auri Mainetti

08/07/2017 - 18h02

Podemos sim, por exemplo começando reduzindo as regalias de sua categoria meu caro ministro.

César Augusto Martins

08/07/2017 - 17h55

Reduzir dramaticamente? Cortando penduricalhos e mordomias do judiciário e procuradoria? Não? Eu sabia!

Lenilson Oliveira

08/07/2017 - 17h50

Isso é um dos galados. Defendem um Estado mínimo pra população, e o máximo pra eles.

Jose Roberto Michel

08/07/2017 - 17h49

QUER SABER COMO FUNCIONA A MÍDIA PODRE (GLOBO, ETC)?
ASSISTA, NA NETFLIX, AO FILME MEXICANO “A DITADURA PERFEITA”

Fernando Joly Campos

08/07/2017 - 17h48

Então tá… Vamos primeiro acabar com os privilegios dos Poderes Legislativo e Judicial.. Nenhum outro servidor público tem tantos privilegios

Léa Calil Penna Malta

08/07/2017 - 17h40

STF sempre esteve ao lado do golpe! Rasgaram a constituição.

Gabriel Rocha

08/07/2017 - 17h39

Allanis, era vc quem gostava dele?

Maga Antunes

08/07/2017 - 17h37

Que tal começar reduzindo o salário de suas excelências!

Reginaldo Gomes

08/07/2017 - 14h37

Recomendo ao juiz o seguinte caminho:
1) peça as contas de seu serviço:
2) filie-se a um partido político,
3)candidate-se para deputado ,
4) peça voto ao povo,
5) na hipótese de eleito , repercuta suas ideias no parlamento;

(quem decide o que é melhor para o Brasil e para o seu povo são os políticos!!!!)

Omar Silveira da Cunha

08/07/2017 - 17h34

V=A SE FODER SEU FILHO DE UMA PUTA!

Arnaldo Rolim

08/07/2017 - 17h32

#ForaBarroso

Ricardo Ferreira

08/07/2017 - 17h17

A começar pela redução dos salários e privilégios da classe dele.

Miguel Daniel Neto

08/07/2017 - 17h17

Como disse o Mestre ao ouvir crítica à sua escultura, Davi: “sapateiro não vá além das sandálias “.

Renato Laforet

08/07/2017 - 17h16

canalha, canalha e canalha

Cleone Colares Campos

08/07/2017 - 17h13

Quem andou dando já droga pra esse homem coitado, tá doidão kkkkk

Diogo Lessa

08/07/2017 - 17h12

Desgraçado

João Valente

08/07/2017 - 17h09

Ele também falou em reduzir o salário dele?

Rosa Vargas

08/07/2017 - 17h03

Tem q diminuir é o judiciário…é MAMATA demais pra essa corja….

Clóvis Luis

08/07/2017 - 16h59

E desde quando no Brasil o Estado mínimo não é uma prática do sistema econômico neoliberal? E agora assumiu descaradamente pelo apoio ao golpe, onde o imperialismo Americano é quem estabeleceu e os países fundo de quintal se sujeita, em total descaso a soberania do país. O Estado Brasileiro é máscara dos ricos, e os lacaios das castas se dobram por seus privilégios em mordomias. E não estão nem aí com a maioria do povo ou povão que produzem suas riquezas. Não dão a mínima as perdas de seus direitos trabalhistas, esse idiota que fala tem as suas regalias de alta casta e passa os mesmos privilégios de herança dessa casta, já trazendo para o sei sua filha e todos fazem assim, também no Legislativo. O povo em não entender que numa democracia o poder maior é do povo, eles entendem que podem ir além e o povo é súdito desses que, deveria cumprir o papel de representantes do povo e não donos do povo.

André Hinnah

08/07/2017 - 16h57

Podia começar entregando o cargo…

Marcelo Figueiredo

08/07/2017 - 16h56

Ele vai pedir demissão da UERJ onde recebe sem trabalhar? Vai devolver os auxílios pixulecos que recebe todo mês incorporados ao seu salário no STF? Vai trabalhar nos meses de recesso do judiciário? Aí eu concordo com ele.

Leila Reinert

08/07/2017 - 16h55

Começa por diminuir o salário e os benefícios dele e de seus pares. Simples.

Afonso Gomes Bento Bento

08/07/2017 - 16h54

Magistrados tendenciosos e parciais vcs e que era pra serem extintos

Daniel Muniz de Alvarenga

08/07/2017 - 16h52

Sou a favor. Que se corte primeiro os benefícios dos marajas do judiciário.

Regina Celi Azevedo

08/07/2017 - 16h47

Comecemos por eles em número e valores de salários ou super salários. Reduzir ao mínimo o número de limpadores de bunda de suas excrecências, que sem auxiliares não limpam nem o próprio rabo. O que ele defende, na verdade é mais gente desempregada pelo governo para que sobre mais dinheiro para o bolso deles. Essa é velha.

Ailson Felipe

08/07/2017 - 16h47

Reduzindo o salário do Ministro da fortuna que ganha para um salário mínimo tudo certo!!! O salário dos políticos tbm!!!

Reinaldo Morano Filho

08/07/2017 - 16h45

Suprimir o STF golpista seria uma medida muito positiva!

Robson Lopes

08/07/2017 - 16h43

Esse é o mais deslumbrado com o cargo de ministro, acha que com a assunção, ganhou divinamente a visão política e a capacidade de dizer como deve ser o Brasil, mesmo não passando pelo crivo do voto.
Mais um inocente útil ao poder do capital.

Sergio Rangel

08/07/2017 - 16h42

E termina com o fim dos privilégios…

Hosana Rosa

08/07/2017 - 16h41

Sim concordo! Começando por vcs da injustiça, que so enxergam o próprio umbigo.

Sergio Rangel

08/07/2017 - 16h41

Continua com redução das verbas do Congresso

Gustavo Figueiredo

08/07/2017 - 16h40

você não tem que fazer nada além da sua função de ministro do STF , que você não faz bosta

Sergio Rangel

08/07/2017 - 16h40

Começa pelo judiciário

Daniel Américo

08/07/2017 - 16h38

A pergunta é qual estado reduzir. Quase metade do orçamento é pra pagar juros da dívida, mantida nesses níveis a pretexto de controlar a política monetária. Nessa fração do estado uma redução brutal tem que ser feita

Ed Nascimento

08/07/2017 - 16h35

Sera que não daria pra dividir esse país em dois?

Milena Ah

08/07/2017 - 16h35

Que tal concorrer a uma eleição primeiro?

Norma L Mmdiniz

08/07/2017 - 16h33

Vamos sim aliás vamos começar pelo supreninho, esse bando de corruptos é sangue sugas aprovo essa ideia.Vamos tirar todos os privilégios dessa categoria.

Tereza Helena Silva

08/07/2017 - 16h33

Tem de começar pelo ineficiente e de altíssimo custo para os cofres públicos

Paulo Barbosa

08/07/2017 - 16h32

A saída não é reduzir o Estado, mas sim buscar melhor gestão da administração pública e reformular o modelo de tributação, freando a evasão que quase sempre parte de quem mais lucra.

Juan Carlos Gortaire Cordovez

08/07/2017 - 16h32

Desde que não cortem o mega-salário, auxílios e benefícios dele

Diana De Castro Teles

08/07/2017 - 16h31

Que conversa é essa já estamos no Estado mínimo pra onde mais encolher ? Bandido

Nilton Oliveira

08/07/2017 - 16h31

Sidnei Santos Souza

Alberto Jorge Lula da Silva

08/07/2017 - 16h31

Começando pelo stf e tribunais superiores…

Luana Sávia Aires

08/07/2017 - 16h30

Liduina Farias

08/07/2017 - 16h30

Pode começar equiparando o salário dele ao dos demais servidores públicos?!

Jaqueline Tambosi

08/07/2017 - 16h29

Mas as mordomias que pagamos para ele, com nossos impostos, ele deve querer preservar, né?

Levi de Castro

08/07/2017 - 16h29

Eu quero pagar o imposto sobre Grandes Fortunas , por favor , instituem esse imposto para eu pagar !!!! Flávio Dino vamos lá !!!!

André Prado

08/07/2017 - 16h28

Quando o judiciário se mete em questões ué não lhe diz respeito é deixa suas verdadeiras atribulações de lado.

Wilde Gomes

08/07/2017 - 16h28

Reduzir para o povo trabalhador brasileiro porque para a burguesia só benesses! Não é justo, não é ético ministro.

Marilourdes Castro

08/07/2017 - 16h26

Quer ser coerente, acaba com o STF, os privilégios dos promotores, juízes, parlamentares, etc

Maria Cecilia Silvestre

08/07/2017 - 16h26

Então que entre nesta roda o judiciário, legislativo e apaniguado!

Momokinho Chan

08/07/2017 - 16h24

Arrombado

Catia Candia

08/07/2017 - 16h22

Começando pelo judiciario?!

Roberto Araujo

08/07/2017 - 16h21

comecem diminuir o peso e privilégios do judiciário da câmara e do senado.seus hipócritas diminuir o estado e roubar os mais pobres

Emilio Souza

08/07/2017 - 16h20

O indivíduo egoísta na sociedade é um acomodado, infantilizado que não reflete a sua realidade social e prefere aceitar as soluções perversas do sistema capitalista selvagem e a opinião daqueles que vão se beneficiar da exclusão Social, e da miséria das massas, já o cidadão consciente é aquele que não se conforma com o genocídio, cimpreende a sua realidade social e se organiza a favor das lutas das classes trabalhadoras e se mobiliza pelas legítimas reinvidicações populares pois sabe que o sistema capitalista selvagem não dá nada pra ninguém, não existe almoço gratuito, o cidadão consciente está ao lado da resistência das classes trabalhadoras pois já entendeu que tudo de humano que existe na sociedade capitalista é o resultado das lutas socialistas das classes trabalhadoras.

    José Gomes Andrade Junior

    09/07/2017 - 12h45

    Disse tudo!

Vitor De Oliveira Goulart

08/07/2017 - 16h20

se vai reduzi o estado, reduz os impostos tambem pq esses agente paga demais

Osvaldo Negro Ferreira

08/07/2017 - 16h19

surta? isso é canalhice e assim deveria ser tratado!

Beta Varela

08/07/2017 - 16h17

$TF

Artur Fleck

08/07/2017 - 16h16

Começando por acabar com todas as remunerações extra-teto?

Lena Pinheiro

08/07/2017 - 16h16

Não acredito

Guilherme Pereira Lemes

08/07/2017 - 16h15

Que tal começar extinguindo o STF?

Joca Gsf

08/07/2017 - 16h15

A começar pelo cancelamento de reajuste salarial de 42% que receberam…

    Norma L Mmdiniz

    09/07/2017 - 03h30

    Que para extorquir esse aumento, ajudaram no golpe, pois a Presidenta vetou.Vamos lembrar dá gravação : Ele só fala em dinheiro: o Presidente do supreninho dá época.Bando de corruptos. Café dá manhã com marginal do Cunha para conseguir esse aumento para uma classe que ganha muito pouco.Nojo.Prefiro negociar com bandido, pois com eles ainda tenho uma chance

Gabriel Grube

08/07/2017 - 16h15

Concordo, reduz a verba do judiciário e legislativo pra 10% do que é hoje…. Ai sobra recurso pra todas as áreas.

Ermindo Castro

08/07/2017 - 16h12

MENOS JUIZES TAMBEM ??

Guilherme Coppi

08/07/2017 - 16h12

Vai reduzir mesmo. Começando com o fechamento do STF, do STJ e demais tribunais superiores inúteis e extremamente despendiosos para os cofres públicos

Helio Jaques Rocha Pinto

08/07/2017 - 16h11

Podemos começar extinguindo o STF, que há muito deixou de zelar pela constituição. Já haveria economia.

    Maju Gomes

    08/07/2017 - 16h23

    Verdade…..tá podre?????

    Marcelo Vargas Dos Santos

    08/07/2017 - 16h30

    Já faz tempo que Barroso se tornou representante do Quebrando o Tabu no STF

    Jorima Valoz

    08/07/2017 - 17h14

    Concordo!

    Maurilio de Carvalho

    09/07/2017 - 01h13

    Concordo, já que o stf não serve para nada mesmo.
    Só aí o país vai economizar milhões todos os meses


Leia mais

Recentes

Recentes