(Foto: Divulgação Insper)
“Não existe uma solução fácil ou barata, mas nós vamos ter que reduzir drasticamente o Estado brasileiro de uma maneira geral”, declarou Luis Roberto Barroso, em debate de que participou, há pouco mais de uma semana, no Insper, instituição presidida por Marcos Lisboa.
Logo adiante, Barroso dá uma pirueta e diz que “uma das partes mais importantes da agenda para o futuro é a educação”. E finaliza: “O ensino público de qualidade, desde a pré-escola até o médio, vai fazer a revolução social no Brasil.”
Como será possível fazer uma revolução social com um ensino público de qualidade e, ao mesmo tempo, reduzir drasticamente o Estado brasileiro?
Os organizadores do evento não perguntaram isso a Barroso, então não podemos resolver esse mistério que solucionaria a maior parte dos problemas da humanidade: como reduzir “dramaticamente” os Estados e ao mesmo tempo fazer “revolução social” com serviços públicos de qualidade nas áreas da educação, saúde, segurança, pesquisa, tecnologia, energia, etc.
Como não quero acreditar que um ministro do STF seja tão leviano a ponto de falar por falar, ou de externar banalidades idiotas apenas para agradar ao público de ocasião, em geral bacanas, empresários, membros da classe média alta e executivos de mídia, suponho que Barroso deve ser o pensador vivo mais brilhante no mundo hoje. Como tal, deveria se tornar secretário-geral da ONU.
Intriga-me realmente de onde Barroso tirou sua conclusão de que é preciso “reduzir dramaticamente o Estado brasileiro”.
Que eu saiba, ele é um jurista, e não um especialista em finanças públicas.
Barroso poderia consultar a Wikipédia. Lá tem um ranking do tamanho do funcionalismo público em relação ao total de empregos no país.
A média da OECD, que reúne as nações mais desenvolvidas do mundo, é de um funcionalismo público correspondente a 21% dos empregos totais do país.
Dentre as nações desenvolvidas, os Estados Unidos têm a menor taxa de empregos públicos na relação com o total de empregos: 14,6%, um percentual abaixo de quase todos os países europeus.
Alemanha, por exemplo, tem 15,4%.
Os países socialmente mais avançados do planeta, na Escandinávia, tem percentuais de funcionalismo público acima de 30% sobre o total de empregos no país.
Na Suécia, os funcionários públicos representam cerca de 30% do total de empregados.
O Brasil fica lá embaixo no ranking de empregos públicos no total de empregos, com apenas 12%.
Bem, talvez Barroso tenha usado, como fez em Londres, dados falsos de José Pastore. Ou de Flavio Rocha, dono da Richuelo…
Entretanto, o que me parece incrivelmente cruel é que Barroso, um milionário que, além de sua fortuna privada, é um servidor público posicionado lá no alto da cadeia alimentar, com o salário mais alto de todo o funcionalismo, é formado numa universidade do Estado, é professor de uma universidade do Estado, diga uma coisa dessas num momento em que o desemprego bate recordes no Brasil.
O que ele quer? Dar argumentos para que gestores públicos mal intencionados, como os que ocupam o Planalto hoje, promovam demissões em massa?
É muita iresponsabilidade!
Ou seria mau caratismo?
***
Um comentário paralelo: o Insper é presidido por Marcos Lisboa, um ultra tucano que já foi secretário da Fazenda no governo Lula, sobre quem eu fiz algumas pesquisas na internet, a fim de entender como ele pensa.
Encontrei uma observação sua muito pertinente (bem mais do que qualquer coisa que Barroso jamais tenha dito, por exemplo).
Como tucano querido, Lisboa é constantemente consultado por caciques do partido em momentos difíceis. Após o impeachment de Dilma, Lisboa foi chamado para uma reunião do PSDB, que discutia a conveniência de ingressar no governo Temer. O economista então alertou-os que “só um governo respaldado pelo voto teria força para aprovar medidas drásticas que, na visão dele, consertariam a economia do país”.
As “medidas drásticas” que, na minha visão, consertariam o país, são evidentemente opostas às de Marcos Lisboa. Acho que o Estado precisaria ser ampliado. O sistema tributário precisa passar por uma revolução. Judiciário, MP e Polícia Federal precisam ser controlados socialmente pela população. O sistema de comunicação precisa ser democratizado. Lisboa, para mim, é só mais um fanático neoliberal, um cabeça de planilha, que não entende nada de história, política, tampouco de coisas elementares como… segurança alimentar.
Entretanto, Lisboa acha que “somente um governo respaldado pelo voto” pode fazer qualquer coisa. Eu concordo com isso, embora acrescentando que não basta um governo eleito. É preciso um governo que, mesmo após eleito, continue dialogando com a população. Que a consulte permanentemente. Não adianta enganar o eleitorado dizendo que vai fazer uma coisa, eleger-se e fazer outra.
Aperecido de Souza
05/05/2018 - 13h39
O ministro Barroso, ao se referir a diminuição drástica do Estado brasileiro, não está se referindo necessariamente em diminuir o número ou a qualidade das pessoas que trabalham para o Estado (funcionários públicos). Barroso, em sua crítica, se refere ao fato do Brasil ter uma sociedade viciada em Estado, a permanente dependência e onipresença do Estado. Atualmente, qualquer projeto no Brasil depende do Estado, de financiamento do BNDES, da Caixa Econômica ou da ajuda do prefeito. Nesse sentido, temos sim que expandir a sociedade civil! Essa presença excessiva do Estado gera uma cultura de compadrio e favorecimento que está por trás do loteamento de cargos públicos. É nisso que o ministro destaca que o Estado deve recuar. No tocante a separação do capital público do privado.
Tereza Nyqvist
10/07/2017 - 21h54
Justiça imunda!
João Bovino
10/07/2017 - 13h15
Entende sofrivelmente do que ele faz e ainda se mete na seara alheia.
JULIO CEZAR DE OLIVEIRA
10/07/2017 - 08h43
de que adianta esses merdas saírem pelo mundo dizendo menti,se a única forma de terem sucesso neste golpe é impedindo o povo de votar,ou será que vão programar as urnas
D. Queiroz
10/07/2017 - 08h12
Que tal começar essa redução reduzindo os gastos com salários e manutenção dos ministros do STF?
Alisson Souza
10/07/2017 - 07h05
Aqui tem que ter menos Estado pro PT roubar menos.
Carlos Rocha
10/07/2017 - 02h19
pra quê duas côrtes supremas, deixa o STJ e extingui o STF, que mais é a terceira casa legislativa, simplesmente políticos nada mais !
Carlos Rocha
10/07/2017 - 02h18
Que tal diminuir o número de juízes !
robertoAP
09/07/2017 - 21h53
Esse cara é da Idade Média. Ficaria bem com aquelas perucas ensebadas e fétidas dos juízes da época ,com o bolso da túnica encardida cheio de coxas podres de galinha e um sorriso de cara gorda e lustrosa,mostrando dentes amarelos e pretos.
Deveria voltar urgente para o seu tempo.
Vania Lot
10/07/2017 - 00h27
psicopatou-se de vez
Gerson Pompeu
10/07/2017 - 00h05
Acho que o ar condicionado central do STF deve ser contaminado com algum vírus que ataca o cérebro.
Só pode…
Nelson Gomes
09/07/2017 - 23h18
deveriam começar a redução extinguindo o STF que só serve para acoitar essas senhoras e senhores.
Tininha Lara
09/07/2017 - 22h41
Esse golpe toma proporções alarmantes todos os dias…Como é possível isso?! Gente, tão levando o Brasil embora! Com um papo que jamais venceria nas urnas, no debate Democrático. O tempo tá fechando…
Mensageiro
09/07/2017 - 18h03
Força Barroso, estamos com vc!
Hildermes Medeiros
09/07/2017 - 15h17
Pensando bem, o Ministro Barroso pode ter uma ponta de razão. Realmente o Estado brasileiro é muito grande, principalmente na área do Judiciário. Fosse menor nessa área, não seria possível juiz tirar de três a quatro meses de recesso e mais as férias, licença prêmio, ter pagas despesas pessoais como ajuda para aluguel (nenhum outro servidor tem, a não ser se deslocado), nem muito menos carros com motorista. Isso sem falar nos pesados investimentos para permitir as luxuosas instalações para suas excelências trabalharem. Talvez, se assim fosse, não existiria pilhas de processos sem a devida solução, torturando a população que paga seus salários Conhecendo os distintos, uma coisa não seria possível: considerarem razoável tão somente um salário de quarenta salários mínimos. Esse está no mesmo astro de Michel Temer: no mundo da lua.
Gilberto Santos Giba
09/07/2017 - 18h05
A começar pelo judiciário…..
Rubens Machado
09/07/2017 - 17h43
O que tem na toga do STF, que o sujeito veste e, imediatamente, se torna um pulha?
M Cláudia Z Sant Anna
09/07/2017 - 16h41
Esse nem sabe o que fala…
Carlos
09/07/2017 - 13h29
Já era.
Nota-se claramente a mediocridade deste elemento.Foi instruído para este discurso.
De novo:
“Dê-me o controle da moeda de uma nação e não me importo com quem faz suas leis.” > barão de rothschild.
Noto pouquíssimos artigos assuntando “os obscuros caminhos” do sistema financeiro.É ali que está a causa de toda a distração.
Ninguém vai fundo nisto,então assim,nosso destino já foi traçado.
Fraudes e mentiras.Falta de coragem em lidar com as verdades e acima de tudo PREGUIÇA MENTAL AGUDA de todos nós.
Um bando enorme de imbecis é o que nós somos.
Reinalddo Moretti
09/07/2017 - 15h45
Ninguém fala em reduzir o salário e as vantagens dos três poderes que sugam escandalosamente os cofres públicos.
Maria Lucia Daflon
09/07/2017 - 12h23
Uma redução dramática do estado brasileiro poderia passar pela extinção do STF, que só serve para aliviar bandidos e ajudar em golpes de estado. Como disse Lula, vocês não são regiamente pagos para ficar por ai falando essas bobagens. Vai trabalhar!
Rita Andreata
09/07/2017 - 15h01
É eu que tinha tanta esperança neste homem…Achava que ele teria sensibilidade social. Quanta decepção!!!!
Tiago Teixeira
09/07/2017 - 14h28
VAMOS COMEÇAR DIMINUINDO O NUMERO DE MINISTROS INÚTEIS NO SUPREMO TRIBUNAL DA VERGONHA! NÃO PRECISAMOS DE VOCÊS, BANDO DE BANDIDO!
Beth Andrade
09/07/2017 - 14h11
esse tal não é o Brasil… um zero à direita… vermes!
Erika Ludmila
09/07/2017 - 13h40
Fácil falar em redução drástica do Estado quando o Estado paga toda a boa vida desse senhor. Seria ótimo reduzir drasticamente o salário desse senhor, assim como toda a mordomia que ele tem que é bancada pelo Estado.
Célio Fernando
09/07/2017 - 13h04
Poderia começar reduzindo os penduricalhos que recebe.
Ruy Guerra
09/07/2017 - 12h36
Como por exemplo, dentre outras medidas, extinguir o STF. Não é, Senhor Ministro ?
Maria Rigby-Bezerra
09/07/2017 - 12h26
Se demitirmos o STF inteiro mais os comissionados já ajuda bastante já que esse tal STF não serve pra nada
Renata
09/07/2017 - 09h25
Não sejamos injustos com Barroso. O sujeito que vai à Inglaterra falar da Reforma Trabalhista e solta o “dado” surreal de que 98% das ações trabalhistas do mundo ocorre no Brasil, merece o título de Mister Bin Brasileiro
Marcos Dantas
09/07/2017 - 11h56
Ah esses pensadores…
Pra que um STF que não defende a Constituição!
Wagner Pacheco Furlan
09/07/2017 - 11h50
Artigo 3° da Constituição
Wagner Pacheco Furlan
09/07/2017 - 11h49
#SurtouMesmo !
#ImaginemOcaos?
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=141023049785156&id=100016323859220
Ibsen Marques
09/07/2017 - 11h07
O Estado mínimo, é uma teoria quantitativa no que diz respeito à ingerência do Estado no livre mercado. Hoje a ingerência é nula, portanto, já vivemos o estado mínimo. Para adequá -lo a essa sua não função poderíamos dar prosseguimento extinguindo o STF, o MP e o Congresso, que poderiam ser facilmente substituídos pela Globo, Bandeirantes, Record e SBT.Aprofundaríamos no Brasil a privada que já é.
Airton Lima
09/07/2017 - 11h02
O JOESLEY SOZINHO PODE FINANCIAR OS SENADORES !
Gabriel
09/07/2017 - 07h27
O único ignorante aqui tá sendo você, que escreveu a notícia. Você dizendo que por ele ser jurista n entende nada de finanças publicas, imagina um jornalista. Ensino não precisa necessariamente se tornar privado para que o estado diminua drasticamente! Ensino público de qualidade não impede o estado de se tornar menor, com menos ministérios, impostos menores e menos burocrático. E se vc dá oportunidade pra classe baixa, pela eeducação PUBLICA ao longo prazo ocorre sim uma revolução social (intelectual)
Bob
09/07/2017 - 06h45
O ministro Barroso deve ter decorado direitinho a cartilha tucana e a pinguela para o inferno do vampiro golpista, na verdade acho que se deveria começar pelo stf inteirinho, assim começaríamos a diminuir o estado por onde ele não funciona.
Kyryno Euzebio
09/07/2017 - 06h07
É juiz, político ou economista ? Se não sabe está no lugar errado e na hora errada.
Leila Piccoli
09/07/2017 - 06h04
Deveria defender uma redução dramática dos privilégios e vencimentos pagos pelo erário que ele recebe. Quem se sabe ganhando um salário mínimo ele apoiaria ladrões e defenderia teses contra o crescimento do país!
Luiz Otávio
09/07/2017 - 10h01
Redução do Estado, mas que ela comece pela fim da casta judiciária. Fim da Vitaliciedade, da ” Inimputablidade” e de todas as estruturas criadas para a proteção dessa milícia a serviço do mercado e de rentistas.
Maria Lucia Silveira
09/07/2017 - 05h04
como pode?! ? Por que no te callas?
Francisco
09/07/2017 - 01h52
Chega de rodeios: o cara é um idiota.
Idiota, para os gregos, era o filho duma égua que não estava nem ai para a polis.
Falar que educação é importante é o truismo dos beocios – equivale a Militar pela teoria da gravidade.
Se e para diminuir o tamanho do estado, seria conveniente perguntar a esse inútil – e incompetente…
Porque, como ministro do STF, ele está sendo cúmplice do roubo que é burlar o limite máximo de vencime toes.
Já dava para financiar astante a educação…
Ana Claudia Reis Aragão
09/07/2017 - 04h47
Começando pelo salário e mordomias dele.
Cirley Borba
09/07/2017 - 03h22
Quem ele pensa que é? Que eu saiba ele não recebeu nenhum voto. Pra querer mudar alguma coisa que se relacione com a política, primeiro vai ter que disputar uma eleição.
Andrea Cristina Marcolino
09/07/2017 - 02h16
HIPÓCRITA!
Deus Carmo
08/07/2017 - 22h55
O Barroso ainda dava um jeitinho quando era advogado, quando virou para o lado do poder, por mais um erro do PT a coisa, é coisa mesmo, degrigolou de vez. O poder não só corrompe, corroe também.
Anabel Marits Martins
09/07/2017 - 01h42
“Tá todo mundo LOUCO”!
Márcia Neves
09/07/2017 - 00h23
Vamos começar pelos privilégios do STF.
Socrates Niclevisk
09/07/2017 - 00h16
Q tal começar por reduzir os penduricalhos do judiciário?
Solange Mendes
08/07/2017 - 23h30
Vamos começar reduzindo os privilégios do judiciário? A começar pelos da Suprema Corte?
Marcolino Ferreira
08/07/2017 - 23h29
Estes golpistas querem fatiar o Brasil , VENDENDO aos grupos estrangeiro
Marcos Rogerio Heck Dorneles
08/07/2017 - 23h28
Judiciário fazendo média com a plutocracia.
Railma Carvalho
08/07/2017 - 23h24
Nossa que fora homérico do Barroso. Não está dominando o Direito Constitucional quanto mais sobre o Estado….
Ediomar F. Estock
08/07/2017 - 23h17
Muito fácil propor estado mínimo pros mais pobres quando se ganha muitíssimo bem, se tem poder e patrimônio…
Zeca Marine Marine
08/07/2017 - 22h39
Reduzir custos?
Alguns magistrados e promotores deveriam ser humoristas. LRB fala em reducao de gastos, Janot diz que o MP combate as “castas privilegiadas “(?!)
Até onde sei MP e judiciário tem 60 dias de férias + recesso de meio e fim de ano + auxílios moradia paletó celular livro etc. E HA NO CONGRESSO UM PROJETO DE LEI CRIANDO AUXÍLIO PARTO E FUNERAL!!!
Eles são uns caras de pau!!
Mandarim
08/07/2017 - 19h31
Barroso é um viadinho mimado que nao conseguiu conquistar o piru que sempre quis.
Sidnei
08/07/2017 - 19h08
Ei, Barroso:
Vai tomar no olho do seu cú, seu filho da puta!
Ermeneghildo Ghil
08/07/2017 - 22h08
Mais um ca-na-lha de toga!
Camilo Pereira da Silva
08/07/2017 - 22h01
Por que não começam reduzindo seus privilégios?
Paul
08/07/2017 - 18h46
anarcocapitalism/neoliberalism/libertarianism is shit………
Sônia Lacerda
08/07/2017 - 21h46
Isso não é papel do judiciário, o tamanho do Estado quem determina é a CF, logo cabe ao Congresso, a política. Ditadura do Judiciário
Rosilene Berigo
08/07/2017 - 21h30
JB escreve – a começar pelos altos salários e mordomias deste judiciário e políticos.
Maria Cecilia Ferrarez Bouzada
08/07/2017 - 21h23
Esse cara como sempre, só se queimando. Poderia começar cortando o se mega salário e suas enormes regalias. Cheia de palhaçada.
Nórci Coelho
08/07/2017 - 21h06
SURTA?!!!! Esse Golpista
Rodrigo Marques
08/07/2017 - 20h58
Desde que o dele esteja garantido. Canalha!
Carmen Laura Teixeira
08/07/2017 - 20h48
s t finado, tá na hora de ser extinto!
Joel Araujo
08/07/2017 - 20h35
Um dos mais idiota que ocupa uma das 11 vagas do STF! Poderia começar reduzindo o Estado pelo parasitas dos ministros do STF, ele em especial!
Eduardo Ohana
08/07/2017 - 20h21
Chega logo 2018, e traga o Lula junto!
Elenice Lobo Santos Ribeiro
08/07/2017 - 20h20
Concordo com ele!
Susana Lauck
08/07/2017 - 20h16
Poder-se-ia começar por eliminar esse judiciário voraz, medíocre e inútil para a maioria dos brasileiros.
Luciana Monteiro
08/07/2017 - 20h03
Privatizar oficialmente a justiça… acho uma boa idéia!
Sonia Regina de Paula
08/07/2017 - 19h52
Não ele não surtou ele só constatou que temos que enxugar a maquina do estado, botando está cambada de políticos, suas mordomias, suas corrupções e seus desmandos para bem longe, e tentarmos eleger gente honesta? Se possivel
Adma
08/07/2017 - 21h38
E os desonestos que estão no poder e não são políticos? E os desonestos sem voto?
Gilberto Bueno
08/07/2017 - 16h40
Olha demorou muito para que alguém fizesse uma pesquisa sobre o tamanho do Estado Brasileiro e publicasse, para desmistificar isso. Pois toda vêz desde que eu entendo por gente, sempre diziam que tinha que diminuir o tamanho do Estado. Obrigado por essa reportagem reveladora.
Rui Guimarães
08/07/2017 - 19h37
Uma boa redução seria ele deixar de ser ministro.
Djalma Reynaud Jr.
08/07/2017 - 19h35
E a tributação? Eles vão reduzir de forma dramática também? Ou nós vamos continuar pagando cada vez mais impostos e tendo cada vez menos retorno? De onde vai sair o dinheiro para cobrir o custo das necessidades do cidadão no mercado privado?
Este governo é uma máquina de consumir dinheiro e o povo vai ter que pagar a conta mesmo sem ter de onde tirar os recursos para duas suas próprias necessidades. Pagamos 50% de tudo que ganhamos em forma de impostos e eles só pensam em contar o retorno do imposto recolhido! Não tem povo que aguente sustentar essa cambada de vagabundos!
Fátima Lima
08/07/2017 - 16h27
Não dá para acreditar em mais nada!!! Isso está virando uma bola de neve. Um futuro negro, no qual não devemos mais esperar por melhorias nenhuma. Todos os fatos de noticiários é uma aberração. Brasileiros, qual será o futuro de nossa Nação???
Joao Tomaz
08/07/2017 - 19h12
Seria bom que o estado ficasse tão mínimo que nem pudesse pagar a suruba do judiciário e legislativo.
JULIO CEZAR DE OLIVEIRA
08/07/2017 - 15h46
o único objetivo destes iluministas é o poder.E quem tem como único objetivo essa meta,passa por cima de tudo como um trator,não levando em consideração nenhum princípio básico em ralação ao ser humano.quem atravessa no caminho,eles prendem e arrebentam,afinal são juízes e autoridades.Eles mandam.
Gustavo Pacheco
08/07/2017 - 18h41
O estado inchado, caro e ineficiente, com várias empresas estatais e cargos de confiança, só interessa aos políticos corruptos. A roubalheira na Petrobras é a maior prova disso. E quem paga a conta, a população, é a maior prejudicada.
Miguel do Rosário
09/07/2017 - 00h49
As empresas privadas não são corruptas e não são ainda mais corruptoras? E porque o Estado precisa ser ineficiente? O que dá as cartas no mundo hoje não é a força militar ESTATAL dos Estados Unidos? São ineficientes?
Gerson Pompeu
10/07/2017 - 00h02
Eu li isso na Veja.
SQN.
Vera Lúcia Campos Costa
08/07/2017 - 18h25
Vergonha alheia
Letícia Salviano Gontijo
08/07/2017 - 18h16
Manda ele cortar da sua GORDA CARNE
Ralph Panzutti
08/07/2017 - 15h14
Veja. Estamos num momento único no país Temos um presidente usurpador que é um mediocre, mas presidente,temos um ministro do supremo que fala fora dos autos, critica seus colegas , amigo de quem vai julgar,mas é ministro do supremo até a se aposentar, temos um juiz de primeira instância , primeira instância, repito, que faz curvar a justiça aos seus pés, mas é juiz e neguem o contradiz , temos um outro ministro ( que Deus o tenha) que demorou o suficiente para dar a sentença após o impedimento de uma presidenta honesta.Temos querefundar a república e fazer como na Turquia. Prender esses canalhas e exonera los. Tipo ” papo reto”
Antenor Nicolau
08/07/2017 - 18h12
Essa q ele fuma é manga rosa…
Irma Pedrosa
08/07/2017 - 18h09
Só tem louco!!!!!!
Auri Mainetti
08/07/2017 - 18h02
Podemos sim, por exemplo começando reduzindo as regalias de sua categoria meu caro ministro.
César Augusto Martins
08/07/2017 - 17h55
Reduzir dramaticamente? Cortando penduricalhos e mordomias do judiciário e procuradoria? Não? Eu sabia!
Lenilson Oliveira
08/07/2017 - 17h50
Isso é um dos galados. Defendem um Estado mínimo pra população, e o máximo pra eles.
Jose Roberto Michel
08/07/2017 - 17h49
QUER SABER COMO FUNCIONA A MÍDIA PODRE (GLOBO, ETC)?
ASSISTA, NA NETFLIX, AO FILME MEXICANO “A DITADURA PERFEITA”
Fernando Joly Campos
08/07/2017 - 17h48
Então tá… Vamos primeiro acabar com os privilegios dos Poderes Legislativo e Judicial.. Nenhum outro servidor público tem tantos privilegios
Léa Calil Penna Malta
08/07/2017 - 17h40
STF sempre esteve ao lado do golpe! Rasgaram a constituição.
Gabriel Rocha
08/07/2017 - 17h39
Allanis, era vc quem gostava dele?
Maga Antunes
08/07/2017 - 17h37
Que tal começar reduzindo o salário de suas excelências!
Reginaldo Gomes
08/07/2017 - 14h37
Recomendo ao juiz o seguinte caminho:
1) peça as contas de seu serviço:
2) filie-se a um partido político,
3)candidate-se para deputado ,
4) peça voto ao povo,
5) na hipótese de eleito , repercuta suas ideias no parlamento;
(quem decide o que é melhor para o Brasil e para o seu povo são os políticos!!!!)
Omar Silveira da Cunha
08/07/2017 - 17h34
V=A SE FODER SEU FILHO DE UMA PUTA!
Arnaldo Rolim
08/07/2017 - 17h32
#ForaBarroso
Ricardo Ferreira
08/07/2017 - 17h17
A começar pela redução dos salários e privilégios da classe dele.
Miguel Daniel Neto
08/07/2017 - 17h17
Como disse o Mestre ao ouvir crítica à sua escultura, Davi: “sapateiro não vá além das sandálias “.
Renato Laforet
08/07/2017 - 17h16
canalha, canalha e canalha
Cleone Colares Campos
08/07/2017 - 17h13
Quem andou dando já droga pra esse homem coitado, tá doidão kkkkk
Diogo Lessa
08/07/2017 - 17h12
Desgraçado
João Valente
08/07/2017 - 17h09
Ele também falou em reduzir o salário dele?
Rosa Vargas
08/07/2017 - 17h03
Tem q diminuir é o judiciário…é MAMATA demais pra essa corja….
Clóvis Luis
08/07/2017 - 16h59
E desde quando no Brasil o Estado mínimo não é uma prática do sistema econômico neoliberal? E agora assumiu descaradamente pelo apoio ao golpe, onde o imperialismo Americano é quem estabeleceu e os países fundo de quintal se sujeita, em total descaso a soberania do país. O Estado Brasileiro é máscara dos ricos, e os lacaios das castas se dobram por seus privilégios em mordomias. E não estão nem aí com a maioria do povo ou povão que produzem suas riquezas. Não dão a mínima as perdas de seus direitos trabalhistas, esse idiota que fala tem as suas regalias de alta casta e passa os mesmos privilégios de herança dessa casta, já trazendo para o sei sua filha e todos fazem assim, também no Legislativo. O povo em não entender que numa democracia o poder maior é do povo, eles entendem que podem ir além e o povo é súdito desses que, deveria cumprir o papel de representantes do povo e não donos do povo.
André Hinnah
08/07/2017 - 16h57
Podia começar entregando o cargo…
Marcelo Figueiredo
08/07/2017 - 16h56
Ele vai pedir demissão da UERJ onde recebe sem trabalhar? Vai devolver os auxílios pixulecos que recebe todo mês incorporados ao seu salário no STF? Vai trabalhar nos meses de recesso do judiciário? Aí eu concordo com ele.
Leila Reinert
08/07/2017 - 16h55
Começa por diminuir o salário e os benefícios dele e de seus pares. Simples.
Afonso Gomes Bento Bento
08/07/2017 - 16h54
Magistrados tendenciosos e parciais vcs e que era pra serem extintos
Daniel Muniz de Alvarenga
08/07/2017 - 16h52
Sou a favor. Que se corte primeiro os benefícios dos marajas do judiciário.
Regina Celi Azevedo
08/07/2017 - 16h47
Comecemos por eles em número e valores de salários ou super salários. Reduzir ao mínimo o número de limpadores de bunda de suas excrecências, que sem auxiliares não limpam nem o próprio rabo. O que ele defende, na verdade é mais gente desempregada pelo governo para que sobre mais dinheiro para o bolso deles. Essa é velha.
Ailson Felipe
08/07/2017 - 16h47
Reduzindo o salário do Ministro da fortuna que ganha para um salário mínimo tudo certo!!! O salário dos políticos tbm!!!
Reinaldo Morano Filho
08/07/2017 - 16h45
Suprimir o STF golpista seria uma medida muito positiva!
Robson Lopes
08/07/2017 - 16h43
Esse é o mais deslumbrado com o cargo de ministro, acha que com a assunção, ganhou divinamente a visão política e a capacidade de dizer como deve ser o Brasil, mesmo não passando pelo crivo do voto.
Mais um inocente útil ao poder do capital.
Sergio Rangel
08/07/2017 - 16h42
E termina com o fim dos privilégios…
Hosana Rosa
08/07/2017 - 16h41
Sim concordo! Começando por vcs da injustiça, que so enxergam o próprio umbigo.
Sergio Rangel
08/07/2017 - 16h41
Continua com redução das verbas do Congresso
Gustavo Figueiredo
08/07/2017 - 16h40
você não tem que fazer nada além da sua função de ministro do STF , que você não faz bosta
Sergio Rangel
08/07/2017 - 16h40
Começa pelo judiciário
Daniel Américo
08/07/2017 - 16h38
A pergunta é qual estado reduzir. Quase metade do orçamento é pra pagar juros da dívida, mantida nesses níveis a pretexto de controlar a política monetária. Nessa fração do estado uma redução brutal tem que ser feita
Ed Nascimento
08/07/2017 - 16h35
Sera que não daria pra dividir esse país em dois?
Milena Ah
08/07/2017 - 16h35
Que tal concorrer a uma eleição primeiro?
Norma L Mmdiniz
08/07/2017 - 16h33
Vamos sim aliás vamos começar pelo supreninho, esse bando de corruptos é sangue sugas aprovo essa ideia.Vamos tirar todos os privilégios dessa categoria.
Tereza Helena Silva
08/07/2017 - 16h33
Tem de começar pelo ineficiente e de altíssimo custo para os cofres públicos
Paulo Barbosa
08/07/2017 - 16h32
A saída não é reduzir o Estado, mas sim buscar melhor gestão da administração pública e reformular o modelo de tributação, freando a evasão que quase sempre parte de quem mais lucra.
Juan Carlos Gortaire Cordovez
08/07/2017 - 16h32
Desde que não cortem o mega-salário, auxílios e benefícios dele
Diana De Castro Teles
08/07/2017 - 16h31
Que conversa é essa já estamos no Estado mínimo pra onde mais encolher ? Bandido
Nilton Oliveira
08/07/2017 - 16h31
Sidnei Santos Souza
Alberto Jorge Lula da Silva
08/07/2017 - 16h31
Começando pelo stf e tribunais superiores…
Luana Sávia Aires
08/07/2017 - 16h30
Liduina Farias
08/07/2017 - 16h30
Pode começar equiparando o salário dele ao dos demais servidores públicos?!
Jaqueline Tambosi
08/07/2017 - 16h29
Mas as mordomias que pagamos para ele, com nossos impostos, ele deve querer preservar, né?
Levi de Castro
08/07/2017 - 16h29
Eu quero pagar o imposto sobre Grandes Fortunas , por favor , instituem esse imposto para eu pagar !!!! Flávio Dino vamos lá !!!!
André Prado
08/07/2017 - 16h28
Quando o judiciário se mete em questões ué não lhe diz respeito é deixa suas verdadeiras atribulações de lado.
Wilde Gomes
08/07/2017 - 16h28
Reduzir para o povo trabalhador brasileiro porque para a burguesia só benesses! Não é justo, não é ético ministro.
Marilourdes Castro
08/07/2017 - 16h26
Quer ser coerente, acaba com o STF, os privilégios dos promotores, juízes, parlamentares, etc
Maria Cecilia Silvestre
08/07/2017 - 16h26
Então que entre nesta roda o judiciário, legislativo e apaniguado!
Momokinho Chan
08/07/2017 - 16h24
Arrombado
Catia Candia
08/07/2017 - 16h22
Começando pelo judiciario?!
Roberto Araujo
08/07/2017 - 16h21
comecem diminuir o peso e privilégios do judiciário da câmara e do senado.seus hipócritas diminuir o estado e roubar os mais pobres
Emilio Souza
08/07/2017 - 16h20
O indivíduo egoísta na sociedade é um acomodado, infantilizado que não reflete a sua realidade social e prefere aceitar as soluções perversas do sistema capitalista selvagem e a opinião daqueles que vão se beneficiar da exclusão Social, e da miséria das massas, já o cidadão consciente é aquele que não se conforma com o genocídio, cimpreende a sua realidade social e se organiza a favor das lutas das classes trabalhadoras e se mobiliza pelas legítimas reinvidicações populares pois sabe que o sistema capitalista selvagem não dá nada pra ninguém, não existe almoço gratuito, o cidadão consciente está ao lado da resistência das classes trabalhadoras pois já entendeu que tudo de humano que existe na sociedade capitalista é o resultado das lutas socialistas das classes trabalhadoras.
José Gomes Andrade Junior
09/07/2017 - 12h45
Disse tudo!
Vitor De Oliveira Goulart
08/07/2017 - 16h20
se vai reduzi o estado, reduz os impostos tambem pq esses agente paga demais
Osvaldo Negro Ferreira
08/07/2017 - 16h19
surta? isso é canalhice e assim deveria ser tratado!
Beta Varela
08/07/2017 - 16h17
$TF
Artur Fleck
08/07/2017 - 16h16
Começando por acabar com todas as remunerações extra-teto?
Lena Pinheiro
08/07/2017 - 16h16
Não acredito
Guilherme Pereira Lemes
08/07/2017 - 16h15
Que tal começar extinguindo o STF?
Joca Gsf
08/07/2017 - 16h15
A começar pelo cancelamento de reajuste salarial de 42% que receberam…
Norma L Mmdiniz
09/07/2017 - 03h30
Que para extorquir esse aumento, ajudaram no golpe, pois a Presidenta vetou.Vamos lembrar dá gravação : Ele só fala em dinheiro: o Presidente do supreninho dá época.Bando de corruptos. Café dá manhã com marginal do Cunha para conseguir esse aumento para uma classe que ganha muito pouco.Nojo.Prefiro negociar com bandido, pois com eles ainda tenho uma chance
Gabriel Grube
08/07/2017 - 16h15
Concordo, reduz a verba do judiciário e legislativo pra 10% do que é hoje…. Ai sobra recurso pra todas as áreas.
Ermindo Castro
08/07/2017 - 16h12
MENOS JUIZES TAMBEM ??
Guilherme Coppi
08/07/2017 - 16h12
Vai reduzir mesmo. Começando com o fechamento do STF, do STJ e demais tribunais superiores inúteis e extremamente despendiosos para os cofres públicos
Helio Jaques Rocha Pinto
08/07/2017 - 16h11
Podemos começar extinguindo o STF, que há muito deixou de zelar pela constituição. Já haveria economia.
Maju Gomes
08/07/2017 - 16h23
Verdade…..tá podre?????
Marcelo Vargas Dos Santos
08/07/2017 - 16h30
Já faz tempo que Barroso se tornou representante do Quebrando o Tabu no STF
Jorima Valoz
08/07/2017 - 17h14
Concordo!
Maurilio de Carvalho
09/07/2017 - 01h13
Concordo, já que o stf não serve para nada mesmo.
Só aí o país vai economizar milhões todos os meses