Menu

Renan detona reforma trabalhista de Michel Temer: é pra revogar direito do trabalhador

(Foto: Lula Marques) O senador Renan Calheiros, até então líder do PMDB no Senado (função a qual praticamente renunciou, após seu discurso, tanto que Romério Jucá já pediu a Michel Temer para arrumar outro infeliz para assumir essa responsabilidade), fez um duríssimo discurso ontem contra a reforma trabalhista que o governo tenta aprovar a toque […]

25 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Foto: Lula Marques)

O senador Renan Calheiros, até então líder do PMDB no Senado (função a qual praticamente renunciou, após seu discurso, tanto que Romério Jucá já pediu a Michel Temer para arrumar outro infeliz para assumir essa responsabilidade), fez um duríssimo discurso ontem contra a reforma trabalhista que o governo tenta aprovar a toque de caixa.

Renan foi sintético:

– é uma reforma que revoga direitos do trabalhador e foi ditada exclusivamente pelo sistema financeiro.
– um presidente denunciado por corrupção não tem moral para aprovar uma reforma desse tipo.
– o governo tem de aprender a dialogar com a sociedade.

Nas entrelinhas, Temer sugeriu que o governo não pode achar que basta seguir as ordens da Globo e que tudo irá bem.

É preciso dialogar com a oposição, com a esquerda, com as centrais sindicais.

Em entrevista ontem a Radio Itataia, Lula deu uma aula de democracia. Ao ser perguntado como faria com a oposição, Lula lembrou que uma oposição forte é necessária e saudável à democracia, e que irá conversar e governar com ela também.

O governo Temer, ao seguir a linha autoritária exigida pela Globo, achou que bastaria se cercar da grande imprensa, para governar.

Os primeiros meses de Temer foram o período mais chapa-branca da história do jornalismo brasileiro, com o governo despejando dinheiro público na grande mídia, Globo à frente, como se fossem malas de propina da JBS.

O apoio da mídia ao governo, no entanto, não foi suficiente para evitar o colapso político, moral, social, econômico, administrativo e institucional, acarretado pelo golpe.

Não se pode mais fugir dessa conclusão. A causa principal de todos os males que afligem o país, da sensação desesperada de que não há saída, de que o país está perdido, morto, é um golpe irresponsável e insano: derrubar uma presidenta eleita por 54 milhões de votos através da manipulação criminosa do impeachment.

E os responsáveis pelo golpe são a Globo, o PSDB e os setores autoritários da alta burocracia (leia-se Lava Jato).

O país está afundando a um ritmo alucinante. Os serviços públicos estão todos em colapso.

E não adianta a Globo e o governo se esconderem novamente atrás dos patos da Fiesp e de seu único discurso hoje: que a culpa é do PT, que o PT destruiu o país.

O PT não destruiu nada.

O governo Dilma termina no momento em que se inicia a Lava Jato, ao final do primeiro trimestre de 2014. A partir daí, a Lava Jato e a Globo tomam conta do país e tem início um processo de autodestruição sem paralelo na história do mundo.

Quem continua destruindo o país é quem está no governo agora: Temer, Globo e Lava Jato.

O Brasil precisa de novas eleições: ponto. Esse é o início da conversa. E não porque isso interessa à “esquerda”, como alguns colunistas da Globo dizem. Isso interessa à democracia, ao povo, ao futuro.

O Brasil precisa de um governo legítimo, eleito pela população, porque somente essa legitimidade, conferida pelas urnas, permitirá um diálogo entre o Executivo e a sociedade brasileira.

Somente o diálogo permitirá que o país tome decisões respeitadas pela maioria.

E somente decisões respeitadas pela maioria podem ser implementadas com rapidez e sucesso.

A ideia autoritária de que o país e a economia tem de entrar “nos trilhos” é apenas um delírio absolutista de Temer e da Globo, porque parte de dois pressupostos falsos: 1) de que existe uma fórmula mágica para o crescimento econômico e 2) que o fator democrático, ou seja, quem coordenará o processo, não importa para que este seja bem sucedido.

Ora, não existe fórmula mágica para o crescimento econômico. E nenhuma fórmula, por mais certa que seja, jamais dará certo sem uma mediação democrática com a sociedade.

https://www.facebook.com/OCafezinho/videos/1486403694716092/

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Jorge Barros

30/06/2017 - 12h47

Agora Renan????????? Cretino…

Carrie Coleman

29/06/2017 - 20h03

Debora Martins

29/06/2017 - 11h31

Pronto já esqueceram que é a Renan Calheiorda?

Neusa Gonçalves

29/06/2017 - 02h22

Tentando se eleger nas próximas eleições mais uma vez bandido sempre bandido

Jonas Moreira

29/06/2017 - 01h50

Porque não se faz nenhuma avaliação crítica da política econômica depressiva e destruidora do país feita pelo Meirelles e seus apaniguados? O silêncio relativamente ao Meirelles e sua responsabilidade na crise atual é vergonhoso. FORA TEMER e FORA MEIRELLES !!!!

Olivio Cesar Copetti

28/06/2017 - 18h40

¨Com certeza ele sabe mais do nós simples mortais……

Elenice Lobo Santos Ribeiro

28/06/2017 - 18h32

Renan sendo Renan! Se ele é contra devo ser a favor!

Lourival Godoy

28/06/2017 - 17h59

E os processos desse cara vão continuar na gaveta só porque agora ta dando uma de bonzinho?

Eder Ribeiro Queiroz

28/06/2017 - 17h51

GOLPISTAS SE GLADIANDO? GOLPE SOBRE GOLPE ELES SE COMEM-FODAM-SE-CANALHAS-

Railma Carvalho

28/06/2017 - 16h49

Cadê o vídeo?

André Kritchikov

28/06/2017 - 14h37

Esse tal de Renan deve ser comunista!

Jair Nascimento

28/06/2017 - 13h52

PRA MIM O QUE RENAN FEZ FOI FAVAS CANTADAS. ELE ESTA LOUCO PRA REFORMA PASSAR, MAS NÃO QUER ADMITIR ISSO. POR ISSO, AO INVÉS DE AGIR COM INTELIGENCIA ELE TRATOU LOGO DE CONSERTAR AS COISAS PARA O PMDB E PARA JUCÁ, O ARTICULADOR DO GOLPE E DA SURUBA COM STF E TUDO. TANTO QUE NEM FALANDO EM NOME DO STF SEQUER FOI PRESO. RENAN NÃO É CONFIÁVEL EM HIPÓTESE ALGUMA.

Roberto

28/06/2017 - 10h49

Vou mais longe: o Brasil não precisa apenas de eleições para presidente. É preciso uma Constituinte Soberana para reestruturar o país. O judiciário está podre, assim como o legislativo. Não há mais saída dentro dessas instituições. Passou da hora de reconfigurar TUDO.

Maria Teresa Campos Moreira

28/06/2017 - 12h54

Novamente quero dizer que a esquerda brasileira e a imprensa alternativa que com ela se alinha precisa tomar cuidado com o tom elogioso referente à atuação do Renan neste momento.. A esquerda precisa, apenas, “utilizar-se” dele neste momento… Só mais uma das ratazanas (e das maiores) pulando do navio enquanto acha que ainda é tempo…

    Danilo Antonio

    28/06/2017 - 13h26

    Maria teresa, com todo o respeito…não sou esquerda nem direita, muito menos de cima ou de baixo. Não sou religioso e sem Mimi … Vou me redimir : renan, temer, Aécio , Lula,fhc, entre muitos dinossauros políticos e tal…não são filhos do satanas! Eles foram regorgitado aqui por uma larva mãe alienígena mal dos confins do universo ….

    Roberto

    28/06/2017 - 10h51

    Verdade!! Nada de achar que Renan agora “é dos nossos”. É com essas desculpas que o PT constrói sua base “aliada”, que depois sabota o governo por dentro.

      Keila Moura

      28/06/2017 - 13h17

      Isso mesmo Roberto, Renan é uma raposa velha querendo se safar das barbaridades que ele já fez contra nós os brasileiros. Não é confiável!

Kalina França de Souza

28/06/2017 - 12h48

Ah tá! Renan canalha em busca de redenção!

    Anna Maria

    28/06/2017 - 14h13

    Todos têm o direito de se arrepender

    Kalina França de Souza

    28/06/2017 - 15h53

    Com certeza! E eu de repudiar!

Leda Denise Castro

28/06/2017 - 12h41

Este está só esperando 2018 pra ir pra cadeia

Raimundo Carlos Carlos

28/06/2017 - 12h24

Olha a cara do vagabundo do Jucá…uma besta mesmo.

Danilo Antonio

28/06/2017 - 12h14

Renan tbm filho do satanás !

Abel Leitão

28/06/2017 - 12h13

Falou o bonzinho…

Eliane Brum

28/06/2017 - 12h06

Essa foto é 10!


Leia mais

Recentes

Recentes