Menu

Análise: Lula se consolida na liderança das pesquisas para 2018

Os números do Datafolha divulgados hoje provam que a política é um animal selvagem que não gosta de viver dentro dos ambientes domesticados da mídia. Em condições normais, poderíamos dizer que é muito cedo para uma pesquisa de intenção de voto para 2018. Mas não vivemos condições normais. Uma pesquisa eleitoral, portanto, num momento tão dramático […]

43 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Os números do Datafolha divulgados hoje provam que a política é um animal selvagem que não gosta de viver dentro dos ambientes domesticados da mídia.

Em condições normais, poderíamos dizer que é muito cedo para uma pesquisa de intenção de voto para 2018.

Mas não vivemos condições normais. Uma pesquisa eleitoral, portanto, num momento tão dramático do país, influencia o espírito nacional mais do que o faria em tempos mais calmos.

Os números do Datafolha mostram Lula firme na liderança, ancorado numa vigorosa recuperação de seu partido, o PT, favorito hoje por 18% da população, contra 5% do PSDB e PMDB.

O principal adversário de Lula  hoje não é mais o PSDB, cujos candidatos se estagnaram em terceiro ou quarto lugar na disputa pela presidência, e que sofrerão, cada vez mais, a partir de agora, as consequências das contradições políticas e morais de seu apoio a Michel Temer e a Aécio Neves.

O pior adversário de Lula é o seu alto índice de rejeição, de 46%, segundo o Datafolha.

Por outro lado, os cenários do Datafolha para o segundo turno mostram que Lula explodiu teorias segundo as quais um candidato não poderia ter muito mais que um terço de rejeição, para poder se eleger num segundo turno.

Essas teorias devem ser atualizadas: num cenário altamente polarizado, como devem ser as eleições de 2018, uma rejeição inferior a 50% não impede uma vitória eleitoral. Se metade do eleitorado não suporta Lula, mas os outros 50%, mais um, votam nele, então Lula ganha a eleição.

Vale observar que a rejeição de Lula já foi maior: chegou a 57% às vésperas do impeachment de Dilma Rousseff, quando Sergio Moro vazou, criminosamente, os áudios do telefonema entre ele e Dilma, e a Globo e a Lava Jato passaram a bater no ex-presidente 24 por dia, visando neutralizar aquele que seria o único com capacidade política para desbaratar a conspiração golpista.

De lá para cá, a rejeição a Lula vem caindo: chegou a 44% ao final do ano passado,  e vem se mantendo nesse patamar.

Para impedir que a rejeição a Lula continue caindo, todavia, o consórcio mafioso entre mídia e judiciário precisa falar de Lula todos os dias, inventando novas denúncias ou arrancando menções ao ex-presidente em delações obtidas sob tortura e chantagem.

Mas aí a máfia dos conspiradores caiu em sua própria armadilha. Ao manter o nome de Lula no noticiário, eles consolidam cada vez mais Lula como o candidato preferido do eleitorado para 2018.

Enquanto a rejeição a Lula fica estagnada ou reflui, a de outros candidatos dispara. Por exemplo, enquanto a rejeição a Lula se mantém estável entre 44% e 46% há mais de um ano, a de Bolsonaro dobrou de tamanho, saindo de 15% em abril de 2016 para 30% hoje. O próprio Sergio Moro, que tinha rejeição de apenas 9% no ano passado, hoje já conta com 22% do eleitorado que não “votaria nele de jeito nenhum”.  A rejeição a Moro é maior que de João Doria, que é de 20%, e apenas ligeiramente menor que a de Luciana Genro e Ronaldo Caiado (24% e 23%, respectivamente).

 

Eu peguei os números do Datafolha divulgados hoje e os cotejei com a pesquisa detalhada feita ao final de abril último.  Neste período, nota-se uma consolidação dos números, com redução do número de votos em branco, indecisos e nulos. A crise política está fazendo o eleitor consolidar sua posição de maneira mais antecipada do que em outros momentos.

Eu considerei três cenários de segundo turno, Lula com Doria, Moro e Bolsonaro. Nos três, Lula ganhou dois pontos, e seus adversários também, ou seja, a diferença se manteve estável.

Vamos analisar o cenário mais difícil para Lula: uma disputa no segundo turno com Sergio Moro. Embora improvável, porque dificilmente Moro largaria a magistratura para se aventurar na política, é um exercício interessante.

 

 

 

Observe que Sergio Moro ganha somente entre o eleitorado masculino, morador de grandes cidades do “Sul maravilha” e com renda superior a 2 salários.

Lula, curiosamente, apresenta uma força impressionante entre o eleitorado mais jovem, até 24 anos: tem 45% pontos, contra 37% de Sergio Moro.

Talvez essa força na juventude seja a característica mais interessante a ser explorada pelos planejadores políticos de sua candidatura.

 

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Leda Denise Castro

28/06/2017 - 10h49

Seu otario você não vai conceguir

Leda Denise Castro

28/06/2017 - 10h46

Cascata Lula vai pra cadeia em Curitiba vai com o capeta já devia está la

Joao Alves Diniz

27/06/2017 - 19h49

Vai sonhando

Renisson Ib

26/06/2017 - 20h50

Essa parte de Marina e agora Bozonaro é estrategia da falha de SP pra depois passar os votos para um tucano como foi em 2014…

Rogerio

26/06/2017 - 14h25

Vocês tem de entender que todo esse ódio e proveniente de um preconceito latente que ainda reina na elite. O Lula deu esperança para o pobre, preto e nordestinos cursar uma faculdade. Deu a oportunidade de cursar um curso técnico. Deu a oportunidade de viajar para fora do país e fazer intercâmbio ou graduação. A elite não aceita isso. Ele pergunta: quem vai limpar meu banheiro? Quem vai lavar meu carro? Quem vai fazer minha comida ou tomar conta do meu filho?

Julio

26/06/2017 - 13h31

Miguel, suas analises são sempre oportunas. E isso é um elogio! Parabéns!

alencar jo

26/06/2017 - 13h16

MPF pede prisão do ex-presidente Lula e pagamento de R$ 87 milhões em multas no caso do triplex
Procuradores apresentaram alegações finais e querem que ele e outros seis réus sejam condenado pelos crimes de corrupção passiva, ativa e lavagem de dinheiro.

clara fagundes de oliveira

26/06/2017 - 13h09

Na mesma semana que o Lula vai ser preso é divulgado uma campanha dizendo que ele esta em 1º??????
Isso e para dizer para a população que a prisão e por motivos políticos.
Não é. O lula é bandido igual esses que roubam caixas eletrônicos e a prisão será por esse motivo e não por politica

Alex

26/06/2017 - 12h48

Sérgio Fragoso… Ó pergunte pro José Alencar qual é o remedinho que ele começou a tomar pra pressão dele.. ele tem uma receita de erva cidreira com maracujá… Mano: vc vai precisar!

    JOS ALENCO

    26/06/2017 - 13h17

    MPF pede prisão do ex-presidente Lula e pagamento de R$ 87 milhões em multas no caso do triplex
    Procuradores apresentaram alegações finais e querem que ele e outros seis réus sejam condenado pelos crimes de corrupção passiva, ativa e lavagem de dinheiro.

    PRIMEIRO ELE TEM QUE ARRUMAR 87 MILHOES… ANTES DE MAIS NADA..

Alex

26/06/2017 - 12h42

José Alencar???? Ó manoveiooo, pode estocar seu remedinho pra pressão arterial… Vai bater no teto, cuidado… Compre maços de erva cidreira capim e misture com maracujá.. pra ajudá-lo a não infartar! O Sapo Barbudo vem aí.. pode chorar, espernear, vociferar.. rezar pra Santo Moro de Curitiba… Não tem jeito … Santo Inácio é muito mais forte… São Luís.. mais ainda. Fora os “santos Silva” deste Brasil adentro

    alencar jo

    26/06/2017 - 13h07

    sapo barburo vem a com dinheiro de quem ??? voces nao conseguem manter esse lixo de brog… como vaoarrumar 200 milhoes p campanha ?? kkkkk
    os doadores estao kebrados e presos..

    sapo barbudo esta falido.. como vai pagar os 80 milhoes que o MP quer ???

    ham ??

    bolsonara presidente.

JOSE ALENSCAR

26/06/2017 - 12h08

20 E POUCOS COMENTARIOS ????
KKKKKK
FALIU IGUA O PT

POE FOTO DO MORO .. SO ASSIM P TR AUDIENCIA..

MORO PRESIDENTE .. LULA PRESIDIARIO

aparecido figueiras

26/06/2017 - 11h45

A certeza e tão grande que lula estará preso em 2018 que domingo passado teve uma reunião com Boulos, Lindeberg, tasso genro, integrantes do psol e da rede para planejar as eleições de 2018. Isso sem o Lula saber de nada. Na segunda feira Lindeberg encontrou o Lula e não comentou que teve essa reunião na noite anterior. Integrantes do PT chamaram quem foi na reunião de desonestos e traidores. Lula já tem tanto problema com a justiça e agora vai ter que se preocupar com as facadas nas costas de pessoas próximas. Lula chamou Lindenberg de moleque sem futuro. É rei morto rei posto diz o ditado. Paloocci foi condenado hoje de manha a 12 anos. Imagina a condenação do Lula??? Será para mais de 20 anos

Sérgio Nunes Fragoso

26/06/2017 - 14h15

Kkkkkkkkkkk , só rindo mesmo!!!!
Olhando os concorrentes adversários não me admira mesmo!!!
Mas sinceramente não acredito nesta reportagem, importante perguntar como um partido político Rejeitado pela Grande Maioria da população nas últimas eleições, quase chegado ao extermínio passa a ser magicamente de uma hora pra outra campeão das intenções de voto!!!!

    Jorge L. Moreira

    26/06/2017 - 14h20

    rejeitado pela maioria nas últimas eleições ??? Só pra te avisar q a DILMA ganhou as eleições. Ganhou de gente como vc q queria um gângster no governo.

    Sérgio Nunes Fragoso

    26/06/2017 - 14h24

    Kkkkkkkk tu anda ruin de memória amigo Jorge L. Moreira, o PT foi sim quase varrido do cenário nacional nas últimas eleições municipais, execrado em todo o país, inclusive nos estados onde tiveram apoio para eleger com as calças na mão a dupla de bandidos Dilma/Temer

Vicente

26/06/2017 - 11h07

A juventude vota em Lula porque não assiste a Globo e suas mentiras. E essa tendência será maior a cada dia. Não adianta inventarem acusações ridículas de barco de lata e etc. Como é que o cara é dono de um apartamento que visitou uma única vez, não tem as chaves e a OAS, dona no papel, deu como garantia pra Caixa? Palhaçada. Vamos aceitar esse outro golpe em silêncio?

Misael Eduardo Fernandes

26/06/2017 - 13h42

GREVE GERAL DIA 30!

Carlos M M Porto

26/06/2017 - 13h28

Datafalha?!?! Hahahaha

Jackson David Boldrini

26/06/2017 - 13h21

O Datafolha mente! Tem muito candidato com os números inflacionados. Baseado em que a Marina tem tantos eleitores? Se sempre aparece 1 ano antes das eleições????

Lourival Godoy

26/06/2017 - 13h17

E alguem acredita? Acredita.

Maria Aparecida Dutra de Oliveira

26/06/2017 - 13h12

Lula lá 2018!

NelsonDolá Sgarbosa Sgarbosa

26/06/2017 - 13h06

Eu não confio nessa pesquisa! Será que no Brasil tem mais de 50% de burros e analf.?

Celso Rogerio Costa Costa

26/06/2017 - 12h57

COM MENTEM ESTES IDIOTAS PETISTAS. TODOS NA CADEIA.

    Mandarim

    26/06/2017 - 10h13

    Cala o cu, Frangopuro!

    Glaucia Bon

    26/06/2017 - 13h36

    Você é um midiota…. relincha midiota… O que voc~e fez com a camiseta “Eu não tenho culpa. Eu votei no Aécio”??? Porque a panela todos sabemos que você enfiou no raob e está com o cabo saindo pela boca

    Celso Rogerio Costa Costa

    26/06/2017 - 14h32

    Relincha idiota petista eu não voto em nenhum vagabundo tudo o que ai é reflexo dos PETISTAS que falavam em ética. Comunista não tem ética e não respeito pelo ser humano. FDP.

    Atreio

    26/06/2017 - 12h04

    4 nomeS?
    heita desespero,,….

    bom dia, kinzinho.
    tenta amar alguem hj!

    sem crime, sem imepachmwent.
    DILMA VOLTA.
    janot não irá afundar na lama abraçado com MT da mala e aécio matador……O impeacment sem crime será anulado.

    Renisson Ib

    26/06/2017 - 20h55

    Olha o nível desse Celso… um dos problemas do país tá nesse nível de eleitores ou “críticos políticos” em baixaria, sabe nada o que está falando mas solta suas bobagens junto com ódio que plantaram no país nos últimos anos e o país vai afundando nessa mediocridade de eleitores.

Luiz Carlos P. Oliveira

26/06/2017 - 09h57

Esse coxinha não acha que a Folha manipula a favor do Lula. ELE TEM CERTEZA! Não tente entender o qie se passa na mente de debilóides, pois isso é impossivel compreensão. Nem Freud conseguiria fazer uma análise destas mentes deturpadas pelo ódio exacerbado.

Wanja Costa

26/06/2017 - 12h52

Papuda House! !!kkkkk

Paulo L Maia

26/06/2017 - 12h38

Gilberto Pelinson Ximenes

26/06/2017 - 12h37

A culpa é da pesquisa eleitoral. …..UFA…. ENFIM ENCONTRAMOS O PROBLEMA

Luiz Antonio Briotto

26/06/2017 - 12h32

Inelegivel…. Ficha suja….. Ladrao

    Andre Felipe Fukk da Silva

    26/06/2017 - 12h35

    nossa, porque os candidatos de direita são bem limpinhos né? pelo menos não tem nada provado contra o Lula, já a corja do psdb, pmbd e etc…

    Mandarim

    26/06/2017 - 10h21

    Luiz Briocco, isso gosta de emprestar o brioco…

    Glaucia Bon

    26/06/2017 - 13h35

    A direita xucra… tem que ter fake para fazer papel de imbecil

Renato Bloisi

26/06/2017 - 12h30

Danilo Dantes

26/06/2017 - 09h24

A esquerda que aplaude o Datafalha, que sempre manipula as eleicoes. Que vergonha desta esquerda vira-lata. Uma esquerda de verdade deveria ignorar o PIG completamente e tudo o que vem do PIG. Nao aprendem nunca.

    João Batista Kreuch

    26/06/2017 - 09h41

    Você acha que a Datafolha está manipulando a favor de Lula???

      Marcos

      26/06/2017 - 10h11

      João Batista, a burrice e o ódio desses coxinhas é algo inacreditável.
      Os caras são doentes, psicopatas.

Emerson Lins

26/06/2017 - 12h23

Essas pesquisas só serve contra ele…lembremos que parte da população ainda aceita Temer por causa do Lula.


Leia mais

Recentes

Recentes