Temer na Noruega: fiasco e humilhação
por Redação — publicado 23/06/2017 10h35, última modificação 23/06/2017 11h30
Acossado por denúncias, presidente buscou agenda positiva, mas encontrou protesto, cometeu gafe e viu governo estrangeiro cortar financiamento ao Brasil
Fotos: Haakon Mosvold Larsen / NTB scanpix / AFP
Michel Temer e Solberg
Acossado pela iminente denúncia de corrupção que será feita pela Procuradoria-Geral da República, o presidente Michel Temer fez nesta semana uma viagem internacional na tentativa de criar uma “agenda positiva”. Após uma passagem inócua pela Rússia de Vladimir Putin, Temer chegou na quinta-feira 22 à Noruega. A empreitada pessoal terminou em fiasco e humilhação internacional para o Brasil.
Nesta sexta-feira 23, em compromisso oficial em Oslo, capital da Noruega, Temer se confundiu duas vezes na mesma frase e cometeu uma gafe. Ao agradecer a hospitalidade das autoridades locais no nome da primeira-ministra Erna Solberg, Temer afirmou que a visita, apesar de rápida, iria estreitar os laços entre os dois países, e mencionou que visitaria o “parlamento brasileiro” ao lado do “rei da Suécia”, outro país escandinavo. Na realidade, Temer visitaria o parlamento norueguês ao lado do rei da Noruega, Harald V.
Um pouco antes, Erna Solberg não se constrangeu em recriminar o Brasil pelos casos de corrupção. Após reunião com Temer, a premiê norueguesa afirmou a jornalistas que conversou com o colega brasileiro sobre o tema. “Estamos muito preocupados com a Lava Jato. É importante fazer uma limpeza”, disse Erna Solberg, citando o momento de “turbulência” pelo qual passa o Brasil. Após a gafe sobre o monarca local, Temer afirmou que “as instituições funcionam com regularidade extraordinária e liberdade”.
A premiê da Noruega fez os comentários apesar de uma empresa norueguesa, a Sevan Drilling, ter aparecido na Lava Jato. Segundo reportagem publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo em janeiro de 2016, a Sevan Drilling pagou cerca de 140 milhões de reais em propina para corromper funcionários da Petrobras.
Meio ambiente
Na quinta-feira 22, o encontro de Temer com as autoridades norueguesas provocou um episódio de humilhação internacional ao Brasil. Em novembro, dados oficiais do governo brasileiro mostraram que entre agosto de 2015 e julho de 2016, o País destruiu quase 8 mil quilômetros quadrados da floresta amazônica, um aumento de 29% em relação ao levantamento anterior.
Os dados preocuparam o governo da Noruega, principal país financiador do Fundo Amazônia, com repasses que chegam a 2,8 bilhões de reais. Antes da chegada de Temer, em entrevista à Deutsche Welle, parceira de CartaCapital, o ministro do Meio Ambiente na Noruega, Vidar Helgesen, fez críticas abertas ao Brasil e lembrou que o programa de doação à preservação da Amazônia “é baseado em resultados”. “O dinheiro é repassado se o desmatamento é reduzido, e foi o que vimos nos últimos anos. Isso significa que se o desmatamento está subindo, haverá menos dinheiro”, afirmou Helgesen.
Na quinta-feira, veio o resultado. Com Temer no país, o governo da Noruega anunciou o corte de metade do repasse anual ao Fundo Amazônia. Serão cerca de 170 milhões de reais a menos para a proteção da floresta brasileira. Helgesen falou sobre o caso em Oslo, ao lado do ministro do Meio Ambiente brasileiro, Sarney Filho (PV). Em entrevista coletiva, Sarney Filho culpou o governo Dilma Rousseff pelo desmatamento e não deu garantias de que haverá mais preservação da Amazônia. “Apenas Deus poderia garantir isso. Mas eu posso garantir que todas as medidas para reduzir o desmatamento foram tomadas. Nossa expectativa e esperança é que diminua”, afirmou.
“É uma decisão humilhante para os brasileiros. O país pediu dinheiro para reduzir o desmatamento, mas o que está acontecendo é o contrário”, disse à Folha de S.Paulo Jaime Gesisky, da organização não-governamental ambientalista WWF. Nesta sexta-feira, manifestantes ambientalistas brasileiros e noruegueses protestaram contra Temer.
Uma das bases de sustentação do governo Temer é a bancada ruralista na Câmara e no Senado. O Congresso aprovou nas últimas semanas alterações nas medidas provisórias 756 e 758 que reduzem a proteção em unidades de conservação na Amazônia e estuda um projeto de lei que afrouxa as regras do licenciamento ambiental. Em carta enviada a Sarney Filho (PV), Helgesen já havia manifestado preocupação com essas medidas.
Diante da pressão, inclusive internacional, Temer vetou totalmente a MP 756 e sancionou com vetos a MP 758. As medidas irritaram os ruralistas e há rumores de que o governo, tentando se salvar diante das denúncias de corrupção, pode enviar um projeto de lei ao Congresso nos mesmo teor da MP 756.
Para completar o calvário de Temer na Noruega, sua visita está sendo em grande medida ignorada pela imprensa local. Segundo o jornalista Jamil Chade, correspondente do Estadão, o primeiro discurso de Temer em Oslo foi acompanhado por apenas um jornalista local, que estava em sua “terceira cobertura desde que se formou na universidade”.
a.ali
25/06/2017 - 23h56
O mortício “tentando” fechar o casaco…
Carrie Coleman
26/06/2017 - 02h17
Típico de uma elite inculta e medíocre!
Donizete de Aguida
25/06/2017 - 08h30
E o Miguel do Rosário, que fez a cobertura do seu presidente!…kkkkk
Brasil
24/06/2017 - 21h18
Prezados, boa noite. A situação é tão cruel que não poupa nada nem ninguém neste país. O golpe, adormecido por algumas décadas voltou com uma formulação tão intensa e nefasta que não poupa uma única parte da nossa economia política ou cultura. A política e economia está às claras. Mas é a cultura? Há décadas não temos nada, nada de novo ou de qualidade na música por exemplo. Não que não tenhamos atores nestas vastas posições culturais. Vou focar na música. A mídia há décadas só admite brega e sertanojo. Onde estão nossos novos Miltons, Caetanos e chicos? E Noeis, pixinguinhas e Adonirans? O nosso produto de exportação agora é Anita? Deus nos livre. A moça se apresenta como uma prostituta de palco. Este é nosso representante cultural?
Luis Brito
24/06/2017 - 22h38
Um macaco com uma espingarda não faz tanta m…
Lu Venturi
24/06/2017 - 19h32
fora Temer
Antônio Alves
24/06/2017 - 17h56
Esse cara não representa o povo
Cyro Leite
24/06/2017 - 17h12
Esta figura asquerosa, que nos envorgonha, fugiu do Brasil para fazer palhaçadas fora e com o nosso dinheiro. Vamos derrubar este golpista e toda a sua camarilha de safados, espalhada em todas as instâncias corruptas do país.
Isabel Vianna
24/06/2017 - 12h05
Diziam q a Dilma era uma anta…chamavam ela de tudo e mais um pouco. Era só a Dilma e o Lula dar um peido q os teleguiados saiam às ruas para protestar
Paulo Piza
24/06/2017 - 11h24
Diga aí Marcela!A quanto tempo o Temer não dá uma dentro?
Afonso Schroeder
24/06/2017 - 08h14
Cada dia a mais com este chefão do Brasil com sua gangue “Michel Temer” sabotador, golpista, traidor, mentiroso, corrupto vem prejudicando as atividades econômicas e sociais por todo Brasil e ate nos estrangeiros.
Vemos em todos os setores da economia andando de ré mas o ilustre “Michel Temer” tenta afirmar gastando milhões em publicidade nos meios de comunicação dizendo que tudo vai se recuperando. Onde está esta recuperação? O Brasil de abril/2016 para cá só vemos retrocessos econômicos e sociais e enganações com golpistas e traidores tentando se manter no poder político! Renuncia já de Michel Temer e toda sua quadrilha.
Geraldo Gusmao
24/06/2017 - 10h44
Como fica a cabeça dessa coruja velha com tanto vexame e ainda continua teimando a ficar . Por que não pede pra sair . Já chega não presta. É corrupto maioral . E mentiroso .
Regina Claudia Santos
24/06/2017 - 09h26
Esse homem foi colocado no poder para fazer o trabalho sujo. Não importa pra ele ser impopular ou não. A questão é se o povo vai deixar? Só o povo tira esse homem da presidência.
AK Michaelsen
24/06/2017 - 08h01
A Noruega nem deveria ter recebi este lesa pátria!
Jairo
23/06/2017 - 23h49
A Noruega é um país sério, não é lugar para um farsante pisar. Foi um fiasco para o Brasil, vendo Temer passar por um carão ao lado primeira ministra norueguesa Erna Solberg que apenas falou o que deveria ser dito, sem papas na língua. A Amazônia é outro caso que pode por em risco à soberania nacional, quando os países que investem na causa ambiental no Brasil, resolverem não investir mais e proporem a desapropriar nossa floresta na ONU, por que nossas autoridades se apresentam incompetentes em preservá-la. Para isso, basta um boicote internacional ou uma invasão militar orquestrada pelos Estados Unidos.
Johne Wayne COliveira
23/06/2017 - 23h30
Temer é indefecável….não quer sair mesmo….
José Fernando Lopes
24/06/2017 - 01h50
FIASCO É MUITO POUCO, FOI UMA GRANDE BOSTA!!!O REI DA SUÉCIA?
Oblivion
23/06/2017 - 21h31
Sugiro a leitura da reportagem “Noruega , o país mais próspero do mundo”, inclusive texto de Jamil Chade, do Estadão : http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,noruega-o-pais-mais-prospero-do-mundo-imp-,1153141
Esse texto é primordial principalmente para os coxinhas que se sentem informados pelo facebook e pelo jn. Destaco dois trechinhos: “Estatais. Mas o modelo norueguês também tem outro componente: a forte presença do Estado em praticamente todos os campos da economia” e ” o capitalismo de Estado fez com que economistas ironizassem a situação chinesa. Uma piada contada entre analistas aponta que, no fundo, o modelo desenvolvido pelo Partido Comunista Chinês nos últimos dez anos não passa de uma cópia do modelo norueguês existente há meio século. Hoje, o Estado controla a petroleira Statoil, o grupo de telecomunicações Telenor, a fabricante de fertilizantes Yara, e o maior banco do país, o DnBNor”.
Só mais um comentário, para a Dilma e para o Lula a imprensa tradicional tupiniquim era cruel com qualquer deslize ou pequena gafe. Eles sempre tiveram vergonha do ex-torneiro mecânico presidente, da mesma forma que ridicularizavam a Dilma por qualquer frase meio torta (lembro da mandioca e do vento, por exemplo). Agora que conseguiram depor a Dilma com o golpe e colocar no lugar aquele que consideravam “erudito”, “constitucionalista”, “mestre na arte de fazer costuras políticas”(hoje sabemos que tipo de costuras né…) e que até era quase bonito, eles se calam. Mas é claro, o asno pomposo é a imagem e semelhança da plutocracia brasileira.
Oparaisodosricoéaqui
25/06/2017 - 11h39
Muito bem. 100% de acordo.
Luiz Antonio Briotto
23/06/2017 - 23h09
Carta Capital … Aquela que o Mantega pediu para acudiren com dinheiro roubado do povo.
Parabéns O Cafezinho
Regina Claudia Santos
24/06/2017 - 09h23
???????
Gerson Pompeu
24/06/2017 - 09h33
Mais um babaca covarde usando perfil falso para dizer idiotices.
Luiz Antonio Briotto
24/06/2017 - 12h34
Chupem ….. Otários ….. Essa é a imprensa de vocês …
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/04/1875168-lula-e-mantega-pediram-ajuda-a-carta-capital-dizem-delatores-da-odebrecht.shtml
Nelson Gomes
23/06/2017 - 21h45
Ou seja Temer foi Temer.
Paulo Ribeiro
23/06/2017 - 19h37
CAGÃO OFICIAL OU MELHOR OTÁRIO OFICIAL.
Francis Bragança Dos Anjos
23/06/2017 - 19h30
É UMA VERGONHA PARA NÓS BRASILEIROS ESSE HOMEM! NÃO PASSA DE UM GOLPISTA, CORRUPTO MENTIROSO, FRACASSADO, FORA DOSEU TEMPO, QUE POR SER VAIDOSO E PREPOTENTE, PENSA QUE ENGANA OS BRASILEIROS!
Francisco Cabreira
23/06/2017 - 16h22
O comentário de Cícero está perfeito, não existem mais palavras para descrever o “passeio” de Temer, começa que ele não sabia onde estava e nem com quem iria falar…sua insignificância era tanta que os políticos nem perderam tempo em corrigí-lo, simplesmente riam… O que devem estar fazendo com relação ao Brasil. Para quem não sabia a diferença entre 1º mundo e 3º mundo…o golpista Temer mostrou…
Glaucia Bon
23/06/2017 - 19h16
è muita vergonha
Cícero
23/06/2017 - 16h00
Investigado por crime de corrupção, prevaricação e formação de quadrilha, rejeitado por 95% da população, capacho das elites nacionais e inimigo algoz do povo brasileiro, Temer será lembrado no futuro como uma das páginas mais sujas e tristes da história política do Brasil.
No plano internacional, o presidente usurpador envergonha e apequena a nação brasileira. Na sua aventura ociosa fora do país, iniciada na segunda-feira (19), ficou evidente o desprezo que líderes do mundo dispensam ao golpista brasileiro. Ignorado pela mídia estrangeira e por autoridades, Temer ficou reduzido a um visitante inexpressivo, dada à sua insignificância no contexto das relações internacionais. Os povos das nações desenvolvidas, os quais em sua maioria são bem informados, sabem distinguir muito bem um golpista sem moral de um governante de verdade… Quanta diferença o tratamento dado a Lula por outros governantes, durante suas viagens pelo mundo!!!
Na Noruega, Lula foi recebido com festa pelo rei Harald V e a rainha Sonja no Palácio Real da Noruega, onde uma multidão de brasieleiros e noruegueses se aglomerou para vê-lo, aos gritos de “olé, olé, olá. lulá, lulá”. Ao lado de dona Marisa, da rainha Sonja e do do rei Harald V, Lula cumprimentou os brasileiros, posou para fotos, deu autógrafos e foi ovacionado pela multidão que ali se encontrava. Já o golpista Temer, ao desembarcar em Oslo, capital da Noruega, nesta quinta-feira 22, só encontrou na base aérea o chefe do aeroporto local. Foi constrangedor !
Na Rússia, Lula foi recebido com honras militares pelo presidente Vladimir Putin. Na ocasião, Lula e dona Marisa ficaram hospedados na residência oficial do Kremlin, sede do governo russo. Já o golpista Temer foi visivelmente ignorado pela mídia russa e pelo presidente Vladimir Putin. Além disso, Temer ficou hospedado num hotel, e não no Kremlin.
Na Suécia, Lula foi recebido pelo Rei Carlos XVI e levado ao Palácio Real da Suécia numa carruagem sentado ao lado do rei, enquanto outra carruagem conduziu dona Marisa e a rainha Sílvia. No trajeto, Lula e dona Letícia foram muito aplaudidos por populares. E assim se deu mundo afora: Estados Unidos, Itália, Alemanha, Dinamarca, Espanha, Israel, etc. Por onde passou, Lula foi bem recebido, homenageado e enaltecido pelos seus anfitriões.
Já o golpista Temer, na iminência de ser denunciado pela PGR por corrupção passiva, organização criminosa e obstrução à Justiça, envergonha e desonra a nação brasileira por onde passa, sendo reprovado e preterido por líderes do mundo inteiro. Seu cinismo, sua hipocrisia, indignidade e estupidez ingênita, além da deformação de caráter somados à sua miséria moral desdouram e maculam a imagem da nação brasileira no plano internacional.
Mesmo rejeitado por 95% da população brasileira, o golpista Temer insiste em se manter no Poder abraçado a outros políticos fartamente delatados na lava jato, velhos conhecidos da crônica policial, vigaristas veteranos, que fazem da política nacional um antro de chicanas e trapaças, coordenados pelo degenerado clã dos Ramphastos Toco.
Porém, como dizia Charles Chaplin, nada nesse mundo é permanente !!! Assim, mais cedo ou mais tarde o pesadelo Temer acabará. Então, será imperioso que se convoquem eleições diretas para que assim sejam restabelecidas a paz e a ordem social, e o país retome o caminho do desenvolvimento, da prosperidade e da justiça social.
LULA é o nome dele !!!! Lula, para o Brasil voltar a crescer, e o povo voltar a sorrir.
Jair Carvalho
23/06/2017 - 15h47
Quem descarrilou dos trilhos da ética e moral ou nunca esteve neles, não tem condição nenhuma de propor “colocar o país nos trilhos”.
Jair Carvalho
23/06/2017 - 15h45
Quem descarrilou dos trilhos da ética e moral ou nunca este neles, não tem condição nenhuma de propor “colocar o país nos trilhos”.
Rita Freitas
23/06/2017 - 18h23
Porquê esse homem não volta pra casa e acaba com esse calvário?
Atreio
23/06/2017 - 15h17
tácito: já babou o golpe, ninguem mais topa estar na foto ao lado de golpista.
faremos nossa parte. se ele não sai: tiraremos ele, mamá do joesley e MTzinho da malinha de lá….
o Brasil é nosso. tomemos as rédeas.
sem crime, sem imepachment.
DILMA volta – canalhas em brasilia sentem e já sem mijam de medo.
Iraque Melo
23/06/2017 - 18h02
Culpa do FIDEL CASTRO e do LENIN !!
Carmem Stewart
23/06/2017 - 18h00
Se a questão era sair caos que implantou no pais, poderia visitar lideres em comum:
Honduras, Paraguai, Turquia todos tem a democracia e Constituição esculhambadas.
Regina Nilson Filho
23/06/2017 - 17h48
Os idiotas, somos só nós, brasileiros, que aguentamos um Presidente golpista, envolvido em corrupção e outros escândalos, passivos! Existe vida decente, inteligente e atenta, em outros países!
Geraldo Gusmao
24/06/2017 - 10h48
Aguentando ou não , não tem quem arranca o golpista de lá todos que estão em redor dele é igual a ele . Será que não tem um ser humaninho pra arrancar de lá nem que seja a ponta pé.
Mário Ferreira
23/06/2017 - 17h36
Com o postiço poderia ser diferente?
Roselaine Chiari Cesarino
23/06/2017 - 17h35
Temer, pare de nos envergonhar.
Paulo L Maia
23/06/2017 - 17h31
Marilourdes Castro
23/06/2017 - 17h29
Bem feito.
orlando
25/06/2017 - 11h41
OK