Menu

Viomundo: o provincianismo da Folha na cobertura das Diretas Já

Manifestação pelas Diretas Já neste domingo, em Porto Alegre  Foto: Movimento Diretas Já Na manifestação pelas Diretas Já que reuniu mais de 100 mil na Praia de Copacabana, nós aqui n’O Cafezinho analisamos a cobertura do evento pelos jornais da chamada grande mídia. Ontem, foi a vez do Luiz Carlos Azenha, que expôs no Viomundo […]

8 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Manifestação pelas Diretas Já neste domingo, em Porto Alegre 

Foto: Movimento Diretas Já

Na manifestação pelas Diretas Já que reuniu mais de 100 mil na Praia de Copacabana, nós aqui n’O Cafezinho analisamos a cobertura do evento pelos jornais da chamada grande mídia. Ontem, foi a vez do Luiz Carlos Azenha, que expôs no Viomundo a maneira “antenada” com a qual a Folha de São Paulo cobriu as manifestações deste domingo com multidões e Salvador em outras grandes capitais do país, entre elas São Paulo, Porto Alegre e Recife.

Abaixo, o texto no Viomundo.

por Luiz Carlos Azenha

Todo o provincianismo de um jornalão paulista, exposto na capa de segunda-feira

Milhares de brasileiros foram às ruas ontem em Salvador, Recife, São Paulo e Porto Alegre pedindo Diretas Já.

A imagem mais impressionante do dia se deu no Farol da Barra, na capital da Bahia, durante o show de Daniela Mercury.

Além de demonstrar que a palavra de ordem ganha tração nacional, os eventos serviram também para demonstrar o provincianismo daquele que se acredita o mais “antenado” dos diários brasileiros, a Folha de S. Paulo.

A capa da primeira edição desta segunda-feira é um primor do paulistismo.

Começa pela manchete: “Gilmar vê pressão sobre o Judiciário”.

De novo, Gilmar Mendes, o ministro tucano do Supremo Tribunal Federal, ganhou generoso espaço para defender sua atuação durante o julgamento da chapa Dilma-Temer no TSE.

Sob a manchete, a notícia realmente “importante” para a Folha: o novo ataque de Geraldo Alckmin e João Doria à cracolândia, agora situada a apenas alguns quarteirões da sede do jornal, que fica na Barão de Limeira, no centro de São Paulo.

Notícia dada com um viés claramente governista: “Nova operação contra o crack veta barracas no centro de SP”.

Notaram? A operação foi contra o crack, a droga maligna. Segundo a chamada, “a partir de agora, diz o poder público, não será mais permitido montar barracas na praça ou em qualquer outro ponto do centro. O objetivo é inibir a presença de traficantes em meio aos dependentes”.

O título sugere a invisibilidade dos dependentes, o texto sugere que a operação foi uma tentativa de protegê-los.

A verdade é que a operação deixará milhares de dependentes de crack expostos ao frio no inverno rigoroso de São Paulo, vagando pela cidade atrás da droga.

É marquetagem fuleira vendida como ação de saúde e segurança da dupla Alckmin-Doria, um regresso aos anos pré-Vargas, de Washington Luís, a quem é atribuída a frase “a questão social é um caso de polícia”.

As Diretas Já foram parar numa foto-legenda no pé da página 6, uma imagem que mostra uma manifestação esvaziada em Recife.

O protagonismo das mulheres e dos negros brasileiros, expressa nas fotos acima — dos Jornalistas Livres,  Mídia Ninja e Guilherme Santos, do Sul 21— sumiu. Eles são tão invisíveis quanto os dependentes do crack.

Não por acaso, vivemos no país em que um ministro da mais alta corte fala em “negro de primeira linha” e o Planalto é ocupado pela primeira dama “bela, recatada e do lar”.

É o país em que o povo nas ruas não conta, a não ser quando associado aos interesses da elite econômica, onde literalmente “reinam” os gilmares e suas manobras de bastidores.

Apoie o Cafezinho

Luis Edmundo

Luis Edmundo Araujo é jornalista e mora no Rio de Janeiro desde que nasceu, em 1972. Foi repórter do jornal O Fluminense, do Jornal do Brasil e das finadas revistas Incrível e Istoé Gente. No Jornal do Commercio, foi editor por 11 anos, até o fim do jornal, em maio de 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Alencar

20/06/2017 - 14h49

O estado de S. Paulo usa a mesma tatica que o ministro da propaganda da Alemanhga Nazista (Joseph Goebbels) utilizava entre 1935 a 1945 ! A desinformaçao ,propaganda(manipulaçao de imagens, o “blakout” dos eventos cntrarios à politica da época,as mentiras como cansamos dever na Veja por exemplo,o Nazismo sopode gerar mediocridade e mêdo como êsses que se dizem jornalista ,e na verdade sao lacaios da imprensa golpista que ja tem uma opiniao definida. Os movimentos derua sao deturpados para elogiar mediocres como Doria e assassinos como Alkimim e Gilmar Mendes,mas o povo nao é cego e um dia vai chegar a vêz de passar o rodo nessa imprensa mal odorante e parcial!

Joao Gregorio Filho

15/06/2017 - 21h48

Está acontecendo um problema que não é solucionado porque as soluções são muito lentas.
Não temos dúvida que o povo é quem manda. Más, manda como? Estamos a mais de dois anos ouvindo as piores coisas dos políticos, tipo estas desonestidade do Temer e nada é feito para acabar, de vez, com a posse possessiva do cara.
Eles, os políticos também nada fazem para acelerar o final dos desmandos. Desmandos que dizem a eles também. Aonde vamos chegar?

pedro venvenuto da silva

14/06/2017 - 08h47

com temer estar muito pior governo que nao gosta de pobre e de muileher

Rachel

13/06/2017 - 15h01

Na mosca! E comentar o q ? Só perguntar: até qdo?

Luiz Antonio Briotto

13/06/2017 - 16h53

Como é que foram eleitos os últimos Presidentes ???

Nando Gaia

13/06/2017 - 16h27

Diminuiu a turminha comunista,depois que o presidenteTEMER cortou o pixuleco desses blogs mamadores,tirou a tetinha da esquerda.

Mara Ramos Santos

13/06/2017 - 13h22

Ea punhetera mídia suja não diz nada, esconde os fatos .

Dantis Wal

13/06/2017 - 13h19

A globo age como em 84 , esconde tudo,


Leia mais

Recentes

Recentes