Menu

TSE arquiva processo contra chapa vencedora das eleições presidenciais de 2014

(Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil) Após dois anos e meio remoendo o processo contra a chapa Dilma/Temer, através de iniciativas do próprio Gilmar Mendes, presidente do tribunal, produzindo enorme instabilidade política no país, o TSE decide, por quatro a três, arquivar o caso. Foi tudo uma palhaçada. Uma brincadeirinha de mal gosto, conforme disse Aécio, para […]

60 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Brasília - O presidente interino Michel Temer cumprimenta o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, no lançamento do Plano Agro Mais, no Palácio do Planalto (Antonio Cruz/Agência Brasil)

(Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

Após dois anos e meio remoendo o processo contra a chapa Dilma/Temer, através de iniciativas do próprio Gilmar Mendes, presidente do tribunal, produzindo enorme instabilidade política no país, o TSE decide, por quatro a três, arquivar o caso.

Foi tudo uma palhaçada. Uma brincadeirinha de mal gosto, conforme disse Aécio, para “encher o saco do PT”.

Agora não interessa mais, ao golpe, levar adiante a cassação. O plano B não precisa ser levado adiante, já que o plano A deu certo.

Não há vencedores na decisão do TSE. O processo não deveria ter existido, porque é absurdo que a atuação do TSE se preste ao jogo político-partidário.

Se não há vencedores, há um perdedor: a democracia e o Brasil. Michel Temer, o traidor, o usurpador, o golpista, permanece à frente da presidência, liderando o mais acelerado processo de destruição de um país já visto na história recente de qualquer país que não esteja em guerra.

A vergonha é ainda maior porque Gilmar Mendes, ao longo de todo o processo, não teve nenhum escrúpulo de parecer isento: frequentou inúmeras vezes as residências oficiais de Michel Temer, pegou carona em aviãozinho com Temer. E isso depois de ter feito o mesmo com os artífices do golpe, nas semanas e meses que antecederam o impeachment.

O julgamento do TSE ofereceu apenas um espetáculo deprimente, de juízes vaidosos, egoístas e midiáticos, nenhum deles preocupado com a democracia, que deveria ser a principal joia a ser protegida por uma instituição que custa tão caro aos cofres públicos.

Entretanto, mesmo discordando frontalmente da maneira como foi conduzido todo esse processo no TSE, eu considero que a decisão foi a menos pior possível. Esse processo deveria ter sido arquivado mesmo, porque não havia sentido anular uma eleição presidencial que mobilizou mais de 140 milhões de eleitores, com base em delações sem provas e historietas mirabolantes.

O judiciário, com essa votação, provou uma outra teoria: só há crime político no Brasil se envolver o PT. Se envolver os amiguinhos da mídia, pode-se fazer de tudo.

Como votaram os ministros: A favor da cassação: Herman, Luiz Fux e Rosa Weber. Contra: Napoleão Maia, Admar, Tarcísio Veira e Gilmar Mendes.

***

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Rodolfo Souza

12/06/2017 - 15h34

circo sem lona !!!

Bob

11/06/2017 - 00h18

Embora tenha sido por caminhos tortuosos a decisão do TSE fez justiça à ex-presidenta Dilma Rousseff, tão perseguida pela mídia, legislativo e judiciário. Com a não cassação da chapa segue acesa a luta contra esse golpe maldito, que sem encontrar um crime ( real ) de responsabilidade apelou para uma patética “pedalada” fiscal, artifício esse utilizado por 10 entre 10 políticos com essa prerrogativa. O próprio vampiro logo após assumir fez uma Mega pedalada de 100 bilhões e ficou por isso mesmo, não veio ao caso. Existe uma possibilidade real de reversão do impeachment no STF em processo impetrado por D.R. ( chance remota, é verdade, mas real ),que dependerá muito da mobilização popular e demonstração de força. A democracia está em cheque, se capitularmos eles se sentirão fortes para em futuro mais ou menos próximo reeditar o mesmo enredo.
A direita ( Aécio, temer etc ) abriu a caixa de Pandora e já está colhendo os primeiros malefícios. Já o “Bento Carneiro” vai fritar muito antes de virar cinzas.

Helcio Reis

10/06/2017 - 23h01

Estão brincando com o sentimento do povo
Mais o gigante está atolado na corrupção

maria do carmo

10/06/2017 - 15h41

Essa foto Gilmar Mendes apertando a mao de Temer ladrao, mostrando os dentes e abanando o rabo e indecente, aliaz deve ter vocacao para capacho, pois todas as vezes que se ve diante de autoridade e sempre igual do resto e sempre com aquela cara de cachorro buldogue, com labios caidos, emburrado, pelo jeito se sente importante perto de autoridade…Que pequenez do ministro?…de Mato Grosso! Que asco!

Mirtes

10/06/2017 - 12h15

Concordo contigo, com algumas ressalvas. Mas, gostaria de saber, qual é seu real problema com o Haddad, o que deu origem àquele artigo dentro do artigo, tão pouco elegante?

Mirtes

10/06/2017 - 12h09

Qual é seu real problema com o Haddad?

Maria Freitas

10/06/2017 - 14h35

Se a chapa nao teve fralde se a dilma nao cometel pedalada fiscal nao recebeu propina o qui impede de anular esse impitima

Denise Nunes

10/06/2017 - 14h11

Depende do para que e/ou para quem. O resultado já sabíamos.

Sonia Kemp

10/06/2017 - 14h08

agora quem vai pagar o prejuizo que o etado teve com a brincadeira do gilmar e aecio, alguem tinha de enviar guela abaixo as despesas pra eses moleques pagarem

MANINO DANADO

10/06/2017 - 10h44

TSE não anulou o GOLPE DE 2014! Os bandidos golpistas dos PT e PMDB continuam no poder para manter os roubos. Mas o ladrão do Lula já saiu, a ladra da Dilma também. Só falta o ladrão do Temer. Tudo tem sua hora certa. BANDO DE MORTADELAS. Como é gostinho de sofrer uma derrota a cada semana?

Valdirio Guerra

10/06/2017 - 13h14

https://www.youtube.com/watch?v=Vz6JM8GX-5o&feature=youtu.be

Marchinha do Temer ao povo Brasileiro – Daqui não saio daqui ninguém me tira.

Brito Francisco

10/06/2017 - 13h07

A pizza com calabresa

Nando Gaia

10/06/2017 - 12h32

O Lula é o maior LADRÃO da história e está solto.

    maria do carmo

    10/06/2017 - 19h25

    Nando Gaia, desinformado, digno de pena, voce e nada do nada, papagaio, eu sempre ignoro desinformados, mas as vezes, necessario se faz alertar,

    maria do carmo

    10/06/2017 - 19h27

    Nando Gaia, desinformado, digno de pena, papagaio, eu sempre ignoro desinformados, mas as vezes, necessario se faz alertar,

Waldo Cabral

10/06/2017 - 11h32

Bom, então a reclamação do bandido Aécio não tinha motivo de existir, quem vai pagar essa conta? Ou seja o cara queria encher o saco do PT, as custas do suor do povo. Dico cada dia mais enojado.

Mauro Alves da Silva

10/06/2017 - 07h47

O Brasil tem o segundo melhor Poder Judiciário que o dinheiro pode comprar

Leila Piccoli

10/06/2017 - 06h25

E já que o TSE não condenou a chapa. Então recoloquem a Presidente no seu lugar legitimado pelos votos do povo. Se não houve crime porque a retirada da Presidente eleita??? Anulem esse golpe já!

Maria Mota

10/06/2017 - 06h00

Aguinaldo Oliveira deixou foi um bando de alienados, palermas e golpistas pagando gás de cozinha mais caro e combustível tambem. Comemore não irão achar outra boba que os faça rir tão fácil com a panela enfiada em vossos traseiros. “Gritem agora “FORA A CORRUPÇÃO”

Targino Gurgel

10/06/2017 - 04h15

Quem é mais ordinário desses tres aí ?

Alvaro Augusto

10/06/2017 - 03h23

Dilma, temer, Aécio, Gilmar todos querendo a absolvição da chapa?
Estranho né?

EDILBERTO PIRES

10/06/2017 - 00h20

Até parece que Presidenta Dilma cometeram “PECADOS” enquanto que MT só faz milagres. E que Milagres. Opostamente com ensina Jesus no milagres da duplicação de pães, e MT multiplicação da fome e da miséria. Coloca o Brasil no mapa da miséria que tanto Custou Presidente Lula Mantido Pela Presidenta tirá-lo da fome.
Eu, votei na Dilma o culpado os quem votara no Aócio Neves.

Zezé Martinelli

10/06/2017 - 02h22

Abafa o caso

Carlos Mauricio Silva

10/06/2017 - 01h43

depois eu pago o jantar

Alexandra Magalhaes Castro Silva

10/06/2017 - 01h27

Decisão justa, pois afirmar que houve abuso econômico é uma falácia, logo contra a turma do Aecio, os mais poderosos e corruptos . Nunca esquecer que o pedido de cassação foi porque achavam que poderiam blindar o Aecio e era a segunda parte do golpe, uma vez que iriam tirar o Temer por essa via.

darcy cruz

09/06/2017 - 22h26

Se fosse a Dilma presidente, o resultado seria a cassação. O que estará pensando o Aecio Aegyptis, o homem-mosquito que inoculou ódio no país? Ele que inventou a denúncia “só pra encher o saco de PT” e depois do golpe tentou desfazer tudo? De qualquer maneira a Dilma parece que saiu fortalecida, embora mal acompanhada, e de certa forma uma sutil desmoralização às delações premiadas correu entre aluguns juízes e isso também parece bom para o Lula.

Carrapa-VK

09/06/2017 - 22h22

Gilmar quer ser presidente através do voto indireto, onde os eleitores são o colegiado do parlamento. Por isso, fez a gentileza de não cagar ainda mais a já destruída carreira de Temer. Mas o fez a contragosto, sob pena de ter que manter os direitos políticos de Dilma Roussef.
Absolvendo Temer e, consequentemente, sua quadrilha, Mendes mostra mais uma vez seu poder nas altas cortes do pais e o habilitaria a barganhar apoio do parlamento para seu nome, em troca de muitas outras “absolvições” e “arquivamentos”. Isso, porque ele sabe que Temer dificilmente emplaca 2018 na cadeira do Planalto e que o parlamento, apesar de dar demonstrações de divisão, ainda tem votos para barrar eleições diretas e estabelecer indiretas.
Mendes é a cara mais bem retratada de um judiciário COVARDE, oriundo de uma elite nojenta e sedenta de poder e dinheiro.

Raimundo Dias

10/06/2017 - 01h20

Três ladrões filho da puta.

Aguinaldo Oliveira

10/06/2017 - 01h19

Vamos todo mundo roubar o crime compensa, mensagem do Tribunal Safado Eleitoral, para a sociedade brasileira.

Aguinaldo Oliveira

10/06/2017 - 01h17

Se livrou de uma ladra, é deixou de herança um presidente ladrão que distribui dinheiro e o patrimonio brasileiro.

darcy cruz

09/06/2017 - 22h10

É claro que se fosse a Dilma presidente o resultado seria a cassação. Muitas voltas deu esse processo até esse julgamente já mais da metade do mandato, até chegar a essa “brilhante” conclusão. Primeiro foi o Aecio Aegyptis, o homem-mosquito que inoculou ódio na nação, que inventou a palhaçada, como ele mesmo diz, para encher o saco do PT, depois que o traíra assumiu o poder, ele, o Aedes Neves tentou retirar o processo do TSE, claro, não conseguiu. A ironia é que ambos, Aecinho boca suja ( era só de pó, agora de palavrões) e o Traíra estão envolvidos até o pescoço e dificilmente escaparão. De qualquer maneiro a Dilma saiu fortalecida e de modo indireto, bem sutilmente, o Lula também. Esse o lado bom.

Edgard Galon

10/06/2017 - 01h10

Toda causa tem uma consequência. Temer foi salvo por Gilmar. Só esqueceram de um detalhe. O canalha temer permanecendo no cargo ilegítimo ajudará Dilma a recuperar a presidência, que foi tirada pelo golpe. O tiro vai sair pela culatra. Se tivessem deixado o laranja Gilmar assumir, caçando a chapa, colocaria fim na possibilidade de Dilma voltar ao poder. Mas agora ela tem mais chances. Pois a chapa foi mantida e chapa vai esquentar.

Nando Gaia

10/06/2017 - 01h10

Ainda bem que o país se livrou de você, ladra.

Laercio Ferreira

10/06/2017 - 01h03

O JUDICIÁRIO , O TSE SÃO UM RIO DE MENTIRAS E A NEO COLÔNIA UMA PIZZA GIGANTE, COM INGREDIENTES DE CORRUPTOS , CORRUPTORES E CORRUPÇÃO , DE ELITES VEGETATIVA E SUBJUGADAS DE PODERES DOS POLITÍCALHOS PODRES, ELEMENTOS VULGARES , CORONÉIS FEUDAIS CRETINOS , QUE O POVO BRASILEIROS TEM QUE ENGOLIR , E NÃO TEREM INDIGESTÃO? SOCIALITE QUE TOMARAM , BEBEM , E SÃO OS CHUPAS CABRAS DO SANGUE NACIONAL??

Elisabete Alves

10/06/2017 - 00h39

A corrupção foi legalizada, VIVA!!!!!!!!!

José Carlos Silva

10/06/2017 - 00h36

Foi só pra encher o saco – palavras do MINEIRINHO. E é assim o tse é usado pra encher o saco. E fica assim?

Maurilio Costa

10/06/2017 - 00h35

Se depender de nós brasileiros, omissos, elem ficarão la até morrerem e passarão o poder a suas gerações como sempre foi e sempre será.

Ivone Lima

10/06/2017 - 00h32

BANDIDOS, SIMPLES ASSIM!!!! ATÉ QUANDO????

Rafaela Souza

10/06/2017 - 00h20

Não sei o que essa merda de ministro Gilmar mendes tem na cabeça.. Só toma decisões no mínimo estranhas.. Primeiro eike Batista.. E agr essa..
Ou ele tá sendo chantageado ou eh outro que tá enchendo o bolso de dinheiro..
Me dá nojo.. Uma sensação que nada nesse país tem jeito. Não tem justiça. Não tem lei.. Eh terra de ngm.. Espertos são os bandidos.. Políticos..E cia..
Roubaram no país certo.. Kk verdadeira piada.

ÍNDIOS, nos perdoem. Se ainda quiserem esse país..

    Andre Chemello

    10/06/2017 - 11h26

    Esqueceu que ele soltou o fiel escudeiro do Lula….estranho nao é!!!….ou isso ele pode???

    Rafaela Souza

    10/06/2017 - 15h13

    Vdd.. Kkk eh tanta palhaçada atrás da outra.. Que eh difícil lembrar de todas.. Esse cara eh uma piada..
    Assim como a política nesse país.. Por mim Lula, aecio, temer e cia já estariam atrás das grades a muito tempo.. Mas isso aqui eh Brasillll..né?!

Najara Borges de Carvalho

10/06/2017 - 00h17

Palhaçada!

Antonio Cerqueira

10/06/2017 - 00h15

SÃO UNS PREDADORES, SENHORES QUE MENTEM.

Fernando Cesar Reis Santos

10/06/2017 - 00h13

Agora vocês podem comemorar,a corrupção do pt que ganhou a eleição não foi condenada,e o Brasil perde mais uma vez.

    Fernando Cesar Reis Santos

    10/06/2017 - 09h25

    Só se for no rabo da mamãe

Najara Borges de Carvalho

10/06/2017 - 00h13

Então a Dilma tem que voltar!Justo oras.

Janets Evangelista

10/06/2017 - 00h05

Brasil morreu

Maria Do Céu Medeiros

10/06/2017 - 00h03

Então, é hora de reconduzir sua legitima dona.

Nando Gaia

10/06/2017 - 00h01

Não caiu ,agora deixem oTemer governar ,sem ataques histéricos, sem piti de esquerda.

    Maria Mota

    10/06/2017 - 05h53

    Se fode ai se coxinha de merda.

Suelysofia Kinismós

09/06/2017 - 23h58

Pela lógica, já que a chapa não foi cassada e juntando as denúncias documentadas e gravadas que o Golpe foi forjado pelo vice traidor, o impeachment deveria ser anulado, caso o STF tenha um pingo de dignidade, moral e honra..

Graça Schardong

09/06/2017 - 23h55

Pistori Medina

09/06/2017 - 23h55

Que trio!!!!

Waldir José Franco

09/06/2017 - 23h55

O Brasil escancarado…
Democracia?
No direito é assim : corruptos são muitos por isso não posso condenar.?
Gilmar é fruto de voto eleitoral. Indicação do PSDB.

Auxiliadora de Melo

09/06/2017 - 23h55

Palhaçada! O TSE assinou sua certidão de tribunal corrupto.

Keu Cristina

09/06/2017 - 23h53

Alguém precisa fazer algo

Raquel Filgueira

09/06/2017 - 23h50

Jair Passos

09/06/2017 - 23h49

O poder judiciário Brasileiro,como Gilmar, é a cara da nossa elite, cínica,corrupta, entreguista, escravagista e cafajeste.

Cris Penha

09/06/2017 - 23h47

O que chama atenção no Brasil atual não é a corrupção escancarada pela delação da Odebrecht, da JBS e a absolvição de Temer no TSE. Mas sim o fato de que aqueles que vociferavam contra a corrupção, contra o aparelhamento das instituições, que bateram panelas, que encheram as ruas sob a liderança de movimentos organizados e do Pato Amarelo, terem desaparecido completamente. Onde foi parar a indignação do brasileiro, desses movimentos, da mídia ou do Judiciário? Quem disse mesmo que primeiro tiraria Dilma e depois o resto? Acabou a reação da sociedade. A verdade é que o impeachment não foi pra acabar com a corrupção como comprovam as gravações de Jucá, a delação da Odebrecht, da JBS e essa manobra no TSE. Foi pra tirar Dilma, acabar com políticas sociais, entregar nossas riquezas, tentar salvar corruptos do partidos que apoiaram o golpe e implantar reformas neoliberais ao gosto de setores empresariais, que viram na crise econômica decorrente em grande parte da crise política inflada por Aécio/Cunha/Temer, que sabotou a economia desde 2015 com pautas bomba que aumentavam gastos e paralisação das reformas necessárias, uma chance de baixar salários devido ao enorme desemprego provocado e realizar as reformas trabalhista, previdenciária e terceirização irrestrita para aumentar a lucratividade e garantir o pagamento dos juros mais altos do planeta, que consomem grande parte do orçamento público, à elite rentista. O caos que se instalou no país é reflexo da hipocrisia dos corruptos aliada ao oportunismo da elite somada a burrice da classe média e dos pobres que vão pagar o pato com a perda de direitos, caso não reajam e exijam já a saída de Temer.

    Morgana Medeiros

    10/06/2017 - 09h07

    Disse tudo!


Leia mais

Recentes

Recentes