Menu

Theresa May perde força após eleição. Partido Trabalhista cresce

Foto: Getty  Na última contagem, de acordo com o site da BBC, faltando definir apenas um dos 650 assentos da Câmara dos Comuns, o Partido Conservador tinha 318 deputados, contagem que equivalia à perda de 12 cadeiras. Com os 266 assentos no Parlamento já conquistados, o Partido Trabalhista de Jeremy Corbyn aumentou sua bancada em 29 […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Foto: Getty 

Na última contagem, de acordo com o site da BBC, faltando definir apenas um dos 650 assentos da Câmara dos Comuns, o Partido Conservador tinha 318 deputados, contagem que equivalia à perda de 12 cadeiras. Com os 266 assentos no Parlamento já conquistados, o Partido Trabalhista de Jeremy Corbyn aumentou sua bancada em 29 votos.

Trata-se de uma derrota e tanto para a primeira-ministra Theresa May, a regente do Brexit, que convocou eleições para ampliar sua maioria, consolidar seu poder, que sai do pleito reduzido. May ganhou mas não levou, e a situação no Reino Unido, como mostra a reportagem abaixo, da BBC Brasil, embaralhou.

Da BBC Brasil.

Estratégia de premiê britânica falha e partido Conservador perde maioria

Apesar de os conservadores saírem da eleição como o maior partido no Parlamento, a agremiação não conseguiu obter os 326 assentos necessários para governar sem a necessidade de coalizão ou apoios pontuais negociados com os demais partidos.

Theresa May havia convocado eleições antecipadas com a intenção de aumentar sua maioria no Parlamento e se fortalecer para as negociações da saída do Reino Unido da União Europeia (UE), o chamado Brexit.

Ela assumiu o cargo no ano passado em substituição a David Cameron, que renunciou após sair derrotado no plebiscito que decidiu pela saída do Reino Unido da UE.

O resultado significa uma grande derrota para a estratégia de May. Há menos de dois meses, quando as eleições foram convocadas, o Partido Conservador aparecia nas pesquisas com uma ampla margem de diferença em relação aos seus principais rivais, o Partido Trabalhista.

Muitos analistas previam então que os conservadores poderiam eleger uma bancada muito maior e ampliar consideravelmente sua maioria no Parlamento.

Com 649 dos 650 distritos contabilizados, os conservadores tinham 318 assentos, contra 261 do Partido Trabalhista.

Em um discurso após a divulgação dos primeiros dados, o líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn pediu a renúncia da premiê.

“Ela perdeu apoio, perdeu confiança, perdeu votos. Isso é suficiente para que ela saia”, disse.

Segundo a editora de política da BBC, Laura Kuessenberg, porém, a primeira-ministra teria afirmado aos seus colegas de partido que pretende permanecer no cargo e formar um governo baseado no fato de que os conservadores foram o partido que tiveram o maior número de votos e que elegeu o maior número de deputados.

Não se sabe ainda se ela tentará negociar uma coalizão com outros partidos. Sem maioria, o Partido Conservador terá dificuldades para aprovar medidas – em um momento de complicadas negociações com a União Europeia.

Apoie o Cafezinho

Luis Edmundo

Luis Edmundo Araujo é jornalista e mora no Rio de Janeiro desde que nasceu, em 1972. Foi repórter do jornal O Fluminense, do Jornal do Brasil e das finadas revistas Incrível e Istoé Gente. No Jornal do Commercio, foi editor por 11 anos, até o fim do jornal, em maio de 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo Mendes Pinto

09/06/2017 - 19h04

PT lá e quem cá.


Leia mais

Recentes

Recentes