Menu

Temer diz que não responderá as 82 perguntas da PF

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil Depois de pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF), e conseguir, a prorrogação do prazo para responder as 82 perguntas formuladas a ele pela Polícia Federal, o presidente Michel Temer mudou de ideia. Disse que, pensando bem, não vai responder nada, não. Da Agência Brasil Temer não responde a perguntas da PF […]

59 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Depois de pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF), e conseguir, a prorrogação do prazo para responder as 82 perguntas formuladas a ele pela Polícia Federal, o presidente Michel Temer mudou de ideia. Disse que, pensando bem, não vai responder nada, não.

Da Agência Brasil

Temer não responde a perguntas da PF e pede arquivamento de inquérito

O presidente Michel Temer decidiu não responder às perguntas enviadas pela Polícia Federal no inquérito que trata das delações premiadas feitas por executivos da empresa JBS. Em petição protocolada na tarde de hoje (9) no Supremo Tribunal Federal (STF), a defesa de Temer pede que as investigações sejam arquivadas e faz críticas ao teor do questionário enviado ao presidente na última segunda-feira (5), após o acordo de delação premiada dos irmãos Joesley e Wesley Batista ter sido homologado pelo ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no STF.

Na terça-feira (6), a pedido da defesa de Temer, Fachin prorrogou até as 17h de hoje o prazo para o presidente responder às perguntas. Na petição protocolada no STF, os advogados de Temer formulam uma série de argumentos para o fato de as perguntas não terem sido respondidas, dentre os quais o “ sentimento de injustiça e sofrimento pessoal” causado por “perguntas invasivas” e “inoportunas” a respeito do presidente. Eles lembram que Temer não é obrigado a responder às questões e ponderam que o presidente continua “pronto a atender” quaisquer demandas encaminhadas por Fachin.

No documento, a defesa de Temer avalia que os elementos que motivaram a instauração do inquérito, como a própria delação, estão contaminados pela “ilicitude formal e material” da gravação da conversa entre ele e Joesley Batista na qual os dois conversam sobre o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, e as investigações envolvendo o empresário. Para os advogados, é “inoportuna e temerária ” a afirmação do Ministério Público Federal de que um dos crimes supostamente cometidos por Temer foi o de corrupção passiva.

“Declaração açodada, própria de quem, antes mesmo de quaisquer investigações, já está com uma prévia visão dos fatos, independente da vinda das provas. Acusará, ao que parece, com provas, sem provas ou mesmo contra as provas”, afirmaram Antônio Cláudio Mariz de Oliveira e Sérgio Eduardo Mendonça de Alvarenga.

De acordo com a petição, “os inquisidores persistem em abordar temas estranhos ao inquérito”, apresentando perguntas que fazem referência a fatos anteriores à ocupação do cargo de presidente por Michel Temer. Ao final, os advogados solicitam o envio dos autos ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para que arquive o inquérito, “em face da absoluta inanição de elementos probatórios mínimos” necessários para que seja proposta uma denúncia contra o presidente.

“Subvertendo-se a lógica, no caso do presidente, e ferindo-se as garantias individuais, passou-se a investigar uma pessoa, não os fatos supostamente criminosos, como se vigorasse em nosso ordenamento o odioso Direito Penal do Autor”, afirmam os advogados, no documento. A defesa acrescenta que os trabalhos investigativos “perderam-se no caminho” com a falta de elementos incriminadores e que a investigação busca, “sem nenhum critério, métodos ou limites, encontrar qualquer indício, o mais tênue e frágil que seja, para, com o auxílio da mídia, dar uma repercussão a fato que enganosamente possa parecer grave”.

Em diversos momentos, os advogados fazem menção à conduta de Fachin. Segundo eles, se o ministro do Supremo, diferentemente da autoridade policial, fosse o autor do questionário, haveria uma “adequada limitação das perguntas ao objeto das investigações”.

“Indagações de natureza pessoal e opinativa, assim como outras referentes aos relacionamentos entre terceiras pessoas ou aquelas que partem de hipóteses ou de suposições e dizem respeito a eventos futuros e incertos não teriam sido formuladas. No entanto, foram feitas e demonstram que a autoridade mais do que preocupada em esclarecer a verdade dos fatos desejou comprometer o senhor presidente da República com questionamentos por si só denotadores da falta de isenção e de imparcialidade por parte dos investigadores”, diz a petição.

Para a defesa de Temer, o questionário é um “acinte à sua dignidade pessoal e ao cargo que ocupa” e atenta contra os “direitos individuais inseridos no texto constitucional”. “ O presidente e cidadão Michael Temer está sendo alvo de um rol de abusos e de agressões aos seus direitos individuais e à sua condição de mandatário da nação que colocam em risco a prevalência do ordenamento jurídico e do próprio Estado Democrático de Direito”, destaca o documento.

Ainda de acordo com o texto, as questões referentes à gravação não poderão ser respondidas porque ainda não foi concluída a perícia determinada pelo STF sobre as condições e qualidade do áudio. Da mesma forma, afirmam os advogados, também não serão alvo “de nenhuma consideração” as indagações sobre os depoimentos de “empresários confessadamente delinquentes” por estarem “contaminadas pelo veneno da gravação clandestina e adulterada”.

“Ilustre ministro, é incrível, mas deseja-se atribuir ao presidente da República poderes adivinhatórios, ao se perguntar se ocorreu determinado encontro entre duas pessoas, sem a sua presença, e o que é pior, qual teria sido a pauta de tal reunião”, continua a petição, citando o número das questões mencionadas e afirmando que perguntas sobre motivos de encontros ocorridos e grau de relacionamento são “verdadeiras bisbilhotices”, “impróprias” para o inquérito.

Apoie o Cafezinho

Luis Edmundo

Luis Edmundo Araujo é jornalista e mora no Rio de Janeiro desde que nasceu, em 1972. Foi repórter do jornal O Fluminense, do Jornal do Brasil e das finadas revistas Incrível e Istoé Gente. No Jornal do Commercio, foi editor por 11 anos, até o fim do jornal, em maio de 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Jose Do Carmo da Silva

10/06/2017 - 23h40

ta certo responder o que pra quem essa poliçia que surgiu depois do lula ; nao tinha nos anos2000

Napoleano Faria

10/06/2017 - 20h54

CELG se vc precisar estalar um medidor de energia vc ta fudido, eles vai colocar defeito até na mosca que cagor no padrão,.Me explica uma coisa. Porque vcs quando vai estalar um medidor de energia em uma residência vcs coloca um defeito, ai a pessoa tem que solicitar de novo a visita ai vcs coloca outro defeito ai a pessoa solicita outra visita ai vcs coloca outro defeito. Contando que de um visita a outra tem 5 dias de prazo????? Porque não fala tudo que tem que fazer em uma unica visita???Ou será que quer algo mais???Uma empresa que ta pouco si lixando pro usuário. Quero uma resposta???Será os 6 reais que vcs ganha em cada visita? ???

Livia Atlarge

10/06/2017 - 14h33

Aprendeu da Marine Le Pen.

Denise Nunes

10/06/2017 - 14h14

Com STF e tudo, taí o abuso. Acho que agora, todos ou a maioria sentiu o golpe imoral, ou nos unimos ou morreremos.

Marilene Flores

10/06/2017 - 13h22

Nojo ,Cai fora covarde !

Midiã Mônica Oliveira Cruz

10/06/2017 - 12h20

O pior é que as perguntas são mesmo cretinas…rs…onde está a responsabilidade da Lava jato???? Tem que se assessorar melhor…

Juliana Moraes

10/06/2017 - 07h52

BANDIDO, TRAIDOR, CANALHA, COVARDE, GOLPISTA, ILEGÍTIMO, LADRÃO, LIXO, CARA DE PAU, CRETINO, IMUNDO, CÍNICO, pequeno! #FORATEMER #DiretasJá

Kyryno Euzebio

10/06/2017 - 07h04

Pinta e borda mas o destino será a Papuda, com cabeça raspada.

Beto Zimmermann

10/06/2017 - 04h20

Estou falando faz tempo, tem que invadir os 3 poderes, curitiba e a globo, linchar todos. Mas o povo fica de braço cruzado e só ficam na net reclamando.

Targino Gurgel

10/06/2017 - 04h09

Simples manda uma intimação para depor . Se não for , cabe uma coercitiva . Não fizeram com o LULA sem antes intimar ? Cabe ao Fachin ser enérgico com esse FDP .

Osmar Henrique

10/06/2017 - 03h49

Não responde, não sabe de quem é o avião..mas tem gente que sabe..e sabe também quem mandou as flores…muuuuu

Marlene Boing Vargas

10/06/2017 - 02h51

E daí! Alguém tem dúvida de que tomarão alguma medida punitiva por tal ação?

Fatima Paiva

09/06/2017 - 22h59

Um rato, um canalha. Ele faz o que quer com o Brasil, achando-se o dono do poder, do nosso País.

Ele está me parecendo aqueles aiatolás… poder supremo, radical………… meu Deus, um homem que foi colocado no poder, por forças insanas, e hoje um radical sustentado por congressistas empresários, em sua maioria, irresponsáveis, que foram eleitos pelo povo, mas trabalham contra o povo.
Desavergonhados. Todos. Temos de fazer alguma coisa.

Carlos Silveira

10/06/2017 - 01h53

O putaria kkk

Ester Motta Lopes

10/06/2017 - 01h27

Tá na hora de arrancar na unha esse golpista de lá!!!

Laercio Ferreira

10/06/2017 - 01h09

A PF ( PRATO FEITO) , SEM MORAL NENHUMA COM O SALSICHA QUE COMANDA PINDORAMA , O QUE A PF VAI SER QUANDO CRESCER , SALSICHA , U É , QUE TAL UM CONDUÇÃO COERCITIVA DE CAMBURÃO NO SALSICHA,, SE O PRÓPRIO NÃO RESPONDER AS PERGUNTAS? A OPERAÇÃO CARNE FRACA , NÃO INCLUI SALSICHA FRACA , LEVA O SALSICHA PRA REPÚBLICA DE CORITIBA??

Lúcia Maria Felipe da Silva

10/06/2017 - 01h07

Temer ainda complementa ” se eu responder enrolar-me-ei,contradizer-me-ei e complicar-me-ei a vida”

Sandra Hortencio Dos Santos

10/06/2017 - 00h38

O Estado sou eu.
Agora com o resultado de hoje a segurança insana de Temer está confirmada.
E agora?

Roberto Prata

10/06/2017 - 00h32

Foda-se coxa, golpista

Sonia Regina de Paula

10/06/2017 - 00h25

Quem não deve não teme. Afinal responder perguntas não compromete ninguém, a não ser que já esteja comprometido.

Nando Gaia

10/06/2017 - 00h04

E Temer fica até o fim do mandado,como manda a lei,parem de piti.

Neusa Gonçalves

09/06/2017 - 23h52

Esses caras fazem o que querem não existe lei para punilos

Vera Lúcia Leopoldo

09/06/2017 - 23h39

Safado.

Xicco Cruz

09/06/2017 - 23h36

O Brasil precisa ter sua história reescrita, quem dizem que lutou contra a ditadura ou tá preso ou processado, quem tinha condição e fugiu , hoje vive nos melhores bairros do Brasil e estão na crista da onda , me desculpem mas estao fazendo no Brasil hoje aquilo que o regime militar deixou escapar e não adianta chamar as pessoas que querem justiça igual para todos de esquerda, vivenciamos um momento de desmando , sem justiça , impunidade , desobediência a lei e à beira da anarquia, que vergonha para um país que prosperava e tem tudo para ser uma potência mundial mas a ganância e falta de espírito democrático de uma minoria que se julga acima da lei protegidos pela mídia criam crises políticas para conturbar e tentar voltar ao poder , porque não possuem hoje capacidade e condições de se elegerem via urna

    Ronaldo Albuquerque

    10/06/2017 - 13h37

    Companheiro, você põe a crise brasileira na conta de uma imoralidade política, porque não percebe que a corrupção é instrumento de poder no Estado liberal, em que é utilizada para o seu exercício e para manter-se nele. Tudo isso é resultado da sociedade de classes, que por ser heterogênea, possui interesses divergentes, ou seja, não há projetos de país, mas, de dominação opressora do capital sobre o trabalho, refletindo na institucionalidade.

    A questão, portanto, é muito mais objetiva do que o acanhamento que a consideração subjetiva consegue abarcar.

Denise Japponi

09/06/2017 - 23h35

Ele se acha acima da lei.#foratemer

Sara Carvalho

09/06/2017 - 23h34

Lisa Carvalho

Pedro Rosa

09/06/2017 - 23h31

.É nem precisa responder. .

Rita Freitas

09/06/2017 - 23h27

Mas responda só essa: Temer porque você é desse jeito?

Rodolfo Souza

09/06/2017 - 23h18

primeiro pede mais prazo e agora não responde , portanto vai cair mesmo !!!

Irene Alexandria

09/06/2017 - 23h18

Mandou um fux-se.

Marcelo Oliveira

09/06/2017 - 23h18

Tem o aval do congressista que o mantém no poder e o TST que faz que o julga.

Otoni Daniel

09/06/2017 - 23h17

MACHO FAZ ASSIM, DEMOCRACIA PRA QUER?

Thiago Silva

09/06/2017 - 23h15

Lixooo

Maria Teixeira de Magalhaes

09/06/2017 - 23h15

Imagina um aluno não respondendo as questões do ENEM ?!

Paulo Sergio

09/06/2017 - 23h12

Lugar de Ladrão é na cadeia.

João Henrique Lopes

09/06/2017 - 23h03

prende esse verme

Joao Barros Guimaraes Filho

09/06/2017 - 22h55

É agora , o STF vai se acovardar e por o rabo entre as pernas?

Maria Cangaceira

09/06/2017 - 22h55

Está contando com o foro privilegiado.

Paulo L Maia

09/06/2017 - 22h54

    Maju Gomes

    10/06/2017 - 02h08

    Ne? ????????

Pedro Lira

09/06/2017 - 22h53

Uau! Ele pode tudo? Só pq tem o presidente do #TSE na mão? Pq nomeou dois ministros do #TSE sob encomenda às vésperas do julgamento? Só pq tem no #PSDB cúmplices? Pode tudo? Até desafiar a #PF? O #MPF o pegará, a sua quadrilha cairá. #TemerNaCadeia #Brasil quer #DiretasJá

Re Marques

09/06/2017 - 22h53

Não entendi a PF só existe para o povo. Então tem que acabar com essa polícia

M Lúcia Lemos

09/06/2017 - 22h52

Nossa Dr. TEMER , um jurista como tú , no cargo de pres. da república …..agir assim….. Responde p a PF …… nessa idade fazendo cada coisa .

Edir Figueredo

09/06/2017 - 22h49

Quer o vê se a PF vai baixar a cabeça para um golpista

Augusto Costa

09/06/2017 - 22h48

Imagino se fossse Dilma no lugar seria tema no JN.

Roberto Moore

09/06/2017 - 22h48

É um direito dele…que a PF va as favas

Vilma Borges Wiese

09/06/2017 - 22h47

isto não é um “ser humano”, é um verme apodrecido, serve nem para adubar a terra.

Ricardo Teixeira

09/06/2017 - 22h46

O que vão fazer PF com ele ????!?

Tita Gomes

09/06/2017 - 22h45

Cadê a polícia federal mostre serviços prenda este canalha!

José Carlos Silva

09/06/2017 - 22h44

Eu quero saber quem mandou flores pra recatada. Foi ele ou foi a mãe dele (joesley)

    Osmar Henrique

    10/06/2017 - 03h48

    Quem foi heim?

    Adriano Silva

    10/06/2017 - 03h57

    Kkkkkkkkk

    Targino Gurgel

    10/06/2017 - 04h13

    Esse negócio de flores é muito suspeito mesmo . Será que ela é bela , recatada e gosta flores com o caule longo ? Maldade minha ? Claro , não tenho nenhum respeito por esses canalhas .

Mariangela Monteiro

09/06/2017 - 22h44

O safado não vai responder.Tá devendo e muito.Quem não deve não TEMER.

Luciana Barbosa de Oliveira

09/06/2017 - 22h44

Tá fazendo birra pq pegaram ele na mentira kkkkkk

Antonio Cerqueira

09/06/2017 - 22h42

ESCULHAMBACÃO, O CARA AVACALHOU COM A PF, E SE FOSSE LULA? HUM!

Antonio Cerqueira

09/06/2017 - 22h41

Welbersonn Fww

09/06/2017 - 22h41

E AGORA COMO FICA?


Leia mais

Recentes

Recentes