Menu

As cores da mídia brasileira – O embranquecimento como purificação do poder

Por Bajonas Teixeira Temer ontem, no segundo dia do julgamento do TSE, amanheceu no portal UOL bem escurecido, com um véu sombrio sobre sua reputação. Mas, à medida que o dia avançou, e ficou “mais claro” que ele contaria com a maioria dos votos no TSE, rasgou-se o véu e um Temer clean e arroseado […]

21 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Bajonas Teixeira

Temer ontem, no segundo dia do julgamento do TSE, amanheceu no portal UOL bem escurecido, com um véu sombrio sobre sua reputação. Mas, à medida que o dia avançou, e ficou “mais claro” que ele contaria com a maioria dos votos no TSE, rasgou-se o véu e um Temer clean e arroseado emergiu de dentro dele.

Pergunto-me quando os negros descobrirão que parte substancial da verdadeira “ideologia racial” no Brasil é contrabandeada através das imagens da mídia no jornalismo político.  Para significar bandido, denunciado, desmascarado, suspeito, acuado, as imagens são escurecidas, amulatadas ou enegrecidas na mídia. Já quando se quer pintar o indivíduo  como vitorioso, poderoso, limpo, inocente, ou honesto, ele é clareado e embranquecido.

Mas escurecer e clarear são técnicas e ferramentas operadas na mídia como parte do seu arsenal “comunicativo”. O clareamento ou embranquecimento artificiais funcionam às vezes como um prêmio  da mídia que expressa sua gratidão, as vezes como exorcismo purificador e, em muitos casos, se usa como prova matemática de veracidade e credibilidade.  Há dezenas de outras funções além dessas.

Foi nesse último caso (como prova matemática de veracidade e credibilidade) que se enquadrou a virada na imagem de Marcelo Odebrecht que passou, de repente, do mal para o bem, ou seja, de negro para branco, quando suas denúncias contra Lula  e o PT foram liberadas. Tratamos do assunto no artigo Para atingir Lula e o PT mídia muda a cor do herdeiro da Odebrecht.

Ainda que não pareça, as técnicas do “colorido” aplicadas pela mídia brasileira, são muito mais importantes que a política brasileira do dia a dia. Elas servem para alimentar o inconsciente racista dos Barrosos, para manter viva a chama inquisitorial do preconceito brasileiro. As aparentes bombas atômicas que fazer desmoronar ministros e presidentes da república não são nada comparadas ao cativeiro de aço que aprisiona a sociedade brasileira na lógica do racismo.

Vamos torcer para que algum autor estrangeiro, norte-americano ou europeu,  descubra isso, que repise o assunto, que ele vire tema da própria mídia brasileira e, que, com tudo isso, transformado em moda, termine até por sensibilizar os que enfrentam a questão racial no Brasil.  Infelizmente o mesmo inconsciente social constituído pela mídia é também o motor da ação de contestação, sempre ou quase sempre também impulsionado pela mesma mídia.

Para concluir, não se pode esquecer que, no caso particular que estamos considerando, da imagem de Temer no julgamento do TSE, se reflete a insegurança e os medos da Folha/UOL, que são também os do PSDB, sobre os rumos da crise e sobre a posição a tomar em relação ao governo Temer.

Nada melhor que fechar esse artigo com uma bela recordação. Uma singela imagem de Lula usada pelo jornalista Josias de Souza, também do UOL e da Folha, que parece merecer um lugar especial na galeria de retratos do uso grotesco das imagens na mídia brasileira:

COMPARTILHE. Visite e curta a MÁQUINA CRÍTICA: https://www.facebook.com/MaquinaCritica/

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Lili Brown

11/06/2017 - 08h17

Esta mais do que na hora do STF reconhecer que cometeu um enorme erro em permitir o impeachment de uma presidente honesta e integra e em seu lugar permitir a tomada do poder por criminosos, planejadores de um golpe contra a democracia brasileira e contra a Constituicao. A unica saida para o Brasil e o reconhecimento deste enorme erro e a ANULACAO do IMPEACHMENT que foi fabricado e comprado e tem se agora todas as provas necessarias para que tal impedimento seja revertido. ANULACAO DO IMPEACHMENT JA!

Marilene Flores

10/06/2017 - 13h02

Nojo desta criatura !

Luiz Pereira

09/06/2017 - 21h14

Terceira vez que vejo exatamente esse mesmo comentário. Mais originalidade por favor. Se é para copiar e colar, melhor nem postar.

Ana Claudia Ferreira

09/06/2017 - 23h25

Alguém aí esqueceu das delações do Emílio Odebrecht??????????? ” não foi o PT que inventou a propina e a corrupção “disse o DONO da empreiteira. Agora querem atribuir ao PT todas as mazelas do Brasil. Alguém se esqueceu dos grampos no senador Aécio Neves???????? Ahhhhhhhhhhhhhh!!!!!!!!!! É só para dar uma refrescada na memoria dos desmemoriados de plantão. Não sou esquerda e muito menos direita. Mais vamos parar de defender partido ladrão de estimação. Temos que parar com o fanatismo partidário e nos unir para tirar o Brasil do abismo.

    Maria Madalena Nunes Venceslau

    10/06/2017 - 11h19

    Vdd

Alzeni Andrade

09/06/2017 - 17h11

Reginaldo Reinaldo Chaves Rivera,lembra Temer não é do PT, não atribua toda desgraça desse país ao PT a Dilma e a Lula não, porque isso só mostra total alienação

Pereira Freire

09/06/2017 - 15h51

Ecaaaa

Santos Pereira

09/06/2017 - 15h37

A FACÇÃO CRIMINOSA CHEGA NO TSE, AO DEFENDER A PERMANÊNCIA DO TEMER NA PRESIDÊNCIA. JÁ ESTÁ TUDO TRAMADO PARA A PERMANÊNCIA DESSE MELIANTE

Paulo L Maia

09/06/2017 - 14h44

    Paulo L Maia

    09/06/2017 - 16h03

    Tá caduco amargurado e frustado pelos ídolos bandidos se revelarem .

    Andrea Prates

    09/06/2017 - 16h18

    É um pato paneleiro midiota e completamente analfabeto, Paulo L Maia! Tocou os livros pela cartilha do bolsonaro, deu nisso.
    Digno de pena…

Aguinaldo Oliveira

09/06/2017 - 14h24

Sempre com sua amante do lado impressionante.

Maria Madalena Nunes Venceslau

09/06/2017 - 14h21

O Brasil foi apodrecido pelas oligarquias e pelo golpe orquestrado por um bando de canalhas do Congresso ,STF é etc…

Gilson Augusto DA Silva

09/06/2017 - 13h39

Kkkkk. Risível!

Reinaldo Chaves Rivera

09/06/2017 - 13h31

… O PT APODRECEU O BRASIL !!! … Eis o legado da era PT e da esquerda fascista que ele representa: um país sem ordem e sem progresso, mas com muita farsa, mentiras e muita, muita corrupção. O país inteiro mergulhado numa crise moral e ética sem precedente em sua história. Sem a figura de um presidente probo e sério, sem um paradigma de decência, o povo se perde em leviandades e degeneração. Que nefasta herança deixou Lula, o apedeuta ébrio e calaceiro, para os jovens desta nação !! Que tristeza ver a terrorista corrupta Dilma conjurando, mais uma vez, um golpe comunista neste país !! Esses treze anos de PT ficarão marcados na história pelo desgoverno de comunistas, fascistas de esquerda, corruptos e perigosos, mais preocupados em homenagear ditadores facínoras e conceder bolsa-ditadura a assassinos do que fazer este país caminhar para frente. O PT é uma súcia que nos enche de vergonha e que foi um desastre à frente do governo do Brasil. Que herança maldita dessa esquerda fascista. A desordem instalou-se. Quem vai nos tirar desta situação ?

    Marcos Jacoby

    09/06/2017 - 13h43

    Herança que vem de longa data seu filho da puta!
    Ou vai dizer que nos tempos do bigode do Sarney tu tava feliz e cheio do dinheiro?
    E bradavam aos 4 cantos que a culpa era dos militares mas na verdade quem tomou o poder transvestidos de democratas foram os mesmos golpistas que derrubaram um presidente eleito com base em mentiras com o apoio de ladrões como você!
    Ou quando o Collor confiscou ilegalmente o dinheiro do povo a tua conta bancária não foi afetada?
    Falacioso do carai, cheirador de pó, discípulo de Aécio Neves!

    Reinaldo Chaves Rivera

    09/06/2017 - 13h46

    Tem que ser muito, mas muito mau-caráter mesmo, para defender esta QUADRILHA de corruptos da Dilma, Lula e PT. São LADRÕES com fome vulpina por dinheiro dos contribuintes e trabalhadores desta nação. PT não é partido, é quadrilha, é facção criminosa, é SINDICATO DE LADRÕES. Em breve teremos este Lula na cadeia e a terrorista corruPTa da Dilma no olho da rua e, queira Deus, volte para detrás das grades, de onde nunca deveria ter saído. O PT será extinto, abolido, cassado, VARRIDO do Brasil. Não há dúvida, logo nos livraremos destes MALDITOS COMUNISTAS saqueadores do dinheiro do povo. Serão rechaçados outra vez na história do nosso país. Fora VERMELHOS COMUNISTAS larápios, não queremos comunismo no nosso Brasil !!!!!!!

    Suzana Luchesi

    09/06/2017 - 14h11

    Reinaldo Chaves Rivera querido retardado mental, quem financiou a roubalheira toda foi O SETOR PRIVADO CAPITALISTA. Vá chorar na cama que é lugar quente, seus heróis são todos ladrões. E não, eu não sou petista – e muito menos PSDBista como você, graças a Darwin.

    Geovane Geronço

    09/06/2017 - 15h00

    Seu escroto hipócrita do caralho

    Paulo L Maia

    09/06/2017 - 16h09

    Tá caduco, amargurado e frustrado vendo seus ídolos bandidos serem revelados .

    Paulo L Maia

    09/06/2017 - 16h19

    Reinaldo Chaves Rivera vc além de caduco frustrado e mimizento é chato.


Leia mais

Recentes

Recentes