Menu

A Folha aposta em Temer, ainda, e não quer negociar nada da reforma da Previdência

“Nó previdenciário” é o título do editorial da Folha de São Paulo de hoje. O jornal começa reconhecendo o “enfraquecimento do governo Michel Temer (PMDB)”, mas rechaça qualquer negociação, por conta disso, na reforma da Previdência. “A mera abertura do debate envolve riscos consideráveis”, diz o texto, logo no primeiro parágrafo. Um governo ilegítimo, investigado, notoriamente […]

7 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

“Nó previdenciário” é o título do editorial da Folha de São Paulo de hoje. O jornal começa reconhecendo o “enfraquecimento do governo Michel Temer (PMDB)”, mas rechaça qualquer negociação, por conta disso, na reforma da Previdência. “A mera abertura do debate envolve riscos consideráveis”, diz o texto, logo no primeiro parágrafo.

Um governo ilegítimo, investigado, notoriamente corrupto está prestes a tocar o fim, na prática, de um benefício arraigado da população em nome do mercado; e a Folha não quer nem pensar em parar um minuto sequer pra discutir isso.

“Será precipitação imprudente, nesse cenário turvo, abrir negociações em torno da reforma”, afirma em dado momento o diário paulista. A balbúrdia, a total vulnerabilidade de um governo em frangalhos vira então argumento, no sentido contrário, pra manter o foco na reforma.

E mesmo reconhecendo a fraqueza, o cenário turvo deste governo, é em Temer que a Folha aposta pra seguir adiante, como mostra a nota de abertura da coluna Painel, assinada por Daniela Lima. “Na pinguela” é o título da coluna e da nota a informar que “a situação de Michel Temer está longe de ser confortável, mas o presidente retomou algum fôlego e dividiu ainda mais os partidos que articulavam sua sucessão”.

A nota continua dizendo que “há um impasse no PSDB entre os deputados mais jovens, que pregam o desembarque do governo já no dia 6 de junho, e os dirigentes da sigla”, e que “no DEM, Rodrigo Maia (RJ), presidente da Câmara, desestimula gestos enfáticos”.

Como se tudo o que ocorreu até agora já não bastasse, com o presidente exposto em gravação, entre outras tantas denúncias, dando a ordem para manter o suborno a Eduardo Cunha, a nota prossegue afirmando que “as duas legendas admitem que só um ‘fato novo’ poderia colocar Temer em novo viés de baixa.”

“Tempo ao tempo” é o título da nota seguinte, na qual “dentro do TSE, a fala de Gilmar Mendes, presidente da corte, foi vista como um gesto para ‘aliviar a pressão política’ sobre os ministros. Gilmar Mendes, diga-se de passagem, que segundo a mesma Folha terá Temer como convidado em sua faculdade, em evento patrocinado pelo governo.

Mais embaixo, na nota intitulada “otimistas”, “aliados de Temer na Câmara já dizem que, ‘passada a questão do TSE’, o governo tem condições de colocar a reforma da Previdência em votação nas próximas semanas.”

E na sua luta por manter Temer no Planalto até o último dia de 2018, a Folha tem hoje o apoio do editorial do Estadão, sob o título que, passado o impeachment sem condenação nem embasamento, agora prega o “Respeito à Constituição”.

“Não se pode usar a decisão contra o governador do Amazonas como precedente para o caso de Temer porque cada caso envolve marco jurídico específico”, afirma o vetusto, caquético jornal. “No caso do Amazonas, pautou-se pela Lei Eleitoral. No caso de Temer, vale a Constituição”, continua o Estadão, enquanto o Globo, a posar no momento de imparcial, se entrega também no editorial.

“É necessário manter o rumo no BNDES”, afirma o título do texto a defender que “a troca no banco precisa preservar revisões de política, e uma delas é para reduzir o subsídio ao crédito, mudança que facilitará o próprio combate à inflação”.

Combaterá a inflação e continuará, em detrimento do crédito para estimular a produção, a pagar regiamente as altas cotas do rentismo, não diz o Globo. Sai Maria Silvia da presidência do BNDES, entra Paulo Rabello de Castro, que segundo o editorial do Globo, “propõe que se pratique o exercício do ‘desapego ao subsídio’”.

Mudam-se as peças, mantém-se o foco. Com Temer ou sem Temer, que venham as reformas, da Previdência e trabalhista, o corte dos gastos públicos, o desmantelamento da indústria nacional, a entrega do pré-sal…

 

Apoie o Cafezinho

Luis Edmundo

Luis Edmundo Araujo é jornalista e mora no Rio de Janeiro desde que nasceu, em 1972. Foi repórter do jornal O Fluminense, do Jornal do Brasil e das finadas revistas Incrível e Istoé Gente. No Jornal do Commercio, foi editor por 11 anos, até o fim do jornal, em maio de 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Doc

06/06/2017 - 21h49

Why do I bother canlilg up people when I can just read this!

Poliane

31/05/2017 - 20h42

Folha é um dos jornais que são porta voz do mercado utilizados por empresários golpistas
que não querem mostrar a cara.

Clá

31/05/2017 - 18h40

Otávio Frias Filho não é de esquerda, nem de direita. Ele é ruim! Assim como foi seu pai, Otávio Frias, que emprestou carros para o DOI-CODI. Quem age desta maneira não é defensor de nenhuma ideologia, são pessoas maldosas, ruins, que cultivam ódio à vida, à pátria, inveja, intolerância, ruindade. Sinceramente, isso não é questão de ideologia. É desvio de caráter mesmo. Pessoas assim não têm conserto. Vão morrer sem ter conseguido aprender nada de positivo na vida. São pessoas dignas de dó: tiveram todas as oportunidades possíveis e imagináveis na vida e não conseguiram se transformar, melhorar, evoluir. Não aprenderam nada. Não aprendem nada, independente da chance que a vida lhes oferece. São criaturas vermiculares, rastejantes, rudimentares. Para que serve o dinheiro que têm, se vivem embebidas no ódio?

Rogério Alonso

31/05/2017 - 18h22

É fácil passar a conta da incompetência de gestão, dá cooptação, dá farra com dinheiro público e sobretudo dos roubos políticos e conchavos com os grandes empresários, que diga-se, são os maiores devedores da previdência.ao passar essa conta aos trabalhadores, se passar, rezo para que a população brasileira lembre-se bem de quem está tentando tirar os direitos de trabalhadores. A livrar que os SRS Meireles é ex do conselho do grupo JBS portanto, não é santo é totalmente voltado as mordomias do mundo empresarialm d o SRS Caetano é ligado a BB Prev, logo é grande de i teressado na reforma dá Previdência, já que o grupo a que representa ganhará muitos clientes e, não bastasse isso, temos ainda os queridos sonegadores que negociam suas dívidas a perder de vista sem juros. O povo poderia também ter sua dívidas com os bancos assim, a perder de vista é sem juros! Ai, nenhum político se mexe, porque é para o povo. Então brasileiros,cortem estes políticos em 2018!!!!

Ronaldo de Almeida Bezerra

31/05/2017 - 16h59

vv

Ronaldo de Almeida Bezerra

31/05/2017 - 16h07

mt da mala
ed cunha
claudia telerj cruz
sergio cabral
pezão do mata mata
jucá, o lingua loca
geddel da coobertura

pMDB é vilania.

Roger Nascente Silveira

31/05/2017 - 18h01


Leia mais

Recentes

Recentes