A mais recente pesquisa sobre a crise política, feita pelo Datafolha, traz uma pergunta bastante direta: você quer votar para presidente, ou quer que o congresso o faça?
A maioria esmagadora dos brasileiros (85%) afirmou que quer votar para presidente, em eleições diretas, e concordam que o congresso aprove uma emenda constitucional que lhe dê a oportunidade de assumir o controle dos destinos políticos do país.
São números demolidores para os golpistas, em especial para a Globo, que agora quer remover Temer da presidência para substituí-lo por Henrique Meirelles, ex-funcionário da JBS e preposto de bancos e fundos internacionais.
A história de que eleição indireta é a única saída “constitucional” é uma falácia, porque eleição indireta não está sequer regulamentada. Teria que haver um processo legislativo para fazê-lo.
Muito mais simples e, sobretudo, muito mais democrático, é aprovar uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que permita a realização de eleições livres e diretas para presidente da república.
O ideal, aliás, seriam eleições gerais, para deputados, senadores e presidente, porque esse congresso aí está completamente corrompido por doações empresariais escusas e manobras golpistas.
É por isso que devemos lutar: eleições livres, gerais e diretas.
É a única solução que poderia pacificar o país e trazer um mínimo de estabilidade política e econômica, para que as pessoas e empresas possam voltar a trabalhar e produzir em paz.
Abaixo, a tabela completa do Datafolha. Observe que o desejo por eleições diretas é uma aspiração de todas as faixas etárias e de renda.