Menu

Derrocada de Temer e Aécio faz Merval Pereira chorar outra vez

No Jornal GGN Delações da JBS deixam nu o jornalismo da Globo, por Wilson Ferreira por Wilson Ferreira SEX, 19/05/2017 – 07:29 Ao vivo repórteres e apresentadores nervosos, consternados, engolindo seco em uma profusão exponencial de gafes e atos falhos poucas vezes vista. Os jornalistas da Globo parece que foram pegos de surpresa: depois de […]

61 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

No Jornal GGN

Delações da JBS deixam nu o jornalismo da Globo, por Wilson Ferreira

por Wilson Ferreira
SEX, 19/05/2017 – 07:29

Ao vivo repórteres e apresentadores nervosos, consternados, engolindo seco em uma profusão exponencial de gafes e atos falhos poucas vezes vista. Os jornalistas da Globo parece que foram pegos de surpresa: depois de diariamente martelar a narrativa da governabilidade e do “ruim com ele, pior sem ele”, de repente (como se fosse virada alguma chavinha seletora) o discurso mudou radicalmente. Tudo após a explosão nuclear das delações premiadas dos donos da JBS (terceiro maior anunciante da Globo) reveladas em suposto “furo” do jornal “O Globo”. E ainda com direito a cobertura com imagens estilo “black bloc” mostrando rolos de fumaça subindo diante do Palácio do Planalto em noite de protestos. Por que a surpresa consternada dos jornalistas globais, tidos como os mais bem informados e conhecedores dos bastidores do País, como diz marketing da emissora? Mais do que provocar um terremoto político, as delações da JBS deixaram nu o jornalismo global: revelou profissionais alheios à realidade e que apenas repetem discursos ao sabor da mudança dos interesses corporativos da Globo. Mas isso traz um custo psíquico aos incautos jornalistas da emissora.

Certa vez a fonoaudióloga Glorinha Beuttenmüller, responsável pelo padrão discursivo de repórteres e âncoras do telejornalismo da Globo, disse de forma dura:
?
“O apresentador não pode representar as palavras. Tem de ser parcial e exprimir as ideias da empresa em que trabalha. (…) a essência [da palavra] empregada vem da casa. Por exemplo, a palavra cadeira é dita da mesma forma por todo mundo, mas se ela é confortável ou desconfortável, é a empresa que vai dizer. Em qualquer emissora, os apresentadores são escravos, têm que parecer imparciais e, ao mesmo tempo, ser parciais, de acordo com a vontade da empresa” – clique aqui.

Uma dramática demonstração que comprova a descrição dessa especialista “insider” foi dada ontem, e continua no dia de hoje, com as “denúncias-bomba” que explodiram nas telas da emissora dando conta das gravações que os donos do frigorífico JBS entregaram à Polícia Federal mostrando como o desinterino Michel Temer deu aval à compra do silêncio de Eduardo Cunha e como o senador Aécio Neves pediu propina de R$ 2 milhões.

Apresentadores e repórteres gaguejando, engolindo seco, trocando nomes, fazendo trocadilhos involuntários. Gafes e mais gafes em profusão.

Em ato falho William Bonner chamando o desinterino de “ex-presidente” (hoje a apresentadora Maria Beltrão do Estúdio i da GloboNews cometeu o mesmo lapso) ; a apresentadora Renata Vasconcelos antecipando suas falas atropelando Bonner; a apresentadora da GloboNews, Cecília Flesch, perdendo a dicção, se enrolando em nomes e esquecendo, por exemplo, o nome do bairro em BH onde a irmã do Aécio foi presa.

Eliane Catanhêde (aquela da foto que viralizou na qual se mostra relaxada e rindo ao lado de Temer) tentando manter a postura fleumática enquanto as mãos mexiam nervosas; gaguejando, o comentarista Valdo Cruz, também GloboNews, tentava manter a narrativa lamentando a crise num momento “positivo” para a economia; a repórter Andréia Sadi, visivelmente nervosa e estressada ao vivo diante do Palácio do Planalto, atropelando as palavras e dizendo, de passagem, que já estava indo embora…

Foi “furo” do jornal O Globo?

O fato é que a cúpula da emissora já sabia dessas delações da JBS há uma semana. E os jornalistas da emissora parece que foram os últimos a saber, enquanto, até o último instante, mantinham a narrativa da continuidade de Michel Temer em nome da governabilidade, a necessidade das reformas e da recuperação da economia.

Ao vivo, todos pegos de surpresa com a obrigação de repentinamente terem de mudar o discurso martelado diariamente desde o impeachment da presidenta Dilma.

Se na hora do almoço o “imortal” da Academia de Letras, Merval Pereira, defendia nas telas a manutenção do presidente desinterino no julgamento da chapa Dilma/Temer no TSE, mudou abruptamente o discurso à noite com o rosto tão perplexo quanto no dia em que soube da vitória apertada de Dilma nas eleições de 2014.

O suposto “furo” na coluna de Lauro Jardim no jornal O Globo nada mais foi do que o sinal verde da cúpula das Organizações Globo.

Mais do que supostamente dar um “furo” e brincar de jornalismo investigativo, mais do que noticiar uma grave crise política, a Globo desvelou-se a si mesma: o seu jornalismo ficou nu como demonstrou a impagável propagação exponencial de olhos perplexos, gafes, atos falhos e palavras atropeladas no transcorrer dos telejornais.

Instantânea mudança de narrativa

Tudo pareceu como se alguma chavinha seletora fosse virada e, automaticamente, a narrativa fosse mudada de um segundo para outro: da necessidade imperiosa de manter Temer para o País sair da crise (o tom era “ruim com ele, pior sem ele”), de repente tudo mudou para a urgente necessidade de renúncia, impeachment ou mesmo cassação pelo TSE. Governabilidade e economia agora que se danem!

Mas isso tem um custo psíquico para os pobres jornalistas globais: stress, nervosismo e consternação.

E mais! A Globo chegou a ensaiar momentos black bloc mostrando grupos protestando diante do Palácio do Planalto na noite de ontem, com sugestivos enquadramentos de câmera: o Palácio ao fundo com rolos de fumaça preta começando a subir – uma sugestiva exortação para protestos. Globo começa a conclamar o povo para as ruas? Globo virou black bloc mais uma vez?

Assim como quando se posicionou diante da surpreendente vitória de Donald Trump nos EUA? – clique aqui.

Os donos da JBS revelaram mais do que os podres do desinterino Temer, Aécio Neves e próceres da República.

>>>>>Continue lendo no Cinegnose>>>>>>>

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Jailde Cavalcanti

20/05/2017 - 19h43

Acreditavam cegamente em Aécio e no PSDB. Agora a verdade está surgindo e tem que anunciar o fato…

Laercio Medeiros Epaminondas

20/05/2017 - 18h09

KKKKKKKKK, CHUPA ESSA MERVAL

Jonino Oliveira Nogueira de Oliveira

20/05/2017 - 18h02

Isso ainda é pouco pra essa corja.

Zé Fonseca

20/05/2017 - 17h28

O Merdal Pereira engasgou!

Riccardo Menddes

20/05/2017 - 14h54

MEIRELLES A NOVA ARMAÇÃO DA GLOBO DEPOIS DE DESCARTAR O TEMER

Meirelles era o presidente do JBS e não sabia de nada?

http://outraspalavras.net/maurolopes/2017/05/20/meirelles-era-o-presidente-do-jbs-e-nao-sabia-de-nada/

Marta Mathias

20/05/2017 - 14h40

E vai pra Globo News falar mal dos amigos, onde parece que come junto. HIPÓCRITA! Eu já não gostava dele, agora então…

Sonia Maria da Silva

20/05/2017 - 14h28

Eles sentiam muito a vontade falar calunia fo lula e do pt.

Jorge Jose Leite Noronha Noronha

20/05/2017 - 13h52

Concordo.

Ruy Mauricio de Lima e Silva Neto

20/05/2017 - 04h54

Me causa profunda repulsa e indignação absolutamente TUDO o que vem da Grobo .Podem tentar falar de Bach,Spinoza, Michelangelo,Charlie Parker Einstein, Max Planck, Chopin, Glauber Rocha,Cacilda Becker, Clarice Lispector, John dos Passos, Norman Mailer, o cacete. Se vem pela Grobo, vem necessariamente distorcido, com aspectos omitidos onde quer que eles tenham tomado gestos e atitudes mais progressistas, socialistas, populares, populistas, heterodoxas. Vem sempre uma desculpa, uma falsa “contextualização” que emasculam as reais motivações desta gente e transmitem uma versão incompleta do assunto, “globiana” por assi dizer. Tudo na Grobo me enoja, mas particularmente o dirigismo, a manipulação, a idéia que ela faz de nós “seu” público (que em parte é realmente verdade mas que jamais poderia ou deveria ser generalizada, e pelo contrário deveria ser motivo para que ela se posicionasse do lado esclarecedor e educativo, independente de simpatias políticas, procurando elevar o nível de conhecimento desta parcela mais desassistida culturalmente.É uma concessão pública, portanto o público deveria ser levado mais em consideração,principalmente considerando-se a heterogeneidade deste público que deveria ser atendido em todos os segmentos, com matérias objetivas e tanto quanto possível não-ideológicas.(Ou se for fundamental para a compreensão da personagem ou do fato focalizado, com a ideologia que o assunto historicamente comportasse. No meu modesto entender, jornalismo é isso).Vocês se lembram da famosa lenda do Rei Midas, não é, o rei que tudo o que tocava, virava ouro? Pois bem, a Grobo é o nosso Rei Medas.Precisamos dar um jeito nisso para isso aqui algum dia chegar a ser uma Nação.

Batista

20/05/2017 - 00h06

Banda podre da midia tenta viver num” faz de conta”….mas o fato é que o brasil dos marinho é a piada mundial…os investidores correram do brasil que voltou a ser um merdeiro de direita

João Vila Vila

20/05/2017 - 02h24

A globo sempre quiz o PSDB, ta tão apurada que acho q a qualquer momento vai citar o nome da TV globo da delação……

Cláudia Madeira Falcão

20/05/2017 - 01h55

Merval é um merdal. Além de só falar asneira politica tem uma implicância com pobre e pessoas que não possuam a sua “cultura”. Por isso a perseguição a Lula.

Cleide Vieira Matos

20/05/2017 - 01h54

Esse Metal é podre!

Guedes

19/05/2017 - 22h40

Estranho esse blog chamado de “O cafezinho”. Vejo muitos posts comentando sobre vários parlamentares e Partidos políticos como por exemplo : Aécio, Temer, PMDB, PSDB e etc. Porém não vejo nada a respeito de Dilma e Lula, PT.
A delação da JBS, traz à tona, não somente o escandalo envolvendo Aécio e Temer, mas também Lula e Dilma.
Fica a pergunta! seria mesmo o blog “O cafezinho” um jornalismo independente e imparcial? Pelo visto, para a minha pessoa, não!
Antes que digam que eu sou um “coxinha”! Afirmo que sou pobre, porém não me disfaço de burro e nem de desinformado.
Tenham vergonha e façam jornalismo sério!

    Ruy Mauricio de Lima e Silva Neto

    20/05/2017 - 04h58

    Não vê nada sobre Lula e Dilma, coitadinho! Nem vai ver, Sohn einer Strassendirne! Já não basta o que você vê em 99% da Imprensa Oficial? Que mais falta saber?

Maria

19/05/2017 - 20h55

E a ladra Dilma e o ladrão lula por que não se juntam com o ladrão temer? Bandidos se entendem

Sueli Ribeiro

19/05/2017 - 23h23

Vergonha nacional, estão surpresos dizem ao vivo e em cores, é mole

Jose Luiz Brito

19/05/2017 - 23h06

Esse tal de Merval não vale o que o gato enterra !!!!

Márcia Castilho de Sales

19/05/2017 - 18h57

Miguel,
Globo, Globo Globo….
Mas seria bom também falar da Band e outras….
Seguiram o mesmo discurso e agora também estão “perplexas”!!!!
Cabe aqui também puxar o tapete delas…

    Ruy Mauricio de Lima e Silva Neto

    20/05/2017 - 05h01

    Todas asquerosas. Muito obrigado pelo maravilhoso jornalismo que têm nos prestado há uns 50 anos!

marco

19/05/2017 - 18h40

Pois eu continuo há tempos com a opinião de que a atividade jornalística, somente seria INDEPENDENTE,se nãotivessem PATRÕES.Como desde seu nascimento,no passado não muito antigo,os primeiros que apareceram nos cenários,foram os DONOS DAS ARAPUCAS,tenho pra mim,que tudo que se publica num jornal,exceto A DATA,são as mentiras que os donos mandam publicar.E sei,de fonte seguras,que estão os PATRÕES,a procura de alguém,que consiga FALSIFICAR ATÉ A DATA.Mas o mais grave disso tudo,é que a maioria das pessoas,se nutrem dessa CANALHA.Repetem tudo o que o CHEFE MANDA.

Helder Girão

19/05/2017 - 21h25

OS BANDIDOS CHEFETES DAcorrupção!

Jorge Biazoto da Costa

19/05/2017 - 20h41

MERDEVAL É UM imbecil.

Rubens Pereira Da Silva Pereira

19/05/2017 - 20h36

Perfeita a descrição de como a tv grobo golpista faz psicodrama por meio dos seus “apresentadores”; verdadeiros atores na arte de exprimir caras e bocas, franzir a testa; demonstrar indignação ou aprovação, como convém aos patrões e não ao jornalismo e à informação. É uma técnica sofisticada e sutil de fazer a lavagem cerebral e por milhares de pessoas nas ruas com a camiseta da corrupta CBF a bater panelas e seguir o pato amarelo… Mas… eis que temos os blogs “sujos” e a velocidade da internet contra as ilhas de edição para mais uma edição do jornal passional…

Esmeraldo Cabreira

19/05/2017 - 17h24

PEGOU BEM…… EXATAMENTE O QUE ESTAMOS VENDO NA TELINHA DOA GOLPE NEWS E GLOBO GOLPE!

Rodolfo Souza

19/05/2017 - 19h49

esse tem que se fuder mesmo!!!

Maria França

19/05/2017 - 19h16

Valeu, JBS!!!

Felipe Gomes

19/05/2017 - 16h07

Merval é um idiota,péssimo jornalista e escritor, da pena do merval por ele ser tão burro.

Graça Melo

19/05/2017 - 18h55

Olha este trio. Só gente “fina”!

Maria Helena Pecego

19/05/2017 - 18h51

Foda -se

Daisy Paz

19/05/2017 - 18h11

Daisy Paz

19/05/2017 - 18h11

Três golpistas?!!! A casa caiu kkkkkkkkkkk

Rejane Silva

19/05/2017 - 18h10

Nota

Verifica-se nos próprios trechos vazados à imprensa que as afirmações de Joesley Batista em relação a Lula não decorrem de qualquer contato com o ex-Presidente, mas sim de supostos diálogos com terceiros, que sequer foram comprovados.

A verdade é que a vida de Lula e de seus familiares foi – ilegalmente – devassada pela Operação Lava Jato. Todos os sigilos – bancário, fiscal e contábil – foram levantados e nenhum valor ilícito foi encontrado, evidenciando que Lula é inocente. Sua inocência também foi confirmada pelo depoimento de mais de uma centena de testemunhas já ouvidas – com o compromisso de dizer a verdade – que jamais confirmaram qualquer acusação contra o ex-Presidente.

A referência ao nome de Lula nesse cenário confirma denúncia já feita pela imprensa de que delações premidas somente são aceitas pelo Ministério Público se fizerem referência – ainda que frivolamente – ao nome do ex-Presidente.

Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira

Paula Pereira Do Ó

19/05/2017 - 18h06

A descrição foi perfeita

Percival Silva

19/05/2017 - 17h51

Vai que é tua athaulfo merval. Pode levar o Aecio pra casa

Rose Regatieri

19/05/2017 - 16h51

Neia Regatieri uma vez vc me perguntou pq todos falam da globo, vou te marcando pra vc ler e tirar suas conclusões

Jane Porto

19/05/2017 - 16h13

Ouvi dizer que AÉCIO NEVES, vai abrir um partido, chamou SUZANE RICHTHOFEN, GOLEIRO BRUNO, GUILHERME DE PÁDUA.

Joao Barros Guimaraes Filho

19/05/2017 - 16h06

Essa ABL também é uma brincadeira, empossa um cara que escreveu ao longo da sua vida 2 livros, sendo que um deles e uma coletânea de artigos feitos por ele….

    Jailde Cavalcanti

    20/05/2017 - 19h44

    Ótimo seu comentário.

Laercio Ferreira

19/05/2017 - 16h04

NÃO FOI UM FURO DE, O GLOBO, FOI O PROJETO DA CIA , DO FBI E DO CONGRESSO DOS EUA , PARA INCREMENTAR AS POLÍTICAS NEO LIBERAIS E DOMÍNIO, SOBRE A AMÉRICA LATRINA DESDE CUBA , VENEZUELA BOLÍVIA E BRASIL, SEUS AGENTES NAPALM DOS EFEITOS LARANJA JÁ AGEM A TODO VAPOR PRA MANTER O CAOS NA DEMOCRACIAS EM SEUS QUINTAIS , A GLOBO , A VEJA ,O ESTADÃO , OS PROMOTORES DO JUDICIÁRIO, E AS EMPRESAS TRANSNACIONAIS , O CONGRESSO TRANSNACIONAL E O EXECUTIVO?/

Lidia Macedo

19/05/2017 - 15h58

Tudo que os mega empresários fizeram para desgoverno temer tirar direitos dos pobres, eles estão perdendo na bolsa, e olha que oque eles tomaram dos pobres, estão perdendo o triplo com a Bolsa de valores!

Renato Lessa

19/05/2017 - 15h54

A massa cheirosa só que não pois o cheiro e’ de bosta……

Marilene Flores

19/05/2017 - 15h50

Que nojo ,Aécio e seus amiguinhos !

Rita Cassia Santos

19/05/2017 - 15h45

Como diz o Maluf todos amadores, falar que do Lulinha!!!!!

Vanessa K. Sunnat

19/05/2017 - 15h43

Verdade!

Maurilio Costa

19/05/2017 - 15h43

Só uma duvida, como que o Lulinha financiava estes caras inimigos políticos de seu Pai?

    Marisa Santos

    19/05/2017 - 20h02

    Pois é… eles ainda acham que ele é o dono da Friboi kkkkk

Chung Lin

19/05/2017 - 15h43

jornalismo !? puro PASQUIM !!

Paulo Benedito Santos

19/05/2017 - 15h30

TEMER O DONO DA (JBS) É O LULINHA, PORQUE VC NÃO FALOU COM O LULINHA , FOI FALAR COM OUTRO CARA NA CALADA DA NOITE, QUE NEGÓCIO É ESSE ???

    José Maria Schemer

    19/05/2017 - 15h36

    Kkk

    Rita Cassia Santos

    19/05/2017 - 15h43

    Kkkkk

Bruno Cesar

19/05/2017 - 15h29

https://youtu.be/Jquq-_NvnHY

Mage Maiante

19/05/2017 - 15h29

Eu acho é pouco para eles; manupuladores e agora, desinformados, patéticos. E as outras emissoras com inveja porque as informações vinham do Jornal O Globo ou da emissora; puxa- saco de terceiro escalão, do chão da fábrica, rede ” pião”.

Vanessa K. Sunnat

19/05/2017 - 15h27

Merval, Xexéu, Mirian Leitão, Pondé.. Deus q me livre

    Helena Bowie

    19/05/2017 - 15h35

    Inclua o karnal q anda muito estranho

Thiago Silva

19/05/2017 - 15h27

Fiquemos atentos

    robertoAP

    19/05/2017 - 19h16

    Já armaram,……já que há pouco o tal Joesley denunciou Lula e Dilma por terem uma conta que ele abriu para eles no exterior com 150 milhões de dólares. Certamente esse cara está fazendo o jogo do MP e da PF. Já que tinha áudios gravados com Temer e Aécio, não podia deixar de fazer alguma denúncia a Presidenta que sofreu o Golpe e o Lula. Só que a maioria das denúncias são só informações sem nenhuma prova. Ele diz que quem operaria a conta dos dois seria o Mantega,mas não tem áudio gravado, nada, só a palavra dele, e nem números de contas e bancos ele tem.
    A LavaJato mandou o cara explodir tudo,desde que dissesse qualquer idiotice para incriminar Lula e Dilma. O Joesley surfa na maionese,dando valores astronômicos na compra de 1.900 parlamentares e assessores….pasmem…1.900. Fazendo uma conta aqui por baixo, a JBS teria gasto mais de 1 BILHÃO DE DÓLARES em propina para conseguir algumas benesses que não chegam à 200 MILHÕES DE DÓLARES, e de dinheiro que a JBS não tem, pois vivia pedindo penico para bancos e órgãos públicos.
    No caso de Lula e Dilma ele caiu em uma contradição monstro, pois antes de informar sobre a conta que abriu de 150 Milhões de dólares para eles no intuito de conseguir vantagens dos presidentes junto ao BNDES, ele disse claramente que não conseguiu nada com o BNDES, e que chegou a falar com a presidente do Banco Estatal, que não aceitou NENHUM de seus pleitos. Está parecendo sim, uma vingança contra Lula e Dilma, que lhe deram um chute no traseiro.
    Por enquanto a única coisa dele que vale e são provas reais são os ÁUDIOS com Temer e Aécio, o resto por enquanto parece enrolação do MORO ,para colocar todos os políticos do Brasil num saco de gatos, desde que lá estejam Lula e Dilma. Mas a própria situação dele é terrível ao aparecer em dezenas de fotos confraternizando com Temer e Aécio, os únicos bandidos pegos em flagrante.

Thiago Silva

19/05/2017 - 15h26

Estão Armando algo!!

Vera Lucia Alves Milanez

19/05/2017 - 15h25

AECIO E SEUS AMIGUINHOS GLOBAIS.


Leia mais

Recentes

Recentes