Menu

A estranha mudança da Zelotes: esquece sonegadores e mira em Lula

Lula foi presidente do Brasil por oito anos. Um judiciário ensandecido pela luta política pode pegar qualquer medida provisória assinada por ele e transformar num processo penal. É isso que acontece na Zelotes, que passou por uma operação de mudança de sexo. A Zelotes era uma operação que investigava a sonegação bilionária de grandes empresas […]

26 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Lula foi presidente do Brasil por oito anos. Um judiciário ensandecido pela luta política pode pegar qualquer medida provisória assinada por ele e transformar num processo penal.

É isso que acontece na Zelotes, que passou por uma operação de mudança de sexo.

A Zelotes era uma operação que investigava a sonegação bilionária de grandes empresas brasileiras.

Por um tempo, acreditamos, ó ingênuos que somos, que ela poderia ser a ponta-de-lança de uma grande ofensiva do Estado contra os grandes sonegadores.

Não foi o que ocorreu. Ao invés disso, ela foi transformada, sempre com apoio da mídia – que já tinha feito editoriais e matérias irritadas com o fato da operação estar “desviando a atenção” da Lava Jato – em mais uma operação de caça ao… Lula.

É um caso extraordinário da aliança espúria entre mídia e judiciário. A imprensa muda a sua descrição de um dia para o outro, sempre apostando no poder demolidor do esquecimento.

O indiciamento por causa da tal medida provisória 471, por sua vez, é totalmente surreal, pois a MP foi relatada pela oposição e beneficiou, principalmente, estados tucanos.

Mas nada vem ao caso quando se trata de criar factoides políticos contra Lula.

A burocracia pró-golpe agora trata qualquer medida governamental que tenha beneficiado alguma empresa como um crime, como se coubesse ao governo prejudicar e quebrar empresas, e não ajudá-las a gerar empregos e ampliar seus investimentos no Brasil.

É a mesma lógica da Lava Jato. Uma lógica bizarra, na qual a função do Estado é puramente policial: tem de prender, sequestrar, destruir, arrasar. Claro que a estratégia é totalmente seletiva: vale apenas quando se estabelece uma narrativa que inclua o PT.

De quebra, o novo factoide lança holofotes sobre Erenice Guerra, permitindo um revival das campanhas midiáticas que promoveram o assassinato político da ex-secretária de Dilma Rousseff. É uma maneira de atingir também Dilma Rousseff.

A inclusão de seu nome revela que o Estado de Exceção decidiu incluir Dilma ao lado de Lula no centro do alvo da estratégia de Lawfare.

A nova estratégia do Estado de Exceção se dá porque seus operadores perceberam que Dilma também está crescendo. Recentemente, foi ovacionada numa Universidade federal do sul do país, e anda dando palestras no mundo inteiro para denunciar o golpe.

***

No Poder 360

PF indicia Lula por corrupção em novo inquérito da Zelotes

Trata-se de investigação sobre compra de MP

15.maio.2017 (segunda-feira) – 22h15

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi indiciado pela Polícia Federal na operação Zelotes. A suspeita é de corrupção passiva a partir de investigação que trata da suposta compra de medidas provisórias. As informações são do portal G1.

Além de Lula, foram indiciados o ex-ministros petistas Gilberto Carvalho e Erenice Guerra. Também o empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, do grupo Caoa. E o ex-presidente ex-presidente da Mitsubishi, Paulo Ferraz.

Trata-se de investigação sobre a edição da MP 471, a “MP do Refis”. A medida estendeu a vigência de incentivo fiscal às montadoras e fabricantes de veículos instalados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O benefício acabaria em 31 de março de 2010. Foi prorrogado até 31 de dezembro de 2015.

LULA É RÉU NA ZELOTES

O ex-presidente já foi denunciado na operação Zelotes, em 9 de dezembro de 2016. É acusado de tráfico de influência na edição de uma medida provisória e na negociação de aviões de combate. Um filho dele teria recebido propina graças ao pai. Leia a íntegra da denúncia e a nota da defesa de Lula.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Antonio Cerqueira

17/05/2017 - 14h04

QUE PERSEGUIÇÃO É ESSA? É PROIBIDO AJUDAR AO POBRE NESSE PAÍS. A VIDA VAI COBRAR DE VOCÊS ENVOLVIDOS NESSA SACANAGEM POR MUITAS GERAÇÕES.

Luiz Carlos

16/05/2017 - 18h26

Nação dividida: metade trouxa e metade frouxa

Paulo Pequeno

16/05/2017 - 17h03

Não estão atrás da apuração da verdade é pura perseguição.

Susana Lauck

16/05/2017 - 13h11

A operação Zelotes corre em segredo de justiça. Mas se houver alguma oportunidade de acusar petistas, imediatamente o segredo é quebrado. Já sabemos que o juízeco responsável pela operação tem tomado atitudes que favorecem os sonegadores. E é o mesmo que decretou o fechamento do instituto Lula. Não é de hoje que não tenho mais confiança alguma na justiça tupiniquim. E quando há segredo de justiça, é certo que figurões meliantes estão sendo acobertados.

Graça Melo

16/05/2017 - 11h30

Os empresários bandidos se escondem atrás de uma delação e de tornozeleira, verdadeiros bandidos, soltos e usufruindo do que roubaram no Brasil e em outros países. Que Maravilha. Parabéns, PF, MPF e Justiça, vocês são o máximo!

Zenir Campos Reis

16/05/2017 - 09h51

Política de Estado vira corrupção de Governo?

José Romildo Queiroz

16/05/2017 - 09h23

Justiça brasileira:
Dois pesos e duas medidas

Sérgio Amaral

16/05/2017 - 05h46

Como diria o ” velho deitado ” Político Honesto nasceu morto. Acho incrível a mídia com seus lados e cada um puxando a brasa para a sua sardinha, mas não existe UM e apenas UM Jornalista, blog ou veículo de comunicação que seja verdadeiro e diga em VOZ ALTA e EM LETRAS MAIÚSCULAS que o SISTEMA está PODRE. Bando de Mercenários que nenhum pensa no país ( Brasil ) como um país livre destas quadrilhas… Qualquer criança sabe que todos os políticos estão envolvidos em falcatruas das piores possíveis ( vide merenda escolar ) ou seja as que o PT e seus aliados cometeram. Mas não… Ninguém quer perder sua ”boquinha”. Dá nojo ver as pessoas defendendo seja qual lado for enquanto o Brasil afundou, o PIB caiu 22% nos últimos 6 anos enquanto dizem que foi 10% e cada um na sua torcida pela sua quadrilha preferida. Vcs aqui do cafezinho, querem ser sérios ? Não basta parecer sério… tem que demonstrar que são sérios e mostrar a VERDADE ! Querem massacrar o Lula e o PT ? Eles deram motivos ! Querem justiça e um país com igualdade ? Comecem a ser justos e digam as verdades doa a quem doer. SOBRE TODOS OS PARTIDOS. Não dá mais pra dizer este é o ” Meu Corrupto Favorito ” B A S T A !

    Alberto Jorge Lula da Silva

    16/05/2017 - 09h51

    Bertold Brecht manda lembranças patinho alienado

    Sérgio Amaral

    16/05/2017 - 15h18

    Lula da Silva ?

    Sérgio Amaral

    16/05/2017 - 17h52

    https://www.youtube.com/watch?v=ChmYfkVDFSU

    Sérgio Amaral

    16/05/2017 - 17h53

    https://www.youtube.com/watch?v=Wq3h8lQQOtw&t=580s

    Gerson Pompeu

    16/05/2017 - 22h03

    Mais um babaca covarde usando perfil falso para dizer idiotices.

    Sérgio Amaral

    16/05/2017 - 22h09

    Se informa antes seu ignorante, não é porque tenho opinião contrária aos lesados como você, que tenho que deixar meu perfil aberto para qualquer ignorante de plantão entrar e ver o que publico, porém minha opinião está aqui para quem quiser ler, contrário de vc que nem opinião tem e só entra pra xingar.

Elivandro

16/05/2017 - 02h12

Se o Lula for candidato em 2018, será eleito. Esse é o problema. Nenhum Presidente na história desse País, fez mais pelo povo. O foco é Lula.

Laercio Medeiros Epaminondas

16/05/2017 - 04h32

perseguição explícita.

Fabio Rosa

16/05/2017 - 03h47

Sueli Ribeiro

16/05/2017 - 03h30

Como esta cada vez mais cínico essa caçada contra Lula, tem provas?

Laercio Ferreira

16/05/2017 - 03h11

O PF É UM CASO A PARTE A SER ESTUDADO , SÃO OS DEMENTE USUÁRIO DA CONDUÇÃO COERCITIVA , DAS OPERAÇÕES CIRÚRGICAS , DO BANESTADO , DA ZELOTE DA LAVA JATO, DA CARNE PODRE A MANDO DOS PSIQUIATRAS PROMOTORES DE PLANTÃO NO JUDICIÁRIO, ISTO É QUE É COCA COLA , UM SABOR DE CIA E FBI E COMPANHIA??

    Marcia Cristina Fajardo

    16/05/2017 - 17h32

    Com certeza tudo junto e misturado

Simone Dos Santos

16/05/2017 - 03h02

É Lava Lula e ZeloLula, se Lula morrer o que será da PF e do judiciário? Vão ficar sem serviço

Francisco Andre Batista Silva

16/05/2017 - 02h57

Se o lula não ficar louco está veia não fica mais. De. Tanta. Aperseguiçao

Rodolfo Souza

16/05/2017 - 02h54

essa zelotes é a maior prova de desmoralização do judiciário!!!

Antonio Neto

16/05/2017 - 02h53

E a RBS?

Regina Celi Azevedo

16/05/2017 - 02h53

E o que vão fazer com o ilegitimo por ter perdoado bilhões dos bancos, dos deputados safados e agroescravidão e que tais? Acham que todo mundo é idiota?

Sandra Francesca de Almeida

16/05/2017 - 02h46

#MoroPersegueLula
#ApresenteAsProvasMoro


Leia mais

Recentes

Recentes