Menu

O cinismo e a covardia dos que dizem que Lula culpou dona Marisa

(Em 1977, em sua casa em São Bernardo do Campo, Marisa Letícia, Lula , Fábio Luiz, no colo, a mãe da Marisa, Marcos Claudio, filho da Marisa. Foto: Hélio Campos Mello/Brasileiros/Fotos Públicas) No blog da Milly A falsa narrativa de que Lula culpou dona Marisa Publicado em 14/05/2017 por Milly Eu poderia ter aproveitado meu […]

152 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Em 1977, em sua casa em São Bernardo do Campo, Marisa Letícia, Lula , Fábio Luiz, no colo, a mãe da Marisa, Marcos Claudio, filho da Marisa. Foto: Hélio Campos Mello/Brasileiros/Fotos Públicas)

No blog da Milly

A falsa narrativa de que Lula culpou dona Marisa

Publicado em 14/05/2017 por Milly

Eu poderia ter aproveitado meu sábado para ler Irmãos Karamazov de cabo a rabo, assistir O Leopardo e Doutor Jivago na sequência, ou quem sabe ficar vendo vídeos das vitórias e dos gols do Corinthians ao longo dos anos, mas o que fiz foi rever o depoimento de Lula a Sergio Moro.

O que me moveu a executar tarefa tão estúpida não foi apenas a falta do que fazer em um sábado, mas o tsunami de emoções que me invadiu depois que vi a capa da Veja e a propaganda de dia das mães das lojas Marisa, que cruzam fronteiras morais que jamais deveriam ser cruzadas em um mundo minimamente decente e humanizado.

Não conheço Lula, nunca o vi na vida e nunca votei nele, mas se tem uma coisa que me tira de eixo, além das derrotas do Corinthians, são injustiças. E, na mesma escala, o uso indevido da imagem de alguém que não está mais aqui.

Se Lula é culpado de alguma coisa não posso dizer. Não posso dizer nem se minha mãe é culpada de alguma coisa, mas o que posso dizer é que se um dia minha mãe for suspeita de crimes eu gostaria que ela tivesse direito a um julgamento justo, que fosse justamente divulgado pela imprensa, e que, se culpada, fosse condenada a partir de provas e não de desejos e de crenças.

Desde que o depoimento de Lula a Moro terminou o que temos visto é a imprensa repercutir a ideia de que Lula culpou dona Marisa, que morreu em fevereiro desse ano.

Nesse caso Lula teria transferido a culpa, fica implícito, a alguém que não está mais aqui para se defender, o que seria, naturalmente, covarde, baixo, vulgar e pequeno da parte dele.

Acontece que isso não é absolutamente verdadeiro, mas para saber disso é preciso ser alguém sem vida social como eu, e ter paciência para assistir 4 horas e meia de depoimento no Youtube.

E eu fui rever esse depoimento apenas para provar que a narrativa que a grande mídia está construindo a respeito da covardia de Lula é falsa – a despeito de Lula ser ou não culpado de alguma coisa – triplex, sítio, pedalinho etc e tal.

Então vamos lá, num alucinado minuto a minuto do que Lula disse a Moro a respeito da mulher, e deixando de lado toda a bizarrice que foi o depoimento.

10’54”: Moro cita dona Marisa a respeito da compra de apartamento no Guarujá. O advogado de Lula corrige o juiz e diz que o documento não fala em compra de um apartamento, mas em compra de uma cota. Lula então responde citando a mulher, já que a pergunta era sobre ela. Moro quer saber como dona Marisa comprou a cota, e Lula responde.

13’09” Moro cita dona Marisa outra vez e mostra documento com assinatura dela. O juiz explica que o documento foi rasurado, mas não sabe por quem.

14’25” Moro cita dona Marisa outra vez: “A sua esposa nunca mencionou [a intenção de adquirir um Triplex e não uma unidade simples]?”

17’30” Moro volta a citar dona Marisa.

18’25” Moro cita outra vez dona Marisa perguntando por que Lula e ela não celebraram a compra do apartamento como os demais cooperados da Bancop, e por que tampouco solicitaram de volta o dinheiro já dado. Lula responde citando a mulher.

19’08” Moro cita dona Marisa dizendo que o termo de adesão está assinado por ela.

19’54” Moro cita outra vez dona Marisa.

20’35” Moro volta a citar dona Marisa, outra vez sem que Lula tivesse falado nela.

21’43” Pela primeira vez no depoimento Lula cita a mulher sem ser perguntado. Diz que soube durante os depoimentos dos depoentes que em 2012 dona Marisa tinha autorizado que a OAS vendesse o apartamento.

23’12” Moro pergunta se Lula tinha visto o apartamento do Guarujá. Lula diz que foi uma vez em 2014. Moro pergunta com quem, Lula diz que com dona Marisa e com Leo Pinheiro.

24’08” Moro cita dona Marisa: “O senhor ou sua esposa solicitou uma reforma?” Lula diz que não.

24’25” Moro cita dona Marisa querendo saber se ela, ou Lula ou algum familiar tinha ido outras vezes visitar o imóvel. Lula diz que achava que dona Marisa tinha ido mais uma vez. Diz que sabe disso porque Fabio, o filho, contou.

25’02” Moro quer saber o motivo da visita.

25’33” Moro cita dona Marisa, dizendo que essa visita teria sido em Agosto de 2014.

25’50” Moro pergunta se Lula ou dona Marisa orientou reformas no apartamento. Lula diz que não, mas que quando ele esteve no apartamento apontou muitos defeitos.

26’50 Lula diz que dona Marisa não gostava de praia, respondendo a pergunta de Moro a respeito da decisão deles sobre ficar ou não com o apartamento. Lula explica que dona Marisa talvez tivesse interesse no apartamento como investimento.

27’15” Lula diz que não comunicou a OAS que não tinha interesse no imóvel porque dona Marisa estava em dúvida se o queria ou não.

27’33” Moro quer saber se depois da segunda visita dona Marisa resolveu ficar com o apartamento. Lula explica que só soube depois que dona Marisa tinha feito uma segunda visita ao imóvel.

28’10” Moro cita depoimento de Lula no primeiro inquérito (do da condução coercitiva) e fica claro que Lula dava as mesmas explicações a respeito do apartamento, inclusive com as citações a dona Marisa, estando ela viva na época.

30’47” Moro diz que Lula disse que decidiu não ficar com o apartamento depois da visita de dona Marisa. Lula explica que ele está falando as mesmas coisas em ambos os depoimentos (portanto, citando dona Marisa da mesma forma, quando ela era viva e agora)

31’30” Moro cita dona Marisa, querendo falar outra vez da segunda visita que ela fez ao apartamento. O advogado de Lula interrompe dizendo que Lula acabou de explicar exatamente isso. Lula volta a explicar e dessa vez diz: “Lamentavelmente, ela [dona Marisa] não está mais viva para eu perguntar”

32’17” Moro cita dona Marisa falando do primeiro depoimento de Lula, o da condução coercitiva, ocasião em que o delegado quis saber se dona Marisa esteve no apartamento para ver se cozinha e elevador tinha sido instalados. Moro então pergunta se dona Marisa contou a Lula sobre o estado do apartamento. Lula diz que não.

34’25” Lula, impaciente, cita dona Marisa, dizendo que vai repetir o que vem dizendo: “O apartamento estava no nome da minha mulher , ela queria fazer negócio”.

34’36” Moro quer saber se Lula sabe se dona Marisa comunicou formalmente a OAS que não queria mais o apartamento. Lula diz não saber.

37’40” Lula reclama da Lava Jato, dos métodos da operação, e Moro pede que Lula tenha paciência. Lula diz: “É que perguntar coisas para mim de uma pessoa que já morreu é muito difícil”. Moro, solidário, diz: “Eu imagino”.

38’00” Moro cita dona Marisa falando das visitas ao apartamento e ligando as reformas do Guarujá e de Atibaia. Lula explica que o sítio é um outro processo, o advogado de Lula pede que Moro se atenha ao processo do triplex.

47’40” Moro cita dona Marisa, supostamente mencionada como “a dama” em conversa entre executivos da OAS. Na conversa, “a dama” teria aprovado o projetos das reformas da cozinha do Guarujá e de Atibaia. Lula diz que não pode responder por mensagens trocadas entre terceiros.

52’00” Moro cita dona Marisa dizendo que os projetos das reformas das cozinhas do sítio e do Guarujá teriam sido submetidas a ela. Lula diz que não tomou conhecimento disso.

1h 06” 30” Moro cita dona Marisa.

1h 10’01” Moro cita dona Marisa

1h 11’ 10” Moro mostra documento com assinatura de dona Marisa feita em 2009 e pede explicação para as circunstâncias dessa assinatura. Lula analisa documento e diz ter a impressão que dona Marisa autorizou a venda do apartamento somente em 2012.

1h 14’ 04” Lula diz: “Senhor Moro, é muito difícil para mim toda a hora que o senhor cita minha mulher sem ela estar aqui para se defender”. Moro diz que não está acusando dona Marisa, Lula diz que sabe, “mas o senhor me pergunta se eu vi, se não vi… sabe? Uma das causas que ela morreu foi as pressões que sofreu então não quero mais discutir isso”

1h15’02” Moro cita dona Marisa sobre pedido de restituição dos valores pagos até ali

1h 17’50” Moro cita nota do Instituto Lula que fala do ressarcimento do montante pago. Nota é de 2014, quando dona Marisa estava viva.

1h 29’ 09” Moro cita dona Marisa. Lula repete o que está dizendo desde o primeiro depoimento em relação a ex-mulher.

3h01’ Lula cita Marisa dizendo que na época em que ela comprou a cota do apartamento o presidente da Bancop era João Vaccari Neto, em resposta feita pelo representante do MP a respeito da relação entre Lula e Vaccari.

3h01’50” Representante do MP cita dona Marisa a respeito de nota divulgada pelo Instituto Lula sobre o apartamento no Guarujá, assunto que já havia sido tratado por Moro minutos antes. Lula responde usando o nome da ex-mulher já que foi essa a pergunta.

3h03’05” Em nova resposta ao representante do MP Lula diz que quem cuidava das coisas do apartamento era dona Marisa, e que por isso não tinha conhecimento de como a cota foi paga, e explica o que tem explicado há algum tempo: que foi dona Marisa que comprou a cota.

3h08’55” Lula explica ao representante do MP, respondendo pergunta sobre visita ao apartamento do Guarujá, que dona Marisa autorizou a cota do apartamento a ser vendida.

3h12’04” O representante do MP cita a visita que dona Marisa fez ao apartamento com o filho Fabio e quer saber de quem foi a iniciativa para essa visita. Lula diz que deve ter sido de dona Marisa, mas que ela não comentou com ele. Lula explica outra vez que a cota era de dona Marisa.

3h22’27” Lula volta a dizer que quem comprou a cota foi dona Marisa, repetindo o que disse no primeiro depoimento, quando ela estava viva.

A partir daí, dona Marisa não é mais citada.

Fica claro, portanto, que quem trouxe dona Marisa ao depoimento foram o juiz e o MP, que Lula usou o nome da ex-mulher em respostas, e que ele não disse nada diferente do que já havia dito no primeiro depoimento, quando dona Marisa ainda estava viva.

A narrativa de que Lula culpou a ex-mulher diante de Moro é cínica e covarde, e usar uma mentira para criar capa de revista e campanha publicitária é moralmente indecente, mas, mais do que isso, é apenas uma desesperada tentativa de alienar a opinião pública, sedenta por sentenças, e, com isso, tentar fazer com que ela não enxergue a completa falta de provas para condenar Lula pelo triplex do Guarujá.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Eva

17/05/2017 - 16h02

Mas é claro que Lula colocou a culpa na Marisa.Parem de criticar a justiça que está fazendo a sua parte com integridade.O Lula é um deboche aos homens de bem.As provas hoje já são reais e o malandro vai ser condenado.Viva o juiz Moro do Brasil!!

    Miguel do Rosário

    17/05/2017 - 16h06

    Eva. Deixe de ser covarde. E deixe de ser fanática por um juiz justiceiro que não respeita a lei. A justiça no Brasil está ao lado da mentira e do golpe, infelizmente.

Arnon Rocha da Silva

17/05/2017 - 08h44

Acho uma falta de respeito e consideração a um ex presidente ainda muito querido . Se ele for culpado que pague , a impressão que me passa é que tudo isso tem um foco principal que é não deixar Lula se candidatar o medo deles fica estampado . Políticamente somos um país sujo , os poderes comprometidos por indicações de amigos desse jeito nada funciona direito . A imprensa televisiva tem que ser criticada pela parcialidade , seus jornalistas principalmente os renomados por ex : Wilian Bonner , Ricardo Boechat , não sei o que Alexandre , esse é ferromho a Lula e nojento , tem um outro intectual da globo , são todos os pau mandado , é lamentável isso

Vera Weigand

17/05/2017 - 01h40

Acho que quem defende Lula, não deve se rebaixar e falar como coxinhas, com apelidos e expressões de raiva. Lula foi de uma elegância e coerência de admirar. Deu várias”bofetadas de pelica” em Moro, como se fosse ele o jurista.

Roger Nascente Silveira

15/05/2017 - 22h50

tem que ser muito burro para acreditar na globosta kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Marilinha Campos

15/05/2017 - 15h29

Estranho é dona Marisa não conversava com Lula, marido dela, sobre nada.

Marcelo Nobre

15/05/2017 - 13h30

Defender Lula, Dilma, Aécio, Serra, Alkimim, Renan, Cunha, do que estão sendo acusados, é tão patético, quanto as sensacionalistas capas de revistas semanais.

Shirley Pauluzi

15/05/2017 - 11h52

A mídia continua mostrando o que ela é no Brasil em sua maioria irresponsável é cínica. As.mentiras que apresenta São claramente percebidas por pessoas com um pouco de leitura.

Shirley Pauluzi

15/05/2017 - 11h49

Eu assisti todo depoimento em nenhum momento Lula culpou sua mulher.O realmente assisti foi um juiz falando a mesma coisa o tempo todo questões já respondida pela dona Marisa em vida. Repugnante a atitude do juiz

Mariana Feltran

15/05/2017 - 11h25

Quanta baboseira

Maria De Lourdes Duarte

15/05/2017 - 08h31

Lula declarou, Marisa várias vezes.

Antonio Bernardo

15/05/2017 - 04h58

http://img1.recadosonline.com/486/097.gif

Well Machado

15/05/2017 - 01h51

Página sem noção, será que não viu o depoimento do safado? Ou vocês tem algum problema?
Lula safado, colocou a culpa na esposa, pelo menos foi isso que ele deixou claro.

Carlos Alberto Teixeira

15/05/2017 - 01h37

por favor tirem esse lixo de o cafezinho do meu facebook….

Sergio Gomes

15/05/2017 - 01h35

Cinismo e covardia a gente vê por aqui.

Carlos Alberto Teixeira

15/05/2017 - 01h33

nao, ele tirou do dele e enfiou tudo no dela só que ela tambem era muito cafajeste mas já morreu.

Stela Pinheiro

15/05/2017 - 01h25

Eu fco incrédula que depois de tudo tão claro ainda tentam defender esse ladrão calhorda e dissimulado mais não esquenta Sergio Moro não vai desistir a justiça sera feita esse canalha vai cair é só questão de tempo

Stela Pinheiro

15/05/2017 - 01h18

Covardia e o que vcs estão fazendo seus escrotos lula não esta sendo injustiçado ele é um ladrão dissimulado chega a ser satânico porque com seus deboches suas mentiras esta fazendo com que a justiça vire diante do povo uma piada mais ele uma hora dessas vai se perder e ai a justiça engaiola esse verme é um desastre ver que existe um povo comprado para defende – lo a qualquer custo querendo fazer de um ladrão um herói

Sergio Antonio

15/05/2017 - 00h29

Dona Marisa tinha que ser citada afinal ela era esposa do Lula. Isso e uma falta de respeito c uma pessoa falecida.

Reginaldo Pires Vieira

14/05/2017 - 23h54

Larápio mór!

Helder Gomes

14/05/2017 - 22h42

Somos lula vc fez história e mora nos nossos corações

Angelica Della Monica

14/05/2017 - 19h35

Lula deveria ter perguntado se ele sabia que a sua mulher estava envolvida na APAE.

Helena Aparecida Arcaro

14/05/2017 - 21h49

Como é difícil !!Viver e uma Arte,Dulce!!!

Ana Cristina Cristo

14/05/2017 - 20h51

Ana Clara Vizeu

Otavio de Chavasca

14/05/2017 - 20h12

Vcs são cegos? Vcs são burros? Ou idiota mesmo ?

Thiago Castilho

14/05/2017 - 20h12

Uai ele mesmo disse que não sabia de nada, que a marisa que sabia das coisas

Oscar Foernges

14/05/2017 - 17h50

Como cinismo e covardia. Todos viram e ouviram. Tudo foi a Marisa. Ah. Entendi. Voces não viram as gravações.

Cristiane Mansur

14/05/2017 - 17h36

Esses, buscam desesperadamente, uma explicação para p inexplicável. Lamentável!

Sales Júnior

14/05/2017 - 17h32

São uns covardes.

Adezuita Lira

14/05/2017 - 17h31

Que família linda , e o Lula o Lula com o filho no colo e lindo, isto mostra que ele é muito família

Solange Pereira de Mello

14/05/2017 - 14h16

Quando vi esses comentários no face também achei um absurdo….Falta de érica que infelizmente é comum por aqui..
Sem entrar no mérito da veracidade de sua defesa, desde o início das acusações, quando a Sra Marisa estava viva e acredito que não tinha ideia de sua partida prematura, a defesa foi a mesma..Tomei.comhecimemto da história através do JN onde nota da defesa dizia a mesma coisa….
.Na verdade sabia-se que os Mbl’s da vida iriam explorar da maneira mais baixa..Mas um a empresa Marisa agiu da forma mais imbecil e mostrou realmente o caráter do empresário brasileiro sem responsabilidade social nenhuma, como se os problemas do país não fossem os deles….

    Solange Pereira de Mello

    14/05/2017 - 14h18

    Digo ética…..

Vitor Dias Junior

14/05/2017 - 16h38

Se tivessem alguma acusação concreta contra ele, já teriam prendido. Até agora, não tem nada

Claudia Ventura

14/05/2017 - 16h23

Marisa Letícia foi e sempre vai ser A PRIMEIRA DAMA QUE O BRASIL RESPEITA! Se eles não tinham provas contra Lula nunca poderiam ter iniciado esse processo desrespeitoso, criminoso, sujo, deprimente!

Cesar Mello

14/05/2017 - 16h20

Lógico que ele não culpou. Toda mulher compra uma bolsa, um sapato, uma brusinha sem o marido saber.
Dona Marisa comprou um triplex. Normal.

Luciano DiFaria

14/05/2017 - 13h18

Quem já leu depoimento da santa inquisição percebe uma grande semelhança no método do juizeco moro (com minúscula pois ele é minúsculo).
Fazer as mesmas perguntas pra estressar e cansar o depoente até que o faça confessar aquilo que o juiz deseja.
A método de tortura atualmente é psicológico, mais refinado.
Talvez apenas o método de tortura seja diferente do método aplicado na idade média, que era físico e por extensão, mental.
O que moro quer é fazer com que, através da repetição principalmente do nome da senhora Marisa (que ainda acho ter sido assassinada no hospital), lula se desequilibre, se canse e acabe respondendo o que o juizeco deseja ardentemente ouvir mesmo que precise, pra isso, agir (e o está fazendo) igual aos juízes da ingreja católica na época da santa inquisição.
Tanto hoje, quanto na idade média, o que vemos é a aplicação da tortura como método de conseguir uma confissão, mesmo que arrancada a fórceps da pessoa que, a priori, já está condenada ao absurdo das técnicas dos algozes togados.

Eliseu Carlos De Freitas Eliseu

14/05/2017 - 15h59

São uns fracos

Paulo Dev Souza

14/05/2017 - 15h45

Essa tal de Marisa é aquela que disse aquela célebre frase aos Brasileiros “ENFIEM AS PANELAS NO CU?”

Kali Pistelli Lithordi

14/05/2017 - 15h40

E não? ??!!! Acho que assistimos depoimentos diferentes. Ele disse. Com todas as letras. O pior cego é aquele que não quer enxergar.

Walder Colla Silva

14/05/2017 - 15h16

É que nenhum deles assistiu ao depoimento na integra, apenas viram aquilo que a Globo editou e mostrou no J.N. Por que a Globo não mostrou a última parte onde Lula diz pra Moro que se não conseguir prende-lo, as mesmas pessoas que hoje o apoiam vão vir pra cima dele com a mesma fúria que estão vindo pra cima do Lula.

Mival Furtado Costa

14/05/2017 - 15h10

Com o Lula é sempre assim. Sempre tentam justificar suas canalhices, suas falhas de caráter. Independente de ele ser culpado ou inocente, ele jogou sim a culpa na esposa, e mais de uma vez. Quem diz o contrário, ou não viu o vídeo completo ou é um mentiroso. Ele citou várias vezes o nome da falecida esposa, sempre pra afirmar que ela quem “cuidava desse assunto”, que ela quem comprou a cota, que ela quem fez as visitas… e sem o comunicar nada, ainda por cima. Como sempre, o Lula de nada sabia. Vocês podem querer se enganar, enganar incautos, jogar a culpa em terceiros (como de costume), mas o fato é que ele é quem deveria ser o primeiro a tentar por todos os meios preservar a memória da esposa falecida. Bandidos da qualidade de um Eduardo Cunha, do Cabral, tentam a todo custo assumir a culpa por tudo e livrar suas respectivas esposas, o Lula é o contrário, a preocupação dele sempre foi se safar, desde sempre. Não importa se pra isso ele tenha que jogar aos leões os “companheiros” ou até mesmo a memória da própria esposa. Se fosse um político da oposição vocês certamente estariam com outro discurso. Até prevejo matérias com “cientistas sociais”, feministas e afins, revoltadas com tamanha canalhice contra uma mulher que nem sequer pode se defender

    Sandra Maria Almeida

    14/05/2017 - 15h51

    Concordo!

Maria Santana Rodrigues

14/05/2017 - 14h58

Jamais.ele faria.isso ele não cupado nem seus algozes quanto ais. O grande amor da.vida.dele dos seus.filhos

sérgio frederico

14/05/2017 - 11h55

Muito bom Miguel. Como escreveu o jurista Afrânio Silva, “sinto vontade de gritar”. Incrível como se possa, na modernidade, jogar o “devido processo legal” no lixo!

Guilherme Lizardo Amorim

14/05/2017 - 11h48

Desculpe-me, mas vou descaradamente copiar seu texto e colar na minha timeline.

Diva Fraga

14/05/2017 - 14h44

Canalhas, Canalhas Canalhas!

Maria Santana Rodrigues

14/05/2017 - 14h37

Ciro e lindemberg será os prpximos

Maria Santana Rodrigues

14/05/2017 - 14h36

Lula se estivesse no seu lugar mandava os problemas do bradil prazo cucunhas .Você já sofreu demais mentiras percas ficou viúvo uma mulher sendo ameaçada. Vai lula descansar ponheiro ciro.lindemberg. apóia o ciro e vai viver sua vida

Maria Santana Rodrigues

14/05/2017 - 14h31

Lula subiu na vida política. Porque é. Dna.isso não se tira de ninguém. E gênio e estadista.

Elisete Goncalves

14/05/2017 - 14h29

Os fascistas acham que D, Marisa não tinha pensamentos próprio, ela não era apenas, bela recatada e do lar; a ex primeira dama era guerreira e ativista bem antes de conhecer o Lula, D, Marisa tinha vida própria, coisa que as belas recatadas e do lar da direita s não tem, porque vivem há sombra de seus provedores corruptos

Vernon Barros

14/05/2017 - 14h27

Leonardo Gomes, leia com calma.

Daniela Chaves Radel Radel

14/05/2017 - 13h38

Texto esclarecedor!

Malu Dias

14/05/2017 - 13h16

Falta de criatividade. Coisa que a mentira tem com. Clarezas! !

Andrea Borba

14/05/2017 - 13h15

in Veja
inveja
substantivo feminino
1.
desgosto provocado pela felicidade ou prosperidade alheia.
2.
desejo irrefreável de possuir ou gozar o que é de outrem.

Luciano De Castro Lamego

14/05/2017 - 13h14

O curioso é que em nenhum momento o depoente disse “culpa”. Essa expressão foi plantada pela imprensa mal intencionada e mentirosa, para criar uma (per)versão da realidade, um holograma para enganar e convencer os crédulos e/ou pobres de espírito. A investida da imprensa marrom é tão descarada, que esta nem sequer se preocupa com a coerência e a lógica de suas estórias inventadas. Ora, se o réu nega peremptoriamente a existência de crime, como poderia atribuir a CULPA por algo que nega existir?

Marlete Oliveira

14/05/2017 - 10h04

Também ouvi todo o depoimento, e agora mais do que antes, dá pra perceber que falar no nome de dona Marisa, foi uma estratégia usada pelo juiz e pelo MP, uma forma de desestabilizar o Lula emocionalmente, passar 3:30 há. Repetindo sempre a mesma coisa, a mesma pergunta usando o nome da pessoa que passou quase 50 anos casado com você, realmente não é pra qualquer um. O que me espanta é ver a forma cruel e mesquinha das pessoas que deturparam a fala do Lula, é muita canalhice! A maioria dessas pessoas com certeza não ouviram o depoimento do dia 20.05.17, muito menos foram procurar o outro depoimento de março de 2016. É mais fácil vender mentiras, é mais fácil instigar o ódio dessa gente mesquinha.

Maria Jose Esmeraldo Rolim

14/05/2017 - 13h03

O mundo tornou as pessoas insensíveis …viver e destruir tudo em nome dos interesses sociais e econômicos !! A vida do outro não importa mais!!

Lia Melquides

14/05/2017 - 12h55

Gente escrota…ainda dizem:”ouvi todo o interrogatório”…aff

Jussara de Souza

14/05/2017 - 12h47

Excelente texto!!

Elizabeth Vitor

14/05/2017 - 12h44

Não dá pra pôr um título desses, porque a maioria nem lê as matérias.

    Marcio Koiki

    14/05/2017 - 17h52

    O título é propositalmente provocativo

Antonio Normandio Teixeira Antonio

14/05/2017 - 12h38

Verdade lula não culpou d. Marisa de nada, ele só a elogiou, conforme isso pode ser conferido em seu interrogatório perante ao Nobre Juiz interrogante Dr. Sérgio Moro! Mentira, quantas mentiras do lula, indivíduo que um dia lhe foi confiado a missão de ser presidente da terra que ele não a respeitou, não a protegeu, mas lhe sugou quase toda a sua seiva!

    Charles Lisboa

    16/05/2017 - 00h32

    Hahahahahahah
    Que opinião de merda hein ?

Camila Andrade

14/05/2017 - 12h34

Legal observar o ponto de vista de quem assistiu todo o depoimento…

Zé Geraldo Pereira Jr.

14/05/2017 - 12h34

Ainda que eu tivesse alguma restrição quanto à integridade do Lula, uma edição especial de quase uma hora do jornal nacional (um total de 53 min e 18 s, normalmente dura em torno de 30min) com 42 min e 32 s dedicados a uma edição torpe do depoimento teriam debelado qualquer duvida: Lula é inocente. Pode até ser condenado, mas é inocente.

Ana Cristina Victória Barbosa

14/05/2017 - 12h30

A escroditão do PIG não tem tamanho! Mas o que pensar dos que repetem acriticamente tais informações? É essa colonização mental dos nossos semelhantes o que realmente me preocupa e entristece. É o pior: parece ser que contra ela não há argumento que valha.

Luiz Carlos Duarte Novaes

14/05/2017 - 12h21

Cinismo é o que mais há o tempo todo. Pra cada fato temos mil versões.

Antonino Machado

14/05/2017 - 12h21

cinismo e cvardia são naturais aualidades dos reaças.

Alene Bello

14/05/2017 - 12h15

Agora que percebí… sao petistas de carteirinha.. . apesar de no texto ter deixado a entender que nao votou neles…dona marisa foi citada nao apenas pelo juiz e muito pelo réu em questão…o mesmo implicitamente demonstra colocar toda responsabilidade das negociaçoes do imovel na falecida dona marisa, prestando se a reiterar isso em varias oportunidades…..ate uma criança de 04 anos com o minimo de discernimento entenderia a quem o sr lula reportou a responsabilidade sobre as negociações desse imovel.. e contra fatos… (sim ele responsabilizou ela em vários momentos sim…) nao valem argumentos!! !

    Regina Coeli Monti

    14/05/2017 - 12h47

    Como o ódio e a intolerância cega as pessoas!!!!!!!!Não são capazes de entender, talvez porque já estão dominados pelo ódio…. Lamentável!!!!

    Alene Bello

    14/05/2017 - 12h59

    Nao é ódio e sim discernimento. .. Nada que escreví têm conotação odiosa!

      Batista

      14/05/2017 - 12h12

      Continua a produzir prova contra, quanto a capacidade de intelecção.

Jose Sousa Lima Neto

14/05/2017 - 12h14

Não há algo mais detestável na humanidade do que a falta de escrúpulos, a crueldade a covardia. É por isso que o Brasil entrou numa crise moral profunda e sem saída. Não culpo o PT, somente mais todos a classe política em geral, mas ao PT, pelos menos deixará um legado de grandes obras e ficará na lembrança daquele s que conseguirá crescer economicamente em sua gestão. Salvo alguns partidos, os grandes PMDB, PSDB, DEM, não deixarão nenhuma marca escrita na história. Quer ainda, encontrar alguns traços de bondade, sinceridade, lealdade aos amigos, princípios, humanos e religiosos? Procurei os mais humildes, as elites, os doutores, os Phd’s, suprimiram isso de seus dons.

Rondinele Borges

14/05/2017 - 12h10

Também assisti. A cegueira política tem hora que passa dos limites.

Jose Aparecido Gonçalves

14/05/2017 - 12h02

Uma coisa é você não gostar da pessoa outra e você desrespeitar pessoas que não pode se defender isso só mostra como o povo é manipulado pio aceitam a manipulação esqueceram o que é certo e o que é errado vivemos em um país de pura ignorância

    Gema Gretter Bonet

    14/05/2017 - 18h27

    ??????

Paulo Ferreira

14/05/2017 - 12h02

ESSE É O PAPEL DESSE MIDIA GOLPISTA, CRIAR FATOS MIRABOLANTES, COM BASE EM INTERPRETAÇÕES DÚBIAS PRA CONFUNDIRA E CRIAR CONSENSO CONTRA O PRESIDENTE LULA.

Carmem

14/05/2017 - 09h02

Isso foi o resultado da raiva que esse povo sentiu ao ver o imenso público ovacionando o Lula em Curitiba.

Geovane Geronço

14/05/2017 - 12h00

Muitos da direita merecem o paredão.

Emerson Seilonski

14/05/2017 - 11h51

Esse cafezinho é petistas já recebeu muito dinheiro pra defender esses corruptos.

    Alene Bello

    14/05/2017 - 12h12

    Agora que percebí… sao petistas de carteirinha.. . apesar de no texto ter deixado a entender que nao votou neles…dona marisa foi citada nao apenas pelo juiz e muito pelo réu en questão…o mesmo implicitamente demonstra colocar toda responsabilidade das negociaçoes do imovel na falecida dona marisa, prestando se a reiterar isso em varias oportunidades…..ate uma criança de 04 anos com o minimo de discernimento entenderia a quem o sr lula reportou a responsabilidade sobre as negociações desse imovel.. e contra fatos… (sim ele responsabilizou ela em vários momentos sim…) nao valem argumentos!! !

Franklin Ferreira

14/05/2017 - 11h51

Parabéns, infelizmente ainda existe uma raça chamada POBRE DE DIREITA , que mesmo depois dessa reportagem ,vai continuar a soltar merda pela boca , e pelo Facebook

    Clá

    14/05/2017 - 10h55

    Franklin: tenho estudado o fenômeno POBRE DE DIREITA mas, realmente, é muito difícil compreender como que alguém que vive de seu próprio trabalho (ou seja, que não é um especulador no mercado financeiro) pode defender políticas de Estado que irão espoliá-lo, juntamente com sua família. Às vezes, tenho a impressão que se trata de pessoas que têm vergonha de pertencer à classe social a qual pertencem (média e baixa) e pensam que a adesão ao discurso da classe dominante, fará com que elas sejam respeitadas pela elite e protegidas de qualquer ataque neoliberal. Toda essa manobra serviria para negar a humildade de suas próprias origens. São pessoas que se sentem ameaçadas pelas suas origens humildes e acreditam que serão “aceitas” pela elite, se compartilharem os valores cultuados pelos ricos: carrão, joias, viagens luxuosas e… sobretudo, o discurso. Você nunca teve um vizinho ou um conhecido que vive de salário, se aperta, mas faz parcelamentos a perder de vista para conseguir algum objeto que é ícone da elite, à qual essa pessoa não pertence? E, depois, essa pessoa sai por ai, toda cheia de si, exibindo esse objeto e discursando a respeito de como ela é importante sendo portadora de tal objeto? Pois é: isso é comum, infelizmente. Comum e própria de pessoas vazias. Se uma pessoa não tem nada “dentro dela”, então, é preciso ornar-se ao máximo “por fora” para que a imagem oculte o vazio.

      Batista

      14/05/2017 - 12h23

      Diagnóstico preciso.
      É exatamente isso, não é preciso acrescentar mais nada, a não ser o comentário de Alene Bello acima que vê dona Marisa ao olhar-se no espelho, no caso.

        Clá

        14/05/2017 - 12h52

        Sabe de onde eu sou, Batista? De Guaianases, periferia da zona leste de São Paulo. E tenho o maior orgulho (e saudade) disso! Graças à Deus!

        Alene Bello

        20/01/2018 - 10h07

        Nao entendi tua colocacao sobre minha pessoa..amigo….pq acha que vejo dona marisa quando me olho no espelho?

Humberto Gomes

14/05/2017 - 11h39

Já era esperado que ele iria jogar a culpa Na Marisa

    Franklin Ferreira

    14/05/2017 - 11h54

    Lê a reportagem e tenta pensar com tua própria cabeça , …se é que é possível isso

    Humberto Gomes

    14/05/2017 - 15h38

    Sim.. já li e já esperava isso do Lula, mas resumindo, só não enxerga quem não quer. ??

Goretti Pimenta

14/05/2017 - 11h37

Muito mesmo!Bota cinismo e covardia nisso! Mas a VERDADE HÁ DE SOBREPOR A ESSAS CALÚNIAS.LULA 2018????

Jose Oliveira Junior Oliveira

14/05/2017 - 11h34

    Franklin Ferreira

    14/05/2017 - 11h52

    Esses criminosos lutaram pra vc abrir a boca e dela sair merda, e vc não ser punido por isso !!!!

    Geovane Geronço

    14/05/2017 - 12h01

    Teu rabo

    Clá

    14/05/2017 - 10h56

    E um país entregue a criminosos do futuro, jamais terá existência…

    Clá

    14/05/2017 - 11h07

    Para Geovane Geronço:
    Geovane, com esse palavreado tosco e estúpido, você não acrescenta coisa alguma, neste espaço. Por que você não usa o espaço que lhe é concedido para compartilhar com as pessoas suas ideias, trazer algum conhecimento ou alguma experiência sua que possa enriquecer as pessoas e você mesmo? Você não percebe que as pessoas que comentam neste espaço são pessoas educadas e têm algo a contribuir? Ou mude o seu palavreado ou retire-se daqui. Tosco dessa maneira, você não é bem-vindo!

Paulo L Maia

14/05/2017 - 11h30

Sandra Lúcia

14/05/2017 - 08h28

Também sou um ser sem vida social e, chegando de Curitiba, na quinta-feira, passei 4h30 vendo o depoimento. Não era a toa que Lula queria a transmissão direta o mesmo.

Ricardo Araujo

14/05/2017 - 11h25

Desespero Globogolpista

Lula só subindo e o prazo pro justiceiro tá se esgotando.

Os covardes marinhos de colarinho branco vão ter que pagar pelos crimes cometidos. Segundo o senador Requião do PMDB.

Gabriela Castro

14/05/2017 - 11h24

Parabéns pelo resumo! Muito elucidativo para os que repetem o discurso da Globo. Espero que depois da leitura entendam o que realmente está acontecendo.

Ana de Santana

14/05/2017 - 11h20

Não tem limites a safadeza dessa mídia, mas tem gente que conpactua não pq tá sendo manipulado e sim pq não tem escrúpulos também

Paulo L Maia

14/05/2017 - 11h19

Mjcs Azuos

14/05/2017 - 11h19

Muito fraco os argumentos usados na matéria, juiz só na podia citar o nome da empregada. Mas concordo com a falta de respeito por parte da mídia em relação à publicidade da falecida dona Marisa.

Marcio Koiki

14/05/2017 - 11h15

“Não conheço Lula, nunca o vi na vida e nunca votei nele, mas se tem uma coisa que me tira de eixo, além das derrotas do Corinthians, são injustiças.”

    Antonio Normandio Teixeira Antonio

    14/05/2017 - 12h42

    Marcio Koiki, se Deus ouvi suas palavras a justiça não tardará , esse elemento mentiroso será punido no rigor da lei! E o que ele levou ilicitamente será devolvido para a vítima – o povo brasileiro!

    Antonio Normandio Teixeira Antonio

    14/05/2017 - 15h42

    Karin Sil sim me deixa muito incomodado. Eu não tenho bandido de estimação, quero que todos os corruptos sejam punidos no rigor da lei, seja de que partido for! Meu partido e minha estimação chama-se Brasil, por quem eu luto para livrá-lo das mãos dos covardes corruptos, entre os quais tem muita gente do pt!

    Karin Sil

    14/05/2017 - 16h05

    Sua intenção é muito louvável, entretanto não podemos julgar lula sem provas, isso também é injusto. Nesse caso o meu post foi pertinente, porque provas contra esses supracitados acima não faltam, e cadê moro e sua justiça imparcial?????? Isso nem me refiro ao caso Furnas, Banestado, estamos só na lava jato. Vamos ser coerentes com a verdade, para tanto não cabe suposições e sim provas.

    Marcio Koiki

    14/05/2017 - 17h45

    Julgar o Lula não pode, mas chamar o FHC, Alckmin, Serra e cia de corruptos pode né? Karin deixa de ser hipócrita!

    Karin Sil

    14/05/2017 - 18h36

    Não sei se vc se informa por outros meios, a não ser a mídia golpista. Existem contas em paraíso? fiscal com relatórios da Suíça comprovando, recibos de operações, enfim…..não cabe a mim está te informando procure a verdade vc, do contrário continue a propagar leviedades.

    Marcio Koiki

    14/05/2017 - 18h38

    Hahaha.. falou a jurista que se informa mais do que todos, sua patética maluca

    Karin Sil

    14/05/2017 - 19h01

    No momento em que vc só sabe blasfemar… Insultar.. vc perde a razão e nesse caso ao invés de julgar está sendo julgado. Vá tratar da sua síndrome de Estocolmo .. “Paga pau” da elite.

    Marcio Koiki

    14/05/2017 - 21h00

    Continua inconsistente moça.. contra o Serra a Folha fala a verdade, contra o Lula é a “mídia golpista” contando mentiras.. consistência cadê?? Pede pro Tico explicar pro Teco o que significa consistência se não souber o que é, pois de fato não deve saber mesmo..

    Marcio Koiki

    14/05/2017 - 21h01

    Síndrome de Estocolmo é o fenômeno do PT conseguindo cometer tantas atrocidades e ainda ter um monte de zumbis esquerdinhas sem cérebro os defendendo!

    Simone Dos Santos

    14/05/2017 - 22h26

    Quem é você pra se meter em assunto de brasileiros? Volte para o seu país de origem

    Marcio Koiki

    14/05/2017 - 22h34

    Simone Dos Santos RACISTA ESCROTA!!! Racistinha imbecil, racista burra, racista de merda, racista vá comer bosta, racista do caralho, racista RACISTA RACISTA RACISTA RACISTA RACISTA RACISTA RACISTA RACISTA RACISTA RACISTA!!

    Marcio Koiki

    14/05/2017 - 22h38

    Simone Dos Santos sua racista IMBECILZINHA DE MERDA, você já foi devidamente denunciada seu DEJETO HUMANO! RACISTAS são piores que escremento de baratas!! RACISTA!!!!!!

    Marcio Koiki

    14/05/2017 - 22h41

    Simone Dos Santos você deveria voltar para o ÂNUS DE UMA BARATA que é de onde você deve ter saído! RACISTAS como você não deveriam morar em cima da terra e sim morar junto com vermes e minhocas, isso se elas te aguentarem sua NOJENTA RACISTA!!!

    Simone Dos Santos

    14/05/2017 - 23h20

    Volta para seu país de origem, e não se meta mais um assuntos que só dizem respeito aos brasileiros

    Simone Dos Santos

    14/05/2017 - 23h22

    Racista onde? Só não quero estrangeiros se metendo em assuntos que só dizem respeito aos brasileiros! Volte para o seu país de origem

    Marcio Koiki

    14/05/2017 - 23h22

    Meu país de origem é o BRASIL, sua RACISTA!! Se você for descendente direta de indígenas, até te dou um mínimo crédito VAGABUNDA RACISTA DE MERDA

    Marcio Koiki

    14/05/2017 - 23h23

    VAGABUNDA!! Racista VAGABUNDA!! Vagabunda RACISTA!!

    Marcio Koiki

    14/05/2017 - 23h24

    Aliás, a melhor palavra pra você é BURRA.. além claro de VAGABUNDA RACISTA!!

    Marcio Koiki

    14/05/2017 - 23h25

    XENOFÓBICA VERME VAGABUNDA RACISTA!! Já está devidamente denunciada!!

    Marcio Koiki

    14/05/2017 - 23h30

    XENOFOBIA E RACISMO SÃO CRIMES!! VERME MALDITA!! ESCROTA VAGABUNDA!!

    Marcio Koiki

    14/05/2017 - 23h34

    Já dei print do seu perfil e posts xenofóbicos e racistas!! Vai presa!!

    Marcio Koiki

    14/05/2017 - 23h37

    Cada vez mais a Internet concentra em seu conteúdo discursos de ódio explicitamente criminosos que incitam severas discriminações. Por permitir o anonimato e por parecer um terreno em que prevalece a impunidade, as redes sociais virtuais (exemplo: Orkut, Facebook, Twitter, Blogs, E-mails, Fóruns Virtuais de Discussão e etc) apresentam grandiosa presença de discursos racistas, homofóbicos, xenófobos, bairristas, intolerantes com certas religiões, hábitos, costumes e até mesmo com deficientes físicos e mentais.
    O Crime de Ódio na Internet é duplamente perigoso. Além de discriminar e tratar de maneira degradante determinados grupos sociais, também incita o preconceito em outros usuários da rede social, especialmente crianças e adolescentes. Dessa forma, esse tipo de Crime de Ódio torna possível uma grave expansão de atos discriminatórios, discursos preconceituosos e atitudes agressivas. O que antes seria um caso individual, no mundo virtual atinge milhares de pessoas e influencia negativamente um enorme grupo de indivíduos. Todavia, é importante ter consciência de que atitudes desrespeitosas na Internet também são passíveis de punição e devem ser denunciadas devidamente.

    Clique aqui para saber mais sobre crimes de ódio como racismo, xenofobia, bairrismo, homofobia, intolerância religiosa e preconceito com deficientes.

    Como Denunciar

    O denunciante deve reunir o maior número de provas possíveis. É essencial imprimir as páginas, guardar os endereços virtuais, salvar os links dos indivíduos responsáveis pelo crime e tirar cópia das ofensas. Para tirar uma cópia da página em que o preconceito está exposto deve-se usar o botão Print Screen (geralmente localizado no canto direito superior do teclado). Após situar a página no local em que apareça o endereço virtual e o conteúdo preconceituoso, o botão Print Screen deve ser pressionado. Logo depois, deve-se colar esse conteúdo (geralmente no programa Paint) e salvá-lo no computador.
    Uma vez que as provas estejam reunidas, o denunciante pode dirigir-se a qualquer tipo de delegacia. Há, em certos locais, Delegacias especiais para crimes virtuais. Há também a possibilidade de denunciar o conteúdo criminoso via Internet. Os endereços de ambas as coisas encontram-se abaixo.

    Clique aqui para denunciar via internet Crimes de Ódio

    Endereço de Delegacias Especializadas em Crimes Virtuais
    São Paulo
    E-mail: 4dp.dig.deic@policiacivil.sp.gov.br
    Fone: (11) 2221-7030 .
    Endereço: Av. Zaki Narchi, 152 – Carandiru – São Paulo/SP.
    Rio de Janeiro
    DRCI – Delegacia de Repressão aos Crimes de InformáticaEndereço: Rua da Relação, 42, 8º andar, Centro – Rio de Janeiro (RJ)
    Fone: (21) 3399 – 3201/ 3399 – 3202

    Marcio Koiki

    14/05/2017 - 23h37

    Aguarde notícias

    Marcio Koiki

    14/05/2017 - 23h40

    Xenofobia é crime e deve ser denunciado!

    Marcio Koiki

    14/05/2017 - 23h43

    Esta deu like e será incluída na denúncia https://m.facebook.com/auxiliadora.farias.7?fref=pb&ref=m_notif&notif_t=share_reply

    Simone Dos Santos

    14/05/2017 - 23h45

    Pode tirar o print que quiser, não te ofendi, não ofendi seu país de origem, e pelo que sei, anda vivemos em uma democracia, logo posso expor minha opinião

    Simone Dos Santos

    14/05/2017 - 23h46

    Ah! Olha é um machista, que coisa fofa

    Marcio Koiki

    14/05/2017 - 23h46

    Meu país de origem é o Brasil e o seu é o ESGOTO.. já tenho mais um print da sua escrotice, mas você sempre pode alegar falta de cérebro.. XENOFOBIA É CRIME!

    Simone Dos Santos

    14/05/2017 - 23h47

    E usa perfil fake

    Marcio Koiki

    14/05/2017 - 23h47

    Machismo ao contrário de XENOFOBIA não é crime sua BURRA

    Marcio Koiki

    14/05/2017 - 23h50

    Mais prints guardados..

    Marcio Koiki

    14/05/2017 - 23h56

    Se quiser anotar:

    Marcio Koiki

    14/05/2017 - 23h57

    Não queria ter que te ver pessoalmente mas é o que deve acontecer.. nos vemos na justiça RACISTA XENOFÓBICA!

    Marcio Koiki

    14/05/2017 - 23h59

    Leva o meu print do machismo também.. super machista o post, você nem deve ter entendido a ironia.. ?????

    Sergio Gomes

    15/05/2017 - 01h37

    Karin, vc é jurista e leu todo o processo? Se não vc está emprenhando por este e outros gibis de esquerda radical.

    Solange Navas Nuvolari

    15/05/2017 - 11h46

    Parabéns precisarmos de pessoas com vc

Sérgio Duarte Yamanaka

14/05/2017 - 11h14

Cinismo, covardia, numa tentativa criminosa de culpar Lula mais uma vez.

Renato Oliveira

14/05/2017 - 11h14

lula sempre mentiu da até dó de quem acredita nele..

    Batista

    14/05/2017 - 12h33

    Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem, ao acreditarem na família marinho, dona da globo.

Sandra Justiniano Ribeiro

14/05/2017 - 11h09

Tudo isso é para nos mostrar que eles nao tem limites e que NUNCA devemos nos esquecer do quanto sao NOJENTOS.

Tânia Paes

14/05/2017 - 11h08

As pessoas falam o que querem quando não há argumentos …

Maria Jose Lima Dos Santos

14/05/2017 - 11h07

Mentira Lula não culpou Marisa vergonha para quem inventou deve ser alienados

André Furtado

14/05/2017 - 11h07

Pensa num cara safado. O cara culpa até a mulher morta, so pq ela não pode mais responder nada. Luladrao na cadeia já

    Claudia Freitas

    14/05/2017 - 11h12

    Respondeu ?

    Gerson Pompeu

    14/05/2017 - 11h37

    Pense num cara safado.
    Mais um babaca covarde usando perfil falso para dizer cretinices.

Genuina Estonina

14/05/2017 - 11h06

Você já rasgou uma revista Veja hoje


Leia mais

Recentes

Recentes