Após depoimento de Lula, jurista pede para retirar artigo de Moro em livro-homenagem
Ex-apoiador da Lava Jato, Afrânio Silva Jardim, um dos maiores processualistas brasileiros, se mostrou inconformado com atuação do juiz. “Posso estar errado, mas Lula não está tendo direito a um processo penal justo”
por Redação RBA publicado 11/05/2017 10h27, última modificação 11/05/2017 10h31
São Paulo – Em seu perfil no Facebook, o mestre e livre-docente em Direito Processual pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Afrânio Silva Jardim, se disse “indignado” com a atuação do juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, no depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tomado nessa quarta-feira (10) na capital paranaense. O jurista pediu publicamente que um artigo do magistrado, publicado em livro que o homenageia, fosse retirado da obra.
“(…) solicito, de público, aos amigos Pierre Souto Maior Amorim e Marcelo Lessa, organizadores do livro ‘Tributo a Afranio Silva Jardim’, que diligenciem junto à Editora Juspodium no sentido de que não conste, na sua terceira edição, o trabalho do referido magistrado. A obra foi publicada, em minha homenagem, sendo composta por vários estudos de renomados juristas pátrios e estrangeiros”, diz Jardim em sua postagem.
Segundo o professor, considerado um dos maiores processualistas do país e citado em mais de cem acórdãos no Supremo Tribunal Federal (STF), outros autores da obra também estariam incomodados em figurar ao lado de Moro. “Esta minha solicitação, além de ser motivada pelo inconformismo acima mencionado, tem como escopo evitar constrangimento ao próprio juiz Sérgio Moro, diante de críticas técnicas que venho fazendo a seu atuar processual. Ademais, alguns colaboradores da obra coletiva já se manifestaram desconfortáveis em figurar na companhia deste magistrado no aludido livro.”
“A minha indignação é tanta, que, apesar de professor e ex-membro do Ministério Público experiente, quase não consegui dormir esta noite e, por isso, estou aqui novamente fazendo este aditamento. Sinto necessidade de ‘gritar’, sinto necessidade de ‘desabafar'”, lamenta . “Posso estar errado, mas o ex-presidente Lula não está tendo o direito a um processo penal justo. Ele não merecia isso. Fico imaginando o ‘massacre’ a que seria submetida a sua falecida esposa D. Maria Letícia, pessoa humilde e inexperiente …”.
“Confesso que continuo amargurado e termino dizendo que, se o ex-presidente Lula restou humilhado, de certa forma, também restou humilhado o povo brasileiro, que nele deposita tantas esperanças”, pontua o jurista. “Termino também dizendo que restou ‘esfarrapado’ o nosso sistema processual penal acusatório, que venho procurando defender nestes trinta e sete anos de magistério. O juiz Sérgio Moro me deixou triste e decepcionado com tudo isso.”
Quando o processo da Operação Lava Jato teve início, o processualista chegou a trocar e-mails com Sérgio Moro, abordando questões processuais, conforme relatou em entrevista concedida ao site Viomundo, em setembro de 2016. “Quando a Lava Jato estava trabalhando só com o aspecto policial, até elogiei porque ninguém é a favor da corrupção”, disse.“Porém, quando percebi que a questão era política, mandei um e-mail falando da minha decepção. Ele perguntou por quê. Expliquei. Ele disse que lamentava e, assim, rompemos.”
***
Leia abaixo, a íntegra da mensagem publicada pelo professor:
INTERROGATÓRIO DO EX-PRESIDENTE LULA. ESTOU INDIGNADO COM O QUE ASSISTI
Após assistir a toda audiência em que ocorreu o interrogatório do ex-presidente Lula, no dia de ontem, fiquei indignado com a forma pela qual o juiz Sérgio Moro conduziu este ato processual.
Por este motivo, solicito, de público, aos amigos Pierre Souto Maior Amorim e Marcelo Lessa, organizadores do livro “Tributo a Afranio Silva Jardim”, que diligenciem junto à Editora Juspodium no sentido de que não conste, na sua terceira edição, o trabalho do referido magistrado. A obra foi publicada, em minha homenagem, sendo composta por vários estudos de renomados juristas pátrios e estrangeiros.
Esta minha solicitação, além de ser motivada pelo inconformismo acima mencionado, tem como escopo evitar constrangimento ao próprio juiz Sérgio Moro, diante de críticas técnicas que venho fazendo a seu atuar processual. Ademais, alguns colaboradores da obra coletiva já se manifestaram desconfortáveis em figurar na companhia deste magistrado no aludido livro.
A minha indignação é tanta que, apesar de professor e ex-membro do Ministério Público experiente, quase não consegui dormir esta noite e, por isso, estou aqui novamente fazendo este aditamento. Sinto necessidade de “gritar”, sinto necessidade de “desabafar”. Posso estar errado, mas o ex-presidente Lula não está tendo o direito a um processo penal justo. Ele não merecia isso. Fico imaginando o “massacre” a que seria submetida a sua falecida esposa D.Maria Letícia, pessoa humilde e inexperiente…
Confesso que continuo amargurado e termino dizendo que, se o ex-presidente Lula restou humilhado, de certa forma, também restou humilhado o povo brasileiro, que nele deposita tantas esperanças.
Termino também dizendo que restou “esfarrapado” o nosso sistema processual penal acusatório, que venho procurando defender nestes trinta e sete anos de magistério. O juiz Sérgio Moro me deixou triste e decepcionado com tudo isso. Como teria dito um ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, “estamos vivendo uma pausa em nosso Estado de Direito” …
Afranio Silva Jardim, professor associado de Direito Processual Penal da Uerj. Mestre e Livre-Docente em Direito Processual (Uerj)
José Carlos gaspar
13/05/2017 - 09h38
Nunca tive dúvida quanto ao caráter criminoso desse juiz que usa a justiça apenas como arma para atingir objetivos obscuros. Meu diploma de direito e meu sonho pela magistratura foram rasgados quando apos acompanhar 5 concursos públicos tive a certeza de como magistrados como ele, recebem a toga sem qualquer capacitacao moral ou profissional, apenas pelo fato de terem amigos ou parentes na magistratura ou pior ainda, apenas por serem maçons ou filhos destes. No caso de Moro, ele possuía ambos requisitos e recentemente recebeu grau 33 (quase máximo) desta entidade, a qual historicamente equipado ao PCC ou ao CV por proteger apenas suas famílias. E lamentável que muitos brasileiros esquecam a razão e transformem a justiça num campo de futebol, em detrimento a princípios basilares do direito e da civilidade dentre outros da igualdade, da liberdade, da moralidade e da transparencia. Enfim, quando vemos tribunais superiores endocando ações criminosas desse juiz bandido, temos a certeza absoluta que eles estão a clamar por uma revolução civil sangrenta, pois, qualquer país civilizado precisa de justiça e não de instituições oligárquicas.
Edgar Belisário
13/05/2017 - 06h02
É uma vergonha o Brasil ainda ser governado por donos grandes jornais, redes midiáticas e mais um banco de lesas pátria. Por seu turno, ouvindo o que contido nos arquivos disponibilizados, o sentimento e entendimento é de o Dr. Sérgio Moro não se portou como um MAGISTRADO, mais se parecia como um assistente de acusação. A PARCIALIDADE E FALTA DE ISENÇÃO foi imensa. Vejo a atuação com ABUSO DE AUTORIDADE dele e dos membros da Procuradoria Federal, PREVARICAÇÕES manifestas, e midiáticos ao extremo. Os vazamentos são insofismáveis, cujos prejuízos à defesa dos acusados ocorrem de modo solar. O Magistrado se mostra arrogante e tem aversão à atuação sagrada dos operadores do direito, não cumprindo o que estatui a Lei 8.906/1994. É UMA VERGONHA, para se dizer pouco, como se comporta o magistrado midiático e não discreto.
Assim entendi ao ouvir os arquivos, já a REDE GLOBO desinforma e não merece nenhuma credibilidade porque faz parte na função de JULGADORA/MANDANTE.
Júlio César Cardoso
13/05/2017 - 01h29
O velho jurista, desfraldando a sua bandeira vermelha, não se conforma ao ver o seu político nas barras da Justiça e por isso, de forma melancólica, desmerece a competência do juiz Sérgio Mora, que está fazendo um bom trabalho.
Lula tremeu na base diante de Moro. Só ficou aliviado depois que o juiz prometeu que ele não seria preso. Mas saiu da audiência borrado
Rosilda Maria Beserra
12/05/2017 - 21h29
Até que fim alguém estar percebendo a farsa do Dr Sérgio Moro concordo com o senhor o povo mas uma vez estar enganado , mas fazer o que a massa é manobrada que Deus tenha misericórdia destes país.
Glaucia Lobo
12/05/2017 - 10h37
Demorou!
Maria Jose Dos Santos Gouveia
12/05/2017 - 09h26
Assista o depoimento completo sem os cortes que a globo estar fazendo e a montagem juntando pedaços e fazendo interpretação diferentes a primeira noticia é que os advogados massacraram o advogado de defesa do Lula
Rui Ribeiro
12/05/2017 - 07h53
José Ribeiro Filho, Ribeiro Roosevelt
Reinaldo Novelli
12/05/2017 - 05h06
Gente o ladrão tem direito de fugir,de mentir mas um juiz não pode ser parcial , nem mentiroso ,é pior que roubar e fugir kkkkk
Maria Cecilia Cesarino Graca Couto
12/05/2017 - 01h19
Eu tb de ver tanta mentira do Lula!!!!
Maria Cecilia Cesarino Graca Couto
12/05/2017 - 01h18
Tb!
Maria Noelia
12/05/2017 - 00h11
respeito sua opinião
Lydia Francisca Paiva
11/05/2017 - 22h43
Indignação, no meu entender é a palavra que define a audiência de ontem, tendo como juiz o Sérgio Moro! Sofrível o nível de perguntas, claramente o juiz mostrou sua parcialidade, sua incompetência para julgar qualquer evento por mais simples que seja! Inaptidão para o cargo que ocupa! Estamos sendo manejados e manipulados por forças radicais de extrema direita, fascistas comandadas pelo MP e Rede Globo. Trata-se de um atentado contra a democracia e a todo povo brasileiro. Infelizmente, há uma classe social que pir falta de conhecimento, de entendimentove de preguiça de se conscientizar, acredita nessa estrutura criminosa montada contra nós!
Lobo
11/05/2017 - 19h42
O próprio Lula falou durante interrogatório do prejuízo para o país, que Vaza Jato atingiu em proporções catastróficas. Analisando os “resultados” da Vaza Jato da para concluir que “heróis” fizeram de tudo em melhores interesses de Estados Unidos. Então, com tanto desvio da lei e objetivo, no caso que objetivo era combater a corrupção, a Vaza Jato pode ser só de esfera da Alta Traição. Simples assim.
Àlvares de Souza
11/05/2017 - 17h28
O juizeco está nu. Já não era sem tempo. Muito mais do que primitivo, é primevo! Suas fotos com Aécio e Temer são acintosas, incompatíveis com a função que exerce. Sua subordinação á mídia capitaneada pela Globo e sua ação subalterna à essa condição, temerária, indigna.
Gustavo Pacheco
11/05/2017 - 20h27
Podem ter ocorrido alguns erros, mas o fato é que a operação Lava Jato tem sido um sucesso por ser inovadora. Nunca antes, tantas pessoas ricas e influentes foram presas e condenadas. Antes, só pobre e “ladrão de galinha” que ia para a cadeia. E quantas pessoas desconhecidas e pobres não foram vítimas de violação, sendo indevidamente presas, torturadas ou até mortas sem o direito a qualquer defesa? Não vi nenhum jurista renomado se levantar em favor destes. Só porque é o ex-presidente Lula que está havendo essa “indignação”. Todos são iguais perante a lei e Lula não poderia ser diferente. Defender o Lula dá Ibope.
Edi Passos
12/05/2017 - 00h43
As maioria das pessoas “ricas e influentes” envolvidas na lava-jato não foi e nem será presa, ao contrário, algumas foram promovidas a governantes do Brasil e estão lá, no executivo e no congresso, destruindo um a um – e em em pouco tempo – todos os direitos conquistados pelos mais fracos nos últimos cem anos . Muitas outras só foram presas para “delatar” Lula e o PT, sendo que dessas várias já foram soltas e outras o serão nos próximos dias! Mas isso pouco importa, não é?
Margarida Prado de Oliveira
11/05/2017 - 17h23
É confortável ouvir opiniões como esta do Dr Afrânio Silva Jardim, pois norteia nosso pensamento de leigos que somos, mas que percebemos claramente a maneira como foi conduzido este depoimento, injusta , partidária, baseada no achismo. Não é postura de um juiz. Isso envergonha nosso Brasil, de tantos profissionais competentes, justos na área da justiça, e em um momento tão importante na História, uma postura dessa.
Hamilton Fernando Braga
11/05/2017 - 19h27
Fanny Assis, Roberto Braga.
Helena Dulcineia Campos
11/05/2017 - 18h26
Eu que não sou jurista detestei a atuação do Juiz que uma parte do povo o considerae a herói!
Paulo Sergio Silva
11/05/2017 - 18h22
Que vergonha Sr. Juiz Sergio Moro.
Os seus pares em “direito” se sentindo envergonhados e não querendo figurar ao seu lado.
Vergonha.
Luiz Hortencio Ferreira
11/05/2017 - 15h07
Caro Professor Afranio Silva Jardim, tenho visto muitos ilustres juristas como o Sr. de indignarem a respeito do que o nosso Brasil está assistindo com relação à operação lava jato e os atos do nosso judiciário via de regra em todas as instâncias (1º grau até STF) e imagino que se pessoas com o grau de conhecimento jurídico, juristas renomados como o Sr. estão indignados ao ponto de não conseguir dormir uma noite de sono, imagine nós meros mortais como estamos nos sentindo. Quando um Jurista/Professor com seu conhecimento e cultura afirma que “Posso estar errado, mas o ex-presidente Lula não está tendo o direito a um processo penal justo” e “solicito, de público, aos amigos Pierre Souto Maior Amorim e Marcelo Lessa, organizadores do livro ‘Tributo a Afranio Silva Jardim’, que diligenciem junto à Editora Juspodium no sentido de que não conste, na sua terceira edição, o trabalho do referido magistrado”, nós brasileiros comuns ficamos apavorados, pois ficamos imaginando o que realmente está acontecendo com nossas instituições democráticas e o que vai ser de nosso e do futuro de nosso filhos amanhã.
Gostaria de saber porque os Juristas indignados deste nosso país não se mobilizam para estancar estas barbaridades jurídicas/midiáticas/ilegais/antidemocráticas que estão tirando o vosso sono e de muitos de nós.
Grayce Jorge
11/05/2017 - 18h05
https://www.facebook.com/grayce.jorge/posts/221600705007642
Marcia Assayag Assayag
11/05/2017 - 18h01
A estratégia de Lula em usar a esposa falecida essa foi de última.
Luiz Alberto Viana
11/05/2017 - 14h53
Professor Afranio parabéns por sua inteligência, competência, cortagem e principalmente por sua honestidade. Fosse o senhor pessoa com outro tipo de caráter e ao perceber que este julgamento (no que se refere ao ex-presidente Lula) é político e nada mais, o senhor ficaria calado e não teceria mais comentários nem contra e nem a favor sobre o fato. Aliás, como muitos portadores de caráter duvidoso estão fazendo. Ou seja, ficaram calados quando perceberam que também foram e estão sendo vítimas de um golpe de estado. Estes não batem mais panelas. Nem contra e nem a favor. Coitados. Sei que estes quando colocam a cabeça no travesseiro também não conseguem dormir, porém por motivos diversos ao da sua insônia desta noite. Professor as coisas começam a entrar nos eixos. Graças a Deus. E assim poderemos voltar a dormir em paz na certeza de que muitos sonhos de nosso sofrido povo voltarão a ser realizados!
Eduardo Lcg
11/05/2017 - 17h50
Exatamente!
Parabéns professor!
Vindo à tona novos fatos não existe razão para manter uma posição que se mostrou equivocada ou foi desvirtuada de seu propósito real.
Ninguém é a favor da corrupção* e somente inúteis** julgam por convicção e pessoas maquiavélicas*** agem de má fé contra uma pessoa e/ou contra a pátria.
*até corruptos e corruptores dizem que são contra
**inúteis úteis como gado, massa de manobra por parte de –>
***corruptos, corruptores, entreguistas, bandidos, etc sejam, políticos, funcionários públicos ou privados, empresários etc
Cesar Sampaio
11/05/2017 - 17h38
Samuel Callou Sampaio
Jorge Leite Pinto
11/05/2017 - 14h32
Curto e grosso!
Interessante notar os vagabundos coxinhas que perdem seu inútil tempo aparecendo aqui com comentários idiotas e de baixo calão. Desejo profundamente que paguem caro por suas ignorâncias políticas e se arrependam (mesmo que não admitam) pela estupidez que fizeram ao apoiar este golpe que está aniquilando nossa soberania.
Cláudio Carvalho Fernandes
11/05/2017 - 14h56
Nós NUNCA fomos soberanos! FALHAMOS como povo e nação: tivemos de tudo: governos militares, de centro-direita, de centro-esquerda… e SEMPRE a corrupção está lá, SEMPRE a propina está lá, SEMPRE o “jeitinho brasileiro está lá… quer saber? Que se “terceirize” o judiciário, o executivo, o legislativo, etc. Prefiro não ter “pseudo-soberania” nenhuma e ser feliz, ter segurança, saúde, educação civilidade, poder sair a noite e me sentir seguro, ter saúde de qualidade, ter estradas decentes, ter justiça que funciona, ter educação de qualidade sem ter SEMPRE um político corrupto, uma propina, um empresário corrupto, etc. no meio. CANSEI desse país de MERDA!!!! CANSEI!!!
Maria Virginia Silva
11/05/2017 - 17h14
Não só o Sr: Afranio esta
Roberto Moore
11/05/2017 - 17h14
Ele queria o que ? Um bang bang no tribunal
Antônio Marcos
11/05/2017 - 17h11
N é o único com o salário do moro deveria pelo menos ouvir a quem é acusado desde 1970
Sonia Varela
11/05/2017 - 17h10
Fritz Huguenin Rosemary GayFantinel Isaura Brandao
Maria Izabel Ladeira Silva
11/05/2017 - 17h07
O réu foi até a república de Curitiba depor. Junto foram milhares de admiradores preocupados com a honra e a integridade física do réu. Durante o depoimento, empalou o juiz da Globo, que como sempre, tinha muita convicção mas nenhuma prova. E, de quebra, ainda fez um comício fodástico lançando-se candidato. O réu voltou maior e mais forte.Os fascistas dormiram espumando e acordaram desorientados. A república de Curitiba não entregou a encomenda. 3 anos de investigação sem uma mísera prova. Nada. Só a narrativa de demonização. E o pacto criminoso com mídia, que o réu fez questão de jogar na cara do suposto juiz. Cadê o laranja??? Cadê a off shore??? Como Lula pode ser dono de um apartamento que nem ele nem seus herdeiros jamais poderão usufruir??? Esse processo é uma farsa. É por isso não há justiça nem juiz. Defender Lula é defender p estado democrático de direito.
Girliana Gomes
11/05/2017 - 17h27
??????????????
Abigail Emília Bracarense
11/05/2017 - 18h17
Vc disse tudo!
Natalia Duarte
12/05/2017 - 01h19
Pois é! Exatamente isso! Uma justica sem provas, agindo somente com convicções políticas!… E o pior: muita gente aplaudindo o abuso dos direitos do outro. Vamos ver esse pessoal aplaudir quando começarem a tirar seus direitos também!
Rui Ribeiro
12/05/2017 - 07h55
Natalia Duarte ??????????
Edir Figueredo
11/05/2017 - 17h07
Todo o povo do bem. Independentemente de partido. Os juristas deveriam ter vergonha de uma palhaçada dessa. Um ex-presidente respondendo por causa de uma reforma de cozinha. Enquanto bilhões são deixado de lado pra da evasão a essa sandisses
Liliana Lima
11/05/2017 - 17h04
Qualquer pessoa com um mínimo de lucidez tb pensa assim! Humilhação ao povo pobre desse país sem lei!
Cláudio
11/05/2017 - 13h59
Para variar, o cara é barbudo…
Ronel Flores
11/05/2017 - 16h56
Afraneo Silva, tanbem o Brasil está indignado com a cara de pau do LULA de mentir e acusar a DIFUNTA de tudo .
Roberto Moore
11/05/2017 - 17h16
Mostre provas
Lucia Silva
11/05/2017 - 17h25
ZUMBI DA GLOBESTA
Cláudio Carvalho Fernandes
11/05/2017 - 15h11
Zumbi do LULA MOLUSCO!!!
thement
11/05/2017 - 17h40
Vai tomar no seu fdp!
Maria Ligia Porchat de Assis
11/05/2017 - 13h55
Junto-me ao senhor com o mesmo sentimento de humilhação após assistir o depoimento de Lula ao juiz de Curitiba. Sem provas e tantos questionamentos e outros com tantas provas sem nenhuma pergunta.
Deraldo Nascimento
11/05/2017 - 16h52
????
Pedro Cordeiro
11/05/2017 - 16h36
Professor, parabéns! Bom que refletiu e reconsiderou. Acho até q todos os brasileiros apoiaram. Todos nós queremos o Brasil tirado a limpo. Infelizmente, não é isso q está acontecendo…
Ademar Batista Leite
11/05/2017 - 16h26
Paulo Tsuru, ainda bem que o Jânio Lúcio Lamounier Borges, não quer mais a prisão do Lula, ou estou enganado Valdeni Mariano?
Laércio Silva
11/05/2017 - 16h22
Puxa vida Antonio Beleza que pena. .leia isso…
Luiz Carlos
11/05/2017 - 16h13
Shirlei Citele
Alex Sandro Dias
11/05/2017 - 16h13
Silvânia Silva, da uma lida neste artigo, o jurista renomado se queixa da postura do juiz em relação ao tratamento dado juridicamente ao ex presidente. Depois tente assistir ao depoimento do Lula, sem cortes pela globo, ou com seus comentaristas falando aquilo que acharam, já dizia um conhecido eu quero saber da notícia, a conclusão, a opinião é minha. O que o Moro fez e tem feito com Lula não é mais justiça. Mas assista ao depoimento e tire suas conclusões, se quiser eu te marco nos vídeos, um beijo minha linda
Deraldo Nascimento
11/05/2017 - 16h11
Eu também como é que um ser humano tem a coragem de colocar a própria esposa que acabou de morrer como culpada dos crimes que ele cometeu. Como o Leonel Brizola vociferou la atrás que esse homem é capaz de pisar no pescoço da mãe epossivel
Rejane Carvalho
11/05/2017 - 16h29
oi? vc é ruim de interpretação e não tem qualquer conhecimento jurídico, né…
Silvia Machado
11/05/2017 - 16h32
Deraldo pra vc
Marcela Sales
11/05/2017 - 16h33
As vezes é melhor ficar calado do que falar besteira. ?
Gerson Pompeu
11/05/2017 - 16h51
A sua indigência é só mental, ou também de caráter?
Arthur Eduardo Hameister Filho
11/05/2017 - 17h04
“Falta muito amor no mundo, mas também falta interpretação de texto.” L. Sakamoto.
Deraldo Nascimento
11/05/2017 - 17h18
Eu ?????
Thaís Ellery
11/05/2017 - 17h48
Não seja desonesto. Quem falou isso foi o Lula para o Brizola. É bom pesquisar e não repetir as mentiras que os outros contam. E outra, a cota era da Dona Marisa. Ela que foi lá mais de uma vez. Ele falou a verdade e não jogou a culpa para ela. Como ele mesmo falou, como seria possível um ex presidente ter aquele apartamento sem que pudesse ir à praia? O apartamento está no nome da OAS e isso sim tem provas. A mídia é que levanta tudo isso em relação à Dona Marisa.
Maísa Tuckmantel
11/05/2017 - 19h03
Bem diz o ditado que falta amor no mundo, mas falta mais é interpretação de texto????? jirico, vê de novo!
Deraldo Nascimento
12/05/2017 - 06h29
???????
Deraldo Nascimento
12/05/2017 - 06h30
Isso não é um ditado senhora abs
Elso Gonçalves Dos Santos
11/05/2017 - 16h11
Três situações, no depoimento que eu duvidei da legitimidade Documento sem assinatura, documento com número do apartamento rasurado e as caixas do acervo escritos “praia e sítio. Provas que poderiam ter sidos “fabricadas” .
Jaqueline Navegantes
11/05/2017 - 17h06
Sério? Vc acha que políciais federais , dezenas deles, em lugares distintos resolveram vamos fabricar provas contra Lula? O papel sem assinatura, não é perfeito quando é um documento de gaveta que é assinado no momento oportuno. Não o que é mais provável é que , os policiais federais foram foram na OAS pegaram papel timbrado, fizeram uma minuta e plantaram a prova. E quanto as caixas com praia e sítio , na véspera da apreensão os policiais federais , entraram no galpão e escreveram em dezenas de Caxias sítio e praia para incriminar o Lula… ! Tô bege!
Edi Passos
12/05/2017 - 00h59
Sim, exatamente, mas os “policiais federais” só faziam isso quando não estavam nas redes de esgoto sociais falando mal de Lula e Dilma e fazendo campanha política para Aécio Neves!
Zeco Zeco Gonsa
11/05/2017 - 16h10
É o princípio do fim de um “juiz” político.
Valeria Paula Guimaraes
11/05/2017 - 15h58
Que vergonha!
Alvaro Renoldi
11/05/2017 - 15h58
Moro vai acabar sozinho.
Graça Melo
11/05/2017 - 15h53
E, professor, e assim caminha a justiça brasileira, uma vergonha. Fico me perguntando: como pode um juiz que também se diz professor olhar olho no olho de seus alunos. Será que não fica constrangido com este péssimo exemplo. E o aluno como se sentirá ao ouvir o juiz explicar o Direito Penal ou Processo Penal, será que confia, é temeroso, em fim, é esta a nossa Justiça de hoje, desalinhada!
Vicentepc
11/05/2017 - 23h22
E a escola que aceita um professor como este inquisidor merece distinção? E os alunos? Cego quando guia cego ambos caem no b II raco
Vitor Chiozzini
11/05/2017 - 15h53
Margarida Maria Gonsalez Chiozzini
Vitor Chiozzini
11/05/2017 - 15h53
Nedael Chiozzini
Marília Macedo Lima
11/05/2017 - 15h49
Mestre Afrânio sempre impecável nas suas colocações.
Nora Augusta
11/05/2017 - 15h45
É, o negócio agora é abandonar o barco.
Dantis Wal
11/05/2017 - 15h45
https://www.facebook.com/enioverri/videos/1018192758310800/
Petralha Zuero
11/05/2017 - 15h43
João Valente
11/05/2017 - 15h40
Vozes dignas se levantam mostrando a parcialidade e a politização midiática de um processo imoral e injusto.
Dantis Wal
11/05/2017 - 15h45
https://www.facebook.com/enioverri/videos/1018192758310800/