Menu

OAB-PR: Juiz não pode proibir advogado de gravar audiência

O post é de fevereiro, mas é absolutamente atual, em vista da tentativa de Sergio Moro de proibir os advogados de Lula de gravarem sua audiência. *** No Conjur Juiz não pode proibir advogado de gravar audiência, afirma OAB-PR 13 de fevereiro de 2017, 19h36 Por Felipe Luchete O ato de ligar um gravador durante […]

75 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O post é de fevereiro, mas é absolutamente atual, em vista da tentativa de Sergio Moro de proibir os advogados de Lula de gravarem sua audiência.

***

No Conjur

Juiz não pode proibir advogado de gravar audiência, afirma OAB-PR

13 de fevereiro de 2017, 19h36
Por Felipe Luchete

O ato de ligar um gravador durante audiência sem autorização prévia, definido pelo juiz federal Sergio Fernando Moro como “grave irregularidade”, é visto como direito de partes e patronos pela seccional paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil. O presidente da Câmara de Prerrogativas da entidade, Alexandre Quadros, afirma que nenhum juiz pode proibir a prática, porque servidores públicos só podem agir com base em determinação expressa na lei. E a proibição a gravações não existe no nosso ordenamento jurídico, diz ele.

Moro declarou que “nenhuma parte tem direito de gravar áudio ou vídeo de audiência sem autorização expressa”.
Divulgação/Ajufe
Na quinta-feira (9/2), em ata de audiência, Moro declarou que “nenhuma parte tem direito de gravar áudio ou vídeo da audiência sem autorização expressa deste juízo”. “Ficam advertidas as partes, com base no artigo 251 do Código de Processo Penal que não promovam gravações de vídeo de audiência sem autorização do juízo”, afirmou o titular da 13ª Vara Federal de Curitiba. De acordo com o dispositivo citado, o juiz é responsável pela regularidade do processo, podendo inclusive solicitar força pública.

Advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva levaram o episódio à OAB-PR. O pedido de providências está nas mãos de Quadros, que poderá proferir decisão monocrática ou distribuir a questão a um dos 18 demais membros da Câmara de Prerrogativas.

Antes de analisar o caso concreto, porém, ele defendeu duas premissas à revista eletrônica Consultor Jurídico: audiências são atos públicos, em regra, e pode-se aplicar por analogia o Código de Processo Civil de 2015, que permite gravação “por qualquer das partes, independentemente de autorização judicial”.

“Quanto melhor registrado esteja o ato da audiência, há mais segurança para todo mundo. Quando a ata foi pensada, anteriormente, o objetivo era preservar a memória exata do que aconteceu. Ao longo do tempo, a ata passou a nem sempre reproduzir exatamente perguntas, considerações e outros detalhes. Se há meios tecnológicos melhores do que um escrevente ao lado do juiz, podemos aprimorar a certeza do que ocorreu”, diz Quadros.

A única ressalva, para o membro da OAB-PR, é que o advogado e demais envolvidos exercitem essa prerrogativa às claras, com os aparelhos à vista dos participantes. A entidade, inclusive, já tem ementa com entendimento semelhante.

Precedentes
Em 2012, ao analisar um pedido de desagravo público, a Câmara de Prerrogativas da seccional declarou que “o advogado pode documentar, para posterior consulta, os depoimentos prestados em audiência, mediante equipamentos de gravação próprios”, sem necessidade de prévio requerimento. “Em observância à lealdade processual, a gravação deve ser ostensiva.”

Na seccional paulista da OAB, a 1ª Turma de Ética Profissional do Tribunal de Ética e Disciplina considerou lícita a gravação de audiência feita por advogado devidamente constituído nos autos.

O tema também já chegou ao Conselho Nacional de Justiça em pelo menos duas reclamações contrárias a um comunicado publicado em 2015 pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. O texto dizia que, “não obstante ausência de previsão legal acerca da gravação da audiência pelas partes, compete ao juiz do feito, no âmbito jurisdicional, autorizar ou vedar a referida gravação”.

Os dois processos acabaram arquivados, sem nenhuma tese definida, porque o TJ-SP mudou a regra logo depois, com a publicação do novo CPC. A partir de então, a corte paulista definiu que a faculdade da gravação deve ser “comunicada ao magistrado previamente ao início da gravação”. Caberá ao juiz registrar o ato, indicando o nome da parte e o meio adotado. Nenhum dos reclamantes levou o questionamento adiante.

Repercussão
A controvérsia sobre a liberdade de gravar audiência também gerou repercussão no meio jurídico. Para o criminalista e constitucionalista Adib Abdouni, o advogado pode gravar a audiência, desde que sejam todos comunicados antes do início dos trabalhos. “Não há impedimento de gravar, mas o profissional corre um risco se o processo estiver em sigilo, caso seja vazado o seu conteúdo, podendo responder a processos na OAB e na esfera criminal.”

O advogado Luiz Fernando Prudente do Amaral, professor da Faculdade de Direito do IDP São Paulo, concorda. “A audiência, em regra, é pública. Se não houver sigilo, não vejo razão para negar. Até porque as portas ficam abertas a eventuais interessados. É preciso avaliar em que contexto se deu o fato narrado. Em respeito ao juízo, é de bom tom ao menos informar que o ato será gravado”, afirma.

Segundo o criminalista Fernando Fernandes, que atua na operação “lava jato” em defesa de Paulo Okamoto – presidente do Instituto Lula –, “advogados não podem se submeter a ordens ilegais que afrontem as prerrogativas”.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Luiz Hortencio Ferreira

11/05/2017 - 15h47

O que eu acho interessante é a postura da tal da OAB, que simplesmente está em cima do muro como muitas das nossas instituições democráticas que deveriam estar fiscalizando e penalizando as irregularidades e ilegalidades que estão sendo praticadas pelo Judiciário brasileiro nesta operação lava jato, independentemente de quem seja, a justiça no mínimo tem que ser praticada dentro da legalidade constituída de um país, o que não estamos vendo acontecer e o pior é que instituições como o STF e Corregedorias estão fazendo vistas grossas a tanta imoralidade legal praticada.

Marcos Paulino da Silva

11/05/2017 - 15h02

Quem gosta de miséria neste país é rico, pobre gosta de luxo. pois se eles gostassem de luxo, ao invés de obterem lucros estratosférico em suas empresas, e se quisessem encurtar a distância entre a miséria e a riqueza não pensariam apenas si, pois só pensam na individualidade ao invés da coletividade. Na India,
existem bons ricos e um péssimo povo, no Brasil existem maus ricos e um povo maravilhoso.

Na qualidade de estudante de Direito, o que estamos assistindo é um Juizeco de 1ª Instância rasgando a nossa Constituição. Querendo condenar um cidadão, sem provas e apenas por convicção, e o
STF assistindo de camorote as atitudes de um juiz totalmente parcial e simplesmente ignorando um direito que está em nossa Lei Maior. O que estamos assistindo neste país é um linchamento de um homem
que foi por duas vezes o chefe maior da nação, deveria ter mais respeito e preservar a sua idoneidade, os únicos crimes cometidos por este homem é ter nascido pobre e ser retirante nordestino e ter sido presidente deste país por duas vezes. No Brasil o maior preconceito não é racial, e sim ser pobre.

A Sigla do novo partido: STFPSDB – Sistema Torturador Fascista do Poder Satânico Diabólico da Bestialidade.

Cléber Policarpo

11/05/2017 - 00h40

TÁ PROIBIDO PORRA !!!!!
RELAXA QUE DÓI MENOS, PETRALHADA !!!!!

Junior Oliveira

10/05/2017 - 21h08

Como eu queria que as pessoas deixassem de ser PARTIDÁRIAS e se colocassem realmente contra a CORRUPÇÃO, pois o fato notório que se presencia, é de um JUIZ que se coloca como preponderante frente a todo o mundo enaltecendo os holofotes para si, onde assim ganhou muitas (os) adeptos no entanto a máscara caiu quando o mesmo, descaracteriza a figura institucionalizada do JUIZ o qual é ser responsável por julgar e aplicar leis de forma IMPARCIAL quando passa a agir coercivamente A FAVOR do partido, PSDB o qual se viu escancarado em revistas e jornais do mundo todo, deixando mais nítida ainda a veemência quanto a podridão do então “salvador da pátria” que descaradamente refuta as informações inerentes a corja elitista da qual faz parte. Oxalá se tal fosse “apartidário” outras investigações e inquéritos teriam surgido, mas o mesmo focado em sua TARA pessoal buscando satisfazer os desejos da nidícola da qual saiu, enjeitando dar autenticidade aos atos litigiosos preconizados por seu PARTIDO DO CORAÇÃO!!!

Ismar Pires Martins

10/05/2017 - 14h55

Só não vê quem não quer. O Brasil pós-golpe está a um passo de um novo AI-5; não, não. Melhor dizendo: a edição de AIs-5, pelas novas normas do governo golpista está descentralizada, cada juízeco edita o seu AI-5, um em São Paulo, outro em Curitiba e por aí vai. Só que, com globo ou sem, o povo se mobiliza e movimenta e presta seu apoio ao LULA. Fora Temer!

Fábio Delgado

10/05/2017 - 03h58

Não querem um HC pro marketeiro milionário João Santana dirigir também? pegar o melhor ângulo, gritar corta! e talz?

Cezar Boaventura

10/05/2017 - 00h05

O “JUÍDICE MORBOSO DE MÊIA-PATACA”,LASCO-SE,

Andre Rossato

10/05/2017 - 00h01

..quero ver se amanhã ele vai contar a vida dele desde pequeno e se fazer de vítima…não vai não fugir das respostas…lula cagao ladrao

    Dira Faria

    10/05/2017 - 00h46

    LULA 2018!

    Andre Rossato

    10/05/2017 - 00h47

    bolsonaro isto sim…hahahah

Luiz Carlos P. Oliveira

09/05/2017 - 20h59

Sigilo? E os vazamentos seletivos do Moro? Esses podem? O Antagonista pode divulgar videos de sigilos juridicos? Isso já virou um circo há muito tempo. Só falta distribuir o pão! Vergonha da nossa justiça, vergonha de ser brasileiro.

Fernando Mazzucchelli

09/05/2017 - 22h03

Não pode mas proibiu e fica por isso mesmo

Carlos Eduardo – Tijuca – RJ

09/05/2017 - 19h03

“Sergio Moro” é o melhor cabo eleitoral que o Presidente LULA já teve até hoje! Tô certo ou tô errado?

Geraldo Souza

09/05/2017 - 18h56

Mas o juiz Moro proibiu e o TRF 4 também! Então pergunto: se a lei permite e as autoridades não, quem julgará essa violação?

Luã Freire

09/05/2017 - 21h51

Meu “hahaha” pro legalismo.

Fábio

09/05/2017 - 18h43

Pode sim. Tanto pode que que Moro proibiu , os petistas recorreram e o tribunal também proibiu. Chooooooooooooooora petralhada ! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Anonymous

    09/05/2017 - 21h21

    Roubado é mais gostoso. Só tem o problema que você não percebe, que está gozando com o pau dos outros.

    Mané.

Cunha e Silva

09/05/2017 - 18h37

O que eles não podem fazer ? o que eles querem fazer ?. o que eles estão fazendo ?o que já foi feito ?. Tudo em nome da ” grandiosa operação lava jato” .
Agora o que o povo deve fazer para resgatar o grande Brasil ?

Jeferson

09/05/2017 - 18h28

Os coxa s piram

Gilvanete Rosa de Oliveira

09/05/2017 - 21h05

Desocupados

Laercio Ferreira

09/05/2017 - 20h33

OAB -PR – BR !! O QUE SIGNIFICA?? É DE COME??VAI PROIBIR O MANDA CHUVA DA JUSTIÇA A OAB -PR VAI SER PROCESSADA E PELO PROCURADOR GERAL DA REPÚBLICA E PODE SER FECHADA E PRESA PELA DESORDEM PÚBLICA DA INSTITUIÇÃO DO JUDICIÁRIO?? CUIDADO?/

Denise Martins

09/05/2017 - 19h51

Quem nao deve nao teme. Nao quer pq assim ficarao evidenciadas as suas taticas de legalidade duvidosa.

Ana Esmeralda Fonseca Costa

09/05/2017 - 19h43

Concordo plenamente com o juiz.

    Carlos C

    09/05/2017 - 18h33

    Quando ele, Moro, permitiu que o depoimento prestado sobre segredo de justiça, feito por Marcelo Odebrecht, fosse transmitido ao vivo pelo Antagonista, ele estava correto ? é por atitudes fascistas praticadas no âmbito de nossa justiça que a violência aumenta sua letalidade neste país, é por pessoas despreparadas aceitarem atitudes vis que nos tornamos um lixo enquanto nação. O mesmo direito deve ser para todos, juiz que gosta de holofotes não é juiz , pode ser qualquer outra coisa.

Ana Esmeralda Fonseca Costa

09/05/2017 - 19h43

Moro golpista safado e partidário tucano ridículo invejoso hipócrita.

João Pedro Pereira Neto

09/05/2017 - 19h38

E o moro, o maior fascista do país, criando o próprio código de processo civil, regime de excessão… E ainda é o herói nacional … Isso me lembra “o super herói americano”, ou “super herói, o filme”. kkk

Hannibal de Sousa

09/05/2017 - 19h03

Aliás, de acordo com a jurisprudência, não é necessário sequer avisar o juizeco.

Wilma Medina Possidonio

09/05/2017 - 18h59

Está chegando a hora da VERDADE! ONDE ESTÃO AS PROVAS CONTRA O LULA? SEM PROVA NINGUÉM PRENDE NINGUÉM.

    Fábio

    09/05/2017 - 16h24

    Por falar em provas, alguma notícia dos comprovantes dos pagamento dos aluguéis que Lula deveria ter feito ao sobrinho de Bumlai ??

Walber Leandro

09/05/2017 - 18h38

#BRASILcomLULA

Nando Gaia

09/05/2017 - 18h36

Lula na cadeia.

    Anonymous

    09/05/2017 - 21h17

    Nando Gaia na cadeia

Petralha Zuero

09/05/2017 - 18h32

Eva Monteiro

09/05/2017 - 18h30

Foro juizeco Tucanalha! !!

Manu Junior

09/05/2017 - 18h28

mais um golpe na democracia !!!!!!

EDSON SIMIAO

09/05/2017 - 15h25

Cade Provas!!!?sera que o LULA que mesmo esta com medo que gravaçao da audiençia! ou Juiz da Quadrilha??? nao possa vazar para a Globosta!!! Editar pra o JN!!! Pro Coxas alienados se aliementar de Odio!!!

Carla Silva

09/05/2017 - 18h19

Ufa! até que enfim a justiça trabalhando!

Maria Aparecida Fernandes Da Silva Kato

09/05/2017 - 18h18

FORA TEMER! FORA MORO!

Luiz Paulo Oliveira

09/05/2017 - 18h16

Amei.

Marta Soto

09/05/2017 - 18h15

Em pânico estão vocês porque não podem impedir Lula de ser novamente o melhor Presidente do Brasil.

Darlene Leme Ichimaru

09/05/2017 - 18h08

Trouxinhas sempre teleguiados

Darlene Leme Ichimaru

09/05/2017 - 18h07

Reinaldo Chaves Rivera

09/05/2017 - 18h00

… A escória vermelha está em pânico !!!

    Maria Regina Larré

    09/05/2017 - 18h02

    É o governo que está aí, é o q?????

    Reinaldo Chaves Rivera

    09/05/2017 - 18h03

    Respondam vocês que o elegeram !!!

    José Maria Schemer

    09/05/2017 - 18h03

    Você é empresário ou …

    José Maria Schemer

    09/05/2017 - 18h04

    Respondam vocês que apoiaram o golpe.

    Jorge Loureiro

    09/05/2017 - 18h07

    heheheheh quem tá tremendo mesmo é a elite parasita…. em 30min de depoimento do Lula o Moro já pede pra se filiar ao PT….

    Gine Siqueira

    09/05/2017 - 18h14

    Quem colocou lá esse verme temer foi pessoas sem noção que nem vc,porque ele era apenas um vice,que nem sequer era ouvido.Por isso juntou com a quadrilha de partidos, que gente escrota que nem vc panelaram? com a camisa verde e amarelo e foram nas ruas manifestar pra colocar a quadrilha pra tomar conta do país,e envergonharam a bandeira do país.Sendo que esses vagabundos de verde amarelo não vão panelar para os direitos dos trabalhadores,porque eles adoram ficar com a panela enfiada no c……,nem que seja só prá dizer que faz parte da elite,e que é um bando de gente sem vergonha e sem moral algum.kkkkkkkk

    Eva Monteiro

    09/05/2017 - 18h29

    Cadê as foturnas dele prove pelo menos uma seu velho Gaga?

    Denise Martins

    09/05/2017 - 19h54

    O sr Reinaldo está “fora da casinha” faz tempo. So fala sandices

    Luiz Pereira

    09/05/2017 - 17h11

    E pedir para gravar uma audiência é sinal de panico? Faltou explicar o que uma coisa tem a ver com a outra. Ademais considerando as ultimas pesquisas eleitorais, não acho que é a “escória vermelha” que está em panico.

    Carlos C

    09/05/2017 - 18h41

    Reinaldo, quanto você está ganhando pra encher a paciência ? vai ver a veja, vai fazer passeata e defender o golpe, vai estudar um pouquinho História, percebi que você é amante de quem combate comunista, vai estudar Karl Marx, quem sabe aprenda um pouco.

Reinaldo Chaves Rivera

09/05/2017 - 17h59

… Lula é o maior LADRÃO da história desse país. Cadeia já para esse meliante eneadáctilo !!!

    Darlene Leme Ichimaru

    09/05/2017 - 18h08

    Marta Soto

    09/05/2017 - 18h13

    Leve as provas para o Moro! Ele está alucinado por elas!!!

    Val Vidal Vieira

    09/05/2017 - 18h18

    Kkkkkkk….mas….corre provavelmente n dará tempo

    Anice Alias

    09/05/2017 - 18h21

    Nao vai dar tempo nao dele levar as provas hahaha

    Marta Soto

    09/05/2017 - 18h23

    Kkkkkkkkkkk

    Eva Monteiro

    09/05/2017 - 18h27

    Velho caluniador! !!

    Sérgio Souza Inácio

    09/05/2017 - 18h29

    Sérgio Souza Inácio

    09/05/2017 - 18h30

    Fernando Vidal

    09/05/2017 - 18h41

    Sem provas não se pode condenar ninguém.

    Nilton Marchi

    09/05/2017 - 18h43

    Engraçado que o perseguidor moro caça provas contra Lula, mas só encontra contra seus amiguinhos Tucanos e do PMDB.

    Itamar Tlo

    09/05/2017 - 18h51

    tem provas leva pro Moro, prq até agora só achou um power point e 2 recibos do pedágio.. isso que ele tem a sua disposição cia, fbi, pf, globo, band e tudo que vc possa imaginar…

    Luiz Claudio Lopes da Silva

    09/05/2017 - 18h52

    Lili Marlene Brenner

    09/05/2017 - 18h53

    Nilton MarchiEssa é a ironia do destino do Brasil, mesmo assim a “justa justiça” não atua naquela banda! Justiça hipócrita!

    Rone Ccsp Reis

    09/05/2017 - 19h09

    Cara se tiver provas cabaias, não ficar blasfemando nas redes sociais, manda para Curitiba, para juntar as 100 mil páginas do processo contra o molusco por estão tentando jogar atribuir a ele um apartamento a 2 anos e nada ainda kkkk

    Helena Bowie

    09/05/2017 - 19h18

    Nossa, vou anotar seu nome pra nunca contratar vc como advogado. Não aprendeu nada sobre provas numa acusação? Quem sabe Lula te processa por calúnia e difamação?

    Rafaelli Patrícia

    09/05/2017 - 19h35

    Kkkkkkkkkkkkkkk precisasse de provas urgente contra Lula… se não ele vira presidente. Lula 2018 ?

    Rone Ccsp Reis

    09/05/2017 - 19h35

    Aprendi que a verdade precisa ser provada enquanto convicções? não, o caso de dellagnon, vejo muita gente verbalizar mas provar nada

    Isaac Soares

    09/05/2017 - 22h30

    O lula vai ser julgado amanhã otario já está dando o resultado.

    Rafaelli Patrícia

    10/05/2017 - 00h13

    A lei diz todos são inocente até que se prove o contrário. Sem provas o julgamento não dá em nada.

    Dira Faria

    10/05/2017 - 00h46

    LULA 2018!

    Lili Marlene Brenner

    10/05/2017 - 00h59

    Rafaelli Patrícia Num mundo menos imperfeito, sim! Mas nos tempos atuais, vale a teoria nazista do famigerado “Domínio do Fato”. A irresponsabilidade correu solta sem os freios da prudência e cautela, desde que Lula assumiu a presidência, ainda no primeiro mandato. Nosso Savonarola dará mais um espetáculo amanhã e nada indica que a “lei” será resguardada, já que a lei está sendo submetida a sua soberana interpretação.


Leia mais

Recentes

Recentes