Menu

Costa Gavras e a resposta de Lula ao novo ataque dos Inquisidores

(Yves Montand, protagonista, em cena do filme “A confissão”, de Costa Gavras, de 1970) Reproduzo abaixo a resposta da defesa de Lula à nova armação dos conspiradores de Curitiba, que torram dinheiro público para posar de paladinos da justiça, mas que não fazem outra coisa senão subsidiar o golpe de Estado em curso. Antes, porém, […]

39 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Yves Montand, protagonista, em cena do filme “A confissão”, de Costa Gavras, de 1970)

Reproduzo abaixo a resposta da defesa de Lula à nova armação dos conspiradores de Curitiba, que torram dinheiro público para posar de paladinos da justiça, mas que não fazem outra coisa senão subsidiar o golpe de Estado em curso.

Antes, porém, alguns comentários.

Ontem, por coincidência, assisti a um filme que me lembrou muito a Lava Jato.

O título é A Confissão, o primeiro filme de sucesso de Costa Gavras, segundo informa a capa do DVD (sim, aluguei o filme na última locadora do Rio, a Macedônia).

O filme se passa num país comunista do leste europeu, mais ou menos identificado com a Tchecoslováquia.

O personagem principal (em atuação brilhante de Yves Montand) é o vice-ministro de Segurança, um quadro importante do partido, que é preso e coagido, após meses de excruciante tortura psicológica, a “confessar” seus crimes e acusar seus colegas.

Com o filme, Costa Gavras, um homem de esquerda, denuncia os horrores dos porões stalinistas, que destruiu gerações inteiras de socialistas.

Os agentes de segurança, responsáveis por “arrancar” a todo custo confissões falsas dos presos, eram burocratas comunistas ignorantes, que agiam com autonomia em relação às próprias direções partidárias.

O próprio chefe de segurança do governo também será preso, torturado e executado. O mesmo acontecerá com o ministro de Segurança.

O personagem principal, enquanto é torturado, lembra que ele mesmo, em passado recente, havia participado de um outro teatro jurídico (embora ele não tivesse percebido, na época, que se tratava de um teatro), ocorrido em país vizinho, em que um quadro político também havia “confessado” seus crimes publicamente.

Os agentes de segurança me lembram muito os procuradores da Lava Jato. Há um ou dois dias, um articulista de um blog de direita de grande circulação, ao qual a Lava Jato subsidia com informações privilegiadas, escreveu que “A Lava Jato é maior que o STF”. A frase lembrou-me os diálogos do início do filme de Costa Gavras, quando um dos agentes de segurança diz ao pobre vice-ministro, que implorava, desesperadamente, que contatassem “alguém do partido” ou do “governo”, que eles – os meganhas – eram “maiores” que o partido.

Os liberais de hoje, que assistem a tudo em silêncio cúmplice, estão cometendo o mesmo erro de muitos dirigentes partidários do filme de Costa Gavras: o processo kafkiano de empoderamento de burocratas “autônomos” mergulhará o país em trevas que consumirão a todos.

O filme trabalha o tempo de maneira muito criativa. O cenário pula, de vez em quando, para a década seguinte, em 1968, quando o protagonista já está livre e conta a seus amigos sobre o que vivera.

Os próprios burocratas – conta o personagem – seriam mais tarde denunciados, presos, torturados, num ciclo de horror que caracteriza a degeneração política que representou a crise final do socialismo europeu.

Até mesmo o secretário-geral do partido é preso, torturado e executado. O país é dominado por burocratas sem expressão, como parece ser o caso do Brasil de hoje.

As “confissões” eram veiculadas, assim como essas de hoje da Lava Jato, por canais de rádio e tv, em países nos quais, assim como o Brasil, havia monopólio de um só canal.

A própria esposa do vice-ministro, uma comunista ortodoxa e fiel ao partido, ao ouvir a confissão de seu marido, pelo rádio, acredita nela. Anos depois, quando o marido é solto, ela acreditará em seu marido.

Os métodos usados para enganar os réus, a tortura psicológica, são formas avançadas de um problema antigo da justiça, que é quando ela usa todos os instrumentos de coação e violência para humilhar o indivíduo.

Não importa mais se o indivíduo é culpado ou não.

Quando eu analiso as delações da Lava Jato, assim como no filme de Costa Gavras, o que me interessa não é o que os réus tem a dizer.

O que realmente me intriga, o que instiga minha curiosidade, é destrinchar a engenhosidade com a qual as farsas jurídicas são montadas pelos aparelhos de segurança.

E o que me choca não é o conteúdo da fala, e sim a tortura, inflingida mesmo que sobre um corrupto.

Afinal, não é apenas o réu que é torturado psicologicamente, mas – assim como no filme – uma nação inteira, que se vê refém do terrorismo político de um processo jurídico completamente manipulado.

Renato Duque foi condenado a passar o resto de sua vida atrás das grades, num país que tem os piores presídios do mundo. É óbvio que uma confissão, dada em tal situação, não expressa nada mais que o desespero de alguém, criminoso ou não, em busca de uma brecha de liberdade.

Se o próprio Estado o considera um criminoso, um corrupto, como pode dar valor às suas palavras?

Como pode o próprio Estado patrocinar um espetáculo desse tipo, inteiramente montado para subsidiar os grandes meios de comunicação com ataques políticos a um cidadão brasileiro?

Não tem sentido.

Ou melhor, tem sim: é puro jogo sujo.

Os procuradores da Lava Jato, mais o juiz, estão se igualando aos piores corruptos que prendem, e por razões espúrias: para se manter sob os holofotes e produzir o terrorismo político necessário à consolidação do golpe.

A cumplicidade da mídia é evidente. O consórcio criminoso entre a Lava Jato e a Globo está à vista de todos.

Este é o núcleo de poder hoje no país: um grupinho de meganhas, aterrorizando o país, associado a uma família de bilionários, que fez sua fortuna apoiando golpes, sonegando e acobertando crimes.

A Globo acobertava os crimes da ditadura militar e hoje acoberta os crimes da ditadura judicial.

O STF é paparicado apenas na medida em que obedece estritamente à Globo. Quando ousa fugir do script, é imediatamente massacrado, como vimos no dia seguinte à decisão da Segunda Turma de libertar José Dirceu. Lava Jato e Globo se unem para intimidar o STF.

O governo Temer, é preciso entender, apesar da quantidade enorme de ministros envolvidos em corrupção, inclusive investigados pela própria Lava Jato, é protegido pelo consórcio golpista.

Todos os delatores que tentaram externar denúncias que envolviam Michel Temer foram silenciados pela Lava Jato. As forças golpistas do judiciário, da mesma forma, vem trabalhando para que o processo de cassação no TSE, o plano B do golpe que se tornou agora apenas um constrangimento, poupe Michel Temer.

O objetivo do golpe é privatizar o Brasil. Pela primeira vez na história, o Exército norte-americano promoverá exercícios militares em nossa Amazônia. Há funcionários do governo Trump tomando conta da Embraer, da Odebrecht e da Petrobrás.

Estamos já, na prática, sob intervenção dos Estados Unidos, que controlam a nossa soberania mediante o governo mais corrupto que o Brasil já teve.

A violência no campo, contra sem-terra e indígenas, explodiu a níveis que não víamos há décadas.

Tudo isso acontece enquanto o ministro Luis Roberto Barroso viaja pelo Brasil e pelo mundo dando palestras sobre o papel “iluminista” do judiciário brasileiro, que estaria “refundando” o país…

A Lava Jato, que dá opinião sobre tudo, a ponto de Rodrigo Janot ir à Davos dizer que a operação é “pró-mercado”, jamais disse uma palavra sobre o desmonte do Estado promovido pelo governo Temer.

Ontem, a imprensa divulgou que o governo, para comprar o voto de deputados, está perdoando suas dívidas tributárias. O “mensalão”, uma farsa, quase derrubou um governo popular por causa da acusação de que se estava comprando voto de deputados por algumas dezenas de milhares de reais, por cabeça. A medida do governo Temer, por sua vez, corresponde a uma propina de dezenas de milhões de reais, para cada deputado ou empresa vinculada a esse deputado – e ninguém do MP ou da grande imprensa faz qualquer denúncia.

O desmonte das grandes estatais corresponde a valores de magnitude muito superior aos delirantes e exagerados números da Lava Jato, com suas “estimativas” estapafúrdias sobre o montante desviado ao longo de dez anos…

Com uma diferença, nos tempos de Lula/Dilma, batíamos recorde de investimentos públicos em infra-estrutura, o desemprego caía aos menores níveis da história, as dívidas públicas, líquida e bruta, caíam, e a arrecadação fiscal seguia em alta.

Hoje, o próprio governo informa que o investimento público caiu 61%. Pior: o governo não faz nenhuma autocrítica quanto a isso.

Fica-se à espera de um miraculoso “investimento privado”, que naturalmente jamais investirá em grandes projetos de infra-estrutura, pela simples razão de que estes dão retorno apenas no longo prazo, e com taxas de lucro extremamente reduzidas.

Enquanto isso, porém, a mídia mantém a opinião pública anestesiada com a 40ª etapa da Lava Jato e as capas das revistas retratam o depoimento de Lula a Sergio Moro como um espetáculo de box.

****
No site do Lula

Depoimento de Renato Duque é mais uma tentativa de fabricar acusações contra Lula

O desespero dos procuradores aumentou com a aproximação da audiência em que o ex-presidente vai, finalmente, apresentar ao juízo a verdade dos fatos

Publicado em 05/05/2017

O depoimento do ex-diretor da Petrobras Renato Duque é mais uma tentativa de fabricar acusações ao ex-presidente Lula nas negociações entre os procuradores da Lava Jato e réus condenados, em troca de redução de pena. Como não conseguiram produzir nenhuma prova das denúncias levianas contra o ex-presidente, depois de dois anos de investigações, quebra de sigilos e violação de telefonemas, restou aos acusadores de Lula apelar para a fabricação de depoimentos mentirosos.

O desespero dos procuradores aumentou com a aproximação da audiência em que Lula vai, finalmente, apresentar ao juízo a verdade dos fatos. A audiência de Lula foi adiada em uma semana sob o falso pretexto de garantir a segurança pública. Na verdade, como vinha alertando a defesa de Lula, o adiamento serviu unicamente para encaixar nos autos depoimentos fabricados de ex-diretores da OAS (Leo Pinheiro e Agenor Medeiros) e, agora, o de Renato Duque.

Os três depoentes, que nunca haviam mencionado o ex-presidente Lula ao longo do processo, são pessoas condenadas a penas de mais de 20 anos de prisão, encontrando-se objetivamente coagidas a negociar benefícios penais. Estranhamente, veículos da imprensa e da blogosfera vinham antecipando o suposto teor dos depoimentos, sempre com o sentido de comprometer Lula.

O que assistimos nos últimos dias foi mais uma etapa dessa desesperada gincana, nos tribunais e na mídia, em busca de uma prova contra Lula, prova que não existe na realidade e muito menos nos autos.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Antonio C Guerreiro

07/05/2017 - 17h16

Tudo leva, realmente, aos EUA. Novo golpe, e sem nenhuma novidade ou especial ação. Basta seguir a trilha do lucro, isto é, PARA QUEM VAI O LUCRO, DINHEIRO.
Desde 1954 (com a morte do Getúlio) é a mesma coisa. Sempre o Capital usando recursos do governo americano (soldados e agentes da cia, bem como o dinheiro para os corruptos – que neste caso são o PSDB DEMO E GRANDE IMPRENSA) e com a IMPRENSA sempre o principal instrumento.
E marcadamente com o intuito de gerar lucro para o CAPITAL FINANCEIRO que nem vão servir para “compensar” os gastos do governo americano. Ou seja, os custos (prejuízos) com o povo americano, e o lucro com as empresas (nem sempre americanas – SHELL E ESSO, por exemplo).
Sempre o Capital externo tendo como INSTRUMENTO principal a MÍDIA , agora incrementada também pelas redes sociais.
Os instrumentos menores ( militares em 64 e juízes e procuradores em 16) são trocados a bel prazer.
Me causa mais espanto e estarmos passando por isso novamente. Repetição banal de “modus operandi” pra lá de conhecido.
Sinto agora falta de uma VERDADEIRA DIREITA Brasileira ( e eu sou esquerdista de carteirinha) para podermos dar respostas a altura dessa DESNACIONALIZAÇÃO promovida por esses venais de plantão, que no caso atual a MÍDIA e os JUÍZECOS E PROCURADORES de meia pataca.
Me pergunto ainda, se fosse ao contrário. Se o Moro e Delagnol estivessem atacando a CHEVRON e a Chevrolet para desnacionalização dos EUA?????
Como se comportariam os Republicanos dos EUA ????? E o que a CIA e o FBI fariam para PARAR essa sangria no EUA ???
Será que “pequenos ” acidentes de avião, mal solucionados seriam feitos para estancar essa sangria, se ocorresse nos EUA??????
Pois é, sinto falta de UMA DIREITA Brasileira. Que faça o que os ESTADOS UNIDOS FAZEM – E NÃO – o que eles DIZEM para fazermos.

Wellington Santos

07/05/2017 - 17h34

Estamos esperando as provas a anos. Espero que chegue logo, caso contrário…. Lula 2018 né

Lázaro

07/05/2017 - 07h09

Precisamos urgente mente ocupar a globo e iniciar um levante popular

Ana Lucia Ribeiro Cunha

07/05/2017 - 02h01

Infelizmente não existe mais BRASIL, tenho muita angústia e tristeza por tudo que vem ocorrendo, desde quando os nossos votos se tornaram inválidos, o que mais me preocupa é o que será dessa geração que ficará, que DEUS o SENHOR os protejam

Lia Mara Crepaldi

07/05/2017 - 02h18

O que interessa que esse louco diga seus cretinos

Sidnei Chinalia

07/05/2017 - 02h05

Lula:Nicolas Maduro ama tanto o povo venezuelano que até atirou fogo em um jovem que estava protestando contra as mazelas do seu governo É assim maduro lula e todos os ditadores de esquerda e tem gente tão inteligente que defende essa porcaria realmente só pode ser coxinhas petistas que gostam de mamar na vaquinha do estado querem viver a custa do suor do povo essa zelote facista,racistas homofóbica.fora golpista

    Rejane Rivas

    07/05/2017 - 13h53

    Que confusão!!

Luiz Carlos Moroni

07/05/2017 - 01h43

Belo resumo da atual situação do Brasil. Voltaremos a ser uma colônia dos americanos, que estão no topo hierárquico do golpe. Somos latinos, somos lixos e como tal seremos eliminados pelo capital fascista. Lamento que seja com o aval de brasileiros alienados por uma mídia corrupta e uma justiça de holofotes.

    Mario Washington Wallace Fajardo

    07/05/2017 - 14h13

    Preferia uma colônia de cubanos, venezuelanos ou norcoreanos?

Rogerio Vaz

06/05/2017 - 23h05

Kkkkkkkk

Dirceu Aparecido Barbosa

06/05/2017 - 21h29

Perfeito Miguel, parabéns pelo excelente texto.

José Guilherme Lira

06/05/2017 - 18h56

Onde compro o DVD?

Mario Washington Wallace Fajardo

06/05/2017 - 18h21

Lula não tem defesa. Até o mandaram devolver o que havia roubado do acervo do Palácio. Ladrão declarado! A única armação é a dos petistas e outros políticos corruptos e ladrões. Agora vão pagar, pese aos idiotas que ainda os defendem, tipo este Cafezinho.

    Miguel

    06/05/2017 - 16h53

    Caramba, que coxinha burro. O acervo é de Lula. Como ele vai roubar de si mesmo?

    Marcelo Marques Costa

    07/05/2017 - 00h36

    Cala boca imbecil.

    Ana Maria Coelho

    07/05/2017 - 00h55

    Fala sério ou é piada? Kkk…

    Mario Washington Wallace Fajardo

    07/05/2017 - 01h01

    Marcelo Marques Costa Doeu?

    Mario Washington Wallace Fajardo

    07/05/2017 - 01h01

    Ana Maria Coelho Não brinco em serviço.

    Rejane Rivas

    07/05/2017 - 13h55

    Mario Washington Wallace Fajardo Estamos vendo que vc não brinca em serviço, nem precisa mencionar, vc tá fazendo direitinho o DEVER DE CASA que a globo e seus cúmplices te ensinaram…

    Mario Washington Wallace Fajardo

    07/05/2017 - 14h04

    Rejane Rivas Bom, nada tenho a ver com a Globo. Mas entendo que como vocês não conseguem pensar sozinhos por escassez de neurônios, tentam encastelar quem pensa por si na mesma vala. Rsrs

Carlos

06/05/2017 - 12h34

Pra quem quer compartilhar :

Os procuradores da Lava Jato estão se igualando aos piores corruptos que prendem, e por razões espúrias: para se manter sob os holofotes e produzir o terrorismo político necessário à consolidação do golpe.

A cumplicidade da mídia é evidente. O consórcio criminoso entre a Lava Jato e a Globo está à vista de todos.

Este é o núcleo de poder hoje no país: um grupinho de meganhas, aterrorizando o país, associado a uma família de bilionários, que fez sua fortuna apoiando golpes, sonegando e acobertando crimes.

A Globo acobertava os crimes da ditadura militar e hoje acoberta os crimes da ditadura judicial.

O STF é paparicado apenas na medida em que obedece estritamente à Globo. Quando ousa fugir do script, é imediatamente massacrado, como vimos no dia seguinte à decisão da Segunda Turma de libertar José Dirceu. Lava Jato e Globo se unem para intimidar o STF.

O governo Temer, é preciso entender, apesar da quantidade enorme de ministros envolvidos em corrupção, inclusive investigados pela própria Lava Jato, é protegido pelo consórcio golpista.

Todos os delatores que tentaram externar denúncias que envolviam Michel Temer foram silenciados pela Lava Jato. As forças golpistas do judiciário, da mesma forma, vem trabalhando para que o processo de cassação no TSE, o plano B do golpe que se tornou agora apenas um constrangimento, poupe Michel Temer.

O objetivo do golpe é privatizar o Brasil. Pela primeira vez na história, o Exército norte-americano promoverá exercícios militares em nossa Amazônia. Há funcionários do governo Trump tomando conta da Embraer, da Odebrecht e da Petrobrás.

Estamos já, na prática, sob intervenção dos Estados Unidos, que controlam a nossa soberania mediante o governo mais corrupto que o Brasil já teve.

https://www.ocafezinho.com/2017/05/06/costa-gravas-e-resposta-de-lula-ao-novo-ataque-dos-inquisidores/

Rogerio Vaz

06/05/2017 - 15h12

Aparecida De Fátima De Paula Paula

06/05/2017 - 14h54

Muito bom. Esclarecedor!

João Francisco França de Oliveira

06/05/2017 - 14h51

No caso desse filme, é a vida imitando a arte. Pobre do Brasil, pois infelizmente é aqui que vem acontecendo.

Ana Lucia Elizabeth Rodrigues

06/05/2017 - 14h49

Costa Gavras!

    O Cafezinho

    06/05/2017 - 15h32

    ai, Ana. Ainda bem que voce viu! Corrigido!

    O Cafezinho

    06/05/2017 - 15h32

    Obrigado!

Alex Flores

06/05/2017 - 14h41

URGENTE:
O Duque afirma que o preço das obras era definido pelo corpo técnico da PETROBRAS
Eram 50 engenheiros contratados por concurso público os que definiam o preço da obra.
As empreiteiras TODAS fizeram as obras dentro do preço da Petrobras.
Chancelando que as “propinas” TODAS tiveram origem em dinheiro limpo oriundo do LUCRO das empreiteiras.
JAMAIS foi originário de superfaturamento coloca por terra a Lava Jato de ponta a ponta.

Assista o vídeo a partir do minuto 21… https://www.youtube.com/watch?v=GAHHjBU3HmQ

    Miguel Do Rosario

    06/05/2017 - 16h02

    Muito bom Alex

    Alex Flores

    06/05/2017 - 16h02

    No depoimento do Duque o Moro assumiu o papel dos procuradores (Só ele inquiriu o Duque) mostrando que há um racha ao interior da Car Wash. No mínimo uma ação desesperada do Juiz, os procuradores abandonaram o barco, não quiseram participar da farsa com medo do juízo da história. Em resumo chancelaram o fim da justiça brasileira.

    a

    06/05/2017 - 18h48

    É um conceito nem sempre verdadeiro dizer que propina, comissão ou o que seja sai da empresa contratante quando, mais frequentemente do que se pensa, o grupo contratado abre mão de parte de seus lucros.
    O desconhecimento de como funciona uma empresa do porte da Petrobras leva as pessoas a dizerem muita bobagem. Por exemplo, as obras contratadas com empreiteiras não se encontram no supermercado, ou seja, não existe um padrão para se comparar. São valores frequentemente na faixa de bilhão. Num banco em que trabalhei no passado, remunerávamos ao gerente financeiro, inclusive de estatais, que recolhessem tributos e encargos conosco e essa remuneração provinha do lucro do banco.

Oliveira Secario

06/05/2017 - 14h29

Tem que arrebentar na porrada

Jose carlos lima

06/05/2017 - 11h15

Para criar o “clima” para prender Lula, nos ultimos dias a Globo tem mentido como nunca

Esse papel de mentir para criar consenso negativo em relação a inimigos do conluio midiático-penal foi planejado por Moro no inicio desta década, tão logo Lula foi eleito…de lá prá cá, não fizeram outra coisa senão criar climas para destruir Lula

Nassif: A Lava Jato pensada como operação de guerra

http://jornalggn.com.br/noticia/como-a-lava-jato-foi-pensada-como-uma-operacao-de-guerra

Há uns 60 dias atrás um delegado aecista bradou que Lula não havia sido preso por falta de “timing”, no que o outro retrucou no JN: o clima será criado dentro de 60 dias…

https://josecarloslima.blogspot.com.br/2017/05/da-criacao-do-timing-para-prender-lula.html

Zé Silvestre

06/05/2017 - 11h03

Não sei se é inteligente na hora que coxinhas soltam contra o PT o “comunista via pra Cuba!” exumar o stalinismo morto e dar argumentos para essa turba. Isso é burrice ô Miguel! Larga de ser burro meu chapa.

    Miguel do Rosário

    06/05/2017 - 11h07

    Zé, não viaja. É estratégico. Desculpe, mas quem está sendo burro é você.

Laercio Ferreira

06/05/2017 - 13h53

UM COLAR DE DENUNCIAS , DA CIA , FBI E COMPANHIAS , O DESEJO DO GOVERNO NORTE AMERICANO SÃO PASSAR POR CIMA DE TODOS OS PAÍSES DA AMÉRICA LATRINA, QUE FIZEREM OPOSIÇÃO AO SEU COMANDO DE IMPERIALISTA, POR COOPTARAM VÁRIOS AGENTES LARANJAS DO JUDICIÁRIOS , LEGISLATIVOS E EXECUTIVOS, PRA DETONAREM OS QUE SE CONSIDERAM DE ESQUERDAS NAS NEO COLÔNIAS?? O MÉTODO E O MESMO QUE SUCUMBIU CUBA , VENEZUELA SÃO BOICOTAR O SISTEMA ECONÔMICO E MILITARES DOS SEUS QUINTAIS?/

    Mario Washington Wallace Fajardo

    07/05/2017 - 14h06

    ho papo comunista de papagaios da esquerda. Sempre o fantasma da CUA e tal. Isso é tão velho como andar caminhando.

      Rita Andreata

      07/05/2017 - 18h54

      E´velho mesmo. Os Estados Unidos, depois de tirar boa parte do México, incorporando a seu território, dedica-se a impor sua ordem a todo o mundo,com a política do big stick. É na América Latina, no Oriente Médio, na Ásia. Com a ruína da antiga União Soviética, tornou-se o centro incontrastável e único de poder militar, econômico e político. Portanto, seria muita ingenuidade pensar que o que aconteceu e acontece no Brasil – falo do golpe de 2016 e da política de alienação do patrimônio nacional e de quebra de todos os direitos dos trabalhadores – não tem mais do que uma mãozinha do Tio Sam.

    Laercio Ferreira

    07/05/2017 - 19h56

    É VELHO, MAS E REALIDADE,NO MEU PONTO DE VISTA??


Leia mais

Recentes

Recentes