Menu

Tua hora vai chegar, Globo! Wanderley defende contragolpe e reestruturação da mídia

(Colagem a partir das fotos de Marcello Casal Jr/ Agência Brasil e José Cruz/ Jornal Grande Bahia) Trecho de post publicado há pouco no GGN: Sinuca das forças políticas em 2018 Wanderley acredita que a etapa que desestruturou a democracia brasileira pode ter chegado no seu “apogeu”, pela forma como movimentos populares começaram a se […]

21 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Colagem a partir das fotos de Marcello Casal Jr/ Agência Brasil e José Cruz/ Jornal Grande Bahia)

Trecho de post publicado há pouco no GGN:

Sinuca das forças políticas em 2018

Wanderley acredita que a etapa que desestruturou a democracia brasileira pode ter chegado no seu “apogeu”, pela forma como movimentos populares começaram a se manifestar, sobretudo em resposta às reformas da previdência e trabalhista. E essa “aparente virada de jogo, torna mais angustiante a perspectiva de curto prazo” dos setores que apoiaram e apostaram no golpe, incluindo a grade mídia, de evitarem que um representante das forças populares vença a eleição presidencial em 2018.

“Está cada vez mais difícil para eles, porque Lula pode ser eleito, e se o ex-presidente não puder ser eleito por ter a candidatura inviabilizada, ele pode apontar alguém e Lula, apontando alguém, é complicado, ainda mais estando preso”.

A perspectiva, para o cientista político, é que as próximas cenas da história nacional vão se intensificar e os setores diretamente responsáveis pelo golpe vão usar todas as armas possíveis para “não permitir a volta das forças populares ao circuito normal do diálogo democrático”.

Necessidade de um contragolpe e reestruturação da mídia

“Supondo que ocorra [eleições de 2018], tem que ficar claro para os órgãos de comunicação, já na campanha, que essa situação vai mudar drasticamente. Não pode haver uma corporação que controle rádios, jornais, revistas, televisões em todo o território nacional. Isso não existe em lugar nenhum”, orienta Wanderley, salientando ainda que o golpe exige um “contragolpe”, no sentido de restabelecer as bases do sistema democrático brasileiro, o que poderia acontecer na figura de políticos que, com o apoio popular, se comprometam a voltar à rota do desenvolvimentismo includente. E, para o professor, as Organizações Globo, em especial, são grandes obstáculos ao avanço da democracia no país.

“Não se trata de destruir a organização, de maneira nenhuma. Mas pela instância jurídica isso tem que ser discutido, a concorrência com capacidade de concorrer tem que ter espaço”, concluiu.

Acompanhe a seguir a entrevista na íntegra:

0’00 até 5’22” – Joaquim Barbosa deu início à subversão constitucional na AP 470

3’33” A afirmação de Joaquim Barbosa de que a Constituição era o que o Supremo dizia que ela é

5’23” Ao julgar Dirceu, Ayres Brito lança tese de que culpado deve provar sua inocência

8’11” Também no julgamento de Dirceu, Rosa Weber aprova condenação admitindo a inexistência de provas

12’02” – Celso de Mello e seus longos discursos

14’18” – A visão Luiz Roberto Barroso o papel do judiciário como legislador

18’35” A sinuca das forças golpistas com 2018.

23’39” Necessidade de contragolpe, candidatos progressistas em 2018 e quebra de poder dos oligopólios midiáticos

25’28” Organizações Globo são obstáculo à evolução da democracia

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

ari celestino leite

08/05/2017 - 10h28

Fantástica a entrevista. Ela nos leva a refletir sobre uma saída, democrática e popular, do imbróglio que o país foi envolvido ao depor uma presidenta eleita com o meu voto e mais 54.000.000 milhões de brasileiros. Obrigado Nassif, obrigado Professor Wanderley.

NEI GEORGE PRADO

06/05/2017 - 20h13

Ao cabo da entrevista com o cientista político Vanderley, a gente só tem que tirar o chapéu em reconhecimento a uma boa prosa, algo tão escasso hoje em dia na grande mídia.

NEI GEORGE PRADO

06/05/2017 - 20h10

Ao cabo da entrevista com o cientista político Vanderley,, a gente só tem que tirar o chapéu em reconhecimento a uma boa prosa, algo tão escasso hoje em dia na grande mídia.

nei george prado

06/05/2017 - 19h52

Explicou o que acontece com o Brasil sempre que caminha para uma Democracia e apresentou propostas para sairmos desse impasse – Democracia.

Fábio

06/05/2017 - 08h13

Achei que ia ler um texto com algo proveitoso, mas caí do cavalo.É só mais um advogado- intelectual mortadela tentando defender o deus de seu partido. Esse é mais um que acredita que o ex presidente mula e a querida da cara feia não xsabiam de nada. Votaram no Temer e agora acusam quem é contra o PT de golpistas. Enquanto Lula, Dilma, Dirceu, Palocci vivem como ricos com o dinheiro do povo curtindo tudo de bom que a vida oferece . Os seus escravos ficam se matando defendendo eles e causando a PF e o MP de inventar coisas. Porque esses idiotas não defendem o Cunha, o cabral ou o Eike Batista da PF e do MP. Pra eles inocente é só Lula e nobreza vermelha que participa do reinado dele o restante é tudo ladrão. Enquanto o povo não enxergar que Lula, Dilma, Aécio FHC, Temer, Renan etc. , são todos farinha do mesmo saco o Brasil não vai pra frente.

José Ruiz Talhari Júnior

06/05/2017 - 10h21

quem é o Wanderley?

    Hell Back

    09/05/2017 - 00h37

    Cientista político.

Maurilio Francisco de Assis

06/05/2017 - 10h08

E nunca consegui entender nos governos de Lula e Dilma apanhamos da manipulação 365 ×14 anos ininterruptos , SÓ uma lembrança Mercante ministro da educação entra ecenche veja de dinheiro ;Paulo Bernardo idem isso tem que mudar.

Iasaiax

06/05/2017 - 06h29

Se o Lula volta o povo não tem vergonha na cara aí vai acabar de afundar o Brasil mesmo isso não pode acontecer por que o Brasil já tá muito mal falado la fora meu povo brasileiro vomos votar nos cara que não tá denunciado pela lava jato vote consciente

Zeco Zeco Gonsa

06/05/2017 - 04h00

Fim da rede esgoto de televisão é meu sonho de consumo.

vitorf

05/05/2017 - 21h15

o melhor é Doria o palhaço da direita golpista
mas para a direita lixo os ladroe entreguistas são chamados de Dr. Todos lixos

Nelson Silvestre

06/05/2017 - 00h14

O Bonner tem que ser expulso do Brasil. Mandar ele pra Coréia do Norte

    Mary Lucia Guimarães Da Rocha Rocha

    06/05/2017 - 03h50

    Desculpe mas me deu vontade rir ?

    Rita Scaramuzzi

    06/05/2017 - 19h46

    eu também????????

Jeová Soares

05/05/2017 - 23h17

globo e veja Serão as primeiras a serem comidas.

Ana Esmeralda Fonseca Costa

05/05/2017 - 20h46

Igor

05/05/2017 - 17h26

“ele pode apontar alguém e Lula, apontando alguém, é complicado, ainda mais estando preso”. Esses mortadelas não têm senso de ridículo. Eles acham que o dedo podre de Lula ( foi ele quem apontou a incompetente Vaca Sapiens ao povo brasileiro) ainda tem poder para eleger alguém. Lula apontou Haddad e o ex-prefeito não chegou nem ao segundo turno; apontou o dedo para Jandira Fegalhi e a “eis”-médica obteve uma medíocre 7ª colocação na disputa pela prefeitura do Rio; apontou para o filhote em São Bernardo do Campo e o pobre coitado não se reelegeu ao mísero cargo de vereador; apontou o dedo podre para o candidato a prefeito por São Bernardo do Campo e coitado não chegou ao segundo turno. O único lugar para que Lula pode apontar é para o ânus dos petistas ; aí , certamente ele ganhará algo !

Igor

05/05/2017 - 17h10

Quando a hora da Globo chegar, os cadáveres dos tataranetos do “cientista(?)”………político (kkkkk) Wanderley Guilherme e do Partido dos Trabalhadores já estarão há muito decompostos sob a terra !

    Igor

    05/05/2017 - 17h39

    …o cadáver dos partido dos trabalhadores ……

Jose carlos lima

05/05/2017 - 11h31

Sobre a mansão do Obama, que o brasileiro aplaude…ah se fosse o Lula, heim Moro

https://josecarloslima.blogspot.com.br/2017/05/obama-esbanja-riquezaah-se-fosse-o-lula.html

    Igor

    05/05/2017 - 17h02

    Mais um idiota inútil querendo comparar Lula a Obama. Fico a me perguntar o que será dessa manada de burros encantados quando Lula se for !


Leia mais

Recentes

Recentes