O STF acaba de aprovar a libertação do preso político José Dirceu, que estava nas masmorras da Globo em Curitiba.
Cabe agora ao juiz Sergio Moro decidir quando e como Dirceu será posto em liberdade.
É uma das maiores derrotas do justiceiro medieval e seus capangas do Ministério Público, que tentaram, na última hora, uma medida desesperada para intimidar o Supremo, inventando às pressas uma outra denúncia contra o ex-deputado.
***
No site do STF
Terça-feira, 02 de maio de 2017
2ª Turma afasta prisão preventiva de José Dirceu
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu Habeas Corpus (HC 137728) para revogar a prisão preventiva do ex-ministro José Dirceu, condenado pelo juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba (PR) no âmbito da operação Lava-Jato. Por maioria, o colegiado entendeu, na tarde desta terça-feira (2), que não subsistem as razões que fundamentaram a custódia cautelar e que sua manutenção resultaria em execução antecipada da pena após condenação em primeira instância, portanto sujeita ainda a apelação. Os ministros ressalvaram, no entanto, a possibilidade de o juízo de origem impor a José Dirceu medidas cautelares alternativas à prisão, conforme prevê o artigo 319 do Código de Processo Penal.
Votaram pela concessão do habeas corpus os ministros Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes. Ficaram vencidos o relator, ministro Edson Fachin, e o ministro Celso de Mello, que negaram o pedido de soltura.
Em instantes mais detalhes.