Menu

Greve Geral vence a conspiração da Mídia e do Judiciário

Por Bajonas Teixeira O primeiro indício do sucesso da greve, é que mesmo silenciando inteiramente na véspera qualquer notícia sobre a Greve Geral, a Globo foi obrigada ontem, 28, a encher suas páginas e portais com notícias da paralisação no país inteiro. A mesma coisa aconteceu com o UOL, e com a sua controladora, a […]

52 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Bajonas Teixeira

O primeiro indício do sucesso da greve, é que mesmo silenciando inteiramente na véspera qualquer notícia sobre a Greve Geral, a Globo foi obrigada ontem, 28, a encher suas páginas e portais com notícias da paralisação no país inteiro. A mesma coisa aconteceu com o UOL, e com a sua controladora, a Folha de São Paulo. É que as cidades foram esvaziadas, os transportes ficaram paralisados e a atividade produtiva caiu para próximo de zero. Ficou claro, e esse é o ponto decisivo, a capacidade dos trabalhadores nesse momento de pararem o país.

No Centro de São Paulo, a maior zona comercial do país, a maioria dos comerciantes ouvidos numa reportagem do UOL, repetiu a mesma avaliação: a situação estava pior, bem pior, que nos dias de feriado. Avaliaram ainda, quase todos os ouvidos pela matéria, que os prejuízos não eram pequenos, mais giravam em torno de 70 a 90%.

Não há dúvida de que, como mostram os dados qualitativos, essa foi uma greve muito bem sucedida. A paralisação dos transportes, do comércio e das demais atividades, especialmente pela dor que provocam no bolso dos empresários, são os evidentes índices de sucesso da Greve Geral.

A Frente Povo Sem Medo e a Frente Brasil Popular devem comemorar essa grande vitória. É uma grande vitória pelo que anunciam, isto é, pela retomada da capacidade de ação conjunta, em união organizada, da maior parte da população brasileira, os trabalhadores. Parte da sociedade contra a qual, justamente se fez o golpe, e que agora se pretende massacrar através da reforma trabalhista e da reforma da previdência.

Realizar uma Greve Geral em um país tão extenso e diverso, não é fácil. A energia para romper a inércia, num país de baixo nível educacional e ínfimo  envolvimento político, como é o caso do Brasil, tem que ser muito alta e explosiva. O sucesso da Greve Geral mostra a grande elevação da indignação política dos trabalhadores das cidades e do campo. Nas passeatas e concentrações, se viu constantemente ao lado das camisetas e bandeiras da CUT e do Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST), as camisetas e bandeiras do Movimento Sem Terra (MST).

É importante ainda, para medir o sucesso da Greve Geral, considerar que se fez enfrentando interdições injustificáveis do Judiciário, sabotagens e ódios da grande mídia, e ameaças e chantagens de políticos, como do prefeito João Dória, que ameaçaram com punições e retaliações contra os grevistas. Que foram vencidos, como se vê pelo silêncio absoluto guardado hoje pelo falastrão midiático Doria.

No caso da Justiça em São Paulo, ela concedeu, com velocidade impressionante, liminar contra a paralisação de metrô, dos trens e ônibus, ou seja, tentou bloquear a Greve Geral impedindo a paralisação dos transportes. Era o que já no dia 27 se estampava em matéria da Folha:

“A Justiça de São Paulo concedeu uma liminar (decisão provisória) contra a paralisação de 24 horas programada para esta sexta-feira (28) pelos sindicatos dos metroviários e ferroviários. A decisão é contra greve total ou parcial das categorias e estabelece multa de R$ 937 mil a cada um dos sindicatos envolvidos no caso de descumprimento.”

Observem que a liminar proíbe tanto a “greve total”, quanto a “parcial” dos metroviários e ferroviários e as pune com quase um milhão por dia por sindicato. Se pudesse, nesse paraíso judiciário que é o Brasil, a Justiça proibiria também a “greve mental”, o mero desejo de greve é perigoso para quem ganha mais de R$ 100 mil real por mês.

Pois bem. A conspiração da Mídia com o Judiciário foi vencida. E essa foi a primeira das grandes greves que vão desfazer a pilhagem organizada pelo golpe e por Temer. O avanço começou em época propícia. A perseguição contra Lula, que se intensificou brutalmente desde março de 2016, e que passa por um clímax nesse momento, a campanha eleitoral que se estenderá pelo próximo ano, tudo isso levará pólvora a boca dos canhões. A guerra está só começando.

COMPARTILHE. Visite e curta a MÁQUINA CRÍTICA: https://www.facebook.com/MaquinaCritica/

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Maria Alves Mota

01/05/2017 - 23h05

Lindo de se ver!!!

Raimundo Melo

30/04/2017 - 18h46

Viva a Greve Geral. gigantesca vitória do povo e dos trabalhadores brasileiros!!

Marcos Assis

30/04/2017 - 19h50

Quanto sera que gastaram contratando pseudos trabalhadores e pseudos indios.kkkkk

    Rosalie Cantlin

    30/04/2017 - 22h23

    Já comeu sua poção de alfafa hoje? Dá uma relinchada agora, depois desse comentário ridículo. Você não passa de um burro teleguiado pela golbosta. VTNSC!

Sebastião Farias

30/04/2017 - 12h56

O povo brasileiro, que é um forte e mostrou isso na Greve Geral do dia 28.04.2017, não deve mais temer o opressor e golpistas e, mais uma vez: em defesa dos seus direitos políticos usurpados; do Brasil para os brasileiros; do estado democrático de direito e respeito à Constituição Federal; da democracia soberana do povo; do estado de bem-estar social e econômico para todos; do resgate do respeito e protagonismo do Brasil no mundo em defesa dos pobres e excluídos e contra a fome e miséria humana; nesse 1° de maio de 2017, não temam, confiem em Deus e, invadam as praças e ruas das cidades, que são suas mostrem aos golpistas quem manda e a quem pertence este país, com responsabilidade, sem violência, respeito aos outros e com maturidade.
Sigam e pratiquem a sabedoria cearense contra mal: ” Se ficar o bicho pega, se correr o bicho come, então, se unir o bicho foge, porque ele não é o que parece”.
Vamos a luta pelo Brasil, pelo povo brasileiro e pela democracia.

Luiz Fernando Loureiro

30/04/2017 - 12h49

linda foto. eh de quando? diretas já?

    Rosalie Cantlin

    30/04/2017 - 22h28

    Desliga a globosta e dá uma olhada nos sites e blogs independentes que vcê vai ver o que está acontecendo HOJE no Brasil. Se continuar na gloabosta vai morrer mal informado. A globosta não informa. apenas mantém os midiotas alienados para sempre. Acorda, cara. Ainda é tempo.

Maria Thereza Freitas

30/04/2017 - 09h16

importante é o que foi conseguido, como está no texto. na realidade foi imposta uma 5ª derrota ao conluio mídia/judiciário. E tem gente lamentando que não deu na tv A, B ou C. Audiência despencando, credibilidade próxima de zero. Vamos é comemorar a união, a indignação que está aflorando.

Cleide Maria Arruda Pires

30/04/2017 - 11h44

Fora golpistas! !

Diego Felipe

30/04/2017 - 09h11

Esse tipo de greve nao e

Diego Felipe

30/04/2017 - 09h09

Foi porra nenhuma. Meia duzia de sinficalizado

Lila Rodrigues

30/04/2017 - 02h03

Parabéns a todos os trabalhadores que estiveram nesse dia histórico de Luta!!

Jeferson Oliveira

30/04/2017 - 00h41

Esse pessoal de esquerda não existem, cadê os milhares de manifestantes na rua? Ninguém foi, ninguém viu, agora eles acreditam na própria mentira, que foi a maior manifestação do Brasil, gente, da até pena, um absurdo….

    Carmen Fernandes

    30/04/2017 - 01h23

    Mais não era p ir p rua, sim paralisar e mostrar q o povo está insatisfeito.

    Jeferson Oliveira

    30/04/2017 - 01h39

    O povo não paralisou por vontade própria, foi obrigado, e injustamente…

    Carlos César

    30/04/2017 - 07h31

    Esse povo ; e você o que é? Jeferson Oliveira um grande empresário ou um porteiro desenformados , sim ! Porque área globosta se rendeu tamanho foi o sucesso dá greve , e agora tu vem dizer que não ouve paralização , seu demente lesado .

    Emiliano Morales

    30/04/2017 - 09h00

    Que mundo tu vive seu alienado? Tinha mais gente nas ruas do que trabalhando…. vai se informar.antes de falar tamanha asneira!

    Marcia Rejanne Matos Dias

    30/04/2017 - 10h09

    O bom português: “Esse pessoal de esquerda não existe” no singular. É cada pérola que lemos nesse face. São os MULAS AZUIS. Os “vagabundos” indo às ruas para lutar pelos direitos de todos, inclusive os seus.

    Walison Alvim

    30/04/2017 - 12h21

    Você deve morar fora do Brasil, para não ter visto a greve, ou deve ser empresário para falar isso.

    Jeferson Oliveira

    30/04/2017 - 13h24

    Kkkkk…é engraçado encontrar no Facebook doutores em portugue e vernácula que ganha 1000 conto por mês que da dó….e são educados também….nunca vi pessoas mais alienadas, é difícil mesmo….Contam tantas mentiras que até acreditam…a greve foi um fiasco, ponto…faz outra, mas do jeito certo, quem sabe alguns aderem….

Beba Monteiro

30/04/2017 - 00h12

A mídia golpista liderada pela Globo, ao esconder o Fora Temer, silenciar sobre a greve, dar vida longa ao golpe, tentar dar um verniz de legitimidade ao governo catastrófico do corrupto e ilegítimo Michel Fora Temer, e ao fazer um jornalismo de guerra, com seu massacre diário contra Lula para descredenciá-lo para 2018, quer com isso, fazer o povo se conformar com esse governo podre e seu pacote de maldades, se contentar com os golpistas de plantão, convencer a todos que o caminho não tem volta. E que, em 2018, se Sérgio Tucano Moro cumprir bem seu papel de capitão do mato da casa grande, o povo terá somente a opção de escolher um golpista para revezar no poder, para preservar as “conquistas” do golpe, porque a disputa se dará só entre candidatos com o selo do golpe na testa. Pode isso Arnaldo?? Ora me poupe!! Fora Temer!! Fora Globo!!

Márcia Ambrósio

29/04/2017 - 23h56

A mídia vendida só mostra o lado negativo das manifestações.MAS TIVERAM QUE MOSTRAR.

Carlos Tibola

29/04/2017 - 23h05

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkk

José X.

29/04/2017 - 18h05

infelizmente os deputados e senadores eleitos pelos coxinhas dos 20 centavos sao totalmente insensíveis, desumanos e vão aprovar (a câmara já aprovou) o desmantelamento da CLT e da Previdência…vamos perder direitos conquistados nos últimos 80 anos…demorou demais para o povo perceber que estava sendo enganado, agora vai ser difícil reverter a situação

Josué

29/04/2017 - 17h47

hahahahahahahah essa greve foi uma piada. Um fiasco!!!! TCHAU PT E SINDICALISTAS QUE DE TRABALHADORES NAO TEM NADA., ATE NUNCA MAIS

    JOSE RUI DE SOUZA

    29/04/2017 - 18h55

    Desinformado, alienado e arrivista.

Adriana CF Silveira

29/04/2017 - 20h31

Palmas pra greve geral!!!

Carlos

29/04/2017 - 15h45

Tem que invadir é ocupar derrubar a Globo para por fim ao golpe e as reformas!

Comecem a promover esse ato popular.

Só invadindo e ocupando a Globo que colocamos fim ao golpe e ao estrupou dos nossos direitos!
Essa estratégia resolve tudo!

    Greice

    29/04/2017 - 16h30

    Boa. Quebra tudo

Lourran Martins Fonseca

29/04/2017 - 15h28

El País (Espanha): “Uma greve geral que encontrou apoio inesperado.” The New York Times (Estados Unidos): “A greve revelou rachaduras profundas na sociedade brasileira sobre o governo de Temer e suas políticas.” The Washington Post (Estados Unidos): “Muitos brasileiros estão frustrados com o governo de Temer. (…) A raiva com as mudanças propostas aos benefícios mostra que o governo de Temer não conseguiu convencer as pessoas de que as reformas são necessárias.” BBC (Inglaterra): “Pesquisas sugerem que o presidente Temer é muito impopular, mas até hoje ele ainda não havia enfrentado uma manifestação em massa como a greve geral de sexta-feira.”
The Guardian (Inglaterra): “Muitos eleitores estão furiosos porque os políticos estão insistindo na necessidade de cortes nos benefícios e nos serviços públicos. (…) ‘A greve geral mostra que os setores organizados da sociedade entendem claramente que as propostas, se aprovadas, serão o fim das garantias fundamentais previstas na legislação brasileira, o que aumentará a instabilidade e a pobreza’.”

    Clá

    29/04/2017 - 17h50

    Lourran: Excelente postagem. Muito útil, sobretudo, visto que nós precisamos de um parâmetro externo, a respeito da greve, porque a grande mídia está comprada e, claro, irá desfazer do movimento e o jornalismo independente – apesar de muito útil e importante principalmente durante o Estado de Exceção – está otimista demais. Fica difícil para nós, cidadãos, termos noção da dimensão desta greve. Acho que o parâmetro do jornalismo internacional, neste momento, foi uma terceira posição fundamental. Parabéns pela ideia, Lurran!

Gustavo Horta

29/04/2017 - 15h00

#BrasilEmGreve
#GreveGeral

NÃO GOSTA DO QUE EU PUBLICO? FÁCIL DEMAIS…
BASTA ME BLOQUEAR COM TANTOS JÁ FIZERAM.

CONCORDA? MULTIPLIQUE.

“O PAPO CONTINUOU, MEU RESPEITO E AMIZADE SE FORAM…”
> https://gustavohorta.wordpress.com/2017/04/28/o-papo-continuou-meu-respeito-e-amizade-se-foram/

“…ASSIM SÃO OS COXINHAS, ASSIM SÃO OS TRAIDORES DA PÁTRIA E DA NAÇÃO. ASSIM SÃO AS CRENÇAS QUE ESTE TIPO DE GENTE POSSUI E COMPARTILHA. É ASSIM QUE ESTA GENTE PENSA.

GENTE MANIPULADORA, GENTE COVARDE, GENTE OPORTUNISTA, GENTE MUITO POUCO, OU NADA, GENTE. GENTE QUE SE PROSTRA DE JOELHOS EM ALGUMAS IGREJAS – CATÓLICAS E DE OUTRAS CORRENTES DITAS CRISTÃS – EM GRUPOS DE ORAÇÕES A SE IDENTIFICAREM COM JESUS CRISTO. GENTE FALSA, GENTE MENTIROSA.

ESTE É O POVO QUE SE APODEROU DO PODER NO NOSSO PAÍS E ESTE TIPO DE GENTE NÃO CONHECE NENHUMA LINGUAGEM QUE NÃO SEJA O DINHEIRO.

NÓS SOMENTE TEMOS UMA ARMA PARA COMBATER ESTA ‘GENTE NÃO GENTE’: PREJUÍZOS NELES….”

Claudio

29/04/2017 - 14h29

greve é isso aí.
eles do governo acharam que seria uma passeata.
Não. A Greve foi para parar o país e não para ficar na Paulista desfilando com camisas da seleção em pleno domingo, como fizeram os coxinhas contra a Dilma.
Parabéns aos trabalhadores, que sabem porque o BRASIL PAROU.

Marcos

29/04/2017 - 14h13

Adorei a presença maciça dos 35 milhões de pneus queimados. Foi lindo!!!!!

Daniella Dantas Ruffo

29/04/2017 - 16h40

Rede Globo maldita, anti povo, anti democracia, anti humana! Serpente das mais venenosas, tu serás derrotada!!!!!!!!!!!

    Carlos

    29/04/2017 - 15h48

    Vamos invadir com milhares de manifestantes a Globo comandante do golpe!

      Greice

      29/04/2017 - 16h37

      A greve foi um sucesso. Av 9 de Julho SP, Av Paulista, todo centro comercial financeiro de São Paulo vazio, um deserto.

        Clá

        29/04/2017 - 18h30

        S.O.S. Greice ou algum outro internauta, me ajudem, por favor! Então, não importa muito o número de manifestantes nas ruas, mas sim o “deserto” e a “paradeira” produzida pela greve, é isso? Estou tão preocupada e ansiosa que não estou conseguindo pensar isso. Alguém me ajude, por favor?!

Veritás

29/04/2017 - 13h25

Esse Bajonas é muito enganador.. O que se viu foram sindicalistas intimidando a população de bem e impedindo acesso ao trabalho. As pessoas aderiram por pressão, não por opção, não foi um movimento espontâneo.. Vandalismo e quebradeira, nada a ver com democracia mas sim com medo de acabar a boquinha sindical (contribuição)… em resumo, foi um fracasso..

    Vicente

    29/04/2017 - 15h17

    Via trabalhar até os 90 anos, com salário de fome, ignorante político. Os benefícios das greves estão em todos os direitos que tu tens e tu ignoras. Cidadão de bem burro.

Clá

29/04/2017 - 12h53

Vejo muitas notícias no jornalismo independente, a respeito da greve de ontem. Mas o discurso não tem tônus, está flácido.

Clá

29/04/2017 - 12h52

Será que é isso mesmo?

Bruno Alves

29/04/2017 - 15h51

Sucesso total, o Nordeste aderiu em Peso!!!

Rosilene Esteves

29/04/2017 - 15h47

O sucesso da greve geral do dia 28 indica que a classe trabalhadora no Brasil, apesar dos sucessivos ataques que vem sofrendo por parte de uma quadrilha que perpetrou um golpe parlamentar, não só é capaz de reagir a esses ataques como ainda possui capacidade de organização, mobilização e solidariedade de classe.

A aposta que a criminalização da política e a tentativa de destruição de símbolos da esquerda teria arrefecido a capacidade de reação da classe trabalhadora a ponto de terem o descaramento de apresentar propostas que destroem o pouco do tecido de proteção social construído historicamente, se mostrou um grande erro.

Leia o artigo de Patrick Mariano para a coluna Contra Correntes – http://bit.ly/2qfVF0Y

    Chris Tamura

    29/04/2017 - 18h47

    ASSIM caminha o brega-Kitsch:

    LuloPeTralhismo?, atraso da volta do normal. LULA papo rocambolesco. Engana-trouxa. Charlatão contumaz. Nivela tudo por baixo (cultura).

    Amado por inteligentinhos caviares (intelequituais da USP): araque, tal CHICO BUARQ. O Taquara-Rachada.

    ?Lula incompetente aposta na ignorância econômica Dilma. PT se orgulha de dizer esquerda (vaidade de se “acharem”). PT, pseudo-esquerda. Pura propaganda.

    ?PT estava em Campanha (infiltrou em bloco Carnaval, disfarçado).

    ?PT fala q pichação é arte. rsrs. A Globo o mesmo.

Francisco Celeste

29/04/2017 - 15h43

O GIGANTE ACORDOUUUUUUUUUUUUUU

Adriano Santana Silva

29/04/2017 - 15h41

So mostrou imagem de vandalismos e alguns gatos pingados atrapalhando o transito, e alguns atropelados por consequencia.

    Julio Cesar Rigol Vargas

    29/04/2017 - 16h52

    vai tomar no cú ignorante e reaça…

    Adriano Santana Silva

    29/04/2017 - 17h18

    Kkkkkkkk

    Carmen Fernandes

    30/04/2017 - 01h26

    Aqui é vandalismo, e lá na França esse mesmo tipo é manifestação.

    José Maria Schemer

    30/04/2017 - 14h16

    Quando a globo e companhia não apóia aí e vandalismo,

Alexandre Cruz Carvalho

29/04/2017 - 15h38


Leia mais

Recentes

Recentes