Menu

Depois de dobrar o TSE, Lava Jato agora tenta assumir o controle político do Congresso e do governo federal

Segue, ao final do post, mais um instigante comentário do jornalista Luis Nassif sobre as peripécias da Lava Jato. Mas eu também quero arriscar um ou duas opiniões. Poderíamos resumi-lo – o artigo de Nassif – da seguinte maneira: estamos diante de mais um grande e leviano espetáculo da Lava Jato, misturando denúncias falsas com […]

30 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Segue, ao final do post, mais um instigante comentário do jornalista Luis Nassif sobre as peripécias da Lava Jato. Mas eu também quero arriscar um ou duas opiniões.

Poderíamos resumi-lo – o artigo de Nassif – da seguinte maneira: estamos diante de mais um grande e leviano espetáculo da Lava Jato, misturando denúncias falsas com verdadeiras, fatos insignificantes com outros extremamente sérios. Tudo amalgamado por uma inacreditável irresponsabilidade perante nomes, partidos, histórias.

Possivelmente, a Lava Jato decidiu fazer a sua mais ousada operação de relações públicas, com vistas a acelerar os ataques ao presidente Lula, que é – como Dallagnol já deixou bem claro – o seu alvo preferencial.

Então a Lava Jato joga uma porção de lixo no ventilador, para continuar magnetizando a atenção pública e determinando a agenda política.

O objetivo da Lava Jato é bem simples: depois de arrombar as portas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e praticamente determinar qual será o resultado da votação por ali, depois de ter subsidiado o golpe que derrubou a presidenta Dilma, a Lava Jato agora tenta assumir o controle político do Congresso Nacional e do próprio Executivo, através da manipulação dos processos em suas mãos.

O vazamento de “delações” contra governadores tem o mesmo objetivo: manter os caciques partidários locais, e suas respectivas bancadas no Congresso, acuados, intimidados, ameaçados.

Enquanto tudo isso acontece, a Petrobrás continua entregando, a uma velocidade frenética, nossas reservas de petróleo, nossas refinarias, oleodutos, toda a nossa infraestrutura, a empresas estrangeiras…

Enquanto tudo isso acontece, os operadores da Lava Jato continuam subsidiando o Departamento de Justiça do governo americano com informações sensíveis sobre as principais empresas brasileiras, em especial, a Petrobrás.

***

No Jornal GGN

Xadrez da lista de Janot, o senhor do Tempo

Por Luis Nassif
QUA, 12/04/2017 – 06:31
ATUALIZADO EM 12/04/2017 – 06:53

Peça 1 – o vazamento da lista da Janot

A divulgação da lista de inquéritos autorizados pelo Ministro Luiz Fachin não significa que, enfim, a Lava Jato resolveu tratar as investigações com isonomia, que o pau que dá em Chico dá em Francisco.

O Procurador Geral da República (PGR) Rodrigo Janot continua dono absoluto do calendário. Através do controle do ritmo das investigações, ele decide monocraticamente quem vai e quem não vai ser condenado.

Durante três anos, toda a carga foi em cima do PT e, especialmente, de Lula. Em três anos de investigações, há cinco ações em andamento contra Lula, uma perseguição impiedosa que culminou com o vazamento, ontem, da suposta delação de Marcelo Odebrecht, sob as barbas do juiz Sérgio Moro e ele alegando a impossibilidade de identificar o vazador. Some-se a informação do procurador Deltan Dallagnol de que o único vazamento efetivo de informações foi para o blogueiro Eduardo Guimarães. O que significa que todas os demais vazamentos ocorreram sob controle estrito da Lava Jato.
?
Os 83 inquéritos misturam de tudo, de problemas formais de prestação de contas a suspeitas de manipulação de licitações. Independentemente da maior ou menor gravidade das acusações, todos passam à condição de suspeitos e/ou corruptos. Trata-se de uma tática tranquila, que criminaliza as pequenas infrações e dilui as grandes acusações.

Peça 2 – as circunstâncias em jogo

A caçada a Lula tem três pontos frágeis:

1. Até agora, ausência de uma prova palpável sequer contra ele.

2. A perseguição implacável contra Lula.

3. A seletividade das investigações, não investindo contra nenhum aliado do sistema.

Com a divulgação dos inquéritos, há duas intenções óbvias:

1. O sistema (não a Lava Jato) responde à acusação de seletividade, às vésperas do julgamento do alvo preferencial, Lula.

2. Ao mesmo tempo, mantém o governo Michel Temer refém.

A suposição de que a lista irá paralisar o mundo político provavelmente não será confirmada. Nas próximas semanas se verá uma aceleração dos trabalhos legislativos, visando aprovar o maior número de medidas antissociais, para garantir o pescoço.

Peça 3 – as consequências da lista

Com a lista de Janot, tenta-se resgatar a credibilidade perdida do sistema judicial, com a parcialidade e a seletividade gritantes da Lava Jato.

Levaram três anos para iniciar uma investigação contra Aécio, que era mencionado na primeira delação de Alberto Yousseff. Até hoje não iniciaram as investigações contra José Serra, apesar de um relatório sobre Paulo Preto estar na PGR desde março de 2015.

Com o estardalhaço de 83 inquéritos, passado o carnaval inicial, a PGR permanecerá dona do tempo. Acertará contas com Renan Calheiros e Fernando Collor, adiará indefinidamente os inquéritos contra seus aliados e terá às mãos a metralhadora, para apontar contra quem ousar enfrentar seus supremos poderes.

Os objetivos são óbvios:

1. Tentativa de inabilitar de Lula para 2018, agora sob o manto da isenção.

2. Vida tranquila para José Serra e Aécio Neves, que terão morte política natural, desde que deixaram a condição de grandes campeões brancos contra a ameaça Lula.

3. Congresso sob a mira dos inquéritos, deixando de lado qualquer veleidade de coibir abusos do MPF.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Wellinton O. Braga

13/04/2017 - 07h13

Que viagem!!!

Anônimo

13/04/2017 - 06h00

Soa a piada esse post tendencioso , é achar que somos ingênuos demais para acreditar que é só isso , acordem , infelizmente Lula enganou a todos , ele é bandido , é triste falar do homem que poderia ter sido o maior brasileiros de todos os tempos , mais preferiu roubar , canalha .

Kyryno Euzebio

13/04/2017 - 05h45

Os Congressistas foram iludidos com a falsa sensação de que o golpe era a seu favor e agora estão acuados, o jogo está posto, ou ficam à mercê da boa vontade do Judiciário com grandes probabilidades de ter o mesmo destino do Cunha, ou aprovam a lei contra abuso de autoridade, pelo menos pra garantir um julgamento justo onde o acusador é que tem que apresentar provas, vamos ver quem dá o cheque mate.

Ana Guilhermina Cerqueira

12/04/2017 - 23h31

CARTA CAPITAL desmascarada! Marcelo Odebrecht confessa que bancava a revista esquerdista e explode o esquema de mídia do PT: “a revista fazia uma linha interessante para o governo”. O Jornalismo vermelho afunda na lama do capital da corrupção

Ana Esmeralda Fonseca Costa

12/04/2017 - 23h01

Todos os poderes dominado pêlos safados e golpistas.

Cléber Policarpo

12/04/2017 - 22h43

A CORJA DEFENDIDA PELA PETRALHADA!!!

Luiz Vasques

12/04/2017 - 22h16

Luis Nassif, de que lado vc está, dos ladrões ou da nação? Se o ladrão rouba vc acusa, se algum órgão da justiça de país , faz algo, vc diz que estão produzindo provas. Deixa de ser canalha. Tem que começar as mudanças, que porra de golpe que vc fala? A Dilma o PT, tinham que sair. Que saia agora o Temer, pois era da mesma chapa, compactuava com atos ilícitos. Que a punição atinja a todos, de todos os partidos. A punição é para os corruptos. Que seja Lula, dilma, FHC, Serra, alckmin, aecio , Renan, sarney e tantos outros. Pare de querer ser o ser da verdade. Esta faxina tinha que começar. Um dia após outro, vamos limpando o solo deste país, vamos aprendendo a limpar a corrupção, pois sempre fomos omissos para fazer esta limpeza. Se os primeiros passos estão em desacordo, mas são os primeiros passos. Vamos limpar este país. Agora se vc quiser ajudar, arregasse as mangas e ajude, de sua contribuição, não condene o que está sendo feito. A corrupção está demais, não confunda as cabeças dos imbecis. O Brasil necessita desta faxina, pegará todos os corruptos de todos os partidos. Não procure atrapalhar, o que nunca fora feito neste país. Demorou muito para esta faxina. Se vc é contra, saia do país, não atrapalhe.

    Cléber Policarpo

    12/04/2017 - 22h40

    PARABÉNS LUIZ VASQUES!!!!

    Jaqueline Navegantes

    13/04/2017 - 05h26

    Adorey

    Kyryno Euzebio

    13/04/2017 - 05h50

    E o Judiciário é acaso um templo dos deuses onde a imparcialidade impera ?

Lu Venturi

12/04/2017 - 20h07

MP tá lerdo demais

Rachel

12/04/2017 - 15h40

E a minha geração que gritava””Tortura nunca mais”… É extremamente doloroso ver o judiciário, o próprio judiciário, praticando tortura psicológica, até onde sabemos, será que há mais ?Se não é tortura psicológica qual o nome do que está sendo praticado?

Hugo Hermida

12/04/2017 - 16h33

“Enquanto tudo isso acontece, a Petrobrás continua entregando, a uma velocidade frenética, nossas reservas de petróleo, nossas refinarias, oleodutos, toda a nossa infraestrutura, a empresas estrangeiras…
Enquanto tudo isso acontece, os operadores da Lava Jato continuam subsidiando o Departamento de Justiça do governo americano com informações sensíveis sobre as principais empresas brasileiras, em especial, a Petrobrás.”

Arthemisia Santiago

12/04/2017 - 15h17

Tenta, não, já está no poder.

Ana Flora Ferreira

12/04/2017 - 15h02

O Bonequinho de Louça tá aí de novo… Ele é tão Lindinho… Ele é Cor de Rosa…Um Anjinho!!!

Crisantina Cartaxo

12/04/2017 - 14h18

Estúpidos!

Hebert Fleming

12/04/2017 - 13h25

Roseli Verlindo

12/04/2017 - 13h01

Judiciário ditando o futuro do país. Só piora.

Marcos

12/04/2017 - 09h48

Cambada de vagabundos, ladrões e safados, tomem vergonha nessas caras de pau…

João Valente

12/04/2017 - 12h28

Um país sem esperança é infortúnio na certa.
Um governo corrupto e hipocrita que arranca direitos dos trabalhadores com falsas verdades na televisão, não engana mais.
Esta panela está fervendo, existirá Brasil nos próximos anos?

Ana Guilhermina Cerqueira

12/04/2017 - 12h28

Marcelo Odebrecht relatou ao juiz Sérgio Moro que o ex-presidente Lula recebeu quase R$ 30 milhões em propina da empresa. Boa parte dessa quantia teria sido entregue em dinheiro vivo. Além disso, Odebrecht confirmou que o ex-presidente era o ‘amigo’ que aparece nas planilhas do departamento de propinas da empreiteira.

CURTA -> Mobilização Patriota

    Benoit

    12/04/2017 - 11h00

    Realmente parece ter muita credibilidade vindo de uma pessoa ameaçada de prisão perpétua e sabendo o que é que querem ouvir dele. E o que é que o Lula teria feito com “30 milhões”, escondido o dinheiro na meia ou na cueca e saido sorrateiramente do estacionamento ou do quarto do hotel? E depois, o que é que ele teria feito com o dinheiro, queimado na lareira do sítio dos amigos, ou comprado dois pedalinhos?

    Como já disse, o projeto desse juiz é um projeto político para o qual ele não tem mandato. Dizer que ele é um juiz parcial seria já praticamente insignificante. No momento ele parece um juiz pateta ou criminoso. Se tivesse um mínimo de integridade teria passado o processo para juízes imparciais. Se tivesse um mínimo de competência teria recusado várias ou todas as acusações contra o Lula por falta de substância. Além disso é um juiz que participa da corrupção institucional do judiciário com os salários milionários e com o desrespeito a regras que caracterizam um “Rechtsstaat.

    Barroso

    12/04/2017 - 11h11

    Cara, deixa de ser otário. Como um delator, depois de 2 anos preso, vai lembrar somente agora que pagou este dinheiro?
    Segundo, o MO disse que eram 13 mi em dinheiro vivo. Com assim? !3 milhões precisaria de carro forte para transportar.
    Terceiro, somente o MO até agora falou deste dinheiro, o que é estranho, no mínimo.
    Depois, a lista da própria Odebreth desmente MO, pois o codinome “amigo” refere-se a outro personagem.
    De toda forma, iremos aguardar o desfecho das investigações.
    Não sejamos levianos e parciais.

Dponta Manutenções

12/04/2017 - 12h25

Vivo e verei a queda desses malditos, não é uma pessoa que está sendo atingida é uma nação. Malditos não passaram #Lula2018!

    Jaqueline Navegantes

    13/04/2017 - 05h29

    Vc vive aonde?

Laercio Ferreira

12/04/2017 - 12h18

QUE TENTA , NA RELIGIÕES DO PLANETA É O DIABO , SATANÁS , JÁ ASSUMIRAM O INFERNO DA DEMONIOCRACIA DA NEO COLÔNIA , SÓ FALTAM COORDENAR A EXPULSÃO DO ANJO, LULA DA SILVA, EX PRESIDENTE, DO INFERNO E O CONTROLE DA EMPRESA TRANSNACIONAL DO CONGRESSO DE PICARETA. E O GOVERNO FEDERAL JÁ ESTÃO CONSUMIDO? AMÉM??

    Cléber Policarpo

    12/04/2017 - 22h42

    Tá fumando maconha estragada, hein?

    Laercio Ferreira

    12/04/2017 - 22h46

    sim,agora que maconha´é remédio natural,??

Elcio Vaz

12/04/2017 - 11h54

É a Ditadura do Judiciário !

Jose carlos lima

12/04/2017 - 08h47

“A violência jurídica não sai sangue mas é tão grave quanto a outra violência

A violência jurídica é disfarçada, se dissolve, as pessoas não acompanham”

Posicionei o video no momento em que esse tema, o da violência jurídica, é abordado

https://www.youtube.com/watch?v=e1A9W_9xSts&feature=youtu.be&t=50m2s


Leia mais

Recentes

Recentes