Menu
, , , ,

Terceirização tucana foi grande culpada pelos assassinatos da P-36

Por Tadeu Porto*, no Diálogo Petroleiro Romero Jucá, aquele mesmo que foi convidado para uma tal de suruba, era do PSDB-RR quando relatou no senado, há quase 20 anos, um projeto que regularizava a terceirização irrestrita. Se no PMDB em 2016 o senador queria porque queria estancar a sangria da Lava-Jato com um Golpe de […]

18 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
PETRO9 MACAE 18/03/2001 GERAL OE JT PLATAFORMA-ACIDENTE EQUIPES TRABALHAM PROXIMO A PLATAFORMA P36 NA BACIA DE CAMPOS TENTANDO EVITAR O AFUNDAMENTO FOTO DIGITAL POOL TASSO MARCELO-AE 5.70 MB

Por Tadeu Porto*, no Diálogo Petroleiro

Romero Jucá, aquele mesmo que foi convidado para uma tal de suruba, era do PSDB-RR quando relatou no senado, há quase 20 anos, um projeto que regularizava a terceirização irrestrita.

Se no PMDB em 2016 o senador queria porque queria estancar a sangria da Lava-Jato com um Golpe de Estado, em 2002 o político quis ampliar a sangria dos trabalhadores (literalmente, pois é sabido que as mortes aumentam e muito comparando trabalhadores primários e terceiros) e acabou não tendo sucesso, provavelmente graças ao fim de feira que se tornou o final do segundo mandato FHC que conseguiu quebrar o país três vezes e pagar o preço de ser rejeitado nas urnas quatro vezes seguidas (voltou pela porta dos fundos com um Golpe que, de novo, quebrou o país).

Mas naquela época onde o Brasil tinha a campanha Natal sem Fome, o debate sobre a terceirização também foi acalorada, principalmente depois de um dos maiores acidentes da história da indústria petroleira nacional, o afundamento da P-36 no fatídico 15 de março de 2001. Isto porque, em diversas análises sobre o ocorrido, a terceirização irresponsável que FHC, Parente e cia foi apontada como uma das grandes culpadas pelo sinistro que matou 11 petroleiros.

Ambientalistas daquele tempo, por exemplo, criticaram diretamente as terceirizações promovidas pelo governo tucano, que enxugou o quadro de funcionários sem a devida reposição. Sem falar, também, nos petroleiros, aqueles que vivem efetivamente o dia a dia de trabalho nas instalações Petrobrás, que fizeram greve de 24 horas contra esse tipo de prática.

O Ministério Público, inclusive, somou-se as vozes contra os males da terceirização e abriu investigações contra a empresa. Já no âmbito parlamentar, a Alerj apontou a terceirização como a principal culpada do acidente e um estudo na câmara federal argumentou que “com aumento progressivo aumento de atividades terceirizadas… a deficiência de realizações de manutenções preventivas e programadas tornou-se significativa na P-36”.

Foi muito claro, naquele tempo, que a terceirização tucana foi a grande vilã num dos maiores escândalos da Petrobrás. Muitas pessoas pensam que os R$6,2 bilhões (U$ 1,68 bilhões), que não representam a realidade pois são números superestimados foi o maior escândalo de corrupção do país. Todavia, vale salientar que 2 anos de produção da P-36 – que afundou pela sanha entreguista de FHC – superariam fácil esse valor, sem contar no que a Petrobrás perdeu com danos a sua imagem e nas onze mortes que aconteceram na tragédia.

Essa mesma terceirização, que agora volta com o Golpe com ares triunfais, prometendo diminuir o desemprego no país, quando, na verdade, é mais uma agenda imposta pela elite econômica através de suas marionetes no legislativo.

 

Tadeu Porto é colunista do Cafezinho e diretor do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense. Sigam-o no Face! :)

Apoie o Cafezinho

Tadeu Porto

Petroleiro e Secretário adjunto de Comunicação da CUT Brasil

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

carlos

11/04/2017 - 10h11

Falar em FHC é falar do maior criminoso que o Brasil já tem, junto com o poder judiciário brasileiro, quanto o povo não paga por esse tipo de justiça mafiosa vejam o é exemplo de São Paulo.

Pedro Martini

11/04/2017 - 10h06

Roberto Neiva

11/04/2017 - 01h18

kkkkkkkk…….cuma é ?

Crazy Fla

10/04/2017 - 21h09

estranho éq em todo final d ano tem retrospectiva na mídia, mas eles nunca falam desse fato, só falam do mensalão petista!!!

João Alves

10/04/2017 - 21h32

DAQUI A POUCO VA~ FAZER LICITAÇÃO PARA TER BANHEIRO PUBLICO EM SAO PAULO , VOCE JA PAGA CARO PARA COMER E DEPOIS VAI PAGAR MAIS CARO PARA KKKKKK AAAAAAAA GGGGGG AAAAAAAA RRRRRRRRR É UM ABSURDO

Gojoko Jupira

10/04/2017 - 20h43

SEM FALAR DE ALCANTARA

Xô corruptos

10/04/2017 - 17h23

o autor do texto deve acreditar também que a Lava Jato é um complô da CIA, MPF, PF, Moro e Rede Globo para acabar com o PT. Kkkkk esses blogueiros e articulistas amestrados pela ditadura “companheira” são muito engraçados..

    C N Morais

    11/04/2017 - 13h17

    Vejo que os tucanos ainda mantém cachorrinhos nos blogs sujos…

Adriano Leal

10/04/2017 - 18h44

Giovanni Santos Becker, vc que trabalha na PB, concorda ou acha que o que ocorreu com a P36 foi só um “acidente”! rs

Laercio Ferreira

10/04/2017 - 16h05

A PETROBRAS UMA DAS MAIORES ESTATAIS DO PLANETA EM EXTRAÇÃO DE PETRÓLEO , E HOJE É A MELHOR TECNOLOGIA EM BUSCAR O ÓLEO EM ÁGUAS PROFUNDAS , COM A DESCOBERTA DO PRÉ SAL , UMA DAS MAIORES BACIAS EM PETRÓLEO , JÁ COBIÇADA POE GRANDES CONGLOMERADOS MUNDIAL, STÁ SENDO ENTREGUE AOS CAPITAIS FINANCISTAS , E EMPRESAS TRANSNACIONAIS COM EXXON?? PSDB , COM SEUS TUCANOS ABUTRES , DEU INICIO DOAÇÃO DESSA RIQUEZAS NATURAIS??

Torreal

10/04/2017 - 12h33

Só me lembrem, Jucá é aquele ex-ministro, ex-líder do governo durante a era do Pt no poder?

    Ernesto

    10/04/2017 - 16h44

    É ele mesmo, só que a mulambada petista tem memória fraca fraca !

Atreio

10/04/2017 - 12h16

No brasil de hj, terceirização é muito bem exemplificada nos presidios do AM.
tá trank por lá?
o MT já foi lá dar uma olhada e assuntar com a galera?
parece q não…nem o alex-plagiator-moraes foi…..
alias, pra onde essa galera vai q gasta tanto de avião e não ve nada doq rola no brasil?

paraty talvez?

Erneto

10/04/2017 - 12h11

Esse é o discurso típico do pelego petista. A petrobras nunca terceirizou tanto no governo petista. O governo petista não só manteve a proporção de terceirizados, como aumentou. No governo petista chegou a haver a proporção de um funcionário efetivo para três concursados; ou seja, do total de prestadores de serviço na estatal, 75% eram terceirizados. É muita hipocrisia culpara o governo FHC por uma terceirização que o governo petista ampliou !

    Atreio

    10/04/2017 - 12h18

    hi,..esse tomou 3 rivotrix de manhã pra “dar embalo”

    respira, filhao.
    bicho papao nao existe! foi só uma coisa q o bonner inventou pra te assustar.
    tente amar alguem hj!
    desejo melhoras!

      Ernesto

      10/04/2017 - 16h45

      Eu iria tomar o rivotrix, mas seu pai e sua mãe acabaram com o estoque, imundo petista ! kkkkkkkkkkkkkkk

    C N Morais

    11/04/2017 - 13h20

    Dados não mentem, parça. Lula pegou a empresa com 49 mil funcionários próprios. Dilma a entregou vom 89 mil.

Hilário Sousa

10/04/2017 - 12h00

Logo, podemos concluir sem sombra de dúvidas, que o PMDB e o PSDB, deseja mesmo afundar o BRASIL.


Leia mais

Recentes

Recentes