Menu

Delação do casal Santana: Lava Jato assumiu o controle do TSE

(Foto: Wilson Pedrosa/Estadão) A “República de Curitiba”, expressão que os ignorantes procuradores passaram a adotar com orgulho, sem entender que é uma sarcástica referência à “república do Galeão”, núcleo da conspiração lacerdista que levou Vargas ao suicídio, conseguiu mais uma proeza: assumiu o controle político do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Não foi tão difícil. A […]

53 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Foto: Wilson Pedrosa/Estadão)

A “República de Curitiba”, expressão que os ignorantes procuradores passaram a adotar com orgulho, sem entender que é uma sarcástica referência à “república do Galeão”, núcleo da conspiração lacerdista que levou Vargas ao suicídio, conseguiu mais uma proeza: assumiu o controle político do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Não foi tão difícil. A Lava Jato despejou, assim como Trump fez agora na Síria, um monte de mísseis sobre o TSE, na forma de delatores devidamente “preparados”, ou seja, previamente torturados, aterrorizados, e plenamente conscientes de quais histórias precisam contar para fugir às masmorras eternas de Sergio Moro.

Agora entende-se melhor, aliás, porque o TSE adiou o julgamento: é porque “the show must go on”. O show precisa continuar. E o julgamento do TSE tem de cozinhar a opinião pública por mais tempo, usando o processo para prejudicar o PT, com reflexos naturalmente para 2018. Quanto mais perto de 2018 acontecer o julgamento do TSE, melhor.

A Lava Jato transplantou-se para o TSE com todo o seu know-how de delações secretas, vazadas oportunamente à grande mídia, e com seu histórico de “pegadinhas” contra os alvos dos processos, aos quais se deixam, ou no escuro, sem saber do que estão sendo acusados, ou aos quais se dão apenas algumas horas ou dias para se defender.

A presença de João Santana no centro do espetáculo que a Lava jato agora encena no TSE é muito óbvia: ela subsidia a narrativa do golpe com a lenda de que Dilma não ganhou as eleições por causa de suas propostas, mas apenas pelo “marketing”.

É, mais uma vez, uma acusação surreal, porque todo o marketing do grande capital já tinha se aliado contra Dilma em 2014. E Dilma pode ser acusada de tudo, menos de “marketing”. Ao contrário: foi a presidenta que menos investiu em comunicação e marketing na história do mundo.

Ela ganhou as eleições em 2014 porque teve votos, não por causa de João Santana, cujo única missão era mostrar na TV as obras que Dilma tinha realizado ao longo de seu primeiro mandato e que, misteriosamente, jamais tinha informado à população.

A nova ofensiva midiática da Lava Jato, agora dentro do TSE, comprova duas coisas: que o núcleo do golpe está mesmo na Lava Jato, e que ele depende, essencialmente, do controle da narrativa.

A imprensa ainda vem fazer campanha contra a “pós-verdade” e “fake news”…

O que é efetivamente repugnante é a explícita tortura a que a Lava Jato impõe ao casal Santana, buscando, naturalmente, obter delações que ajudem a subsidiar a narrativa do golpe.

Nenhum marketeiro político jamais foi submetido a ameaça judicial tão brutal, de prisão em regime fechado, como as que pairam sobre o casal.

Nenhum marketeiro, em nenhum lugar do mundo, jamais teve que pagar uma fiança tão elevada, como aquela imposta à João Santana.

Sergio Moro quebrou o sigilo do casal e impôs uma fiança correspondente a praticamente tudo que o casal havia acumulado em décadas de trabalho.

***

Do site da Dilma

Defesa de Dilma pede acesso às delações
Advogados querem ver o conteúdo dos depoimentos de João Santana, Monica Moura e André Santana antes de serem ouvidos em audiência pelo relator do caso

Os advogados da presidenta eleita Dilma Rousseff entraram com petição na noite de quinta-feira, 6, junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para pedir acesso às delações do jornalista João Santana, responsável pelo marketing da campanha de 2014, além de outros dois delatores, convocados a depor como testemunhas no processo que analisa a cassação da chapa Dilma-Temer.

Os depoimentos devem ser tomados, provavelmente, na próxima semana. O relator do processo no TSE, ministro Herman Benjamin, ainda não marcou as audiências. A defesa quer tomar ciência do teor das delações de João Santana, Monica Moura e André Santana, homologadas esta semana pelo relator da Lava Jato no Supremo Tribuna Federal, ministro Edson Fachin. Até agora, os depoimentos de Santana, a mulher e o funcionário de ambos não vieram a público e estão sob sigilo.

A defesa de Dilma invocou a Súmula Vinculante nº 14, do Supremo Tribunal Federal, para garantir o acesso prévio às delações de João Santana, Monica Moura e André Santana, ao menos 48 horas antes das audiências serem realizadas. Os advogados citam que, em inúmeros casos julgados pelo STF, foi garantido o acesso a depoimentos de delatores.

Os advogados citam, por exemplo, um processo em que o ministro Gilmar Mendes, atendendo a pedido do deputado estadual Fernando Capez, e de Celso de Mello (PET 5700), ao acolher pedido do atual chanceler Aloisio Nunes Ferreira. Ambos concederam acesso ao conteúdo das delações aos dois políticos.

ASSESSORIA DE IMPRENSA
DILMA ROUSSEFF

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Luiz Carlos

09/04/2017 - 22h25

Imagino que o juiz encarrregado desta caçada tenha linha direta com seus orientadores. Somente as viagens que ele seus assistentes fazem mensalmente à sede, sob o pretexto de palestras e receber homenagens não seriam suficientes para passar tantas instruções. Deve ser um telefone preto, pois esta cor combinaria mais com suas camisas, direto àquela embaixada de Brasília. Claro que o mesmo telefone, da embaixada, deve ser usado para passar instruções à mídia, com oriente o espetáculo para a massa burguesa.

    Luiz Carlos

    09/04/2017 - 22h27

    digo, …, que orienta o espetáculo para a massa…

      Marcio Teles

      09/04/2017 - 22h54

      Que idiota..

C.Poivre

09/04/2017 - 20h39

Ex-assessor do Mineirinho é preso com 17 kg de cocaína:

http://itacoatiaraonline.com.br/assessor-de-aecio-neves-e-preso-com-17-kg-de-cocaina/

Edvan N. Menezes

09/04/2017 - 18h29

Esse marqueteiro sabe de alguma coisa?
Por que tanto medo?
A Dilma fez alguma coisa irregular?
Delação é meio de defesa?
A Dilma perdeu mais um “amigo”?
Os fatos podem ser comprovados?

Baracho

09/04/2017 - 12h15

Só tem uma saida ,o anjo caida fazer sua delação e entregar todos os tribunais inferiores os santos ministros e mandar tudo pro inferno

Julio Szalay Neto

09/04/2017 - 01h58

Fato

Messias Franca de Macedo

08/04/2017 - 22h26

ENTREVISTA SENSACIONAL! IMPERDÍVEL!

Advogado do eterno e absolutamente honrado presidente Lula, o eminente e impávido jurista doutor Cristiano Zanin Martins “estraçalha” os ‘penas amestradas’ da Rádio BAND(IDA) FM!
Dileto(a) leitor(a), atente também para o nível dos entrevistadores!
Um espetáculo colossal de ignorância, alienação, má-fé, estupidez…
https://www.youtube.com/watch?v=SI4CjtXD5Kg

    Messias Franca de Macedo

    08/04/2017 - 23h39

    CIDADÃOS SE MOBILIZAM CONTRA ESTRAGOS DO GOLPE

    “DIANTE DA GRAVIDADE DA SITUAÇÃO ATUAL DO BRASIL” é um vídeo que nasceu do sentimento de indignação de um grupo de cidadãos preocupados com o que está em curso em nosso país e que percebe esta mesma indignação em milhares de brasileiros e brasileiras. As consequências serão muito graves, especialmente, para os mais pobres. Não dá para ficarmos indiferentes”, postou o professor Robson Sávio Reis Souza; confira o vídeo

    8 DE ABRIL DE 2017

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/289425/Cidad%C3%A3os-se-mobilizam-contra-estragos-do-golpe.htm

    Messias Franca de Macedo

    08/04/2017 - 23h39

    CIDADÃOS SE MOBILIZAM CONTRA ESTRAGOS DO GOLPE

    “DIANTE DA GRAVIDADE DA SITUAÇÃO ATUAL DO BRASIL” é um vídeo que nasceu do sentimento de indignação de um grupo de cidadãos preocupados com o que está em curso em nosso país e que percebe esta mesma indignação em milhares de brasileiros e brasileiras. As consequências serão muito graves, especialmente, para os mais pobres. Não dá para ficarmos indiferentes”, postou o professor Robson Sávio Reis Souza; confira o vídeo

    8 DE ABRIL DE 2017

    (…)

Elcio Rabello

08/04/2017 - 22h48

Só faltam os instrumento medievais e um conselheiro que determina o que deve ser dito. …. lava jato. …. a ação política mais escrota do mundo

    Escroto de Niterói

    08/04/2017 - 22h02

    Goste ou não, a Lava Jato já conseguiu bloquear e recuperar mais de US$1 bilhão em propinas só na Suica. O que já havia sido feito no Brasil nesse sentido e nesse volume. Você é que é um escroto coitado..

      Vixe

      09/04/2017 - 05h01

      Recuperou 1 bilhão e já deu um prejuizo de 200 bilhões para a economia brasileira…

        Guil

        09/04/2017 - 23h18

        Quem deu o prejuizo de 200 bilhoes foi a corrupção e não a operaçao Lava Jati

          Nostradamus

          10/04/2017 - 11h16

          Não adianta, petralha nunca vai reconhecer que o que destruiu a econômica foi o misto de incompetência da “presidenta” e o aparelhamento do estado com finalidadade de saqueá-lo para si e para os partidos .. Esse é o legado do PT.. Deixa prendetem logo o Lula, aí eles vão espernear mais.. Falta pouco..

Zeca Dias

08/04/2017 - 19h37

Miguel, a medida que a hora a corda vai apertando o pescoço dos corruptos companheiros, você destila ódio aos que lutam para combater os crimes institucionalizados no poder durante os governos petistas (nos outros governos também mas nunca antes na história desse país, da maneira petista de roubar o estado). Chamar os procuradores de ignorantes e achar que os marqueteiros abriram o bico porque foram torturados.. que isso? Entendo seu desespero. Em breve terá que fazer entrevistas com o chefão e a gerentona em Curitiba.

Carlos Nobre

08/04/2017 - 19h26

Que lindo ver a petralhada toda com o cu na mão. Miguelito aqui sabe que o chefão Lula e sua pior invenção, Dilma, não tem mais o que inventar para tentar correr da justiça. Chega de defender bandidos! Cadeia para todos os políticos corruptos, Lula, Aécio, Temer, etc..

helton

08/04/2017 - 18h39

Quem é o chefe da lava-jato, o Gilmar??

Cleiton do Prado Pereira

08/04/2017 - 15h43

Infelizmente, a situação de Lula e Dilma, é idêntica a de Assad na Síria. Quem poderia ter salvo a Síria dos EUA, era a Rússia, se tivesse atuado antes, com seu poderio bélico, antes dos rebeldes serem armados pelos EUA. Da mesma forma, quem poderia ter salvo o Brasil dos EUA, era a Rússia, se o governo Dilma tivesse pedido ajuda ao Putin. Bastava alguns agentes russos ter investigado o golpe, que estava em curso desde 2009. Acharia facilmente o dedo do Zé da justiça, no golpe, retirando-o do ministério da justiça, colocando alguém comprometido com o governo, mudando o comando da PF e não teríamos a Vaza a Jato. Que prepara os delatores para delatar Lula e Dilma até meados de 2018. Só não vê o que nos espera, quem não quer. Agora é tarde, assim como na Síria, o Assad vai cair e o PT será criminalizado pra sempre. Tem uma estorinha que exemplifica o que aconteceu.
“Conta-se que um caipira, ao ver pela primeira vez uma locomotiva, tentou laça-la, foi arrastado juntamente com seu cavalo por vários metros. Passados alguns meses de convalescência dos ferimentos sofridos. Este caipira foi a cidade comprar um presente para o neto. Ao entrar na primeira loja de brinquedos, deparou-se com um trenzinho rodando no meio da loja. Pisoteou-o sem piedade, o dono da loja perguntou a ele, por que tinha feito aquilo. Ao que ele respondeu: “Moço, esta coisa tem que matar enquanto é filhote, depois que cresce não dá não”.

Ruy Mauricio de Lima e Silva Neto

08/04/2017 - 12h40

Uma das milhares de coisas que atualmente me deixam apalermado é a naturalidade, e até a ponta de orgulho, com que a Coxinhada, Juízes,Procuradores, Investigadores e Delegados golpistas se referem à tal República de Curitiba, na maior ignorância que se trata de uma analogia a uma das páginas mais execráveis e repugnantes de nossa história política, como bem lembrou Miguel do Rosário – a infame República do Galeão. Uma meia dúzia de coronéizinhos sediciosos e lacerdistas escolheu as dependências do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, para conspirar, articular, prender, julgar e condenar diversos colaboradores e auxiliares de Getúlio Vargas, o que culminou com a sua tentativa de deposição, frustrada pelo gesto corajoso, embora um tanto condenável, de seu suicídio. Reivindicam afinidades agora, com a maior naturalidade, com um movimento subversivo, acima da Lei e da Constituição de 46, e estufam o peito como se estivessem cometendo um grande ato de heroísmo e de consagração. E fica por isso mesmo, todo mundo aceita! Que República de Curitiba o cacete! O que existe é a República do Brasil e esta é que deveria estar sendo respeitada por todos estes infames impostores subversivos.A História os julgará como já julgou os coronéizinhos de 54.

Alexandre Gusmão

08/04/2017 - 14h49

“Casal submetidos a terríveis torturas”… Kkkk esse site é surreal…ele é produzido no fundo do quintal do galpão do PT? Só pode!

    Ruy Mauricio de Lima e Silva Neto

    08/04/2017 - 12h42

    Prezado Gosmão, controle a sua gosma.

    Hannibal de Sousa

    08/04/2017 - 16h37

    Alexandre, você é o típico analfabeto que eu aprecio: incapaz de escrever de maneira coerente um texto de duas linhas, impossibilitado de ler e compreender um artigo de revista, inábil com qualquer forma de concordância, impedido de conjugar verbos. Geralmente, na idade adulta, o analfabetismo funcional deixa sequelas em que o Córtex cerebral fica impossibilitado de desenvolvimento futuro. O que se afirma é o seguinte: uma vez imbecil, para sempre um imbecil. Sorria, você tem a minha simpatia (ao menos a simpatia que costumo dispensar aos cães). :)

    Ubiratan José dos Santos

    08/04/2017 - 13h57

    Alexandre ”Gosmão”, pra você uma qualificação bem singela: VOCÊ É UM BOBALHÃO.

    Alexandre Gusmão

    08/04/2017 - 17h07

    Essa sua definição acima está copiada e prestes a ser respondida a qualquer um q aponte a falta de isenção e o absurdo de uma pág que se quer opinativa, mas q não consegue mais convencer ou opinar com responsabilidade. Aliás, esses terríveis procedimentos q o casal-imaculado está “sofrendo” vale também p os delatores q citam os nao-petistas??

    Guil

    08/04/2017 - 14h10

    Concordo com vc! O PT esta desesperado p enterrar o q os marketeiros tem a dizer e ficam criando essa historinha de Moro, o torturador…

Nelson Quintanilha

08/04/2017 - 11h16

Eu creio que eles conseguirão o que querem, uma guerra civil no País. Já não esta tão distante, o povo antes manobrado esta acordando e aí sim podermos dizer que o gigante acordou!

JULIO CEZAR DE OLIVEIRA

08/04/2017 - 11h06

POIS É NE GILMAR,QUERO VER AGORA COM A DELAÇÃO DO MARCOS VALÉRIO COMO VAI FICAR A SITUAÇÃO DO AÉRCIO,O CARA FALOU COISAS HORROROSAS DO AÉRCIO E DO AZEREDO,QUNADO É QUE O MERITÍSSIMO VAI MANDAR PRENDER O CARA,OU NÃO VEM AO CASO.

Edivaldo

08/04/2017 - 10h37

Estao com medo é bando de ladroes marginais que ficaram ricos as custas da miseria dos pobres que morram todos podres na cadeia que é lugar de bandidos f d p.

Itamar Santos Nascimento

08/04/2017 - 12h42

Tudo armado para não atingir Temer e sua quadrilha?

ANTONIO PAULO DA COSTA CARVALHO

08/04/2017 - 06h19

O que causa espanto é que o problema do BEM COMUM vai sendo jogado para o além. A questão de caixa 1, ou 2, ou o montante do custo das campanhas não são questões fundamentais: é o casuismo a ser usado conforme a conveniência de Moro e de quem ele serve. O abandono do BEM COMUM empurrado para o futuro significa LENHA PARA SER QUEIMADA NO FUTURO. Lenha para alguma fogueira, forca, guilhotina, fuzilamento. Nacionalismo é só de futebol, de esporte. Nem o “Petróleo é Nosso” é bandeira. Para disfarçar, a mentira está na mídia. O estelionato não acabou com o golpe. Nem tocam em desemprego a partir da Lava Jato, da fome, dos contingentes que começam a vender água, cinco unidades de lava prato por cinco reais, suspiros e doce de côco nas ruas. O Estado tornou-se sinônimo de privilégios e arrogância. Juiz não é mais magistrado, mas justiceiro acima da lei. A elite financeira no papel de patrão do TSE. As elites inglesas, francesas, russas, destronadas, guilhotinadas e fuziladas sentem inveja da longevidade das elites brasileiras incólumes desde Getúlio, desde 64, desde 68, desde Collor, desde do golpe de 2016 porque sempre souberam alienar o povo que faz piadinhas e sarcasmo de Lula enquanto as panelas vão ficando vazias. Mas até quando?

Josi Maddame

08/04/2017 - 08h42

Ooo ptzada burra

    Ubiratan José dos Santos

    08/04/2017 - 14h02

    Burra é você que ainda não viu a sutil diferença entre ”criminoso” e ”criminalizado”

    Ubiratan José dos Santos

    08/04/2017 - 14h06

    Burra é você que ainda não percebeu a diferença entre ”criminoso” e ”criminalizado”

Jose carlos lima

08/04/2017 - 02h34

Panair ontem, Odebrecht hoje ou: bandidos ontem, hoje conduzem a Lava Jato

http://jornalggn.com.br/blog/jose-carlos-lima/panair-ontem-odebrecht-hoje-ou-bandidos-ontem-hoje-conduzem-a-lava-jato

Marlene Guimaraes

08/04/2017 - 05h04

tudo CAMINHA PARA QUE não haja eleições diretas

Eva Adão Silva

08/04/2017 - 03h27

E se alguém ainda acredita que vai existir eleição em 2018 que tire seu cavalinho da chuva!

    Beth Andrade

    08/04/2017 - 19h26

    pior…

Antonio Passos

07/04/2017 - 19h41

Quem disse que foi o Trump ? O poder do presidente americano não é isso tudo não. Quem garante que não foi o núcleo belicista que fez isso ? Política internacional não é brincadeira não, é muito mais complexa do que a nossa inclusive.

Adalberto Cardoso

07/04/2017 - 22h09

A DELAÇAO DO CUNHA ELE NAO QUER PORQUE DERRUBA O GOVERNO GOLPISTA

ANTONIO PAULO DA COSTA CARVALHO

07/04/2017 - 18h58

O que causa espanto é que o problema do BEM COMUM vai sendo jogado para o além. A questão de caixa 1, ou 2, ou o montante do custo das campanhas não são questões fundamentais: é o casuismo a ser usado conforme a conveniência de Moro e de quem ele serve. O abandono do BEM COMUM empurrado para o futuro significa LENHA PARA SER QUEIMADA NO FUTURO. Lenha para alguma fogueira, forca, guilhotina, fuzilamento. Nacionalismo é só de futebol, de esporte. Nem o “Petróleo é Nosso” é bandeira. Para disfarçar, a mentira está na mídia. O estelionato não acabou com o golpe. Nem tocam em desemprego a partir da Lava Jato, da fome, dos contingentes que começam a vender água, cinco unidades de lava prato por cinco reais, suspiros e doce de côco nas ruas. O Estado tornou-se sinônimo de privilégios e arrogância. Juiz não é mais magistrado, mas justiceiro acima da lei. A elite financeira no papel de patrão do TSE. As elites inglesas, francesas, russas, destronadas, guilhotinadas e fuziladas sentem inveja da longevidade das elites brasileiras incólumes desde Getúlio, desde 64, desde 68, desde Collor, desde do golpe de 2016 porque sempre souberam alienar o povo que faz piadinhas e sarcasmo de Lula enquanto as panelas vão ficando vazias. Mas até quando?

Torreal

07/04/2017 - 14h35

O marqueteiro pagou 30 milhões de fiança.
De onde veio esse dinheiro?
Quer dizer, Miguel, que 10 milhões de caixa 2 pro Santana não garantem cassação da chapa?
Isso pode?
Poupe-nos.

    Daniel

    08/04/2017 - 10h01

    Como vc só faz perguntas, deixe eu te perguntar: pq o marqueteiro do Aécio (o honesto) não está preso???

      Torreal

      08/04/2017 - 11h16

      porque a justiça serve a interesses.
      o Estado escolhe o que criminalizar e a quem criminalizar.
      por isso defendo menos poder ao Estado.

Jorge Bohn

07/04/2017 - 17h32

As pessoas comuns não sabem dessas canalhices, pois já teria se revoltado.

Lulu Pereira

07/04/2017 - 17h22

só tem um jeito disso se acabar

andre st

07/04/2017 - 14h18

imagina so quem virou ministro do TSE…alexandre da moral…

http://jornalggn.com.br/noticia/alexandre-de-moraes-vira-ministro-substituto-no-tse

jose carlos lima

07/04/2017 - 14h04

por isso nos EUA nao e existe TSE …la nao eh permitido q meia duzia de nababos substitua e usurpe a vontade de milhoes de eleitores

Carlos Herinque Bastos

07/04/2017 - 17h02

Graça Melo

07/04/2017 - 16h42

Está lenga lenga será que não vai ter fim!


Leia mais

Recentes

Recentes