Menu

Miguel Nicolelis explica o que o Brasil perde com a extinção do Ciência sem Fronteiras

Ainda na esteira da perplexidade nacional com a decisão do governo Temer de extinguir, sem explicações, o programa Ciência sem Fronteiras, o cientista Miguel Nicolelis explica a importância do investimento em ciência.

13 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Ainda na esteira da perplexidade nacional com a decisão do governo Temer de extinguir, sem explicações, o programa Ciência sem Fronteiras, o cientista Miguel Nicolelis explica a importância do investimento em ciência.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

rosimeire maria de rezende

05/05/2017 - 01h54

voces cientistas estai estudando sobre a cura ou pelo menos alguma esperiencia relacionada a doenca mal de alsaymer…obg

Hylio

06/04/2017 - 19h25

O vídeo é lúcido e claro. Mas não se refere ao ciências sem fronteiras, como anuncia a chamada

    gustavo

    07/04/2017 - 09h12

    exato… nada se refere ao ciencia sem fronteiras.

Bárbara M Faggin

06/04/2017 - 12h35

Muito bom, Miguel!!!! E a luta continua…..Abraços. Bárbara Faggin

MARIA CELINA DE ASSIS ASSIS

05/04/2017 - 11h11

Comecem a publicar as histórias de sucesso .Para contra por o que diz esse governo golpista

Ima

04/04/2017 - 12h46

Parabéns Pela iniciativa.
Ciência e tecnologia para todos.
Toda escola deveria ter um clube de ciências, um clube de astronomia, um clube de rádio amador, etc
Colocar a rapaziada para montar e construir coisas, aprendendo a fazer ciência na prática.

Ruan

04/04/2017 - 00h58

Lula Ladrão, Dilma canalha. e o PT partido corrupto. esquerdanuncamais. ja esse cara como cientista é brilhante como pensador politico é um merda.

    Aldir

    04/04/2017 - 08h51

    Como pensador político só tu que é brilhante, né?

Maria Thereza Freitas

03/04/2017 - 19h40

falar de futuro, de soberania, de independência pra um bando de gente que está na pré história e, por acaso, fingindo que governa, é brincadeira. O único horizonte dessa laia que aí está se resume ao endereço do banco onde vão depositar os “por fora”.

Hélio Sassen Paz

03/04/2017 - 18h35

Não foi isso o que ele disse: ele falou em investimento em ciência e tecnologia.

Sou de esquerda, quase sempre voto no PT desde 1989, tenho 44 anos, sou professor e pesquisador universitário e creio que a política pública do Ciência Sem Fronteiras foi equivocada.

Entendo que teria sido muito melhor se o país tivesse criado muito mais universidades federais, muito mais IFES, ampliado ainda mais os campi já existentes, realizado muito mais concursos, fornecido muito mais bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado e contratado professores estrangeiros do que o Ciência Sem Fronteiras quase sem contrapartidas de estudantes e universidades.

Um Ciência Sem Fronteiras até maior e REGULADO poderia existir. Mas não poderia ser a prioridade dentro de um conjunto inicial de medidas de fomento à educação, à ciência e à tecnologia.

FIES e ProUni deveriam ter sido priorizado para instituições comunitárias e confessionais, não para uniesquinas nem para exploradores de mão-de-obra barata que não produzem ciência, tecnologia nem se envolvem com a comunidade na qual deveriam estar inseridos via projetos de extensão.

A falta de formação sociopolítica não-proselitista e a falta de investimento na educação de base (para a qual deveria convergir pelo menos o dobro do investimento nas áreas que citei acima) acabaram por gerar uma ou duas gerações de graduados desempregados, de formação eminentemente técnica, sem humanismo, sem mente científica nem tecnológica. Quando muito, receberão baixos salários em relação a seus pares formados nas federais, nas estaduais, nas comunitárias e nas confessionais.

Além disso, muitos dos membros das curadorias dessas instituições obscuras são ex-políticos ou empresários que já cansaram de brincar e passaram a bola para seu filhos e que apoiaram o golpe.

    Miguel do Rosário

    03/04/2017 - 19h30

    Helio, o Miguel Nicolelis postou uma série de comentários extremamente positivos sobre o Ciência sem Fronteiras. E logo depois, acho que, este vídeo.

san

03/04/2017 - 17h24

Se as elites do pais aprenderem que tecnologia pode ser rentável e que podem ganhar muito dinheiro e competir no mundo global as coisa podem mudar.
No momento basta aprender a calcular juros.

beto verdade

03/04/2017 - 13h47

vem falando a muito tempo quem governa e a globo e nao o temer
ficar aqui uma pergunta : 200 milhões de pessoas vão aceitar ser governada pela rede globo ?

TSE É A ULTIMA ESPERANÇA DE SALVAR O BRASIL .

O POVO NA RUA O TSE TIRA TEMER

AGORA É A HORA DE IR PARA RUA E SÓ SAI QUANDO O TEMER CAI NO TSE

#FORATEMER


Leia mais

Recentes

Recentes