Menu

Lava Jato destruiu a indústria naval brasileira

94 Comentários🗣️🔥 E pensar que tem militar dando prêmio a Sergio Moro… No Jornal GGN Lava Jato provocou 50 mil demissões no setor naval em apenas três anos DOM, 02/04/2017 – 16:41 Jornal GGN – Obras inacabadas, canteiros vazios, estaleiros sem pagamentos, demissão de 50 mil pessoas em três anos. Este é o cenário do […]

94 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

E pensar que tem militar dando prêmio a Sergio Moro…

No Jornal GGN

Lava Jato provocou 50 mil demissões no setor naval em apenas três anos
DOM, 02/04/2017 – 16:41

Jornal GGN – Obras inacabadas, canteiros vazios, estaleiros sem pagamentos, demissão de 50 mil pessoas em três anos. Este é o cenário do setor naval após dois golpes: primeiro, o da Lava Jato sobre a Petrobras e outras gigantes brasileiras. Segundo, o do impeachment de Dilma Rousseff, que levou Michel Temer ao poder e, com ele, mudanças na política de conteúdo local, na própria estatal de petróleo e nos leilões que agora permitem a concorrência internacional. É o que relata a jornalista Leila Coimbra em reportagem publicada pelo Poder 360, neste domingo (2).

Por Leila Coimbra

Atingido por Lava Jato e competição no exterior, setor naval afunda

No Poder 360

Afetada diretamente pela Operação Lava Jato, a indústria naval brasileira demitiu mais de 50 mil pessoas desde 2014, quando a área de petróleo atingiu seu pico de encomendas.

Agonizando, o setor recebeu novo golpe neste ano: a flexibilização das regras de conteúdo local, uma obrigação contratual dos leilões que garantiam protecionismo à indústria nacional.

O cenário atual é de obras inacabadas, canteiros vazios e estaleiros sem receber pagamentos há 3 anos, com algumas das plataformas e navios-sonda quase prontos, mas abandonados. São encomendas de milhões de dólares.

O número de trabalhadores caiu de cerca quase 83 mil em 2014 para 33 mil atualmente, segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval). E novos postos de trabalho são encerrados mês a mês.

O governo pretende realizar 4 leilões de exploração de petróleo neste ano, sendo 2 no pré-sal. A notícia, no entanto, não agradou ao setor.

Para tornar os blocos mais atrativos às petroleiras no leilão (estrangeiras, inclusive), houve a flexibilização da exigência de contratação no país. As empresas de petróleo, lideradas pela Petrobras, dizem que os custos no Brasil são até 40% mais caros. Os que defendem o protecionismo alegam que é justamente necessário fortalecer e tornar competitiva a indústria nacional do setor.

LAVA JATO
A agonia do setor teve início com a deflagração da Lava-Jato. Construtoras denunciadas na operação como Odebrecht, Camargo Correa, OAS e UTC, dentre outras, são sócias de muitos dos estaleiros nacionais. Além disso, os parques de construção naval dependiam quase exclusivamente das encomendas da Petrobras, que, com prejuízos sucessivos diante da operação, foi obrigada a reduzir drasticamente seus investimentos e a vender ativos, ficando muito menor do que era.

O Rio de Janeiro é um dos Estados mais atingidos pela crise do setor naval, devido à dependência econômica da cadeia de petróleo. O número de estaleiros paralisados, total ou parcialmente, são pelo menos 5 (Eisa, Enseada, Vard, Promar e Aliança)

SETE BRASIL
Na Bahia, o estaleiro Enseada Paraguaçu, que possui dentre os sócios a Odebrecht, paralisou suas obras. O estaleiro era bastante dependente dos pedidos da Sete Brasil.

A Sete foi criada em 2010 para fornecer 29 sondas para a Petrobras explorar o petróleo do pré-sal. Também é alvo da Lava Jato.

A Petrobras é sócia e também credora da Sete. Fundos de pensão como Petros, Previ e Funcef, além de instituições financeiras como Bradesco, Santander e BTG Pactual constituíram a empresa.

O contrato da empresa junto à Petrobras era de aproximadamente R$ 162 bilhões, por 15 anos. O diretor de operações da Sete era Pedro Barusco, ex-gerente da Petrobras.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

francisca

01/05/2017

Entao a culpa não é dos curruptos, dos políticos que so trabalham em causa propria… a culpa é da investigação…. ta bom… parabéns pelo serviço de desinformação, está fazendo com maestria.

José Romualdo Quintão

04/04/2017

Esse Cafezinho está muito amargo para o meu gosto. Foi coado com café misturado aos ratos. Então o Juiz Moro é culpado pela destruição indústria naval do Brasil,!?Estão tentando transferir para ele os atos falhos e malfeitos cometidos nos doze últimos anos de desgoverno do PT, que se uniram aos políticos sabidamente corruptos e aos empreiteiros, mais poderosos do país, para depenar a Petrobrás e o Erário.

Henrique santos

04/04/2017

Para de falar merda o que a lava jato t a ver com isso.Quem destruiu o Brasil foi o pt e o lutinha paz e amor. Francamente….

Leonel Gibulo

04/04/2017

Bem isso kkk,como em 1964,tudo dentro da lei,kkk

Daniel Felipe Feistauer

04/04/2017

Não sabia
Qual era o ministério que a Lava Jato comandava mesmo
São tão cafonas esse café com bobagem que tá locooooo
Meda uns quatro tipo de nojo
Normal nesses fdps tentar passar a culpa aos juízes etcetera e tal

Daniel Felipe Feistauer

04/04/2017

Kkkkkkkkkkkkk

Hendrik Oliveira van Dingenen

04/04/2017

mauá 2.0

Alexandre Guimarães Andrade

04/04/2017

Como petistas são profissionais em inverter valores, tudo que não presta os petistas defendem, tudo que vem do trabalho os petistas detestam. A corrupção é a forma de governo dessa gente imbecil

    Leonel Gibulo

    04/04/2017

    calma o PT já saiu,tá melhor?

Patrícia Rocha Carneiro

04/04/2017

Chocada! Deixo de seguir essa página por total repúdio a esse texto! Absurdo!

    Gerson Pompeu

    04/04/2017

    Obrigado.

Marcos Teixeira Quintino

04/04/2017

Os golpistas vão acabar com tudo que concorra com os americanos.

Jorge sa

03/04/2017

Não foi a lava jato que destruiu a ind naval e sim a quadrilha do Lulinha paz e amor.

    F. J. Alencar

    04/04/2017

    Trolzinho tentando disseminar a confusão programada.

almir

03/04/2017

Lava jato é uma farsa montada pelo departamento de estado americano com participação de agentes quinta coluna brasileiros para aplicar um golpe a setores estrategicos nacionais,remover o PT do poder com a desculpa de combate a corrupção.Podemos perceber que a lava jato protege os principais corruptos alidos que estão trabalhando na mesma intenção de sabotagem nacionalOs principais corruptos do PSDB são os mais protegidos,pois eles atendem a interesse americano.Omresto é conversinha para enganar idiotas

Pedro

03/04/2017

Quem acabou com vários setores da economia foram os corruptos e corruptores. A LAVA JATO só está cumprindo a lei,ou não tem que ter lei ,só corrupção tá bom.

    F. J. Alencar

    04/04/2017

    Por meio da lavajato os corruptos fingem que combatem a corrupção…

    F. J. Alencar

    04/04/2017

    A lavajato é instrumento de corruptos que fingem combater a corrupção

Diego Santana

03/04/2017

kkk

Elcy Carvalho

03/04/2017

O partido mais corrupto do mundo…Quer mais, não vai sobrar pedra sobre pedra, o cerco está se fechando..

    Andre Massao Noce

    04/04/2017

    KKKKKKKKKK… partido mais corrupto do Brasil, é o PSDB…

    Leonel Gibulo

    04/04/2017

    calma o PT ,já saiu,tudo melhorou para você,não é mesmo?

    Elcy Carvalho

    04/04/2017

    Vendo esses corruptos na.cadeia e Colocando o PT na lama já está de bom tamanho.

Edson Molina

03/04/2017

Pelo que sei: – Foi a corrupção avassaladora que ocorreu nesse anos de PT. Basta ver quem são os investigados, e onde estão.

    PV Artur

    04/04/2017

    Não.sabe!

    Andre Massao Noce

    04/04/2017

    KKKKKKKKKKK… falou o paulista que mantem o PSDB corrupto, há mais de 20 anos no poder em São Paulo… e quase morreu de sede pela incompetência deles… e até resolveram roubar merenda escolar… aguente o mico do seu governo golpista corrupto…

    Andre Massao Noce

    04/04/2017

    KKKKKKKKKK… o teu governo golpista corrupto, anistiou R$ 1 trilhão de dívidas dos escravocratas da bancada ruralista, e vc fala do déficit do teu governo golpista corrupto… que deu anistia aos amigos governadores… mais de R$ 40 bilhões… aumento do salário do Judiciário… R$ 40 bilhões… anistia de cobrança das dívidas da União… R$ 100 bilhões… aguente o mico do seu governo golpista corrupto…

    Andre Massao Noce

    04/04/2017

    KKKKKKKKK… vc tem R$ 1 trilhão para pagar a anistia dos teus amigos golpistas corruptos…

    Andre Massao Noce

    04/04/2017

    KKKKKKK.. quem cancelou os contratos de construção dos navios foi o teu governo golpista corrupto…

    Andre Massao Noce

    04/04/2017

    KKKKKKKK… paulista sofre da síndrome de Estocolmo…

    Gerson Pompeu

    04/04/2017

    A Lava Jato só se interessa em perseguir o PT e aliados.
    Não investiga, PERSEGUE.

    Leonel Gibulo

    04/04/2017

    por favor continue vendo,até o final desta história,vamos acompanhar até o fim?Talvez o rabo das cobras seja grande,se muito entusiasmo,para não se arrepender

Eduardo De Melo Machado

03/04/2017

O cafezinho azedo, como sempre, invertendo tudo. Essa destruição foi obra do desgoverno do PT e ainda deixou como herança maldita para o Presidente Temer

    sergio

    03/04/2017

    vc e mongoloide ou recebe do temer

    PedroII

    03/04/2017

    vc fez algum curso para ser tão imbecil , ou já nasceu assim???

    PedroII

    03/04/2017

    É dudu!!! herança maravilhosa é o Temer que vai deixar!!! se vc tem filhos pré adolescentes eles é que dirão ¨”, isso é que é herança……..”

    Andre Massao Noce

    04/04/2017

    kkkkkk… Quem colocou o traíra Temer golpista corrupto como Presidente foram vcs quando apoiaram o Cunha corrupto no circo do dia 17 de abril de 2016, e sua corja de 364 deputados federais corruptos…

    Andre Massao Noce

    04/04/2017

    KKKKKKKKKK… o teu governo golpista corrupto, anistiou R$ 1 trilhão de dívidas dos escravocratas da bancada ruralista, e vc fala do déficit do teu governo golpista corrupto… que deu anistia aos amigos governadores… mais de R$ 40 bilhões… aumento do salário do Judiciário… R$ 40 bilhões… anistia de cobrança das dívidas da União… R$ 100 bilhões… aguente o mico do seu governo golpista corrupto…

    Andre Massao Noce

    04/04/2017

    KKKKKKKKK… vc tem R$ 1 trilhão para pagar a anistia dos teus amigos golpistas corruptos…

    Andre Massao Noce

    04/04/2017

    KKKKKKKK… quem cancelou os contratos de construção dos navios foi o teu governo golpista corrupto…

    Zildo Noh

    04/04/2017

    Eduardo de Mello Machado, por acaso sabes alguma coisa sobre quem é o presidente dá Petrobras? Sabe qual era sua função em um país que não possui uma fonte de solicitação ao mercado de tecnologia e serviços? Vai estudar e se informar melhor.

Pedroll

03/04/2017

Tem general premiando o safado doMoro…..sera que para por ai???? Os generais deixaram claro,queremos que o Brasil se exploda,se não é isso,por onde anda e o que estão fazendo os “nossos” generais?? Pois a constituição,a democracia ,a nossa soberania,os direitos do cidadão entre outras coisas que eles JURARAM DEFENDER, o canalha do Temer em parceria com o CONGRESSO,STF,PF, GLOBO,FIESP,E A CLASSE MÉDIA MAIS A ELITE ” ILUMINADA ” já limparam a BUNDAcom td isso!!! E os Amedalhados generais por onde andam , e estão defendendo o que???

Paulomaia Maia

03/04/2017

No mar, na terra e no ar.

Neudacir

03/04/2017

Calma aí amigo lava jato vírgula eles se destruíram só pela ganância e corrupção

    Pedro

    03/04/2017

    Concordo plenamente

Carlos Tibola

03/04/2017

Kkkkkkkkkkkk é brincadeira. Cambada de fdp

Ricardo

03/04/2017

Sérgio Moro é um HERÓI!
Bandido é na cadeia!
Mostrar a sujeira que foi jogada pra debaixo do tapete pelo PT foi a melhor coisa que houve nesse país. SALVE MORO!!!!!
Quem sabe esse portalzinho possa ter algo a explicar ao povo também…

Thadeu

03/04/2017

Não dá pra acreditar que tem gente que pensar assim… Quer dizer que a culpa é dá Lava Jato, por investigar e mandar prender quem estava saqueando os cofres públicos???. Se tem algum culpado é a organização criminosa do PT que montou todo esse esquema e destruiu toda indústria brasileira em diversos ramos, apenas para se manter no poder… Não vejo a hora do sapo barbudo ser preso

    Marcelo Marques Costa

    03/04/2017

    A Alemanha destruiu a Volkswagen depois do escândalo dos testes alterados de poluentes?

      Mauro Garcia

      03/04/2017

      Quem destruiu a Petrobras e a indústria naval foi quem roubou e não a lava jato.

        Miguel do Rosário

        03/04/2017

        Não. Roubo foi insignificante para as receitas da Petrobrás. Quem destruiu foi a Lava Jato.

    Pedroll

    03/04/2017

    A pior desgraça é saber que tem milhões com uma visão “tão ampla”da realidade pensando com aquele 1/8 de neurônio assim como os Ricardos e Thadeus da vida,que fico me perguntando!!por que sera que o restante do mundo civilizado pensam e se manifestam de forma muuuuuuuuito diferente deles!!

    JULIO CEZAR DE OLIVEIRA

    03/04/2017

    o que eu acho engraçado é que alguns imbecis dizem que a culpa é do pt,mais a maioria dos roubos jé comprovados é do pp,do psdb e pmdb,cara que discrepância,pela menos apresente uma crime do lula pela amor de Deus.

Leonel Gibulo

03/04/2017

Mais uma manobra via “EUA”,hoje não é viável usar o exército mais, usam o judiciário e “PF”.Sempre os EUA estiveram por trás de grandes desestabilização política do mundo,querem a todos comendo em suas mãos.

    Antonio Normandio Teixeira Antonio

    04/04/2017

    É Leonel não sei qual é o seu interesse em defender quem detonou a sua própria Pátria, aliás acho que vc é apátrida, pois é cristalino como a luz do dia que durante os três mandatos do pt, na chefia do executivo federal foi o mais devastador período de corrupção, nunca vista na história neste pais. E durante essa governança petista membros da cúpula dp pt foram condenados no mensalão e agora na Lava Jato; por terem desviado dinheiros públicos de tudo quanto é lugar que lá existia grana. Eu lhe pergunto o stf quando condenou Zé dirceu, genuíno, joão paulo, delúbio, aquele que pegou 12 anos de cana, por ter delapidado o BB, por isso fugiu para Italia e outros mais, isso na operação chamada mensalão, ação penal 470/STF, eles eram inocentes? Mas os ministros que os condenaram a maioria não foram indicados por lula e dilma? Ponha a mão em sua consciência, lembre-se que acima de tudo deverá defender os interesses gerais, de todos os brasileiros e não de gatos pingados!

Sergio

03/04/2017

A lava jato não pode ser responsabilizada por investigar crimes. A lava jato está correta em punir criminosos. Quem deve ser responsabilizado é o pessoal que cometeu os crimes. Nunca vi tamanha inversão de valores.

Ubaldo Miragaia

03/04/2017

Essa matéria só pode ter sido patrocinada pelo PT.

    Pedro

    03/04/2017

    Concordo plenamente.

    PedroII

    03/04/2017

    É parceiro, em rio que tem piranha jacaré nada de …… a imbecilidade de vcs não tem limite, quem despeja milhões para a globo, veja, fsp, estadão etc……????

Paulo Costa

03/04/2017

é do jeito que fala. a culpada é a lava jato, não os milhares de corruptos mamando mas tetas das Maquinas Públicas e demais indústrias.

Antonio Normandio Teixeira Antonio

03/04/2017

Isso é que eu chamo de antipatriotismo, o cara sabe quem quebrou a petrobras e quer tirar de foco os ladrões, põe a culpa em quem está punindo os bandidos que fizeram esse estrago financeiro e moral! O dinheiro acaba um dia, a honra também acaba, a salvação é pedir perdão a Deus e segui-Lo. O Brasil espera que todos os brasileiro(a)s cumpram com seus deveres!

    Luiz Carlos Campos

    04/04/2017

    Não?,seu burro!! Pune-se os culpados, corruptos e corruptores, não a empresa e a sociedade, jumento!! Gente burra do cacete!! Nenhum país do mundo faz isso, só aqui, graças a esse contingente de analfabetos funcionais…

    Andre Massao Noce

    04/04/2017

    KKKKKKKKK… PETROBRAS, quebrada… tinha que ser golpista falando asneira…

    Andre Massao Noce

    04/04/2017

    KKKKKKKKK… paulista sofre da síndrome de Estocolmo, com cerrteza…

    Zildo Noh

    04/04/2017

    Deve ser fake ou retardado.

    Beto Franzini

    05/04/2017

    Ministério da saúde adverte: Comprar a versão da globo faz vc acreditar e reproduzir asneiras. Esteja sujeito aos efeitos colaterais.

    Beto Franzini

    05/04/2017

    Antipatriotismo é ver o silêncio dos coxinhas desavergonhados perante o desmonte do país. Não conseguem se mexer com a panela enterrada no rabo?

Wagner

03/04/2017

Sim a previdencia (aposentadoria),e a CLT estão sendo passados a limpo ou melhor passando o rodo!!!

Mauricio Sanches Silva

03/04/2017

Crime de mesa pátria

Wagner

03/04/2017

Prender corrupto é uma coisa,agora afundar setores inteiros da economia depois vão dizer que o PT é que não investiu em industria de base,lembram do caso da Wolkswagen da Alemanha que foi multada por “burlar”dados sobre emissão de poluentes de seus carros ,pergunta se algum Juiz alemão saiu queimando a Wolks pro mundo inteiro,ou se por isso algum alemão ,perdeu o emprego ou se foi deixado de produzir algum carro, óbvio que não só aqui mesmo que estamos fadados a ser um pais de terceiro mundo enquanto o povo for só a massa de manobra que só bate panela quando a casa grande manda…

Andre Luchesi

03/04/2017

Não foi a corrupção petista que levava 3% em todos os contratos ?

    Andre Massao Noce

    04/04/2017

    KKKKKKKKKKK…. Emílio Odebrecht, confirmou na sua delação, o que todo mundo já sabe, a direita é corrupta… no caso dele, desde 1940… esses nem foram indiciados…

    Andre Massao Noce

    04/04/2017

    KKKKKKKKK… um empresário confirmou, que pagava propina em quase tudo… de 3% a 15% no mínimo…

Elizabeth de abreu

03/04/2017

Verdade, era preferível continuar a roubalheira, a corrupção, os cabides de emprego e toda a sorte de sujeira que tomou conta do país. Eu sou costureira autônoma e muito feliz de ver meu país ser passado a limpo mesmo com todo sacrifício que estou passando.

    Marcelo Marques Costa

    03/04/2017

    Ou seja, trabalha “por conta”, sem garantia nenhuma, sem férias, décimo terceiro, ou licença maternidade. E fica contente ao ver que outros brasileiros serão obrigados a trabalhar na informalidade se quiserem sobreviver.

Ademir Cardoso

03/04/2017

Que bom!!

    Elcio Rabello

    03/04/2017

Antonio Carlos Barreiros

03/04/2017

Me ajuda a entender o polical e culpado de me prender porque eu estava dirigindo embriagado ! E isso!

    O Cafezinho

    03/04/2017

    estamos falando de setor economico inteiro. melhor comparação seria: uma pessoa é flagrada dirigindo embriagada, e o governo proíbe a circulação de carros no país

    Jana Kiesling B

    03/04/2017

    O Cafezinho <3

    Andre Massao Noce

    04/04/2017

    KKKKKKKKKK… nem consegue argumentar, contra a burrice do seu governo golpista corrupto…

    Andre Massao Noce

    04/04/2017

    KKKKKKKKKKK… falou o paulista que mantem o PSDB corrupto, há mais de 20 anos no poder em São Paulo… e quase morreu de sede pela incompetência deles… e até resolveram roubar merenda escolar… aguente o mico do seu governo golpista corrupto…

    Chamonix Nic

    04/04/2017

    Pior que o chefe e ladrões nem foram presos ainda…

    Alexandre Guimarães Andrade

    04/04/2017

    O cafezinho tá dizendo o seguinte; O Zé Dirceu montou um mega esquema de corrupção utilizando os bingos, Lula acabou com os bingos no Brasil inteiro. Entendeu ??

    Antonio Pupo

    04/04/2017

    Mas a manchete deveria ser assim
    “A CORRUPÇÃO DO PETÊ DESTRÓI A INDUSTRIA NAVAL DO BRASIL”.

    Adilson Bondezan

    04/04/2017

    Antonio Pupo , você tem sérios problemas de cognição ou de moral!

    Paulomaia Maia

    04/04/2017

    Não é isso não!
    Leia e interprete o texto.

    Antonio Pupo

    04/04/2017

    Pô Paulomaia Maia, a manchete e a que está tentando inverter uma realidade nua e crua, a verdade é essa , A CORRUPÇÃO DO PETÊ DESTRUIU A INDÚSTRIA NAVAL, OS CORREIOS , A PETROBRÁS E UMA BOA PARTE DA ECONOMIA BRASILEIRA.

    Andre Massao Noce

    05/04/2017

    Antonio Pupo kkkkkk… Quem cancelou os contratos de construção dos navios foi o teu governo golpista corrupto… Não consegue interpretar o texto…

    Beto Franzini

    05/04/2017

    Antonio Pupo Esta é a versão da globo, comprou ela saiba que não tem devolução nem garantia pois os danos são irreversíveis.

Samuel Da Silva Sousa

03/04/2017

COM PTAAH É ASSIM. COMIGO A PANCADA SERÁ OUTRA.

Emerson

03/04/2017

Já no Brasil, é assim: http://www.tjsp.jus.br/Download/Transparencia/ResCNJ102/2015/ResCNJ102AnexoVIIIMagistradosFev2015.pdf
Veja se você acha justo os salários dos juízes, acima.

Andre Demarco

03/04/2017

A corrupção não?

    Andre Massao Noce

    04/04/2017

    KKKKKKK.. quem cancelou os contratos de construção dos navios foi o teu governo golpista corrupto…


Leia mais

Recentes

Recentes