Menu

Em artigo na Folha, Eduardo Guimarães desmascara arbítrios e mentiras de Sergio Moro

Julgado pelo inimigo Por Eduardo Guimarães, na Folha Em 4 de maio de 2015, este blogueiro ofereceu representação ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra o juiz Sergio Moro para questionar a prisão ilegal, por sua ordem, de uma cidadã brasileira. O caso foi relatado por esta Folha em 23 de abril de 2015. Em […]

21 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Julgado pelo inimigo

Por Eduardo Guimarães, na Folha

Em 4 de maio de 2015, este blogueiro ofereceu representação ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra o juiz Sergio Moro para questionar a prisão ilegal, por sua ordem, de uma cidadã brasileira. O caso foi relatado por esta Folha em 23 de abril de 2015.

Em 21 de junho do mesmo ano, publiquei no Blog da Cidadania um artigo em que dizia que a condução da Lava Jato por Moro prejudicava a economia. E fiz no Twitter divulgação para o texto dividida em três partes, devido à limitação de caracteres.

“1 – A economia está sendo destruída pela política. A direita prefere ver o barco afundar a ver o país distribuindo renda; 2 – Cada brasileiro que se entusiasma ao ver a derrocada petista não sabe que essa politicagem vai lhe custar caro; 3 – Os delírios de um psicopata investido de um poder discricionário como Sergio Moro vão custar seu emprego, sua vida.”

Basta ler as mensagens para perceber que não houve qualquer ameaça, pois estou me dirigindo ao leitor e expondo minha visão sobre as consequências da Lava Jato.

Hoje fica evidente que empregos e vidas foram mesmo sacrificados. Pouco tempo depois da publicação do artigo, no entanto, o juiz representou criminalmente contra mim na condição de vítima de “ameaça”, a partir da leitura de tais mensagens.

Tomei conhecimento disso apenas em fevereiro último, quando recebi intimação para depor na sede da Polícia Federal em São Paulo e explicar a minha “ameaça” ao magistrado.

Na terça-feira, 21 de março, às 6h, minha mulher e eu fomos acordados por um barulho de arrombamento na porta da frente de meu apartamento. O estrondo despertou também minha filha de 18 anos, que sofre de paralisia cerebral, deixando-a muito assustada.

Os policiais exigiram senhas de computador e celulares e me levaram à força para depor. A inquirição começou sem a presença de meu advogado.

Tudo isso se deve a que, em fevereiro de 2016, divulguei no Blog da Cidadania informação de que seriam quebrados os sigilos fiscal e bancário de pessoas e empresas ligadas ao Instituto Lula. Afirmei no mesmo texto que procurei o instituto para verificar a autenticidade do fato.

Detalhe: recebi essa informação de uma pessoa que não conheço, um provável leitor, via WhatsApp. Seja como for, tudo isso deu origem a três processos.

No primeiro, representei contra o magistrado; no segundo, ele se disse vítima de ameaça de minha parte e ofereceu contra mim uma representação criminal; no terceiro, ordenou medidas judiciais restritivas contra minha liberdade, meu patrimônio e sigilo telefônico.

O juiz Sergio Moro afirma que não sou um “verdadeiro jornalista” porque teria revelado minha fonte. Não foi o que aconteceu. O interrogatório começou com exibição de foto e nomes dos acusados pelo inquiridor. Disse-me que já sabia “de tudo”.

A verdade é que o juiz descobriu minha fonte violando meu sigilo telefônico, decisão cuja ilegalidade ele mesmo reconheceu na última semana.

Não se pode admitir que essas duas pessoas -Moro e eu- figurem em processos criminais, ora como vítima/acusado, ora como julgador/julgado. Afinal, a imparcialidade é virtude essencial a um “verdadeiro magistrado”.

EDUARDO GUIMARÃES é jornalista e editor do Blog da Cidadania

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Lourdes Moreira

04/04/2017 - 15h37

Ola, Senhor Eduardo!

Lamento os transtornos pelos quais passou juntamente com sua família.
Transtornos nascidos de vaidades pessoais, uso do poder e atitude delinquente. Assim o vejo desde o início de seus trabalhos sem nenhuma isenção e respeito constitucional a pessoas ou instituições.

Senhor Eduardo, há algo que muito me preocupa. Vivemos esses desmonte da nação e fico a me perguntar: a quem vamos recorrer, para salvar nosso país e nossa democracia tão sofridamente conquistada?
A suprema corte é nossa última instância. Certo? Mas, ela a tudo assiste e se cala? O silêncio não é um ato de cumplicidade?

    Jandyra Abranches

    04/04/2017 - 19h10

    Lourdes Moreira a suprema corte assiste calada porque é cúmplice.

Lourdes Moreira

04/04/2017 - 15h34

Ola, Senhor Eduardo!

Lamento os transtornos pelos quais passou juntamente com sua família.
Transtornos nascidos de vaidades pessoais, uso do poder e atitude e delinquente. Assim o vejo desde o início de seus trabalhos sem nenhuma isenção e respeito constitucional a pessoas ou instituições.

Senhor Eduardo, há algo que muito me preocupa. Vivemos esses desmonte da nação e fico a me perguntar: a quem vamos recorrer, para salvar nosso país e nossa democracia tão sofridamente conquistada?
A suprema corte é nossa última instância. Certo? Mas, ela a tudo assiste e se cala? O silêncio não é um ato de cumplicidade?

José Roberto Muniz

03/04/2017 - 19h37

E alguém acreditam em Dudu??? Vcs, né?

LUIZ TAVE

03/04/2017 - 15h49

CULPADO DISSO TUDO E` AQUELE MOÇO DE CURITIBA QUE DEU PODERES A ESSE JUSTICEIRO QUE SE ACHA ACIMA DA LEI , NAO SE COMBATE CRIME , COMETENDO CRIME ! INFELIZMENTE NAO TEMOS UM STF AO LADO DO POVO ! HAJA VISTO QUE A MIN CARMEN LUCIA DISSE QUE VAI RENUNCIAR A PRES DO STF PARA DAR AULA EM MINAS GERAIS , TERRA DO MAIOR SABOTADOR DO BRASIL AECIO NEVES ! A CAPIVARA DO MORO E EXTENSA . MEU DEU ESSE JUIZ POLITICIO MIDIATICO ESTA` ACABANDO COM O NOSSO BRASIL ! SERA` QUE VAMOS TER QUE FAZER JUSTIÇA COM AS PROPRIAS MAOS ? SE HOUVER DERRAMAMENTO DE SNGUE NO BRASIL , FICARA` NA CONTA DAQUELES QUE ESTAO PREVARICANDO ! O POVO NAO AGUENTA MAIS VER O COMPORTAMENTO DESSE JUIZ E PROCURADORES E ALGUNS DA POLICIA FEDERAL ! QUE PORRA E` ESSA DE FILMAREM A CONDUÇAO COERCITIVA E PASSAREM PRA MIDIA COMO OBJETO DE FILME ! ESSA LAVA JATO JA ERA PRA SER ANULADA ANTES DE COMEÇAR ! VOTAÇAO JA` PARA O ABUSO DE AUTORIDADES ! ACORDA CARMEN LUCIA , NAO E` FUGINDO QUE SE FAZ UM JUDICIARIO E NEM BRINCANDO QUE SE RASGA A CONSTITUIÇAO !

Antonio Dantas Breckenfeld.

03/04/2017 - 15h25

Destruição da economia foi feita pelo PT, desde que o Sr. Lula achou que tinha competência de ser
Presidente da Republica. Desde então, juntou seus amigos íntimos, formaram uma quadrilha e partiram
para fazer tudo que não prestava, destruindo grandes Estatais e deixando o rombo para pagarmos.
Talvez quem ainda o apoia, está sentindo falta de alguns farelos que eles deixavam cair enquanto comiam
a riqueza deste grande pais.

    Antonio

    03/04/2017 - 15h42

    PIB em 2002 com FHC= 508 bilhões de dólares, com Lula em 2006= 1,1 trilhão de dólares e em 2010= 2,2 trilhões . Não foi Lula quem destruiu o Brasil, pelo contrario levou a um patamar muito mais alto, e mesmo tendo queda com Dilma e Temer estamos ainda com um PIB de 1,77 trilhões.

Mário Rosa de Souza

03/04/2017 - 14h58

Eduardo Guimarães é LIXO!

Marlene

03/04/2017 - 14h27

Inveja mata sabia Eduardo, seu cotovelo vai gastar.

Alba Carlota

03/04/2017 - 17h12

rsrsrsrs Esse cafezinho devia ter outro nome …a cachacinha! rsrsrsrs quanta coisa sem sentido e que não vai da em nada rsrsrsrs. Eu em. Fala sério rsrsrsrs

    Alba Carlota

    03/04/2017 - 17h13

Maria Aparecida Lacerda Jubé

03/04/2017 - 13h32

Se não soubéssemos que foi por pura má fé, poderíamos acreditar que tal juiz é um analfabetos funcional. O estarrecedor é saber que é o povo sofrido e massacrado, que paga o exorbitante salário e os trocentos auxílios desse juiz.

Marcelo

03/04/2017 - 12h24

Em que país vivemos onde pelo ponto de vista de uns e preciso joga tudo pra debaixo do tapete !! Pra que as coisas fiquem bem…Que se exploda a economia , eu quero que todos corruptos sejam preços , que raspam suas cabeças e que vazam na redes sócias pra os cidadãoes de bem possa ridicularizar , essa cultura de proteger? bandido no Brasil já foi longe de mais..Não importa que seja de direita, ou de esquerda , do centro ..De cima de baixo..Todos que nós digam tem que pagar..

Zepereira

03/04/2017 - 11h59

ESte blogueiro vagabundo de esquerda radical não tem credibilidade para falar do excelentíssimo juiz sérgio moro muito menos de econômia e sim ja deveria estar preso preventivamente por calúnias e difamação

jose pedro ferreira

03/04/2017 - 11h53

Um blogueiro vagabundo de esquerda radical não tem credibilidade do excelentíssimo juiz sérgio moro muito menos de econômia e sim ja deveria estar preso preventivamente

Zepereira

03/04/2017 - 11h52

Moro é juiz???? De que???????????

João Ferreira Bastos

03/04/2017 - 11h43

O amigo do traficante é um canalha e traidor da patria

Atreio

03/04/2017 - 11h40

serginho tá perdidaço depois q golpe dele e seus canalhas e estimação babou.
ainda mais depois do maior impairment social dos ultimos tempos q ele levou do historiador karnal, ficou fazendo bico e pedindo seu leitinho com pÊra.

já babou o golpe. não vai levar 21 anos de novo.

o levante já começou e está lindo!

Maurilio de Carvalho

03/04/2017 - 14h18

“Mas sei, que uma dor assim pungente, não há de ser inutilmente…”

Wake up

03/04/2017 - 11h17

Esse site de marcacao comigo.ta bloqueando meus comentarios pq?e pessoal?

Marco Gomes

03/04/2017 - 14h00

“Esse juíz já era, por essa e outras ele perdeu sua vida, seu caráter, perdeu uma possível e eterna credibilidade, já era.” (não estou fazendo ameaça, hein?) É uma questão semântica! Prestem bem atenção. Mas se quiserem, enviem meu comentário para que possa representar criminalmente contra mim.


Leia mais

Recentes

Recentes