Vida de preso, por quem está preso
Por José Dirceu
Espelho é proibido. Vidro também. Então, pegue um prato grande que reflita sua imagem – e mantenha ele limpo sempre. Água mineral? Só com receita médica. A solução é ferver a água ou tomá-la “in natura” da torneira. Eu nunca tive problemas.
Saúde? É fácil cuidar. Bebida, cigarro, gordura, ou é proibido ou não existe simplesmente. Você pode pedir comida hipossódica e evitar excessos na sexta-feira, quando as famílias de todos os presos podem trazer comida. Embora o peso seja controlado. Nada que possa virar cachaça – a revista é rigorosa.
O preso deve fazer exercícios todos os dias. No meu caso, 71 anos, é light. O importante é manter os músculos lombares fortes. E as pernas. Flexão, abdominal, pesos, caminhadas. No meu caso, pelo menos 20 minutos diários. É importante tomar sol ou ingerir vitamina D – para mim, a recomendação é de 20 minutos diários. O banho de sol é de cinco dias por semana, mas na média são três por conta de chuva, normas de segurança, etc.
No mais, é ler, estudar e escrever, um pouco de tudo. Aqui tem biblioteca – e é boa. Em geral, literatura brasileira e mundial, auto-ajuda, espiritismo, cristianismo, catolicismo, correntes evangélicas. Nossos clássicos – e outros atuais — estão à disposição. Há cursos de alfabetização.
Na cadeia, você passa a dar importância às pequenas coisas. À rotina. À limpeza coletiva em sistema de rodízio. E, muito, à disciplina.
Preso primeiro chora, depois chama a mãe e seus santos, e faz remissão. Cada três dias trabalhados valem um dia de pena cumprida; cada livro lido e resenhado vale mais quatro dias; cada 12 de estudo, um dia de remissão. Assim, em 12 meses, o preso pode remir seis meses, cinco em geral.
Fora a remissão, o trabalho, a leitura, o estudo e a escrita transformam a prisão em vida produtiva e criativa, além de passar o tempo de maneira útil e agradável.
A luta do preso é para viver na cadeia “uma vida normal”, de rotina, dormir sem indutor do sono, as horas necessárias, trabalhar oito horas — e ter horas de lazer, de convivência comum. Para os jogos – dominó e xadrez –, futebol, exercícios e caminhadas, agregar “conversa fiada”, contar estórias, falar da família, da vida, dos processos, dos amores proibidos, da liberdade … dos filhos e esposas.
Preso tem que manter cela, corredor e banheiros coletivos limpos, duas vezes por semana; tem que lavar as cuecas (a roupa é lavada na lavanderia do presídio).
Preso pode receber material de higiene pessoal e de limpeza – um Sedex com o básico de uma cesta familiar, observando as questões de segurança. Tudo de que um preso precisa para sobreviver. Os itens são básicos mesmo, nada de supérfluos.
A comida é simples, mas suficiente. No café da manhã, café com leite, pão e manteiga. No almoço e na janta, feijão (pouco, ou porque azeda ou porque está caro), muito arroz, carne e legumes. De carne, só frango – peito! – ou carne de vaca moída ou em tiras. Ninguém pode dizer que a comida não é honesta. Dá pra sobrevier – e bem. O problema é a mesma comida meses, anos…
Mas a comida que a família traz, às sextas feiras, dia de visita, resolve a monotonia. Todas as sextas feiras, das 13 e 30 às 16 horas, preso recebe visita da família – duas pessoas. Na verdade, é o único momento em que o preso sente a liberdade, o afeto, o amor e a esperança.
Quem manda?
Mandela dizia que a pessoa mais importante na vida do preso é o carcereiro. Ele tinha toda a razão. Manter uma relação respeitosa e civilizada com a direção do presídio e com os agentes é questão básica, direitos e deveres, como tudo na vida. No caso dos presos, direitos e deveres regulados pela Lei de Execuções Penais e pela direção do presídio.
Presídio é, no Brasil, por definição, um lugar de alta periculosidade e insalubridade, onde falta tudo. Na verdade, não há recursos orçamentários para manutenção e reforma, mesmo tendo mão de obra de graça, a dos presos. Os recursos não dão para o custeio. E isso com educação e saúde sendo obrigações do Estado.
A escola e o posto de saúde são ligados à estrutura administrativa do estado na região – no nosso caso, a escola é o “Faraco” e o centro médico, o CMP- Complexo Médico Penal?
O mais grave problema, inclusive aqui, no Paraná, mesmo no CMP – hoje um misto de “cadeião” e hospital – é a falta de trabalho, de colônias agrícolas e industriais, e de escolas. O trabalho e o estudo devem ser obrigatórios para o preso, insumo básico para a ressocialização e a qualificação, além de suas repercussões na remissão da pena.
Sem trabalho, sem estudo, amontoados em celas superlotadas, os 650 mil presos do país são presas fáceis para o crime organizado. Pior, vivem numa situação degradante e violenta que os transformam em cidadãos violentos, quando não em criminosos violentos.
Uma combinação mortal – aumento das penas, crimes hediondos e criminalização do usuário de droga – fez explodir a população carcerária em regime fechado. Com progressão só com 25% da pena cumprida, e sem indulto.
O mais grave é a incapacidade do Judiciário-MPF e dos juízes frente a um quadro de injustiça e ilegalidade único – 40% dos presos são provisórios, não julgados. A tudo isso, soma-se a superlotação e degradação dos presídios. Fora a corrupção ou mesmo o controle dos presídios pelo crime organizado.
Quem são os responsáveis por esse estado de coisas? Os juízes das Varas de Execuções Penal responsáveis pelas penitenciárias e os conselhos e secretários de Segurança e/ou Justiça. Na realidade, agentes do Estado, omissos e responsáveis pela situação que estamos vivendo.
Situações paliativas, como recorrer aos famosos “mutirões” para tirar da cadeia os presos que ali estão sem condenação em Segunda Instância, não resolvem. Só postergam o problema. Também não é saída o recurso à reclusão de segurança máxima, recomendada em casos determinados.
O que pode abre a luz no fim do túnel é uma mudança radical da política penal e penitenciária. Trabalho e estudo, qualificação do preso, separá-lo pelo tipo de crime e pena. Mudar radicalmente o sistema pena: progressão da pena, penas menores para crimes não violentos, semi-aberto domiciliar com controle eletrônico, penas de multa e pecuniárias, trabalho comunitário, perda de patrimônio e função pública.
O preso produtivo, além de manutenção e reforma dos presídios, pode produzir móveis, material esportivo, equipamentos em geral, roupas, trabalhar em obras, infraestrutura pública etc. E os contratos, entre o Estado e empresas, quando for o caso, podem ser administrados por entidades sem fins lucrativos.
Decisão política
Falta vontade política e decisão de mudar radicalmente a política penal e penitenciária.
Quando você convive com a dedicação dos professores, o profissionalismo dos agentes e profissionais de saúde, em condições especiais da profissão (estamos falando de uma cadeia); com presos que trabalham e estudam, no caso do semi-aberto; a conclusão, simples, é que é, sim, possível mudar o sistema. E reintegrar os presos.
O horizonte está no aprisionamento com progressão da pena. Desde que cumpridas as exigências da lei, o tempo de prisão e a remissão por trabalho-estudo.
Maria Marlene Eugenio
03/04/2017 - 00h15
José Dirceu, mais uma vez, demonstra ser um guerreiro inquebrantável.
Admiro sua coragem e sua força, mas, sobretudo, seu senso de justiça.
Seus inimigos políticos procuraram destruí-lo, mas não tenho dúvida de que ele entrará para a nossa história como um dos maiores líderes contra a injustiça no Brasil, desde a ditadura militar. Sua luta pela democracia não foi e não será em vão.
Sandra
01/04/2017 - 10h22
Ótimo depoimento! Vê-se que o Ze Dirceu apesar de injustiçado por essa prisão arbitrária, ao invés de revoltado continua interessado na melhoria do país.
Celso Carvalho
01/04/2017 - 02h15
Excelente depoimento de José Dirceu. Nome importante da política brasileira, faz uma reflexão da vida carcerária, condições rotineiras em um presídio, propõe reformas na legislação, no judiciário e sistema de execuções penais.
Cleomar de Paula Lima
31/03/2017 - 13h45
O sistema penitenciário precisa de uma reforma urgente mas uma reforma geral pois o que vemos é um total despreparo por falta de conhecimento sobre o sistema penitenciário. Decisões são tomadas por pessoas que desconhecem o sistema e essas decisões deveriam começar perguntando aos maiores interessados que são os presos o que precisa melhorar ou mudar. Todos os dias vê- se sendo rasgada a LÉO pois tudo o que determina a lei não é cumprido. Os Conselho da comunidade tem que serem fortalecidos e respeitados por todos que trabalham com o sistema prisional pois uma das funções do Conselho da comunidade é fiscalizar. Outro adendo é a militarização nos presídios ferindo o que diz a LÉO. Os militares não conhecem o sistema é querem tratar os presos como se estivessem no quartel. Enquanto continuarem com essa política o resultado vai ser mais e mais homens e mulheres entrarem no sistema saíram piores que entraram.
Tânia Aguiar
31/03/2017 - 10h41
Estimado Zé, sua altivez, lucidez, determinação e resiliência continuam a alimentar nossa certeza de que essa injustiça ficará gravada não apenas nas páginas da história como um episódio – mais um – vergonhoso. Também na nossa memória, porque não há dia em que nosso pensamento amoroso lhe esqueça. Vai aqui nosso abraço e solidariedade.
Magda Santos
31/03/2017 - 13h30
Injustiçado o Ze Dirceu !
Mário paulain
31/03/2017 - 09h34
Gostaria de enviar um livro de minha autoria ” Uma inesquecível aventura amazônica ” , para a biblioteca da cadeia de Curitiba . Gostaria de saber qual o endereço !
Engenheiro Sampaio
31/03/2017 - 11h35
Que morra na cadeia, bandido
Celso Carvalho
01/04/2017 - 02h20
Por que não se preocupa e comenta sobre quem está te roubando (e todo povo brasileiro) agora? Você deve ser um pobre diabo que se apresenta com o título de engenheiro. Deve ser um “fazedor” de grandes merdas, uma delas é lançar os recalques sobre um homem da estatura de José Dirceu. Vá se tratar, pamonha!
Anônimo
31/03/2017 - 07h31
A sensibilidade e o conhecimento faz do martírio uma grande contribuição para nelhoria do sistema. Infelizmente o que vemos no País é um caminho retrógrado e catastrófico.
Isabelle Morais
31/03/2017 - 02h38
Tá preso porque roubou, roubou de quem o elegeu, roubou com conhecimento de causa e porque acreditava na impunidade.
Concordo que as penas para crimes de corrupção, crimes contra a economia popular e cometidos sem violência contra a pessoa (violência física), precisam cominar penas de restringimento econômico. Perda de patrimônio, apreensão de bens e proibição do exercicio de qualquer função pública são muito mais eficazes para punição dos psicopatas políticos cleptomanicos do dinheiro público do que o cerceamento de liberdade que, no caso do ex deputado em questão, assume, como se percebe pelo artigo, eminente viés de rehab às custas do Erário.
Privar a liberdade de alguém que roubou milhões do património coletivo não pune quase nada, não reabilita em coisa alguma. O que dói nesses indivíduos é a perda do fruto do crime e a impossibilidade de voltar à ativa. O bolso é sempre seu mais sensivel órgão. ..
E a Impossibilidade do exercicio de cargo público precisa ser permanente e total, porque há desavisados, cegos, loucos e ignorantes que não pensariam duas vezes em votar nesses bandidos de novo, nesse caso porque é de “esquerda”, em outros, porque são “progressistas “, como se corruptos pudessem revelar ideologia além da que praticam amiúde – a do Me dar Bem. E não faltariam também interessados em conduzir esses cidadãos ao poder novamente, em troca de benefício próprio, bem sabemos.
Junto com a pena de restrição econômica e proibição de contato com a coisa pública, tem de haver a de prestação de serviço comunitário e, ai sim, quem sabe, porventura, no contato com a precariedade na vida de parte de nossa população, precariedade com a qual de alguma forma colaboraram, pudessem ser minimamente tocados à reabilitação. …
luiz
31/03/2017 - 17h56
Ele não esta pedindo sua opinião, portanto sera desconsiderado sua opinião.
Fabisa Pimenta
31/03/2017 - 02h09
José quanta sensibilidade , experiência patriótica , quantas lutas por amor , pela soberania do Brasil e do nosso povo ! Quanta injustiça ,perversidade e inveja dos que recolhem às trancas e grades , privando a liberdade de ti e outros que ousam e são capazes de liderarem a LIBERDADE e INDEPENDENCIA DO BRASIL , cortando as asas da pátria amada rumo as potencialidades transformadoras que sonhamos , possíveis e necessárias !
Que pena que no auge dos teus 70 mil vezes experientes anos tenha que confidenciar o cárcere .Que linda tua altives !
Que exemplo e legado nos deixa ao transcender as amarras dos Meganhas, MP , PF e mídia vampira e terrorista .
JOSÉ , TU SABES NO INTIMO QUE , APESAR DO MOROS DE INVEJA DA TUA VIBRA E RAÇA , para nós revolucionários apaixonados pela terra das palmeiras, pelos Zumbis dos Palmares … ; nem o céu é o limite , transcendemos o tempo e estaremos sempre preparados para continuar escrevendo a história . Beijo fraternamente o seu coração valente ! Temer JAMAIS !
Antonio Géa de Campos
31/03/2017 - 04h45
Até Olavo de Carvalho referiu-se ao Dirceu como um “Homem de Ferro”, reconhecendo sua capacidade intelectual e força de espírito. É um preso político, infelizmente, mas ele tem consciência disso. Por isso toca sua rotina carcerária com serenidade, sabendo que o tempo é o único juiz e senhor das coisas do mundo. Mesmo que morra na prisão, sabe que seu nome será lembrado pelas futuras gerações. E não será lembrado como bandido, como desejam alguns seres de quinta categoria, mas como uma importante liderança política de seu tempo; quiçá até como um mártir.
Engenheiro Sampaio
31/03/2017 - 11h37
Mártir da corrupção, mensalão e petrolao
Antonio Géa de Campos
31/03/2017 - 16h35
Engenheiro Sampaio Não escrevi para engenheiros de quinta; procure a sua turma.
Salete Cesconeto de Arruda
31/03/2017 - 01h06
Quando os que cometem crimes como prisão coercitiva sem fundamento, gravação de conversas, vazamentos, ações para fazerem filmes… o mundo vai entender que esse homem – Dirceu – é preso político e feito MANDELA e tantos outros ainda será PRESIDENTE DO BRASIL.
Anotem.
Alexandre Lacerda
30/03/2017 - 21h40
Valeu deputado. Vamos ser produtivo e solidário.
karina uzzo
30/03/2017 - 21h36
Muito importante relato, nosso sistema penitenciário esta falido e precisa urgentemente renovar-se, trazer a população um sistema de reintegração não de exclusão e fomento ao crime. Força Zé Dirceu!
Fabiana
30/03/2017 - 21h20
Lúcido
Gostei de ler sobre sua rotina. Força companheiro
Rogério Bezerra
30/03/2017 - 20h54
Obrigado Zé por ter ajudado Lula a mostrar que o Brasil poderia , sim, avançar.
E é isso que a elite larápia de sonhos, dinheiro e direitos do povo brasileiro não engole. Eles não acreditavam que o PT e os progressistas conseguiriam. E você foi peça fundamental. Sem você Lula teria muito mais dificuldades, obrigado!
Toda a minha família (6 pessoas) dizemos: FORÇA MEU IRMÃO!
Dia 3 maio pisaremos, rapidamente, no Paranáguai.
Levaremos com nossas bandeiras do Brasil e de Lula e uma faixa especial para o traidor de toga!
Alexandre Guimarães Andrade
30/03/2017 - 23h53
Bom. O Zé tem uma vida muito boa na prisão. Ficar preso por uns 15 anos vai ser mole pra ele.
Damaris
30/03/2017 - 20h47
Por essa lucidez e sensibilidade Dirceu está preso. Força companheiro! Até a vitória! Semp!!
Walter Salvador Alencar
30/03/2017 - 22h49
Liberdades para Zé Dirceu. Este homem é um preso político!! Foi preso na ditadura militar e hoje está preso sem provas de que tenha cometido algum crime.
Flávio Prieto da Silva
30/03/2017 - 18h40
Gostaria de deixar um abraço caloroso ao nosso companheiro e perguntar qual a diferença entre essa prisão política, sem provas e com pena excessiva, e a do tempo de dirigente de entidade estudantil durante o período autoritário civil-militar.
Como se sente quem passa por duas provações desse tipo em uma única vida e qual a saída pra esse tipo de situação, imposta por gente que apoia golpes ou que os realiza. Abraços firmes, Compa!
(*) Enquanto isso, vários tucanos multidelatados não são sequer investigados e o parecer final sobre as contas do PSDB não aparecem no site do TSE (eleições 2014).
joana
30/03/2017 - 18h08
excelente relato.
Márcia Figueiredo
30/03/2017 - 18h07
Lúcido e comovente depoimento do nosso querido Zé Dirceu. Como me corta o coração saber que ele está encarcerado, privado da convivência com os seus e afastado da vida pública. Tantas contribuições poderia ter dado para o avanço das nossas conquistas sociais. Mas, enfim, se ele não está se lamentando, não sou eu quem tem esse direito. Cabeça erguida e dignidade, antes de tudo. Em breve o veremos ativo, guerreiro, contribuindo para a luta social e a dignidade humana. Grande abraço, Zé!
Anônimo
30/03/2017 - 18h01
Que admiração eu tenho por esse homem. Peço a Deus que o conserve.Precisamos muito dele.
Ana Lúcia Lopes
30/03/2017 - 17h50
Realmente é muito difícil o sistema prisional no País.
Sei que às vezes deve se perguntar o por que de tudo isso… Nada é em vão. Talvez você seja a pessoa que vai melhorar o sistema penitenciário no Brasil.
Sua única culpa foi pertencer ao Partido do Trabalhadores, porque se você fosse tucano estaria solto.
Ana Bednarski
30/03/2017 - 17h38
Me conforta na leitura da palavras de Zé Dirceu ver que ele continua inquebrantável uma verdadeira fortaleza!!!
Paulo Ribeiro
30/03/2017 - 16h47
Ainda sonho no dia em que eu e milhões de brasileiros votaremos em Jose Dirceu para presidente da República.
Fabio Ferrara
30/03/2017 - 17h26
Ainda bem que nem nos piores pesadelos do inferno um “sonho” desses vai se realizar…
Salete Cesconeto de Arruda
31/03/2017 - 01h09
Mas vai.
Melhor você sonhar no inferno pois o Brasil vai voltar a ser paraíso menino.
Chamonix Nic
30/03/2017 - 19h44
Cartilha para os amiguinhos que não devem demorar
Carla P. Bergamo
30/03/2017 - 19h32
mas por quê está preso? ele não está aguardando a segunda instância?
Leonardo c Pires
30/03/2017 - 16h18
Mesmo tendo sido condenado, no meu entendimento, indevidamente, desde o mensalão, não vejo no senhor José Dirceu, nenhum tipo de mágoa aparente, desespero, desequilíbrio. Com o seu recolhimento , pode estudar as contradições existentes no sistema carcerário brasileiro e futuramente , quem sabe, poder com o castigo a que está submetido ser o porta-voz das mudanças que devem ser promovidas no sistema. Meu respeito !
Darci Jose de Almeida Filho
30/03/2017 - 15h50
É reconfortante saber que o companheiro JD está bem, dentro das circunstâncias, e atento as condições gerais de nossos presídios. Na verdade pode se prender o corpo de gente como JD, e ele sempre estará mais livre que seus algozes, que seus carcereiros. Com certeza ainda dará aos brasileiros valiosa contribuição e especial a causa da justiça, eo ao sistema carcerário.Vida longa a José Dirceu. Liberdade Já.
Anônimo
30/03/2017 - 18h18
Fico feliz que JD continua com a garra de sempre para melhorar o lugar onde está. Ao meu ver preso única e exclusivamente por ser do PT.Mas sempre encontra um jeito de ver mudanças! Admiro muito vc JD! Peço a Deus que lhe dê saúde lucidez e força para dar a volta por cima para vc poder ainda ajudar nosso Brasil tão tumultuado!
Leon Dalaedovick
30/03/2017 - 15h06
É muito bom ler parte dessas “Notas do Cárcere” de José Dirceu. Pelo menos a gente fica sabendo da rotina diária de um cidadão preso “preventivamente” há quase dois anos, contrariamente as normas do direito constitucional brasileiro. A manutenção ilegal da prisão, também ilegal, do José Dirceu revela a podridão moral na qual chafurda o sistema judicial brasileiro. Se José Dirceu não fosse José Dirceu, há muito que já teria inventado uma historieta qualquer sobre uma mentira qualquer para a satisfação e a alegria dos mentirosos e safardanas que pululam nas ante-salas do poder. Mas José Dirceu não é um zé ninguém e resiste com uma coragem estoica às mentiras de seus algozes. Força Zé!
Hudson Tadashi Amano
30/03/2017 - 17h59
Tomara que apodreça na cadeia e que só saía de lá morto !
Maria Gabriel
30/03/2017 - 15h23
Acredito que, ou você não leu o artigo (certeza), ou não está entendendo. Se você tem raiva de Zé Dirceu por algum motivo pessoal, mesmo assim é impossível discordar do que ele fala sobre política carcerária. Saiba separar as coisas, amigo!
Fabio Ferrara
30/03/2017 - 17h28
Agora que está guardado, é muito fácil criticar e “lutar’ por uma política carcerária mais humana… Quando estava reinando no poder, era só caviar!
Salete Cesconeto de Arruda
31/03/2017 - 01h11
Esse ódio seletivo vai te fazer mal.
Se concentre nos criminosos de outros partidos para variar.
José Roberto Muniz
30/03/2017 - 17h36
Vida de corrupto é ida de preso.
Atreio
30/03/2017 - 14h35
Mandela, marighella, marisa, dilma, dirceu…e tantos outros. heróis. pessoas à frente do tempo. Pra sempre na história de forma honrossa a seus filhos e netos.
nosso povo precisa deles, eles precisam de nós para se manterem vivos. e como fidel, eternos. a história é assim. as verdades relatadas, as lendas contadas – cultura de um povo soberano.
as escolas já contam algumas partes, contarão mais. e mais.
o levante já começou. sairemos muito maiores e mais fortes disso tudo. mais unidos, identificados e atraídos por nossa cultura e nosso povo.
já se ilumina a porta ao fundo do cômodo em que fomos colocados. o povo é a chave – abriremos os portões.
sem crime, sem impeachment.
PS: avisa o lulu q IMPORTA SIM, o golpe à democracia brasileira. iremos corrigir os erros cometidos – os responsáveis não fugirão ao seu destino, traçado por eles próprios.
Força, zé!
Marise Jardim de Melo
30/03/2017 - 14h32
Gostei de ler esse depoimento do José Dirceu. Sempre fiquei pensando no desespero de alguém, acostumado a uma vida relativamente farta, em condições de privação de liberdade e material, comum nos presídios brasileiros. Gosto muito de Ler, poderia viver um tempo isolada, mas sou meio “difícil” na hora de comer, isso me faz a cadeia parecer apavorante. Mas me senti mesquinha e boba diante desse depoimento. É de enorme nobreza de alma perceber a avaliação e a maneira de adaptação que Zé Dirceu desenvolveu. O comum em casos similares é ver revolta e silêncio. Acredito que lá mesmo, no presídio, ele vai conseguir ajudar muita gente, lá de dentro e aqui de fora, com sua disciplina, suas atitudes e sua formação intelectual e social. Sinto muitíssimo esse desfecho para quem tinha, a meu ver, um grandioso futuro político, principalmente, quando sei que cretinos e usurpadores da pior espécie, da política nacional, ficaram soltos e protegidos, além de se oferecerem, no atacado e no varejo, para continuar a dilapidação moral e material da nação. Não há se ser em vão. Quando se acredita que tudo tem um propósito (e não estou me referindo ao propósito do Juizeco de Curitiba , mas ao Juiz do Universo, as forças naturais) se consegue realizar o melhor, nas condições disponíveis. Afinal, como afirmou apropriadamente algum iluminado… a mente que transcende, jamais retrocederá. #ForçaZéDirceu!
Demilson Soares
30/03/2017 - 17h30
Cadeia neles e se achar ruim desse a Borracha.
Lili Brown
30/03/2017 - 17h24
Forca querido Dirceu, nao ha injustica que dure pra sempre!
Laercio Ferreira
30/03/2017 - 17h08
um dos maiores defensores do estado DEMOCRÁTICO ESTÁ PRESO , FOI EX- GUERRILHEIRO , JUNTO COM GENUÍNO E DILMA ,LUTARAM PELA LIBERDADE , DE EXPRESSÃO CONTRA A DITADURA MILITAR , E NUM PERÍODO DE CAÇAS AS BRUXAS E COMUNISTAS, PARA DAR FIM O PODER POLÍTICO DE ESQUERDA NO PAÍS , E CONSIDERADO DE ESQUERDA NA NEO COLÔNIA ,FORAM ENCARCERADOS?? LIBERDADE DO CÁRCERES DOS INJUSTIÇADOS , E TAMBÉM DO ALMIRANTE OTHON PINHEIROS UM BRASILEIRO ??
Ribeiro
30/03/2017 - 16h43
Não existe os infalíveis. Ele cometeu crimes que estão previstos no CPP. Roubou ou facilitou o roubo, corrompeu e foi corrompido. Deve pafar, dentro do estado democrático de direito.
Engenheiro Sampaio
31/03/2017 - 11h36
Foi um terrorista que lutou por outra ditadura, diga a verdade.
Laercio Ferreira
31/03/2017 - 13h27
pode até ser ,mas teve coragem onde muitos se borraram de medo??
Tininha Nascimento
30/03/2017 - 16h17
Como um homém tão inteligente e que poderia contribuir Muito para o nosso Pais pode ficar preso por um odio dessa justica Seletiva ?
Engenheiro Sampaio
31/03/2017 - 11h37
Pq roubou, Marcola tb é inteligente.
Antonio Géa de Campos
31/03/2017 - 16h54
Engenheiro Sampaio quem rouba é a rede globo… e o ídolo que você adora, o sérgio moro, trabalha pra ela.
Paulo Fernandes De Souza Rosinha
30/03/2017 - 16h16
Amanda Lu
Henrique A. Calbo
30/03/2017 - 16h04
Que dó
ANTONIO PAULO da COSTA CARVALHO
30/03/2017 - 13h02
Dirceu refere-se a Mandela. Ele é o nosso Mandela branco, condenado por um sem brancura na alma. Condenado por sua ideologia, por seus ideais, com provas do além, com base no “eu acho” do Domínio do Fato de um Joaquim Barbosa da vida, que de Rui, o grande Babosa, não aprendeu absolutamente nada. A Direita manda em alguns ou principais membros do Judiciário. Rasgaram a Constituição escrita. Vale somente a Histórica de que fala Ferdinand Lassale. O povo imbecilizado pela Globogolpe e cia. vai pagar o mesmo preço que levou o povo alemão à morte nas mãos de Hitler. Não é exagero. A história se repete mas com novas roupagens, mas a Guerra criada pelas “cockroaches” (baratas) que governam o Brasil é a mesma: falta humanismo. Baratas devem ser eliminadas, pois não gozam da nobreza das abelhas. Morte às baratas que estão em cima das abelhas que são o povo brasileiro.
Ribeiro
30/03/2017 - 16h44
Menos
Maria Bernardete O de Carvalho
30/03/2017 - 12h56
Como sempre, lúcido.
Pablo Alfradique
30/03/2017 - 15h47
Forças ao professor!!!!
Inês
30/03/2017 - 12h45
Zé Dirceu é um bravo homem. Faz de sua prisão experiência vivida e nos dá informações precisas e de qualidade. Seu cérebro não se abalou e muito menos sua ideologia. Bravo Ze Dirceu! Te admiro muito! Você vai sair mais firte do que nunca! Pode crer!
Marise Jardim de Melo
30/03/2017 - 14h38
Concordo totalmente. Sei que existe uma mentalização coletiva de energias positivas em direção ao Zé, no momento oportuno essa energia se materializará em ações e reações.
Marco Antônio Coutinho Costa
30/03/2017 - 15h38
Bandido da pior espécie. Mofe até a morte PeTralha!
Renata Tavarea
30/03/2017 - 12h35
Adooooiroooo Dirceu!
Lição de Vida!
Anônimo
30/03/2017 - 12h24
Tai simples assim mas quando o PT voltar terá que encarar o Rico e o travego ligado ao estado as milicias.E investir pesado nas mudança.
Andre Luchesi
30/03/2017 - 15h15
Lula tb tem q pegar uns 23 anos como dirceu ou até mais como chefe da quadrilha.
José Guilherme Lira
30/03/2017 - 15h19
É mais fácil o ex-presidente Lula provar a inocência que o André Luchesi provar que o Lula é chefe de quadrilha…
Alex Amaz
30/03/2017 - 15h21
Um inseto, um verme destilando toda sua ignorância sobre grandes homens… É de dar dó…
Andre Luchesi
30/03/2017 - 15h22
Eduardo cunha acaba de ser condenado , os proximos são lula e palocci .
Renato Bloisi
30/03/2017 - 15h23
Andre Luchesi
Zara Sampaio Silva
30/03/2017 - 15h23
Vá dar beijinhos em Bruno canibal fatiador,neo nazi Andre Luchesi .Livre o brasil destes netos de Mussolini VAZE para a SICÍLIA !
Zara Sampaio Silva
30/03/2017 - 15h24
E leve as provas contra Lula para a rede globo e ficará rico..
Nora Augusta
30/03/2017 - 15h27
Aquela quadrilha do powerpoint do procurador-pastor?
Andre Luchesi
30/03/2017 - 15h28
Lula é tão corrupto q não aceita nada que seja dentro da lei , seu apartamento é da corrupção , seu sitio , a aposentadoria da marisa , a profissão dos filhos LARANJAS.
Daniel Moura Mattos
30/03/2017 - 15h30
Lula já está preso. No coração do povo.
João Walter Moreira
30/03/2017 - 15h31
Lula não sai mais do coração do Brasil
Andre Luchesi
30/03/2017 - 15h31
Que lindo .?
Neto Ribeiro
30/03/2017 - 15h33
Roberto Moore
30/03/2017 - 15h37
Viva Lula 2018
Zara Sampaio Silva
30/03/2017 - 15h48
Andre Luchesi é um fake safado e nazi
Paola Esotico
30/03/2017 - 21h57
Envia as provas pro Moro, André! Pq até agora só temos convicções
Engenheiro Sampaio
31/03/2017 - 11h41
O filho faz consultoria com Wikipédia, que nem em trabalho escolar é aceito.
Outro recebeu 5 milhões difíceis de rastrear para encobrir o investimento de uma tele. No sítio somente coisas pessoais dele e nada do suposto proprietário.
Lula é o Capone Brasileiro.
Antonio Géa de Campos
31/03/2017 - 21h08
Engenheiro Sampaio sempre preocupado com as moedinhas do Lula… fale aí das sonegações da Globo, do helicoca dos Perrela, amigo de Aécio… somam bilhões em roubalheiras, que vocês simplesmente escondem.
Jorge Rodrigues
30/03/2017 - 15h15
Vendo Ilusão:
Meus fornecedores são:
Dória.
Aécio.
Bolsonaro.
Temer.
Tenho comercial na Globo, Veja e Estadão.
Obs: São os melhores fornecedores do Brasil.