Em artigo na Folha, os procuradores da operação Lava Jato atribuem a pobreza do Brasil não à desigualdade de renda, a pior do mundo, não à sonegação de impostos e à evasão fiscal, igualmente entre as maiores do planeta, não ao baixo investimento em infra-estrutura, não à concentração da mídia, que empobrece o debate político, mas única e exclusivamente à corrupção.
Não se sabe que curso de ciência política ou economia os procuradores fizeram, nem eles querem nos contar de onde tiraram conclusões tão definitivas sobre a causa do nosso subdesenvolvimento.
Eles deveriam escrever livros, para pudéssemos distribuí-los em nossas universidades! Há séculos que nossos acadêmicos, intelectuais, escritores, tentam descobrir as causas do nosso subdesenvolvimento! Os procuradores da Lava Jato já encontraram a resposta!
Prezados procuradores, permitam-me uma crítica!
Por caso vocês já pararam para pensar que uma das razões da pobreza dos brasileiros pode ser, justamente, a existência de autoritários como vocês mesmos, procuradores da Lava Jato, que abusam de seu poder para destruir empresas, perseguir partidos e criminalizar a política?
Em que a Lava Jato ajudou o Brasil a superar a pobreza, se a operação fez desaparecer 3 a 4 milhões de empregos, destruiu setores estratégicos da economia, e subsidiou um golpe de Estado que está entregando, a um ritmo frenético, todas as nossas riquezas e recursos naturais a potências estrangeiras?
Prezados procuradores, quem lhes deu autorização para entregar informações sensíveis de nossas empresas, públicas ou privadas, ao Departamento de Justiça do governo americano?
Vocês não aprenderam na escola que os países ricos são ricos porque exploram os países mais pobres, através de uma balança de comércio exterior profundamente desigual, em que importamos produtos industrializados e serviços a preços altos, e exportamos produtos básicos de baixo valor agregado?
Como o Brasil poderá se desenvolver se o próprio Estado trabalha contra suas empresas, criminalizando a exportação de serviços, como faz a Lava Jato?
Os EUA, ao contrário, destroem países inteiros, matando milhões de pessoas, para abrir mercados para suas empreiteiras.
Mas os procuradores da Lava Jato, junto com o juiz Sergio Moro, acham que os EUA são o império da ética, e viajam para lá, com passagens e estadia pagas pelo cidadão brasileiro, para entregar informações que servirão para destruir as nossas empresas!
OS EUA exigiram e conseguiram, com aval da Lava Jato, que um funcionário do governo Trump permaneça dentro da Odebrecht, controlando aquela que já foi a maior e mais sofisticada empresa de engenharia da América Latina, parceira de vários projetos estratégicos do Estado brasileiro, inclusive de defesa militar, como o submarino nuclear.
Mas os procuradores da Lava Jato, em artigo enviado à Folha de São Paulo, o mesmo jornal que emprestava veículos para a ditadura conduzir presos políticos às câmaras de tortura, consideram que a única causa da pobreza do Brasil é a… corrupção.