Menu

Impeachment matou democracia, TSE vai sumir com o corpo

Este é um assunto que me enoja profundamente. Um tribunal composto por sete indicados políticos, sete vaidosos totalmente vulneráveis às pressões da mídia, presidido por Gilmar Mendes, irá julgar o resultado das eleições presidenciais de 2014, que contou com a participação de mais de 140 milhões de eleitores. Eu acrescento nessa conta também os que […]

21 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Este é um assunto que me enoja profundamente.

Um tribunal composto por sete indicados políticos, sete vaidosos totalmente vulneráveis às pressões da mídia, presidido por Gilmar Mendes, irá julgar o resultado das eleições presidenciais de 2014, que contou com a participação de mais de 140 milhões de eleitores.

Eu acrescento nessa conta também os que não votaram, porque entendo que não votar não exclui o eleitor da participação do resultado final.

Agora entendo porque os Estados Unidos não têm tribunal eleitoral: não se poderia, jamais, dar um poder que pertence unicamente ao cidadão, a meia dúzia de mandarins do judiciário.

No Brasil, é mais uma instituição que perde meu respeito.

Eu já vinha achando tremendamente bizarro e antidemocrático as decisões dos Tribunais regionais eleitorais, que vem cassando prefeitos e governadores ao sabor de suas paixões políticas.

Não há mais nenhum governante no Brasil que não esteja vulnerável ao terceiro turno dos tribunais.

A democracia brasileira nunca foi tão atacada pela burocracia como agora. Todas as instituições parecem se voltar, num complô infernal, contra o voto popular.

O julgamento no TSE está marcado para o dia 04 de abril, terça-feira que vem. As cartas estão marcadas.

A Lava Jato despejou, no momento certo, uma série de delatores às portas do TSE, já devidamente coagidos a falarem o que os procuradores mandaram. Apesar do sigilo, as delações estão sendo publicadas sem pudor pela Folha e exibidas na Globo.

Os vazamentos não são apenas seletivos, eles são seletivos e oportunos. Acontecem no momento certo. Mais tarde, quando a opinião pública verificar que houve uma série de exageros, distorções e mentiras, será tarde demais.

Acontece que as mesmas delações atingem as chapas de Aécio Neves e Marina Silva. As mesmas delações atingem as eleições de todos os deputados federais, e de todos os governadores.

Como assim, vai cassar apenas a chapa de Dilma? Com base em que acusação? Abuso de poder econômico? Como assim, se o poder econômico estava ao lado de Aécio Neves, como mostrava todas as movimentações especulativas nas bolsas?

Dilma ganhou as eleições porque teve mais votos. Quem tinha toda a grande mídia a seu favor era Aécio Neves. E o que é a grande mídia senão a expressão do “poder econômico”?

Novamente, o julgamento não ocorre no devido espaço institucional e sim na mídia.

Se já foi absurdo ver um punhado de deputados corruptos jogar fora o voto de milhões de brasileiros, será duplamente grotesco assistir sete janotas togados tocarem fogo nos votos que já estavam no lixo.

Se o impeachment representou o fim da democracia no Brasil e o início oficial de um regime de exceção, o TSE trabalha para exumar o cadáver e fazer desaparecer seus restos mortais.

Abaixo, a lista dos ministros do TSE que se preparam para dar sumiço no corpo (já morto) da democracia brasileira:

Gilmar Ferreira Mendes (Presidente)
Luiz Fux (Vice-Presidente)
Rosa Maria Weber Candiota da Rosa
Antonio Herman de Vasconcellos e Benjamin (Corregedor)
Napoleão Nunes Maia Filho
Henrique Neves da Silva
Luciana Christina Guimarães Lóssio

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Suely Maria Teixeira de Jesus

30/03/2017 - 19h22

Justiça igual para Temer e Dilma se isso não acontecer realmente a democracia foi enterrada.

Francisco

30/03/2017 - 00h35

A esquerda, SE voltar ao Poder, deve governar plebiscitaria mente. Ponto final.

E um dos primeiros plebiscitos deve ser sobre cortar metade do salário e metade dos cargos deve cambada de arrogantes prepotentes que, bacharéis, se proclamam “doutores”.

apolinario jose pereira

30/03/2017 - 00h11

So o brasil, pra dar mordomias a procuradores e juizes, poucos paises do mundo dao tanto emprego pra juizes em tribunais e promotores, vejam só: pra que tribunais de contas nos municipios, estados , distrito federal e nacional? Pra que tribunais do trabalho , nos estados e distrito federal e superior? Pra que tribunais regionais e superior eleitoral? Pra que senado federal? E ou seja , só no brasil pra dar mordomias a um mundo de picaretas, togados. Acabar imediatamente com o senado federal, tribunais de contas, justiça eleitoral, e justiça do trabalho, e fim imediatamente com os conselhos nacionais do ministerio publico e justiça. Prisão em todos eles.

Robeiro

29/03/2017 - 21h12

E o que você acha de todas essas besteiras amarela-amarronzada que saem desse seu aparelho fonador?

Solon nunes

29/03/2017 - 20h12

Infelizmente,o Brasil com s,logo logo será,Brazil com z,pois o povo,ainda vive de notícias veiculadas e preparadas,seja por políticos sem escrúpulos e jornalistas comprados,me lembrei de uma frase de uma música dos Titãs ,É QUE A TELEVISÃO ME DEIXOU BURRO,MUITO BURRO DEMAIS…assim está a nossa população,dividida e muitos achando que o que escutam e assistem,e a mídia com o poder que tem,de manipular.está ditando as regras,assim estão todos,como uma boiada,onde vai um vão todos…

Anônimo

29/03/2017 - 19h32

aqui não tem mais jeito, só uma revolução pra mudar, e com esse povo todo globotomizado, isso tem chance zero de acontecer, portanto o jeito é se preparar para algumas décadas de trevas e atraso

Maria Aparecida Lacerda Jubé

29/03/2017 - 18h49

DILMA não está sendo julgada por crime algum, ela está sendo mais uma vez castigada por ter derrotado o partido que domina os tais “Tribunais Superiores”, o partido da elite. O domínio do PSDB sobre o TSE é tão descarado que, o relator do processo de cassação da DILMA, pois o Temer não será cassado, mandou cobrir com tarja preta o nome de Aécio, presidente do partido do TSE. Temer pode até ser afastado provisoriamente, para voltar triunfante nos braços de um congresso de corruptos, ou então vai ceder a presidência a alguém jã pré determinado em troca de continuar elegível, se bem que o brasileiro é alienado, mas não é burro, pelo voto popular esse não será eleito nunca mais.

Eduardo

29/03/2017 - 18h41

Por favor, vá imediatamente tomar seus remédios!!!!

Paulomaia Maia

29/03/2017 - 20h03

Mirtes Cohen

29/03/2017 - 16h29

Tenho um grito entalado na garganta pela Odebrecht, cujo mercado mundial, como o agro, foi gravemente abalado por questões meramente políticas e difusas, no entender de seu relacionamento com o poder central petista. Terá sido este apadrinhamento estatal e lulista que a impediu, assim como às outras empreiteiras, de vir em público para socorro próprio e do estado que lhe proporcionou grandes negócios, todos dentro dos trâmites dos acordos internacionais? Achei que o Norberto jamais daria outra explicação a não ser que seus negócios deram a mais alta rentabilidade à economia nacional e que, através de sua empresa, tanta possibilidade de lucro e de subvenção à política brasileira.

A Odebrecht deveria ter tido mais brio na condução das delações. Se o efeito delas foi devastador para a empresa, seu silêncio, ou seu recuo através da defesa segura e pontual de seus advogados, poria um basta no avanço antidemocrático da lavajato. A Odebrecht não é uma organização criminosa. O Paraná não tem a prerrogativa de justiça brasileira. Este é um erro processual.

A horda administrativa da Odebrecht deve e tem que ser processada por falta de decoro empresarial. Todos sabemos que a lavajato não se apropria de um discurso condenatório alheio sem que haja primeiro o consentimento de quem depõe. E depuseram em leva. O ato de depor é nobre e está sendo levado a um despudor sem nome. Proteger e respeitar a empresa é regra no mundo empresarial. Delação não é prêmio. É uma obrigação de quem cometeu um erro e quer repará-lo. As duas coisas não combinam. Esta horda, frouxa, sem caráter, deve e tem que ser processada também pelas falsas prerrogativas que obtiveram no âmbito da lavajato.

O que faltou para a Odebrecht ter postura empresarial, vindo a público para explicar o quanto de tecnologia e de trabalho envolvido em seus negócios estariam em jogo caso declinassem?

Mirtes

29/03/2017 - 16h24

Tenho um grito entalado na garganta pela Odebrecht, cujo mercado mundial, como o agro, foi gravemente abalado por questões meramente políticas e difusas, no entender de seu relacionamento com o poder central petista. Terá sido este apadrinhamento estatal e lulista que a impediu, assim como às outras empreiteiras, de vir em público para socorro próprio e do estado que lhe proporcionou grandes negócios, todos dentro dos trâmites dos acordos internacionais? Achei que o Norberto jamais daria outra explicação a não ser que seus negócios deram a mais alta rentabilidade à economia nacional e que, através de sua empresa, tanta possibilidade de lucro e de subvenção à política brasileira.

A Odebrecht deveria ter tido mais brio na condução das delações. Se o efeito delas foi devastador para a empresa, seu silêncio, ou seu recuo através da defesa segura e pontual de seus advogados, poria um basta no avanço antidemocrático da lavajato. A Odebrecht não é uma organização criminosa. O Paraná não tem a prerrogativa de justiça brasileira. Este é um erro processual.

A horda administrativa da Odebrecht deve e tem que ser processada por falta de decoro empresarial. Todos sabemos que a lavajato não se apropria de um discurso condenatório alheio sem que haja primeiro o consentimento de quem depõe. E depuseram em leva. O ato de depor é nobre e está sendo levado a um despudor sem nome. Proteger e respeitar a empresa é regra no mundo empresarial. Delação não é prêmio. É uma obrigação de quem cometeu um erro e quer repará-lo. As duas coisas não combinam. Esta horda, frouxa, sem caráter, deve e tem que ser processada também pelas falsas prerrogativas que obtiveram no âmbito da lavajato.

Atreio

29/03/2017 - 15h32

olêee
ole
olê
olaaaá

voltaaaa
DILMAAA!!!!

Itamar Santos Nascimento

29/03/2017 - 18h22

Esses dois se merecem?

Marcos Rizzatti

29/03/2017 - 15h18

Miguel do Rosário, por que não colocar ao lado dos nomes dos juízes do TSE, os respectivos emails para mandarmos textos para pressioná-los, ou isto seria proibido? abraços!!

Rachel

29/03/2017 - 14h47

Só um emoji de vômito. É o comentário…

Rita Andreata

29/03/2017 - 17h47

Verdade verdadeira….muita vergonha alheia

Honesto Franco

29/03/2017 - 17h40

Afinal, o GILMAR é MINISTRO do STF ou ADVOGADO do TEMER ? Minha DÚVIDA é quanto aos VALORES da TABELA de HONORÁRIOS…

Maria Santana Rodrigues

29/03/2017 - 17h24

Volta Dilma mae

Heliana Pessoa

29/03/2017 - 17h13

Quem do PSDB vai ficar no lugar do Temer?

    Moema Barreira Costa

    29/03/2017 - 17h33

    Possivelmente continua o temer!???


Leia mais

Recentes

Recentes