Menu

FHC chancela regime de exceção

Não é nada surpreendente. A Lava Jato é organicamente tucana. Seus delegados defenderam em redes sociais, nas eleições de 2014, o voto em Aécio Neves, e toda a narrativa da operação, isso já está bem claro, foi construída em linha com a agenda do impeachment. É claro que FHC é a favor da operação Lava […]

22 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Não é nada surpreendente.

A Lava Jato é organicamente tucana. Seus delegados defenderam em redes sociais, nas eleições de 2014, o voto em Aécio Neves, e toda a narrativa da operação, isso já está bem claro, foi construída em linha com a agenda do impeachment.

É claro que FHC é a favor da operação Lava Jato!

As últimas declarações de membros da operação deixaram bem claro: não investigaremos tucanos. E o próprio comportamento de Sergio Moro, o qual, diante do ex-presidente FHC, portou-se com quem está diante do último imperador, somado àquela alegre tertúlia da premiação da Istoé, em que Moro e Aécio foram posicionados lado a lado e passaram o tempo inteiro rindo, são elementos que não deixam dúvidas. A Lava Jato é 100% tucana.

Em 2016, a dobradinha da Lava Jato com a grande mídia permitiu ao PSDB obter uma grande vitória eleitoral.

A Lava Jato, porém, mente descaradamente quando tenta se livrar da pecha de partidária, argumentando que parlamentares de outros partidos também foram presos.

Toda a narrativa foi concentrada no PT, em seu tesoureiros, marketeiros, em seus ministros mais notórios, na perseguição a Lula. Os outros dois partidos atingidos, PMDB e PP, ganharam mais poder político e avançaram nas eleições. O único prejudicado foi o PT.

O outro argumento, de que o PT foi perseguido porque era “governo” apenas reforça o partidarismo da operação, porque ela fez uma série de ilações puramente políticas. É claro que a corrupção acontece no âmbito dos governos, mas daí a responsabilizar ministros e chefes de partido, com base apenas em delações forjadas, vai uma distância muito grande.

FHC apela para o mais vulgar populismo penal, que a própria Globo tem usado com incrível cinismo, dizendo que, pela primeira vez, “poderosos” estão sendo presos. Ora, a característica mais marcante de qualquer regime de exceção não é justamente essa: de usar implacavelmente o poder judicial para perseguir seus inimigos políticos?

FHC comprou sua emenda pela reeleição. Não pode haver escândalo mais podre do que esse. E nunca lhe aconteceu nada. Os “poderosos” que estão sendo perseguidos agora são os inimigos políticos da vez.

E se estão sendo presos é justamente porque não são mais tão poderosos assim. O poder político, nesses anos de Lava Jato, migrou rapidamente para o judiciário e mídia, que descobriram uma fórmula mágica: o juiz prende cautelarmente, mesmo sem provas, a mídia faz campanha de destruição de imagem, o juiz vai atrás de qualquer factoide contra o sujeito (depois da prisão), quebra seus sigilos, vaza seletivamente à mídia. Pronto, a opinião pública e os tribunais superiores terão que engolir a condenação em primeira instância, validar na segunda e negar qualquer habeas corpus.

Todos os grandes juristas brasileiros têm feito duras acusações à Lava Jato.

É muito estranho, além disso, que FHC trate a Lava Jato como “instituição de Estado”, como se ela fosse uma coisa à parte e acima de todos os outros poderes da república.

***

No Jornal GGN

FHC sai em defesa da Lava Jato: “errado quem pensa que favorece partido”
QUA, 29/03/2017 – 12:38
ATUALIZADO EM 29/03/2017 – 12:50

Jornal GGN – O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso saiu em defesa da Operação Lava Jato, em vídeo publicado nas redes sociais. O tucano disse que há uma singularidade nas investigações, ao “ver gente poderosa sendo julgada”.

“Quem imaginar que lava Jato é para perseguir alguém, para favorecer partido, está errado. É para fazer com que a Justiça se cumpra no Brasil”, disse FHC, em discurso complatamente contraditório com o último depoimento prestado em ação do juiz da Vara Federal de Curitiba, Sérgio Moro, contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na ocasião, em audiência junto ao magistrado do Paraná, FHC apesar de não criticar diretamente a Lava Jato, mostrou que as acusações contra Lula eram inconcebíveis, desmentiu que manter o acervo presidencial seria ilegal.

“Um problema imenso. Como o acervo é de interesse público, você (qualquer ex-presidente) apela para doadores, porque você é obrigado a manter a coleção de objetos, mas não tem recurso para manter”, havia dito o ex-presidente tucano em depoimento que desmontou uma das teses de acusação contra Lula.

Agora, entretanto, FHC sai na ofensiva a favor dos investigadores da Lava Jato. Disse que os procuradores da República e delegados da Polícia Federal têm feito “um trabalho excepcional”. “Muita gente tem me perguntado o que eu penso da Lava Jato, qual é a minha posição. Para começar, a Lava Jato é um órgão de Estado, funcionando e tem feito 1 trabalho excepcional. Tem feito busca dos erros, quem errou aqui, e quem errou ali”, disse.

Defendeu, ainda, que as críticas contra as investigações ocorrem porque “não estávamos acostumados a ver gente poderosa sendo julgada” e que “temos que prestigiar as instituições”, entre elas a Operação Lava Jato, “para funcionarem plenamente, com liberdade, com democracia”.

Afirmou, também, que “se houver” exageros, eles precisam ser contidos, mas que há sim espaço na própria justiça, por um canal legal, para resolver esses problemas, por meio de recursos. “Acho que estamos vivendo um momento novo no Brasil e muito importante”, concluiu.

Abaixo, o vídeo completo.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo Ribeiro

30/03/2017 - 22h15

OS CAFAGESTES, AÍ SÓ TEM UM JEITO…

Eleonora Mascolo

30/03/2017 - 16h27

Olha a figura destes dois rindo, são dois palhaços

sidnei

30/03/2017 - 10h56

Dá vontade de chegar dando uma porrada na boca desses dois!
acabar com esse “sorriso”

carlos

30/03/2017 - 09h18

Esses dois banidos serão julgados pelo povo brasileiro, um vagabundo intelectual e outro drogado traficante de influência no governo. Golpista atual.

vitor f

30/03/2017 - 08h43

o golpista temer é o seguimento do governo FHC. Sempre na tentativa de escravizar mais o povo , roubalheira bem camuflada e por aí se vai.

Marilene Flores

30/03/2017 - 11h28

Falta de caráter ,dois inúteis ,

Cristiane Neves

30/03/2017 - 02h29

Mas quem esta vendo o Governo Temer, está vendo um Flash Back dos bons, desse ai que tenho até nojo de escrever. Imagine falar.

Valeria Fonseca Fonseca

30/03/2017 - 01h58

Fora bandidos

Edivaldo Telles

29/03/2017 - 23h58

É a cara da Corrupção / impunidade, marca de todos os governos do PSDB. Quer ser ladrão bem sucedido, filie-se ao PSDB.

Antonio Lisbôa Antonio

29/03/2017 - 20h28

Um persona que quebra um país três vezes tem alguma moral pra falar de justiça. Comprou a reeleição, entregou a Vale via estelionato puro e simples, nega um filho em público e o mantém com capital privado, saiu do governo chutado pelas pesquisas, arrombou com os mais pobres, serviçal da norte américa, tem um filho legítimo metido em suspeições contra a Petrobrás, etc, etc, etc. Vai procurar o que fazer, vagabundo.

    Luis Campinas

    30/03/2017 - 09h04

    Podemos dz que ele e Moro têm algo em comum: ambos em seu tempo, abreviaram a vida de duas importantes mulheres.

Renato Tocchetto de Oliveira

29/03/2017 - 22h07

Imorais

Wagner

29/03/2017 - 18h13

Chama atenção a quantidade de senhores de provecta idade querendo tomar ares de jovens conquistadores. Na realidade são nostálgicos e melancólicos sonhadores. Tornam-se frágeis figuras ao lado de vigorosas senhorinhas que tem expresso no olhar um imensurável e inconfundível enfado. O enfado de conviver romanticamente com alguém que poderia ser seu avô, até bisavô. Mas, enfim, são vivências do capitalismo.
No entanto, quando a recusa de reconhecer que o tempo passou e a necessidade de preencher carências do passado busca refúgio na cobiça pelo poder a qualquer preço, pode configurar um quadro patológico.
Ainda bem que no Brasil não somos vítimas de semelhantes lideres, isto faz parte da história de países desprovidos de erudição.

Lili Brown

29/03/2017 - 21h11

Dia 31 todos unidos nas ruas do Brasil inteiro contra a terceirizacao, contra a reforma da previdencia e contra este governo ilegitimo que esta massacrando nossos direitos, entregando as riquezas brasileiras ao estrangeiro e destruindo empresas nacionais!

Simone Ambrósio

29/03/2017 - 20h50

Pq não estou surpresa? O retrato desse Dorian Gray deve chegar a feder!!

LUIZ TAVE

29/03/2017 - 17h32

MIN CARMEN LUCIA , EU ACREDITEI ! MAIS TRISTE DO HOMEM QUE PRECISAR ACREDITAR DA GARANTIA DE ALGUNS DO STF ! MORO E` TUCANO , NAO INVESTIGA NINGUEM DO PSDB . DELAÇAO , SO TEM` VALOR SE DELATAREM LULA OU ALGUEM DO PT ! AECIO NEVES FAZ O QUE QUER . TRISTE E VER A PRESIDENTE DO STF VER TUDO ISSO QUE OCORRE NO BRASIL E NADA FAZ ! UM DEL DA POLICIA FEDERAL FILMA UMA CONDUÇAO COERCITIVA E PASSA PRA MIDIA COMO OBJETO DE FILME E NADA ACONTECE ! ESTAMOS NO FIM DO MUNDO ! SERA` QUE FILMARAM TAMBEM OS 70 CORPOS QUE FORAM ENTERRADOS SEM SUAS CABEÇAS ?

Norma L Mmdiniz

29/03/2017 - 19h33

Vermes

Atreio

29/03/2017 - 15h55

oq será q dona ruth pensava de tomás, aquele menino q efeaga ‘gostava como um filho’ mesmo sabendo q este era o pinpolho da miriam e não dela, dona ruth?

e aí, efeagá, ela morreu muito triste?

se liga, canalhudo.

Daniel

29/03/2017 - 15h47

Comentar o que? A compra da emenda da reeleicao? A pensao da amante paga pelo Borhausen? A Fazenda de Buritis comprada por 3 dolares? O Ap em Higienopolis, SP, adquirido com a pensao de Professor aposentado? Quem sabe, o Ap de Paris, que diz ele ser do Jovelino? O maior problema da sociedade brasileira, a fora a ignorancia, a indolencia, o DNA criminoso, a complascencia com a bandidagem travestida de gestores publicos e afins, etc., e que ela e movida a HIPOCRISIA.

Rosilene Esteves

29/03/2017 - 18h44

No caso dele é falta de caráter mesmo .

Burrice é achar que a corrupção nas intuições seja pública ou privada só se deu nos momentos atuais , quem diz isso mostra realmente o nível de sua ignorância , de conhecer nada sobre o País em que vive .
Ridículo tmbm é acreditar nos ” desserviços ” da lava jato como se fosse ” serviço ” .
A lava jato foi estabelecido para proteger um certo partido PSDB : partido sortido demagogo burro .
E condenar outros sem lenços ou documentos como provas .
Delações sobre suspeitas .

Rodrigo Jardim Rombauer

29/03/2017 - 17h54

O Príncipe dos Golpistas

Nora Augusta

29/03/2017 - 17h45


Leia mais

Recentes

Recentes