No Nocaute
José Dirceu, exclusivo: algumas observações sobre o método Moro
Em correspondência exclusiva para o Nocaute, da prisão de Curitiba José Dirceu aponta, um por um, os desmandos do juiz Sérgio Moro, que acaba de condenar o ex-ministro a onze anos e três meses de prisão. “Para me manter preso, Moro alega ameaça à ordem pública, de forma genérica, e que o produto do crime não foi recuperado, expondo mais uma de suas razões sem base nos fatos”, afirma Dirceu. E completa: “Estou sem renda há três anos. Todos os meus bens estão sequestrados, arrestados e — com exceção de dois — confiscados.”
Na sentença da minha recente condenação — processo Apolo-Petrobras, na qual me sentenciou, por corrupção e lavagem, a onze anos e três meses de reclusão —, Moro afirma “permanece preso”. Estou preso há vinte meses, embora condenado em Primeira Instância. Logo, com direito a responder em liberdade, até pela decisão do STF de trânsito em julgado em Segunda Instância para execução da pena.
Moro não cita, mas ele renova minha prisão de 27/7/15, executada em 3/8/15, quando da minha condenação em 19/5/16, pelas mesmas razões e motivos, no processo Engevix-Petrobras, em que me condenou a vinte anos e dez meses. Diz que a referida prisão cautelar é instrumental para aquela ação penal!
Apresenta seus argumentos, relata que o pedido de Habeas Corpus foi rejeitado e mantida a prisão na 4ª Região do TRF e no STJ. No STJ, diz que o ministro Teori indeferiu o pedido de liminar, mas, como sabemos, não entrou no mérito. Nós agravamos, e o ministro Fachin, substituto de Teori, negou o HC considerando ter havido supressão de instâncias, o que nos levou a agravar na Segunda Turma. Assim, meu pedido de liberdade, no HC, ainda será votado.
Como os ministros Fachin e Toffoli têm rejeitado as razões para as prisões preventivas de réus — como exemplo, os casos de Alexandrino Alencar, Fernando Moura e Paulo Bernardo —, e os ministros Marco Aurélio e Gilmar Mendes também têm se manifestado na mesma direção, Moro se antecipa e, na sentença, apresenta seus argumentos: os mesmos da prisão em 3/8/15 e da condenação em 19/5/16.
É importante frisar — porque essa é a base do meu argumento —, que se trata da mesma prisão. Portanto, meu pedido de HC não suprime instância e não tenho que recomeçar a cada “nova prisão” decretada por Moro. No TRF, porque seria uma “chicana” de autoridade coatora para me manter 20 meses preso sem culpa formada em última instância, uma negação da presunção da inocência.
Para manter minha prisão em 19/5/16, ele alegou: riscos à ordem pública, gravidade dos crimes, prevenir reiteração deletiva. Apresenta como fato, e prova, que durante julgamento da AP 470, que durou de agosto de 2006 a julho de 2014, “persistiu recebendo propina de esquema criminoso da Petrobras”. E finaliza afirmando que nem minha condenação na AP 470 serviu para me impedir de continuar … “recebendo propinas!”.
Ora, minha condenação no processo Engevix-Petrobras não transitou em julgado, logo tenho a presunção da inocência, não a culpabilidade. Ou Moro já a revogou? Mas Moro vai mais longe. Diz que “o produto do crime não foi recuperado, há outras investigações em andamento e ainda não foi determinada a extensão de minhas atividades”!!!
Então Moro já me condena sem sequer ter me investigado? Ousa ainda mais. Diz que tenho papel central nos contratos da Petrobras e era considerado responsável pela nomeação do ex-diretor Renato Duque. Moro não tem uma prova sequer de que eu tinha “papel central” na Petrobras. Não existe nenhum empresário ou diretor da Petrobras à época que o afirme; não há um fato, uma licitação, um gerente, um funcionário, que justifique ou comprove tal disparate.
Mesmo assim, eu não obstruí a instrução penal e estou cumprindo a pena. Logo, não ameaço a execução penal. Estou preso há três anos. Isso mesmo, três anos. Fui preso por Moro estando preso na AP 470, na qual já fui indultado pelo STF.
Para me manter preso, Moro alega ameaça à ordem pública, de forma genérica, e que o produto do crime não foi recuperado, expondo mais uma de suas razões sem base nos fatos. Estou sem renda há três anos e todos os meus bens estão sequestrados e arrestados e — com exceção de dois — confiscados.
A questão central é que não há base legal para a manutenção da minha prisão preventiva, a não ser para comprovar o ditado de que “os fins justificam os meios”, mesmo violando a Constituição. Por saber da fragilidade de suas razões — a única “prova” que Moro tem contra mim é a palavra dos delatores Milton Pascovich e Julio Delgado —, o juiz apela para pré-julgamentos e acusações genéricas de olho na opinião pública, como instrumento de pressão sobre o STF.
Vários ministros da Corte têm decidido que a prisão preventiva é uma exceção, só adotada em último caso, e têm destacado a alternativa do artigo 319 do Código do Processo Penal, a prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica. Esses ministros não têm aceito razões genéricas sobre ameaça à ordem pública e econômica para a instrução e execução penal, sem fatos concretos, como argumento para manter as prisões preventivas. E muito menos o próprio crime e sua gravidade de que é acusado o investigado e/ou réu, razão para a pena e seus agravantes e não para a prisão preventiva. No meu caso, insisto, estou preso há vinte meses!
Todos os votos dos ministros são públicos e sinalizam como o “método Moro” traz um entendimento próprio e casuístico sobre a prisão preventiva. Para não falar inconstitucional. Daí o apelo do juiz “`a opinião pública”, seus artigos nos jornais, onde, na prática, ele confessa que as prisões visam as delações e são fundadas em razões, supostamente éticas, acima e fora da lei!
Alencar
30/03/2017 - 18h01
Se êle mesmo cofessa (êsse juizeco de 1° instância° que esta fora da lei o que estao esparando para prendê-lo,porque quando um juizse da o direito publicamente de estar acima e fora da lei,em qualquer pais civilizado,digo bem civilisado,êla ja etari preso e destituid ha muito tempo! Sem nenhum direito de exercer as sua s funçoes definitivamente!
Mas nao estamos em um pis civilizado!
.
Railma Carvalho
29/03/2017 - 22h19
Com tantos abusos perpetrados por esse servidor de quinta do judiciário , como é que os seus superiores ainda não puniram esse sujeito abjeto?
Jair
29/03/2017 - 15h38
Tem que morrer na cadeia!
Ladrão, roubou e esta pagando!
Marco Césane
29/03/2017 - 17h49
Mesmo caso ou semelhante ao do bruno goleiro não?
Heliana Pessoa
29/03/2017 - 17h29
Arbitrário ao extremo com a esquerda e conivente com a direita. Juiz parcial, partidário do psdb
Thiago Alpendre da Rocha
29/03/2017 - 16h15
CHORA PETISTA!!!
CORRUPTO CONDENADO POR ROUBAR O POVO, MAS AINDA TEM QUE DEFENDA?
marco rogério
29/03/2017 - 11h58
O José Dirceu era um grande líder do PT. Foi um dos homens que teve grande importância na 1ª eleição do Lula. Foi ministro da casa civil no governo do PT, tendo, portanto conhecimento de tudo que se passava do governo. A mente doentia do Moro é pegar o Lula. E continua sendo. Sempre contou com a hipótese de haver delação do Dirceu quando ele pegaria o ex-presidente. Ficou agora com um pepino na mão: não tem delação e o Moro não consegue qualquer prova para prender o Lula. Ele, o juiz, então fica com o 2º nome do PT como joia na sua coleção de pisões em 1ª instância.
Gustavo Pacheco
29/03/2017 - 14h28
Dirceu está colhendo o que plantou. Além de ter sido condenado no Mensalão, é reincidente e já foi condenado na Lava-jato. Não se trata de um preso político, mas político preso.
Antonio Normandio Teixeira Antonio
29/03/2017 - 14h09
Que de lá ele não saia nunca mais!
Marcus Padilha
29/03/2017 - 09h43
PQP! Acho que deveter bloqueado uns 20 trolls/coxas!!!
Marcos Neves
29/03/2017 - 08h27
Esse juizeco terá como fim o desprezo, a vergonha, o ostracismo e a desonra de quem entrega todo um país a seus algozes. Viva e verá.
Jair
29/03/2017 - 15h38
Pode cair no esquecimento e no desprezo, mas ele vai condenar o bandido do Lula e toda a OSCRIM
Marco Siriano
29/03/2017 - 11h18
É bom que quando ele for condenado esse tempo que está preso vai abater da pena.
Giuditta Ribeiro
29/03/2017 - 10h53
Prisão ditatorial, Dirceu é um preso político, e onde está a cúpula que deveriam estar atrás das grades, e chaves jogadas no abismo e não serem soltos nunca mais, onde estão as manifestações de apoio a José Dirceu? Ele não pode cair no esquecimento tal como genuíno.
Sueli Ribeiro
29/03/2017 - 10h19
É nesse momento diante desses fatos que dá vontade de voltar pra escola pra conhecer melhor nossas leis e direitos jurídicos
Otavio Santos Filho
29/03/2017 - 08h32
Essa é a justiça dá av Paulista ?
Lidia Maria
29/03/2017 - 07h53
Libetdade para Dirceu !
Takeo Antônio
29/03/2017 - 05h59
É o medo e o pavor absolutos das elites concentradoras, entreguistas e golpistas da volta do Ministro José Dirceu. Dirceu é perseguido desde os anos 60 do século XX. Quase 60 anos. Prenderam-no SEM PROVAS CIENTÍFICAS e com todo o sensacionalismo golpista, por vingança e ódio infinitos das elites. Dirceu no futuro será reconhecido gênio e herói brasileiro com a mesma importância de Tiradentes ou ainda maior. Elites sobrepõem condenações para impedir a saída dele da cadeia, por meio de proteções constitucionais e de Direitos Humanos. Que seus algozes um dia sejam julgados por perseguirem-no. Se julgados com real justiça, serão condenados. “A Verdade tarda, mas não falha”, como diz o sábio Povo Trabalhador. #DirceuGuerreiroDoPovoBrasileiro
Jofre Garcia Guerra Jofre
29/03/2017 - 05h10
Ele voltará novamente como herói. Espero que ainda com vida. Seu julgamento foi uma das maiores vergonhas de nosso país. Uma o culpou por prova presumida baseada na história do judiciário – triste história. Um outro , o relator, no mesmo caminho, proferiu que mesmo não havendo provas, não era possível que não soubesse do tal do mensalão ( que aliás, nunca existiu ) . Dinheiro pago aos partidos políticos coligados para ajuda de despesas de campanha, de uma só vez ou em algumas poucas parcelas, que alguns políticos, como o sr. Roberto Jefferson , embolsaram. Este está por aí, leve, livre e solto , fazendo campanha nas TVs para o seu partido, PTB . com a cara mais sonsa, como se nada tinha acontecido com ele . Justiça de merda.
Cinei Pimenta
29/03/2017 - 03h32
O esquartejamento dos institutos jurídicos! Nasce a presunção de culpa. Pra onde estamos caminhando!?
Elcy Carvalho
29/03/2017 - 02h36
,levem o companheiro pra casa de vcs..Aproveita e tira também o Jenuíno que vcs já até se esqueceram, também só pensam no moro agora..
Estanislau Antonio Fazão
29/03/2017 - 04h07
Jenuino.já foi absolvido, procure se informar dos fatos antes de julgar ,
Jose Monteiro
29/03/2017 - 18h14
Vc tem miolo mole babaca ñ se informa e me vem falar besteira
Elcy Carvalho
29/03/2017 - 19h56
Babaca e a tua mãe
Elcy Carvalho
29/03/2017 - 19h57
O partido mais corrupto do mundo…Quer mais o que?
Sol Rodrigues
29/03/2017 - 23h06
Consulte a lista dos partidos mais corruptos! Desinformação é F…..
Elcy Carvalho
29/03/2017 - 23h54
Tá olhando onde ? no site do instituto lula ??
Grace Rodrigues
29/03/2017 - 02h33
Um absurdo
Luiz Eustaquio
28/03/2017 - 23h09
Liberdade para Jose Dirceu, um verdadeiro mártir da história recente do país do golpe !!!
Meso Morphus
29/03/2017 - 01h58
No curso dessa operação lava jato , Dirceu já foi condenado duas vezes . É bom se informar
Silvia Recanto Cocaia
29/03/2017 - 01h49
Mas manda soltar uma ladra dos cofre do rio porque tem filhos enquanto tem vários país preso mas e pobre ne fazer o que nesse Brasil tem de tudo
José Barbosa Lourenço
29/03/2017 - 01h45
Sérgio MORO, SUA queda vai ser do tamanho da sua arrogância!!!!!
Aparecida Avari
29/03/2017 - 01h33
O fracassado juizinho de merda não tem competência para assumir nada que diga respeito à justiça. Ele é parcial
João Bosco Lobo
29/03/2017 - 01h27
Dirceu é um preso político.
#libertemDirceu
Vera Lucia Soares
29/03/2017 - 01h26
Justiça ?
Elena Osawa
28/03/2017 - 21h55
Lei do Abuso de Autoridade já! Esse juiz moro tem que ser enquadrado na Lei.
Chica Silva
29/03/2017 - 00h38
Cadê os advogados? Não fazem nada!
Mauricio Lourenço
29/03/2017 - 00h26
É absurdo isso, que justiça covarde!
José Roberto Muniz
29/03/2017 - 00h19
Vcs erraram, como sempre quando se trata de petista corrupto. Ele já foi condenado.
José Roberto Muniz
29/03/2017 - 01h26
Hector Barbossa miguxo, cuidado: vc está sendo manipulado. Para de ficar lendo somente o face do Brasil 247, do O Cafezinho, do PT, de Janete e da Jararaca e seus livros. Estuda, migo, porque conhecimento liberta. Qualquer coisa eu posso te indicar algumas leituras libertadoras. Bjs, Guxo!
Aleister Scott
29/03/2017 - 00h04
Enquanto isso, Jucá e Aécio e companhia. soltos.
Luiz Carlos Valente
29/03/2017 - 00h00
Vinte anos e pouco
Elyane Padial
28/03/2017 - 23h43
JUSTIÇA CANALHA, PARCIAL, SEM ÉTICA, SEM JUSTIÇA.
Lu Venturi
28/03/2017 - 23h22
Prisão preventiva na qual o julgamento nunca termina é abuso de autoridade. Deveria haver um prazo máximo.
Rodolfo Souza
28/03/2017 - 23h14
deve haver recurso no STF , mas julgar que é o problema
Walison Alvim
28/03/2017 - 23h08
Este moro, é uma vergonha para todos os demais juízes.
Odlan Costa Rh
28/03/2017 - 23h07
Tem que passar o resto da viva na cadeia e levar a trup do PT, PMDB, DEM, PSOL, PCdoB, PSDB, PP,etc…envolvidos em corrupção.
Arlindo Menezes
28/03/2017 - 22h09
A literatura Jurídica pode tudo contra quem for o escolhido. O Estado virou laboratório de decisões jurídicas e os efeitos colaterais atinge intensamente a sociedade que cada vez apóia a reforma total do judiciário e o crime de responsabilidade.
Rainédson Freire
29/03/2017 - 22h06
Caso você também seja operador do Direito, palmas. E, mesmo não sendo, palmas também. Infelizmente o que se vê hoje, é um grande bando e conluio generalizado, de pessoas de poder, com o fito de sugar o Erário até a última gota. E, na mesma esteira, a criminosa OAB NACIONAL está inserida, posto que se verga diante dessas malfadezas perpetradas, MUITAS DELAS JURÍDICAS, fazendo vista grossa de várias canalhices e chicanas cometidas. Pouco acreditamos que esses malditos STF e STJ, nos envergonhem tanto, vindo a “julgar” o mesmo fato, de pessoas diferentes, dando decisões canhestras, num curto período de tempo.
Alzeni Andrade
28/03/2017 - 21h42
Se não há provas, não pode haver prisões, José Dirceu,livre já.
Milton Stecca
28/03/2017 - 23h54
Ele não ganhou triplex….. tem que sair
Alzeni Andrade
28/03/2017 - 21h40
Muitos roubaram e roubam, porque estão soltos?
Alzeni Andrade
28/03/2017 - 21h39
Marlon Masson, concordo com vc.
Alzeni Andrade
28/03/2017 - 21h38
Manuel Manoel Carlos Dos Santos dos Santos, não vale.vc é um coxinha? Claro né?
Milton Stecca
28/03/2017 - 23h55
No PT tá cheio de coxinhas tb
Flavio Carvalho
28/03/2017 - 21h24
Dirceu cortou verba da globo.
Atreio
28/03/2017 - 18h02
e angorá?
MT?
botafogo?
boca mole?
primo?
santo?
todos devem ter seus sigilos bancarios, fiscais e telefonicos quebrados. como foi com dirceu, lula, dilma, e filhos e esposas … – mas não acharam nada nesses. ai veio o ‘dominio do fLato’ escrito pelos meninos q não dominam nada. e estamos ai…sem rumo…sem plano….sem presidente. E esta, sem crime.
E sem crime, sem impeachemnt,
a historia irá corrigir. e eles se envergonharão junto aos seus familiares – pra sempre. o golpe já babou. ninguem mais quer estar na foto ao lado de golpista.
o poder emana do povo. o povo é a chave – abriremos os portoes.
PS: aécio, jose serra e outros q foram citados como recebedores de propina, com local, hr e quantia, ate agora seguem sem seus sigilos bancarios quebrados. tácito o viés dos ditos “investigadores” e seus canalhas de estimação.
a musica da semana: take the power back – RATM
o levante já começou.
Maria Cecilia Silvestre
28/03/2017 - 20h26
Não temos Justiça! Temos justiceiros! Lamentável!
Jandyra Abranches
28/03/2017 - 17h25
Não seria o caso, diante dessas inconsistências legais, ou melhor, desse comportamento abusivo por parte de quem deveria seguir rigorosamente a Lei, de se apelar para um Tribunal Internacional?
Manoel Carlos Dos Santos
28/03/2017 - 20h25
Coitadinho de vc Zé Dirceu, não era o terror que muitos temiam quero que apodreça na cadeia e depois morra e va prestar contas com o capeta cade sua inteligencia prestou para que!!!
João Luiz Brandão Costa
28/03/2017 - 18h44
Ah mortal idiota. Se não sabes que podes ir ver Jesus de perto antes dele, não sabes nada!
Alberto Jorge Lula da Silva
28/03/2017 - 23h26
Vai tomar teu Rivotril mané coxinha midiota alienado mblete kkkk
Sol Rodrigues
29/03/2017 - 23h04
Seu Manuel , eu te desejo vida longa com muita saúde, paz para que o senhor tenha oportunidade de estudar o resultado dá história recente da política brasileira . Sugiro que consulte, sem ódio e sem invocar o capeta, fontes menos tendenciosas, tipo grobo….. Saúde a todos de sua família!
Ita
28/03/2017 - 17h12
O mensalao nunca deixou de existir. Dirceu não foi o criador. Democracia e justiça no Brasil andam separadas. Pessoas que ameacao a casa grande são temidas e jogadas na senzala. Tu já pagou pelos teus crimes se isto pode ser chamado de crime. Um juiz mata uma pessoa e é aposentado neste país. Força Dirceu.
Rainédson Freire
28/03/2017 - 19h59
E, pasmem, a prisão de JD, seria para “garantir a ordem pública”. Qual foi o evento com provas de que José Dirceu teria cometido alguma infração, crime ou desacordo com o cumprimento de pena anterior, que levasse o Deus Moro a afirmar que a “ordem pública” estaria sob berlinda?????
Maria Thereza
28/03/2017 - 16h56
Dirceu está preso apenas por ser Dirceu, de quem os golpistas morrem de medo. Tanto que foi o primeiro a ser atacado, pra não cumprir o que seria natural: suceder Lula.
Eduardo De Melo Machado
28/03/2017 - 19h42
Lugar de ladrão é na cadeia. Ainda falta o chefe
Josué
28/03/2017 - 16h40
Estás jantando com a família para chamar todos de idiotas? Mas respeito, senhor estúpido. E tu também é juiz para condenar?
Maria Luisa Rosas Bassinelli
28/03/2017 - 19h34
ninguém vai fzer nada????
Jaqueline Navegantes
28/03/2017 - 19h31
Dirceu não é reu primário pois já havia sido condenado pelo mensalão pelo STF , ainda cumprindo a prisão pelo Mensalão foi preso de novo, e já foi condenado por 11 anos para ser somados a condenação do mensalão. Ele é reincidente. É complicado o caso dele.
http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/dirceu-e-condenado-pela-segunda-vez-na-lava-jato/?amp
Alberto Jorge Lula da Silva
28/03/2017 - 23h30
Então vale a convicção da falha de sunpaulo? Kkkkk
Regina Lós Reis
28/03/2017 - 19h24
CAFEZINHO TEM QUE MENCIONAR SEMIDEUSMORO!!!
Deve ser o dono desse veículo bem medíocre aliás!
Valkiria Sueli
28/03/2017 - 19h03
José Dirceu é PRESO POLÍTICO!
Marilene Chaves
28/03/2017 - 18h57
Concordo com o Luís Gustavo.
Claudio
28/03/2017 - 15h51
Caro Dirceu. Sei o quanto é doloroso estar no seu lugar, mas te falo uma coisa muito importante. Diante de tudo que se apurou e na forma como foi conduzido os julgamentos, tanto na AP470, quanto na lava jato, sem provas e muita convicção, é MUITO MELHOR estar no seu lugar, do que no lugar dos seus algozes. Creia o FUTURO, ainda que tardia, lhe dirá, e neste caso, sim, não será preciso provas, mas a voz Divina.
Quem julga no final é Ele (acima de todos os “juizes”), creiam ou não.
Outra coisa. Eles só tinham 2, veja bem 2 e somente 2 alternativas. ou te condenava, ou te absolvia.
Claro está que se tivessem absolvido, serias antes mesmo da Dilma, o presidente no lugar de Lula. E todos sabiam e não aceitariam . Logo restava apenas a outra alternativa, a de te condenar, sem mais e te afastar do núcleo político do PT. Quem não lembra da fúria dos magistrados quando da PEC 40, limitando seus ganhos, limitar suas aposentadorias. Aquilo foi uma afronta aos Poderes legislativo e judiciário. E agora essa nova reforma da previdencia irá inclui-los na vala comum? Claro que não. É esperar para conferir.
Ana Maria Py Lucca
28/03/2017 - 18h51
Cadê o STJ? O TRF4 está abraçado com o juiz de piso , mas o STJ vai jubilar esse caso?
Edvaldo Bezerra Fernandes
28/03/2017 - 15h51
Força Zé Dirceu.
Anabi Resende Filho
28/03/2017 - 15h45
Engraçado!… Não houve uma única delação premiada que citasse o nome de José Dirceu (e nem do Genoíno, diga-se). Já de outros, por aí, que continuam soltos foram dezenas de citações. O que é isso? – Justiça é que não é.
Junior Vaus
28/03/2017 - 18h35
Coitadinho!!!
vilmar Oliveira
28/03/2017 - 15h17
Absurdo não é o Moro determinar as prisões em primeira instâncias baseadas somente em depoimento, mas o STF – que deveria ser o guardião da constituição – não fazer nada e continuar permitindo esses desmandos, essas atitudes unilaterais. Um Supremo Tribunal nunca deveria se deixar levar pelas ruas – até porque os números de participantes de determinados movimentos são superdimensionados – mas sim pela justiça, pela constituição de 88. Os Moros passaram, os desmandos mancharão o STF para sempre. Adeus democracia.
Até quando?!?!!?
#LibertemZéDirceu.
Marco Brito
28/03/2017 - 18h14
Aonde estão os milhões, os bilhões, os imóveis, a fortuna roubada de José Dirceu? Por que mantê-lo preso, sem provas? Aonde estão o Partido dos Trabalhadores e as esquerdas que nada ou pouco fazem para exigirem sua liberdade? LIBERTEM JOSÉ DIRCEU!!!
Cleide Vieira Matos
28/03/2017 - 17h43
Força camarada Dirceu, esse exílio logo terminará.
Cecilia Novaes
28/03/2017 - 17h34
Absurdo
Atreio
28/03/2017 - 14h15
os golpistas estão fabricando diversos ‘ mandelas’ brasileiros. inconscientemente – pois são crianças, infantes e pedantes.
penoso e ilegal, mas o povo sairá mais lúcido disso tudo. mandela, marighella, marisa e tantos outros.
os bravos permanecem ao lado dos justos, aos canalhas restam os covardes.
força zé! o brasil sairá maior e mais lúcido disso tudo, após a destruição a jato e seus meninos terem oq lhes é devido: condenação, ridículo e vergonha eternos.
Graça Melo
28/03/2017 - 17h13
Moro quer manter Dirceu longe do pleito presidencial de 2018. Ele é uma das cabeças pensantes que Moro morre de medo!
Luis Gustavo de Oliveira
28/03/2017 - 17h43
Moro e toda direita nazifascista nojenta morrem de medo do Zé! LIBERTEM o homem!
Demilson Soares
28/03/2017 - 16h54
Coitadinho inocente kkkkkkkkkkkk
Atreio
28/03/2017 - 14h16
se vc tem evidência do contrario, manda pro sergf=inho pq ele tá perdidaço…][
se liga, rapaz.
és balta.
és willian botelho
és holliday
és o atraso
és a vergonha e o ridículo de sua familia.
Demilson Soares
29/03/2017 - 01h05
Todo mundo e inocente kkkkkkkkkkk calma que tem mais
Laercio Ferreira
28/03/2017 - 16h31
O MENSALÃO , É CAFÉ PEQUENO DIANTE DESTA CRISE IMORAL QUE PASSA O MUNDO E A NEO COLÔNIA , LIBERTEM OS LARANJAS JOSÉ DIRCEU E JOSÉ GENUÍNO , QUE FORAM CONDENADOS, A REVERIA DA ELITES JUDICIÁRIA E POLÍTICAS , E TAMBÉM LIBERTE O ALMIRANTE OTHON,, POIS NÃO TEM MOTIVO PRA ESTAR PRESO?? JUSTIÇA PRA QUEM PRECISA DE JUSTIÇA??
GERALDO RIBEIRO
28/03/2017 - 13h28
será que os governadores de esquerda ja cortaram as verbas do PIG em seus estados??
GERALDO RIBEIRO
28/03/2017 - 13h27
ensine seu filho a estar do lado do povo em todos os momentos, que ainda mandaremos moro, dallagnol e os delegados aecistas para a cadeia.
Valeria Brandao
28/03/2017 - 16h24
Coitadinho!!!!!!
Eloi Pinheiro Sales
28/03/2017 - 16h19
Só ingênuo pra acreditar nessa justiça brasileira.
Fosse nos USA metade de seus membros estariam condenados e sem receber salário nenhum.
Aqui os ladrões de toga apos serem condenados em última instância o que é coisa raríssima, são afastados com salário mensal garantido e pró resto dá vida. aqui pra nos,
Que país é este meu Deus.
Alberto Jorge Lula da Silva
28/03/2017 - 23h29
Temos q para com essa ilusão estadunidense!!! Mais de 80 % da maior população carcerária do mundo (cerca de 2 milhões de pessoas) são de negros, latinos, asiáticos e outras etnias, q não perfazem esse percentual na população estadunidense!!! Me desculpem, mas o judiciário estadunidense pra mim não é parâmetro nenhum de comparação!!!
Alexandre Guimarães Andrade
28/03/2017 - 16h16
Coitadinho do Zé… kkkkk
Mário Cesar Serafim
28/03/2017 - 13h08
Moro não é juiz. Não passa de um medíocre capitão do mato à serviço das elites larapias e escravocratas deste país. Ele dá cores morais à imoralidade que pratica com o apoio dessa mídia controlada por mia dúzia de famílias mafiosas.
Ricardo
28/03/2017 - 12h57
Alguém acredita que no Brasil temos justiça? Na realidade o poder judiciário atende os desejos da elite reinante e não adianta argumentar, apresentar defesa ou alegar falta de provas eles vão fazer o que bem entenderem para resguardar os golpistas e o futuro governo que está mais do que comprometido com interesses internacionais ou seja as convicções superam as provas, estamos numa ditadura jurídico – midiática e a população à mercê deste golpe, só uma denúncia internacional e um tribunal imparcial para resolver o problema, falta achar algum que se habilite, tá difícil e vai piorar se implantarem o parlamentarismo do PSDB, aí será a perpetuação do golpe.
Auxiliadora Machado
28/03/2017 - 15h53
Enquanto isso os diretores e doleiros corruptos estão desfrutando os frutos dá roubalheira em suas mansões. E os tucanos citados pelos delatores? Vão bem obrigado, gargalhando, certos da impunidade conferida pelos correligionários das instituições amigas envolvidas na operação do fim do mundo.
Milton Stecca
28/03/2017 - 23h51
Bom nome pra candidato do PT pra Presidente.
Walter De Araujo
28/03/2017 - 15h53
Presos políticos no Brasil????
Deuzelia Garrido
28/03/2017 - 15h51
É a ditadura de toga…
Eduardo Augusto
28/03/2017 - 15h49
Bem feito
Ismael Gomes
28/03/2017 - 15h44
ele já foi condenado mais de uma vez
Marlon Masson
28/03/2017 - 15h39
É por essa e inúmeras outras atitudes do juizeco, onde podemos ver, que ele não faz justiça. Ele faz justiçamento apenas contra um partido.
Milton Stecca
28/03/2017 - 23h53
Montagem fraca e sem credibilidade. Pega mal isso
Marlon Masson
29/03/2017 - 00h52
Kkkkkk
E essa aqui, tio? ;)
Neto Ribeiro
28/03/2017 - 15h32
Tá faltando os companheiros .O sapo barbudo
Hector Barbossa
29/03/2017 - 00h58
Tu é burro
Lili Brown
28/03/2017 - 15h27
Chega de perseguicao politica e INJUSTICA no Brasil! Todos em defesa de Jose Dirceu!!! Dia 31 todos unidos nas ruas do Brasil inteiro contra a perseguicao politica e injusticas e autoritarismo do juiz moro, contra a terceirizacao, contra a reforma da previdencia e contra este governo ilegitimo que esta massacrando nossos direitos, entregando as riquezas brasileiras ao estrangeiro e destruindo empresas nacionais!
carlos
28/03/2017 - 12h25
Temos que nos levantar contra esse abuso! Chega de injustiça! Enquanto isso, Aécio, o mais chato e mega delatado, solto!
Luiz Alexandre
28/03/2017 - 15h21
dirceu eh inteligente deve ser por isso
Joel Scabia Leitão
28/03/2017 - 15h18
Isto pode Arnaldo ???
Nora Augusta
28/03/2017 - 15h14
Interessante que os acusados de pagar propina ao Zé Dirceu foram absolvidos por falta de provas… Como pode? Propina paga por fantasmas? Seriam os mesmos fantasmas que assombram Temer?
Luis Gustavo de Oliveira
28/03/2017 - 15h14
Eu quero ver as provas, o conteúdo probatório que prendeu José Dirceu é baseado em delações sem sequer um documento comprovando os crimes que o acusam de ter cometido.
Em contrapartida, o senhor José Dirceu não tem conta na Suíça, não tem carros, e mansões de luxo, tampouco patrimônio não declarado, ao contrário de muitos que estão aí soltos e caçando os direitos do povo!
Zé Dirceu é inocente e eu não tenho dúvida nenhuma disso, a alegação da acusação é baseada em achismo, ou seja, presunção de culpa, sem provas cabais, apenas em convicções.
Como é? Vamos cruzar os braços até quando? Ontem foi o Zé, hoje é o Lula é amanhã somos nós!
Augusto Costa
28/03/2017 - 15h18
Dirceu está pagando caro pela quebra de boa parte do monopólio da globo onde quase a levou para falência, além de querer fazer mudanças no judiciário, ambos se uniram para propósitos, angariar acéfalos e desgastar o PT através de Dirceu.
Maurilio de Carvalho
28/03/2017 - 18h43
Não precisa de provas. A própria ministra Rosa Weber disse que a literatura jurídica permite condenar sem provas.
Aliás, se provas valessem algo para o judiciário brasileiro, Aécio Neves, José Serra, o dono do helicóptero com 450 kg de cocaína, entre outros estariam presos
Luis Gustavo de Oliveira
28/03/2017 - 18h54
Eu gostaria que a excelentíssima ministra tucana Weber me mostrasse o texto da desnecessidade de provas.
Eles usaram um instituto chamado “culpa presumida”, é um instituto usado na Itália na época dos grandes mafiosos pra incrimina-los por convicção.
Eu acho impressionante o desaparecimento daquele helipóptero com 450 kg de pasta base, o que se transformado em cocaína daria mais que tonelada da droga.
O estado democrático de direito foi violado no processo do mensalão e desde então eles vem abusando e rasgando o texto constitucional de 88.
Maurilio de Carvalho
28/03/2017 - 19h20
Estado democrático de direito???? Kkkkk. Para com isso. Em ditadura isso não existe. Aliás, o supremo rasgou e queimou a Constituição Federal em praça pública
Luis Gustavo de Oliveira
28/03/2017 - 20h30
O ideal era que respeitassem o estado democrático de direito né?!?! Mas como já vimos, isso virou piada mesmo rs’
As vezes me pego pensando se o que eu aprendi na faculdade de direito serve pra alguma coisa na atual situação do país.
É bem triste ver tudo isso acontecendo e a população cruzando os braços sem reagir
Ana Bulhões
29/03/2017 - 01h01
Maurilio de Carvalho http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/09/1345627-dirceu-foi-condenado-sem-provas-diz-ives-gandra.shtml
Ana Bulhões
29/03/2017 - 01h35
Luis Gustavo de Oliveira , penso que a sociedade está preparada agora para os desafios, as ruas já vem demonstrando. Eu diria que a sociedade despertou … , temos dia 31/3, 28/4 e muito mais pela frente. O povo brasileiro está no limite para a subserviência e já percebeu isso. Quanto ao Direito, está fragmentado, ferindo várias frentes da legislação civil, criminal, penal, obstruído, sim por um judiciário contaminado que tem seus poderes, provisórios, não se eternizará. Na verdade o povo está sendo amadurecido a duras penas, mas sairemos vitoriosos, afinal somos 200 milhões contra 2 milhões, a comparação é estimada , simbólica, mas reflete proporcionalidade.
Luis Gustavo de Oliveira
29/03/2017 - 01h48
Eu também estou na luta, afinal roubaram meu voto, roubaram meus direitos trabalhistas, agora querem roubar meu direito de aposentar.
Foi como eu disse e como venho dizendo desde os tempos do mensalão, foi com José Dirceu, agora é com Lula, amanhã é comigo, é com você, é com todo mundo que eles acharem que de alguma maneira são ameaça pra eles.
Eu vi o meu povo virar as costas pra primeira mulher eleita presidenta do meu país, isso me dói até hoje, porque Dilma é honesta, é integra e é um exemplo, uma mulher digna de ser presidenta e ser exaltada em qualquer lugar.
Eu vi o meu país mergulhar de cabeça numa onda nazifascista que não aceita pobre se formar em faculdade boa, não aceita ver pobre viajando de avião, não aceita não, eles têm nojo da gente que é pobre, eu com muito custo me formei, mas não sou ingrato, eu sei quem deu condições de eu chegar a ter esse título, muitos que estudaram comigo não tem nem noção disso e entraram de cabeça nesse ódio implantado pela mídia.
Eu tenho muita esperança, meu coração bate firme no lado esquerdo do peito mais do que nunca e é isso que me motiva a seguir lutando, eu também conheço bons juízes, bons políticos, bons religiosos, boas pessoas e são esses os que mantém minha esperança sempre viva.
Dia 31 eu paro também, dia 28 eu também pararei, contem comigo companheiros!
Thiago Alpendre da Rocha
29/03/2017 - 16h15
“Quer ver provas”?
Vc é o juiz?
Luis Gustavo de Oliveira
29/03/2017 - 16h20
Sou um advogado, operador do direito e mais do que isso um cidadão preocupado e esse processo me deixa bem preocupado mesmo é com o estado democrático de direito do meu país.
E sim, brevemente também pretendo prestar concurso público pra magistratura.
Com relação a ver as provas, é meu direito, afinal o processo é público, não preciso ser juiz ainda pra ver o processo.
Girlene Morais
29/03/2017 - 17h49
Dr Luis Gustavo de Oliveira, grande parte de nós julgamos sempre por achismos, poucos se prwocupam e sabem de seus direitos, a lava jato hoje, pra mim, virou palhaçada. O senhor Sergio mouro deixou de ser visto como um homem sério por algum de nós. Saímos compartilhando ódio, guiados por uma mídia tão corrupta quanto nossos governantes. É ótimo que o senhor esclareça isto.
Luis Gustavo de Oliveira
29/03/2017 - 20h59
A lava jato sempre foi um processo extremamente político, está acabando com as indústrias nacionais, vinculam o nome das empresas com corrupção ao invés de punir o corrupto pra não prejudicar economicamente as empresas.
O Juiz Moro é um político, pra mim não é Juiz, porque pra ser Juiz tem que ser imparcial e só no Brasil que um “Juiz” grampeia e divulga em rede nacional conversas telefônicas particulares de uma presidenta da república e continua no cargo.
Mas esse problema todo começou com o Mensalão, com a tese do “domínio do fato” que acusa sem provas como você disse, no achismo e prende quem quer a hora que quer sem respeitar a constituição ou qualquer lei basilar processual. Eu não compartilho discurso de ódio, nunca cai nessa onda, eu sei quem me ajudou a me formar, assim como eu sei de onde eu vim e pra onde eu vou e quem tá no lado do povo!
Criaram um caos no país com toda essa história, prenderam gente inocente, caçaram uma presidenta honesta e digam o que quiser, pra mim dona Marisa foi assassinada.
Ataides Tiguera
28/03/2017 - 15h13
Lugar de ladrão é na cadeia, e está faltando os companheiros junto dele.
Benoit
28/03/2017 - 13h32
Voce já provou que voce mesmo não um ladrão?
Valkiria Sueli
28/03/2017 - 19h05
Prova, quero ver vc provar.
Jaqueline Navegantes
28/03/2017 - 19h37
Quem tem que provar são os autos e o processo, vc já entrou no site e leu todo o processo e a condenação? O que saí na mídia é só o veredicto para saber das provas é só vc se dar ao trabalho de ler o processo. E vc que prova vc tem que ele não cometeu crime? A palavra dele? Fala sério! Argumento ridículo!
Jaqueline Navegantes
28/03/2017 - 19h39
http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/dirceu-e-condenado-pela-segunda-vez-na-lava-jato/?amp
Luis Gustavo de Oliveira
29/03/2017 - 01h26
Eu li o processo inteirinho, aliás os dois, essa ação penal esdrúxula, aliás só servirá de base pra minha tese de mestrado, não tem nem pé e nem cabeça, é uma afronta ao estado democrático de direito, Jose Dirceu foi condenado com base em convicções, não existem provas, é como dizem popularmente, um disse que me disse, mas não existem provas cabais que o incriminem.
Em contrapartida, a senhora diz que quem tem que provar sua inocência é o próprio, não não, não é assim que funciona, a não ser que você queira revogar a Constituição Federal, diante disso tudo, quem teria que provar alguma coisa é apenas e tão somente a parte acusatória, parte está que em momento algum provou nos autos alguma coisa contra José Dirceu, o réu foi incriminado com base em alegações e uma teoria chamada de “domínio do fato”.
A citada teoria é inconstitucional, pois da o poder de o julgador presumir a culpa, ou seja, condenar por achar que é culpado e assim foi Jose Dirceu condenado com base na teoria do domínio do fato que jamais foi usado no Brasil, apenas nestes processos extremamente políticos, sem técnica processual nenhuma.
José Dirceu comprovou não ter contas no exterior, comprovou mediante notas declaradas que todo o seu patrimônio foi adquirido de maneira lícita e mesmo assim foi condenado.
É isso, obrigado e boa noite!
Rosane Barnard Ferreira
28/03/2017 - 15h09
Aonde estão os advogados do Dirceu que ainda não se manifestaram contra a prisão ?
Jaqueline Navegantes
28/03/2017 - 19h34
Ele é reincidente, estava cumprindo pena pelo mensalão e foi preso de novo. E já teve mais 2 condenações pela lava jato.
http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/dirceu-e-condenado-pela-segunda-vez-na-lava-jato/?amp
Rosane Barnard Ferreira
28/03/2017 - 23h26
Jaqueline Navegantes “…Estou preso há vinte meses, embora condenado em Primeira Instância. Logo, com direito a responder em liberdade, até pela decisão do STF de trânsito em julgado em Segunda Instância para execução da pena…” José Dirceu
Jaqueline Navegantes
28/03/2017 - 23h48
Rosane Barnard Ferreira ele já era condenado pelo mensalão estava em prisão domiciliar então não é mais réu primário, perdendo o direito a responder o segundo processo em liberdade. Ele qd fala esquece de dizer da outra condenação.
Andre Luchesi
28/03/2017 - 15h06
Está correto , pois enquanto estava solto continuava a cometer crimes.
Rosane Barnard Ferreira
28/03/2017 - 15h12
Antony Garotinho, Aécio, Renan, Jucá, Temer, Caiado, Maia, Lobão, Sarney… estão soltos e roubando.!! E então?
Andre Luchesi
28/03/2017 - 15h13
Pra vc ver como ele é perigoso.
Leandro Duarte
28/03/2017 - 15h15
nota-se pelo seus argumentos que não é só cabelo que falta nessa cabeça.
Gu Vieira
28/03/2017 - 15h20
Certamente…
Andre Luchesi
28/03/2017 - 15h26
Cometia crimes até quando aguardava julgamento
Andre Luchesi
28/03/2017 - 15h26
Andre Luchesi
28/03/2017 - 15h26
Tem crime pra dar e vender.
Luis Gustavo de Oliveira
28/03/2017 - 15h48
https://youtu.be/-pcnIadBMaE onde estão as provas?
Jaqueline Navegantes
28/03/2017 - 19h42
Rosane Barnard Ferreira …tirando garotinho que uma desembargadora soltou .Todos os outros tem FORO PRIVILEGIADO. Vc não sabe disso? Em vez de lutar cegamente pelo PT …lute pelo fim do FORO PRIVILEGIADO aí veremos esses bandidos todos na cadeia.
Rosane Barnard Ferreira
28/03/2017 - 23h14
Jaqueline Navegantes , minha resposta foi para o Eduardo de Melo M. que diz que “Lugar de ladrão é na cadeia” e “ainda falta o chefe” (Lula). Entendeu? SE lugar de ladrão é na cadeia, os ladrões que eu citei estão soltos, independentes de Foro ou não. Estão soltos!! “…lutar CEGAMENTE pelo PT…” Eu ? Só quero justiça!!