Menu

Repórteres Sem Fronteiras afirma que sequestro de Eduardo Guimarães é grave atentado à liberdade de imprensa

O Ministério Público Federal (MPF), assinando cheque de seu autoritarismo golpista, tenta atacar o blog de Eduardo Guimarães dizendo que ele faz “propaganda político-partidária”. Ora, em primeiro lugar, se isso fosse crime, tinha que começar prendendo os jornalistas da grande mídia, que fazem propaganda político-partidária dia e noite. Aliás, só fazem isso. São promovidos por […]

25 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O Ministério Público Federal (MPF), assinando cheque de seu autoritarismo golpista, tenta atacar o blog de Eduardo Guimarães dizendo que ele faz “propaganda político-partidária”. Ora, em primeiro lugar, se isso fosse crime, tinha que começar prendendo os jornalistas da grande mídia, que fazem propaganda político-partidária dia e noite. Aliás, só fazem isso. São promovidos por fazerem isso. E são demitidos quando não fazem.

Definir o que é “propaganda político-partidária” é uma interpretação subjetiva. Além disso, e se fizesse? Jornalistas podem fazer propaganda político-partidária. A gente que defende a democracia na mídia nunca reclamou que a grande imprensa fizesse propaganda político-partidária, e sim que ela fosse hipócrita e não admitisse isso e, sobretudo, criticamos o monopólio sobre concessões públicas, propriedade cruzada de meios de comunicação e falta de regulamentação do setor. O Merval Pereira pode continuar fazendo a “propaganda político-partidária” que ele quiser. Pode ser candidato do PSDB. Não defendemos que ele seja vítima de brutalidade judicial por causa disso.

Em segundo lugar, o MPF vai mais longe e cita o fato de Eduardo Guimarães ter sido candidato em 2016? O que tem isso? Carlos Lacerda, um grande jornalista de direita (golpista também, por sinal) também foi candidato. Isso o tornava menos jornalista?

Fernando Morais, grande escritor brasileiro, já foi candidato, isso o torna menos escritor?

João Ubaldo Ribeiro foi candidato, Graciliano Ramos foi secretário de Educação em Alagos, isso os tornavam menos escritores?

O MPF quer dizer o que? Que o cidadão brasileiro não tem mais direitos políticos? Sim, porque se o fato de ser candidato cassa, automaticamente, minhas liberdades, então o direito político também não existe.

A Repórteres Sem Fronteiras, principal organização internacional voltada para a defesa da liberdade de imprensa e expressão, já se manifestou, duramente, contra o sequestro do blogueiro Eduardo Guimarães. O representante dela no Brasil afirmou que a entidade irá soltar uma nota sobre o assunto.

***

Condução coercitiva de blogueiro é grave atentado à liberdade de imprensa, diz Repórteres Sem Fronteiras
Por Daniela Fernandes
De Paris para a BBC Brasil

Sergio Moro despachou mandado de condução coercitiva de blogueiro na última terça-feira

Para a ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF), com sede em Paris, a “clara tentativa de quebra do sigilo da fonte” do blogueiro Eduardo Guimarães, do “Blog da Cidadania”, representa “um grave atentado à liberdade de imprensa e à Constituição brasileira, que garante esse direito”, afirmou à BBC Brasil Artur Romeo, coordenador de comunicação da organização no Brasil.

O blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo, na terça-feira, de um mandado de condução coercitiva determinado pelo juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal do Paraná.

Guimarães prestou depoimento na Superintendência da Polícia Federal em São Paulo. Moro também determinou a apreensão de documentos, aparelhos e arquivos eletrônicos do blogueiro.

A ação apura o suposto vazamento de informações da 24ª fase da operação Lava Jato, iniciada em março de 2016, que tinha como alvos o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sua família e assessores.

“A condução coercitiva desse jornalista já é por si só um abuso, já que ele não havia sido convocado para depor nem se negado a fazê-lo”, afirma Romeo, da RSF. “É um recurso abrupto para forçar o depoimento”, ressalta.

O blogueiro, que já havia chamado Moro de “psicopata” em sua conta no Twitter, divulgou informações vazadas sobre a condução coercitiva de Lula, que ocorreu em março.

O Ministério Público Federal disse na época que a divulgação da informação teria prejudicado a operação.

A Repórteres sem Fronteiras diz que está investigando o caso do blogueiro e que ainda não conversou com Guimarães. Mas com base nos elementos obtidos até o momento, para a organização “está claro que houve tentativa de quebra do sigilo da fonte, agravada pela condução coercitiva”.

Isso, na avaliação da RSF, é “uma clara violação do direito de sigilo da fonte do jornalista, o que é preocupante”.

Blogueiro é acusado de vazar informações sobre condução coercitiva de Lula em 2016

Em nota, a Justiça Federal do Paraná afirma que Guimarães “é um dos alvos de investigação de quebra de sigilo de investigação criminal no âmbito da Lava Jato, ocorrida antes mesmo de buscas e apreensões”.

“Pelas informações disponíveis, o Blog da Cidadania é veículo de propaganda política, ilustrado pela informação em destaque que o titular seria candidato a vereador pelo PC do B pela cidade de São Paulo”, diz a nota da Justiça do Paraná, acrescentando que Guimarães “não é jornalista, independentemente da questão do diploma”.

“Seu blog destina-se apenas a permitir o exercício de sua própria liberdade de expressão e a veicular propaganda político-partidária”, acrescenta ainda a nota da Justiça Federal do Paraná.

“Não é necessário diploma para ser jornalista, mas também não é suficiente ter um blog para sê-lo. A proteção constitucional ao sigilo de fonte protege apenas quem exerce a profissão de jornalista, com ou sem diploma. A investigação, por ora, segue em sigilo, a fim de melhor elucidar os fatos”, conclui a nota.

Para a RSF, “é extremamente preocupante um juiz emitir juízo de valor sobre a atuação de um jornalista ou de um blogueiro que edita há 12 anos um blog de opinião e de informações de interesse público”, diz Romeo.

A Repórteres sem Fronteiras ressalta que a profissão de jornalista vem evoluindo nos últimos anos e prefere não entrar na discussão se blogueiro é jornalista ou não ou se ele tem diploma.

“Há um entendimento amplo do trabalho de jornalista. Ele edita um blog, transmite informações de interesse público e, como são sigilosas, a Polícia Federal vai coagi-lo a revelar a fonte”, diz Romeo.

A RSF irá divulgar uma nota sobre a condução coercitiva de Guimarães.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Gonzales

23/03/2017 - 00h35

Pelo andar da carruagem, as pessoas agora não podem mais ter um posicionamento político e transmitir suas opniões, o ator Sérgio Mamberti falou que o período atual é parecido com o que estava contecendo em 1966 e 1967, estamos indo mesmo para um estado de vigilância das opniões.

Gustavo Pacheco

22/03/2017 - 22h17

Moro, “líder da direita coxinha, golpista, facista, nazista e reacionária deste país.” KKKKKK

Marcia Vieira

22/03/2017 - 22h05

É ruim…sequestro????

Alberto C. Passarelli

22/03/2017 - 20h46

Quero saber quando o Moro vai mandar prender o Bonner pelo mesmo motivo…

Carrie Coleman

22/03/2017 - 20h08

Carrie Coleman

22/03/2017 - 20h07

TecTudo Eletro Refrigeração

22/03/2017 - 19h59

Tomou posse “do” STF agora mesmo, o Alexandre dos imorais.

    Roberto Machado Cassucci

    22/03/2017 - 18h17

    Eis que surge, INCITATUS…

Henrique

22/03/2017 - 16h20

Gente sem argumentos, esses trolls da direita.
Só repetem essas baboseiras de Moro, não conseguem articular nada inteligível para questionar a Repórteres sem Fronteiras, são uns beócios.

Mari Valadão

22/03/2017 - 18h35

O juizeco de merda querendo aparecer novamente ele só não vai atrás do Aécio que deve ser seu amigo de infância como era Alberto

Antenor Nicolau

22/03/2017 - 18h24

Moro golpista é outra vergonha brasileira, junto com, com governo ladrão, analfabetismo, latifundiários e a família bolsonarete

Bruno Bruno

22/03/2017 - 18h21

Sair falando merda é ser jornalista agora….. a classe jornalística deveria se revoltar com a péssima representividade que estão tendo, não com a polícia. Parabéns PF.

    Aníbal Araujo

    22/03/2017 - 19h08

    Lamentável ver pessoas ovacionando ações autoritárias por parte daqueles que em ” tese” deveriam garantir o direito inalienável dá expressão, que é o oxigênio dá democracia, sem liberdade de expressão a democracia não sobrevive.
    Este juizeco de primeira instância não pode se colocar como Deus, se quisesse não sofrer críticas, teria que ser imparcial e apartidário, situações que ele está a anos luz de ser!

Emilia Silveira

22/03/2017 - 18h15

Compartilhem mto pra ir pro topo !

Laercio Ferreira

22/03/2017 - 18h05

EU MORO DE VERGONHA HOJE DESTA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DO JUDICIÁRIO , COM ESTES ELEMENTOS NOCIVO A DEMOCRACIA TÃO FRÁGIL DA REPÚBLICA DE BANAS E ABACAXIS DO PODER, OS BABACAXIS ,DE NÓS ENGANAR PELA IMPRENSA DO MONOPÓLIO GOLPISTAS DA NEO COLÔNIA? A PIROTÉCNIAS FORAM ARMADAS E EXPLODEM NO CEO ??

Demilson Soares

22/03/2017 - 17h52

Kkkkkkkkkkkkkkkkkk vamos la moro

WG

22/03/2017 - 14h18

A banca transformou o judiciário em seu departamento jurídico. Não temos democracia e não temos mais justiça. As marionetes do judiciário e da polícia federal continuam golpeando o patrimônio público e os direitos sociais. No momento em que a banca alcançar esses objetivos, poderá cessar os golpes e permitir o restabelecimento formal do estado de direito, caso considere alto o custo para manter o regime de exceção. Mas essa “permissão” poderá ser cancelada, sempre que seus interesses forem contrariados. Conclusão: a ” democracia permitida” pela plutocracia é uma ditadura disfarçada, e somente uma revolta social poderá restabelecer a democracia, em sua essência.

Irion

22/03/2017 - 14h12

Enquanto tivermos estes Doidos-a-jato soltos e desimpedidos, o Brasil morre!

Elcy Carvalho

22/03/2017 - 17h05

Agora blogueiro virou jornalista… Parabéns Moro, chicote neles…

    Hannibal de Sousa

    22/03/2017 - 17h44

    Está com saudades de levar chicotadas, não é? Eu fico feliz quando barram brasileiros como tu no aeroporto de Barcelona.

    Zendo de Melo

    22/03/2017 - 18h02

    Barram na Itàlia tambèm.A verdadeira carne podre.

Martins Lopes

22/03/2017 - 17h00

condução coercitiva agora virou sequestro. huahuahuahua

Antonio R. Guerra

22/03/2017 - 16h52

Mande todos para cela.
Viva lá vita vamos Moro…

Maria Teixeira de Magalhaes

22/03/2017 - 16h35

Nao adianta os Repórteres Sem Fronteira denunciar, o Moro nao tem limites.


Leia mais

Recentes

Recentes