Por Bajonas Teixeira de Brito Junior, colunista de política do Cafezinho.
Eduardo Guimarães está sendo perseguido. Em relação à sua condução coercitiva de ontem, só seria justificada se jornalistas ou editores da Globo, da Isto é, da Veja, e outros veículos que vazaram informação originadas da Lava Jato fossem igualmente processados e, dada a ameaça que representariam para a operação, também conduzidos coercitivamente. Isso não aconteceu nem acontecerá. Portanto, se Eduardo Guimarães foi, só ele, conduzido coercitivamente e vitimado por um processo, é perseguição.
Mas a perseguição não para por aqui. Há outro processo em que o blogueiro é acusado de algo ainda mais grave: “ameaçar” o juiz Sérgio Moro. É sobre esse segundo processo que quero me deter. Vou recordar suas origens porque são esclarecedoras sobre o teor persecutório contido na nuvem tóxica que hoje ameaça a blogosfera. Depois veremos como essa perseguição faz pensar em uma ação preparatória para a prisão de Lula.
Tudo começou com tuítes em que Eduardo Guimarães buscou divulgar seu artigo Direita prefere destruir o país a aceitar justiça social em junho de 2015. A ilustração escolhida foi a de um poço, já que quando a situação econômica se torna muito ruim, como ocorre nas crises econômicas, se diz que chegou “ao fundo do poço”. O leitor deve ficar de olho nesse poço, porque daqui a pouco ele vai cometer um crime.
Após esse primeiro tuíter, outros cinco foram postados em sequência, todos relacionados com a exposição genérica do artigo para despertar o interesse do leitor.
Os dois primeiros, indicam que a crise econômica é artificialmente produzida por desejos políticos. Ou seja, diante da continuidade do PT na presidência, um grupo social teria preferido desestabilizar o país, com todos os riscos que isso representa para a economia, para chegar ao leme do poder.
Seria interessante se Guimarães, na posse de uma bola de cristal, pudesse naquele momento, em meados de 2015, prever o destino de alguns dos mais ativos promotores da crise política: Aécio Neves, José Serra, Eduardo Cunha, Geddel Vieira, e tantos outros que, investindo na criação artificial da crise, terminaram tragados e levados por ela.
Literalmente, eles jogaram todas as suas fichas na produção da crise, no impeachment, no processo contra a chapa de Dilma, na perseguição a Lula. Mas, no correr do tempo acelerado e trepidante de uma crise intensa, acabaram vítimas dos seus próprios ardis. Enfim, eles cometeram seus próprios suicídios ao forçarem artificialmente a construção da crise política. Ao invés de serem galgados ao topo do poder, foram despejados no fundo da sarjeta.
São fatos que estão ai, que nada têm de exóticos: assim como fizeram certas personagens da crise, um grupo social imenso está cavando sua própria sepultura. Não é esse o tormento da classe média que, de súbito, descobriu que vai perder a aposentadoria?
Isso é dito de forma a mais transparente numa frase isenta de qualquer ambiguidade no tuíte seguinte:
Há um esforço coletivo de desestabilizar o país. Não é um, não são dois indivíduos isolados, são grandes grupos sociais, aqueles que o autor chamou de “a direita”, que investem no caos agitando a crise política. Sequer havia crime, deslize ou erro por parte de Dilma. As “pedaladas” eram uma espécie de palavra mágica, de “abracadabra”, de celerados querendo fazer a mágica de chegar ao poder sem votos.
Para muitos, inclusive, aquele “abracadabra” veio a tornar-se muito em breve um “abra cadeia”. A esses, a busca de derrubar o PT saiu muito cara. Mas, o autor não se prendeu a esses casos específicos, não tinha bola de cristal. Na época da publicação do artigo, aliás, em junho de 2015, Cunha estava no auge do seu poder. Aécio era o homem mais limpo da república, impoluto e impetuoso nas denúncias contra a corrupção. Ainda não era conhecido pela alcunha da lista da Odebrecht, Mineirinho, nem tinha os seis pedidos de investigação que, hoje, com a lista da Janot, é a sua paga pelos serviços prestados no impeachment.
Falando não sobre o destino de A ou B, mas de todos aqueles que achavam que iam ter grande vantagem com a derrubada do governo legitimamente eleito, o blogueiro sentenciava:
Aqueles que pensavam poder brincar com fogo sem se queimar, enganavam-se. Uma vez instalada a crise, todos seriam vítimas dela. Feitas essas considerações prévias, o autor posta então uma frase relativamente infeliz, que até se compreende pelo grau de polarização em junho de 2015, mas que, nem de longe, traz algum vestígio do que dele quiseram extrair: ameaça à vida de Sérgio Moro. Diz ele:
É evidente, pelo que veio antes, que as palavras “vão custar seu emprego, sua vida” não se referem a Sérgio Moro. Elas se referem ao sujeito anteriormente mencionado: “cada brasileiro”, isto é, cada brasileiro que torceu pela derrocada petista se arrisca a pagar com seu emprego, sua vida.
Não há dúvida de que o “vai custar seu emprego, sua vida” não se dirige a Sérgio Moro. Juízes no Brasil não perdem o emprego. Mesmo os acusados de crimes graves, são, no máximo, aposentados. Então, seria descabido ver aqui uma ameaça ao juiz. Está claro que a menção se refere ao sujeito referido na frase anterior.
Mas então, o processo todo se baseia numa mentira? Sim e não. Sim, quanto ao fato, não há dúvida, nunca o blogueiro disse ou pensou em ameaçar Sérgio Moro nem ninguém. Isso está fora de qualquer dúvida razoável.
Mas também é verdade que no Brasil hoje a “verdade” e a “realidade” passam por uma conexão mídia-poder. É a conexão de mídia e poder executivo que torna, por exemplo, “real” a necessidade de uma “reforma da previdência”.
Foi a conexão mídia-poder-empresariado que tornou “real” o crime de responsabilidade de Dilma e, portanto, a “legitimidade” do impeachment.
Foi a conexão mídia e PF que acabou de destruir as exportações brasileiras de carnes, reduzindo as vendas de US$ 60 milhões diários, que vinha sendo a média em março, para pouco mais de 1% desse valor, ontem, terça-feira – apenas US$ 74 mil.
Tudo isso devemos à inteligente e produtiva aliança de mídia e poder. Muito se agradecerá a ela no futuro.
É a mesma a conexão por trás do caso da “ameaça” de Eduardo Guimarães a Sérgio Moro. Basta ver a sua certidão de nascimento. Observem.
Logo após a publicação do artigo em 2015, um blogueiro da Veja, exatamente como ocorre em todo período em que uma inquisição é posta à serviço do poder, teve uma visão inspirada:
Esta foi a primeira peça da conexão. Em seguida, uma associação de juízes de Curitiba representou contra Guimarães sintonizados nesta inspiração.
Enfim, feita a conjunção Mídia-Poder, instaurou-se uma “verdade”. Não importa que ela não tenha nenhuma veracidade e facilmente se deixe desmentir pela leitura das “provas”. O importante é que “verdade”, numa conjuntura de golpe, passa a ser o que a conexão de mídia e poder dita. Vivemos uma ditadura da comunicação. E, em toda ditadura, se busca perseguir e intimidar os comunicadores através da censura e do medo.
É exatamente essa conexão de Mídia e Poder Judiciário, que torna hoje “verdade” as seis denúncias que os ministérios públicos (Curitiba, Brasília e São Paulo) levantaram contra Lula. Dizer, como disse no dia 12, o procurador Dallagnol que Lula irá a julgamento em breve e poderá ser “condenado ou absolvido” é pura comédia. Nessa conexão Mídia-Poder Judiciário o “julgamento” começa quando o “crime” é vazado e, o primeiro ato desse julgamento, é a condenação. A condenação de Lula já está escrita há muito tempo. Desfazer essa escrita, é o que se espera da mobilização de uma mídia democrática.
Esse é o motivo por que Moro antecipou o depoimento de Eduardo Guimarães no processo do “vazamento”. Se trata de intimidar e calar a mídia que pode desfazer a “verdade” da conexão Mídia-Justiça. Ou seja, esse movimento de ataque à mídia alternativa é uma preparação para a prisão de Lula. Lembremos que, segundo Dallagnol, a sentença sairá até meados desse ano. Portanto, em muito pouco tempo.
É por isso que é tão importante a existência do contra-discurso da mídia alternativa. Não se trata apenas de “outras narrativas”, mas sobretudo de um outro princípio de verdade, fundado na sociedade e no valor da comunicação isenta de violência para a democracia. Baseada, portanto, numa esfera pública que repudia a repressão e a imposição de uma lógica exterior à verdade.
Esse é o princípio de democracia. E é por ser uma figura de destaque nesse ambiente, em que a verdade não se baseia nem na língua de trapo dos caluniadores nem no vil metal do poder, que Eduardo Guimarães está sendo perseguido.
Norma Miglietti
25/03/2017 - 12h45
CHEGAR A LULA
Berg Agop Kherkhetchlian
24/03/2017 - 03h22
https://www.facebook.com/partido10brasil/videos/vb.448529311980229/749854891847668/?type=2&theater
Sebastiao Amorim
24/03/2017 - 03h11
Como pode interpletar um texto se não o lê .
Sebastiao Amorim
24/03/2017 - 03h10
O moro tem medo da propria justiça a qual se integra se são jornalistas da globo e veja podem qualquer coisa mas do contrario mandam prender .se não tem cacife pede pra sair
Cleide Vieira Matos
24/03/2017 - 00h35
Canalha, incompetente
Glaucia Cristina Valerio
23/03/2017 - 23h53
Por qual crime?
Dorinha Almeida
23/03/2017 - 22h22
Ele nao está sendo perseguido .Ele é parte do bando tem e que ser preso tb
Fabricio Alves
23/03/2017 - 21h39
*CAMPANHA: VOLTA LULA*
*O ATOR MARCELO MADUREIRA PUBLICOU O QUE SEGUE SOBRE O LULA.*
*VOLTA LULA! e traga de volta as DUAS REFINARIAS que VOCÊ DOOU para a BOLÍVIA!*
*VOLTA LULA! e traga de volta os 1,2 BILHÕES DE DÓLARES que VOCÊ “EMPRESTOU” para HUGO CHÁVEZ!*
*VOLTA LULA! e traga de volta os BILHÕES DE DÓLARES que VOCÊ MANDOU para CUBA, HAITI E OUTROS, QUE AQUI TAMBÉM TEM CRIANÇAS MORRENDO DE ANEMIA;*
*VOLTA LULA! e traga de volta os 10,6 BILHÕES DE REAIS que VOCÊ EMPRESTOU para o EIKE BATISTA (SEU TESTA DE FERRO) E QUE AGORA ESTÁ EM SITUAÇÃO PRÉ-FALIMENTAR!*
*VOLTA LULA! e traga de volta os 25 MILHÕES DE EUROS que VOCÊ LEVOU com a ROSE para PORTUGAL;*
*Volta Lula, e explica o MENSALÃO, que vc planejou e que tinha o “Quartel General” ao lado da sua sala…*
*Volta Lula, e explica o fenômeno “ROSE”;*
*Volta Lula, e explica os 6.000 médicos cubanos;*
*Volta Lula, e explica a falência do SUS;*
*Volta Lula e explica onde foi parar a reabilitação da indústria naval brasileira;*
*Volta Lula e explica os 4,8 bilhões gastos na transposição do Rio São Francisco e que hoje está tudo abandonado…*
*Volta Lula, e explica os 0,20 centavos mais caros do planeta;*
*Volta Lula e explica os 39 ministérios;*
*Volta Lula, e explica a falência da Petrobras;*
*Volta Lula e explica os 20% de inadimplência do programa eleitoral “minha casa minha vida”, que os brasileiros que trabalha
Selma LM Mendes
23/03/2017 - 20h10
V de …
Laercio Ferreira
23/03/2017 - 19h31
pão com mortadela , um sanduíche muito bom, fica com a lula bonzinho pra você, eu fico com o que de melhor excel~encia já apareceu na político lula da silva??
Eva Adão Silva
23/03/2017 - 23h39
golpistas são nojentos
Beto Coelho Vintagi Bulls
23/03/2017 - 17h24
Quem não deve não temer kkkkkkk
José Roberto Muniz
23/03/2017 - 16h58
Ele não está sendo perseguido. Ele deve pagar, dentro da lei e com amplo direito de defesa, como está tendo, por seu golpismo, intolerância, ódio e fascismo vermelho.
Glaucia Cristina Valerio
23/03/2017 - 23h50
Uai, ele está sendo acusado de golpista, intolerante e de ser fascista? Kkkkkk, tem que julgar e prender muita gente antes.
Nórci Coelho
24/03/2017 - 01h18
Tadinho .
José Roberto Muniz
24/03/2017 - 01h32
Glaucia Cristina Valerio, verdade, guxa. Bjs!
Eric Cabral Ribeiro
24/03/2017 - 10h51
Esse jumento não sabe o que fala , vai a merda seu imbecil
Rogério Carvalho
23/03/2017 - 16h21
Tomara que dê muito certo essa estratégia!
Marcia Vianna
23/03/2017 - 09h57
Esse moro é um psicopata
Rogério Carvalho
23/03/2017 - 16h25
Pra todo bandido petralha, moro e psicopata mesmo! É melhor JAIR se acostumando, o país não vai tolerar mais corruptos!! Viva MOROOO
Zeca Rodrigues
23/03/2017 - 04h40
ISSO É DITADURA. ….
Marcila de Souza Teixeira
23/03/2017 - 01h03
É isso mesmo. Eles estão acabando com o Brasil, e seu povo, por puro capricho. Simplesmente, por causa de não poderem mais tomar o Poder do PT. E isso já aconteceu em Porto Alegre, quando o PT governou por 16 anos a Capital. Então, fizeram uma campanha de difamação tão grande, que conseguiram o que queriam. E até hoje, os gaúchos estão perdidos, e não sabem mais votar,infelizmente.
André
23/03/2017 - 00h52
O texto é claro, sem margens para dubiedade. Só me vem 2 hipóteses, ou o juiz agiu de má fé ou é analfabeto funcional.
Anônimo
23/03/2017 - 00h50
O texto é claro, sem margens para dubiedade. Só me vem 2 hipóteses, ou o juiz agiu de má fé ou é analfabeto funcional.
Amanda Degas
23/03/2017 - 02h44
ja viu ele mandar algum corrupto inocente pra prisao???!! kkkkkk
Fernando
23/03/2017 - 01h05
Só estamos vendo ele é alguns da PF, em conchavos com partidos políticos, acabarem com empregos de milhões de brasileiros.
Você pelo jeito deve estar bem empregada, olhando para seu próprio umbigo.
Carolina Santos
22/03/2017 - 21h41
DIRETAS JÁ!!!!
João Cláudio Fontes
23/03/2017 - 00h08
Fora Temer ! Diretas Já ! Brasil urgente , Lula presidente !
Rogério Carvalho
23/03/2017 - 16h26
Presidente vensceslau ou Bernardes?!?!
João Cláudio Fontes
23/03/2017 - 16h27
Do Brasil
Dorinha Almeida
23/03/2017 - 22h26
Tirar ladrão para botar ladrão. E melhor nova eleição
CARLOS
22/03/2017 - 20h25
ACHO QUE O PAÍS ESTÁ PRECISANDO DE UMA REVOLUÇÃO ARMADA. OS AMERICANOS FERRARAM CONOSCO. OAS FORÇAS ARMADAS ESTÃO CONIVENTES COM A SITUAÇÃO. DEVEMOS DEFENDER NOSSO PAÍS ACIMA DE TUDO. EXPULSAR OS GOLPISTAS OU ELIMINÁ-LOS. NÃO NOS RESTA MAIS ALTERNATIVAS. O CAOS SOCIAL JÁ ESTÁ CRIADO.
Clara Carvalho Carvalho
22/03/2017 - 22h31
DUPLA INFERNAL: PSICOPATEMER E PSICOPAMORO!
Rogério Carvalho
23/03/2017 - 16h23
Nunca vi bandido(a) gostar de juiz, filha!!!
Clara Carvalho Carvalho
23/03/2017 - 21h39
Que juiz?
Laercio Ferreira
22/03/2017 - 22h18
DA GLOBO ,DA VEJA , DA ISTO È , ISSO DÁ CANÇÃO DE CORRUPÇÃO ,, DE PAI-PATROCIONADORES PERPETUADOS DOS CAPITAIS PRIVADO QUE ELEVARAM ESTE PAÍS E PROMOVERAM PARA QUARTO MUNDÍSTAS DOS GOLPE, UMA FACHADA QUE ENTORNAM O POVÃO???
Rogério Carvalho
23/03/2017 - 16h22
Bonzinho mesmo é o Lula, né pão com mortadela?!?!
Elizabeth Sfrizo
23/03/2017 - 17h57
Rogério Carvalho , bonzinho é o meu gato que só faz xixi na caixinha. Lula é excelente!!! ?
Alex Flores
22/03/2017 - 21h23
C O M P A R T I L H A N D O:
Estão votando a TERCEIRIZAÇÂO: e o povo que vai tomar no rabo não tá nem aí…
https://www.facebook.com/ptnacamara/videos/vb.396614643772478/1046239732143296/?type=2&theater¬if_t=live_video_explicit¬if_id=1490136522852393
Ana Esmeralda Fonseca Costa
22/03/2017 - 21h13
#Lula 2O18
Jorá Maria umburanas Santos
22/03/2017 - 18h13
Eles não são louuuuuuuuuuuucccccccccccccccccccoooooooooooooooooooooooooos. de PRENDER E TIRAR LULA DE CONCORRER EM EM 2018 O POVO UNIDO JÁ SERÁ VENCIDO.
Atreio
22/03/2017 - 18h03
moro já era. o impairment social q ele levou fez ele passar valer R$0,00 desde a ultima sexta…..ele tem valor negativo hj até.
por onde passa, são ouvidos gritos de golpista e leite com pêra de maringá.
o golpe já babou. ninguem mais quer estar ao lado de golpista na foto. o brasil é muito maior doq os tres pateats pensam.
alias, eles já jogaram dois septuagenarios pra levar a culpa pelo escabroso triplex da paulinha-mossack-veincre em paraty…os 3 patetas.. verdadeiros irmãos metralha do brasil: ricos, canalhas e pervertidos. não passarão, não mais.
sidnei
22/03/2017 - 18h01
Prezados,
Não precisa publicar meu comentário, mas meu temor é de que se plante uma prova falsa no equipamento do Eduardo, contra o Lula. Que este seja o “elemento” que evidencia alguma “culpa” -obstrução da justiça.
Quanto ao que o Eduardo escreve: certíssimo, mas pelo que percebo a ideia da direita é arrebentar tudo. Vai ficar pior do que o que ele fala. Pior do que imaginei. Pior do que todos esperavam.
Luciano Carvalho
22/03/2017 - 20h48
Não é possível! Todos dá esquerda que a PF apura está sendo perseguido. Paciência.
Mandarim
22/03/2017 - 18h30
Nao e verdade. Meu ovo esquerdo realmente produziu o semen que meu pinto despejou dentro de seu canal retal, ou seja, ele realmente e o culpado por sua gravidez intestinal!
HOCUS POCUS
22/03/2017 - 20h29
BOA,TAMBÉM PERDI A PACIÊNCIA COM ESSA CORJA DE IMBECIS ,OS GOLPISTAS.
Irene Bastos
22/03/2017 - 20h32
#Lula2018
Rogério Carvalho
23/03/2017 - 16h28
Lula presidente! So não sei se vai ser presidente Bernardes ou presidente vensceslau! Bolsonaro 2018
Irene Bastos
23/03/2017 - 19h26
Bolsonazi é incompetente, não gira bem da cabeça, homofóbico, preconceituoso. Se quer voltar a idade média, vote no Bolsolixo! Ah é crente, disse tudo….
Roberto
22/03/2017 - 17h27
Infelizmente a Globo pauta o Brasil e pauta a internet. A Globo & merdas associadas do instituto do capeta millenium pautam o que a gente discute. Os blogs alternativos são ótimos mas são ínfimos perto do poderio da rede esgoto que caga em milhões de brasileiros a cada minuto.
dito isto acredito que a perseguição ao Senhor Eduardo pode ser também sinal de desespero dos togados de curitiba, o juíz político amigo do aécio, do dória e da urubóloga está ficando sem fichas.
Os petistas, principalmente os filiados, e também os simpatizantes deviam ir com tudo pra cima da bastilha de curitiba e mostrar com quantos pães se faz um sanduíche de mortadela. O povo está muito pacífico vão esperar matarem o Lula assim como fizeram com sua esposa?
CLAUDIO MERSS
22/03/2017 - 17h15
Os delirios de um psicopata investido de um poder discricionário como Sergio Moro, vão custar seu emprego, sua vida boa de Maraja que custa ao bolso do trabalhador mais de 100 salarios minimos, o que é uma afronta a Constituição.
Cida Matos
22/03/2017 - 20h13
Tem gente contra o lava jato é favor dos currupito não tem políticos inocente não são ladrao mesmo todos os partidos
Antonio Normandio Teixeira Antonio
22/03/2017 - 20h09
Vai rindo do povo, vai…, quem ri por último ri com razão!
Amanda Degas
22/03/2017 - 20h04
perseguido como esse aqui??!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Carmem Stewart
22/03/2017 - 23h13
Are you fake?
Carrie Coleman
23/03/2017 - 02h42
Carmem Stewart Fake e idiota!
Carrie Coleman
22/03/2017 - 20h04
Rogério Carvalho
23/03/2017 - 16h24
Presidente Bernardes, ou vensceslau?!? Bolsonaro 2018
Carrie Coleman
23/03/2017 - 19h21
Rogério Carvalho VC tá se referindo à esse bosta vagabundo!? Cai na real cara!
Carrie Coleman
22/03/2017 - 20h04
Rogério Carvalho
23/03/2017 - 16h23
Deve ser da quadrilha!!!
Noeni de Castro
23/03/2017 - 17h16
Pior vc Rogério da quadrilha do mal.
Carrie Coleman
23/03/2017 - 19h22
Noeni de Castro Veremos otários, veremos!
Katinha Ladeira
22/03/2017 - 20h03
Este moro tem problema
Rogério Carvalho
23/03/2017 - 16h27
O problema dele é ter que lhe dar com os bandidos corruptos é os bandidos que apoiam esses vagabundos!!!
Cida Matos
23/03/2017 - 21h11
Tem ele tem muito problemas até pôr todos político corrupto é bandidos na cadeia doa quem doe
Gerson Julian Batista
22/03/2017 - 20h01
Tem é que prender tudo e todos que roubam ou roubaram.
Gerson Julian Batista
22/03/2017 - 20h00
Pq vcs não aproveitam e vão tomar um cafezinho
robertoAP
22/03/2017 - 16h59
O Moro se faz de analfabeto para passar bem. A frase ameaçadora do Edu, que ele cita, seria facilmente decodificada por uma criança de 7 anos que está aprendendo a ler e escrever, como uma citação claríssima aos leitores do texto e não ao juiz Camisa Preta.
Se ele não está fingindo e é burro de verdade, aí então a coisa piora, pois confirma um juiz que não sabe nada de leis,de direito e de justiça, que foi aprovado no concurso de Juiz, confirmando corrupção desenfreada na mais alta corte do país.
Carmem Stewart
22/03/2017 - 19h47
2 psicopatas – felipe moura brasil e o juizeco de Curitiba.
Ambos com problemas de interpretação de textos.
Rogério Carvalho
23/03/2017 - 16h21
Nunca vi bandido(a) gostar DO juiz!
Elizabeth Sfrizo
23/03/2017 - 17h49
Gostar, não. Se gosta de pai, de mãe, de amigo…. Juiz tem de ser respeitado. E esse não merece respeito.
Carmem Stewart
23/03/2017 - 17h52
Rogério Carvalho
Voce é bandido ou juiz?
A sociedade brasleira sempre teve juiz de futebol, graças a bancada da bala no Congresso e a TV, os juizes amplianram a area e tambem se criou bandidos, assim a sociedade se dividiu entre juizes e bandidos.
antonimo
22/03/2017 - 16h42
eu tenho uma proposta, para resolver tudo isso.
Se caixa dois, três, quatro não é permitido para o empresário que sustenta economia, também tem de ser ilegal para a para a politica e políticos.
Vamos anistiar todo mundo, empresas, partidos e políticos de infrações nos últimos 15 anos. Ai é justo, não é ??? Ninguém deverá nada a partir dessa lei, somente doravante.
Todos os autos de infrações e ilegalidades ficam nulos.
vamos lá, esta é a solução.
Vagner
22/03/2017 - 22h07
Parece que o Brasil passou a existir nos últimos quinze anos,nada acontecia antes, o que não deixa de ser uma verdade