Menu

Peritos Federais acusam “Carne Fraca” de não fazer perícia ou análise

(Foto: Rodrigo Félix Leal/Futura Press) A operação Carne Fraca, que deu prejuízo incalculável ao país, é acusada por peritos federais de não fazer o mais básico: análise ou perícia do material. Basearam a investigação inteiramente em “provas contingenciais”, ou seja, em conversinha ao telefone. Ao longo de dois anos de investigação, conseguiram uma ou duas […]

35 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Foto: Rodrigo Félix Leal/Futura Press)

A operação Carne Fraca, que deu prejuízo incalculável ao país, é acusada por peritos federais de não fazer o mais básico: análise ou perícia do material. Basearam a investigação inteiramente em “provas contingenciais”, ou seja, em conversinha ao telefone. Ao longo de dois anos de investigação, conseguiram uma ou duas frases suspeitas, interpretaram-nas a seu jeito, e daí produziram, com apoio da mídia (que agora tenta tirar o corpo fora), o maior fiasco da história da polícia federal.

***

No site da APCF

Sobre os últimos acontecimentos, relacionados à “Operação Carne Fraca” e seus desdobramentos, a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) esclarece que:

1. Reconhece o valor da “Operação Carne Fraca” como mais uma das inúmeras ações de combate à corrupção por parte da Polícia Federal, mas lamenta profundamente que a participação dos especialistas da corporação em análise de fraudes alimentares não tenha sido devidamente empregada durante a condução das investigações. A abordagem quase exclusiva de provas contingenciais deu aos responsáveis pelo comando da operação a equivocada impressão de que tudo poderia ser concluído de imediato e sem qualquer dúvida, apenas com aquilo que se chama circunstancial. Contudo, por sua repercussão e polêmica, a “operação Carne Fraca” tornou-se uma clara demonstração de como o conhecimento técnico e o saber científico, em todas as etapas da investigação, não podem ser deixados de lado em favorecimento dos aspectos subjetivos da investigação criminal. A atuação adequada dos Peritos Criminais Federais nas demais etapas do procedimento investigatório, e não apenas no seu início e na sua deflagração, teria propiciado a correta interpretação dos dados técnicos em apuração, assim como a definição dos procedimentos técnico-científicos necessários para a materialização de crimes de fraude alimentar eventualmente cometidos pelas indústrias sob suspeição. Além disso, sem sombra de dúvida, teria poupado o país de tão graves prejuízos comerciais e econômicos.

2. Importa destacar, ademais, que a Polícia Federal conta atualmente com 27 Peritos Criminais Federais com formação em Medicina Veterinária, muitos dos quais com vasta experiência profissional na área de fiscalização e de análise sanitária; além de dezenas de outros especialistas nas áreas de Química, Farmácia/Bioquímica, Medicina, Agronomia e Biologia; todos aptos a compor equipes multidisciplinares de investigação técnico-científica de fraudes alimentares em investigações policiais e processos criminais na esfera federal, a exemplo do que já ocorreu com as operações “Ouro Branco” (sobre fraude em leite, deflagrada em 2007) e “Vaca Atolada” (sobre fraude em carnes, desencadeada em 2012), e assim como ocorre na própria “Operação Lava Jato”, sustentada por mais de 1.000 Laudos Periciais em diversas áreas do conhecimento, como engenharia, informática e contabilidade. Em todos os casos descritos, esses inúmeros Laudos Periciais Oficiais embasaram solidamente decisões e mandados judiciais, denúncias no Ministério Público Federal e outras medidas jurídico-penais.

3. Diante do exposto, a APCF tem o dever de esclarecer publicamente que as afirmações relativas ao dano agudo à saúde pública, divulgadas por ocasião da deflagração da “Operação Carne Fraca”, não se encontram lastreadas pelo trabalho científico dos Peritos Criminais da Polícia Federal, sendo que apenas um Laudo Pericial da Corporação, hábil a avaliar tal risco, foi demandado durante os trabalhos de investigação, sem que se chegasse, no entanto, a essa conclusão.

4. Por fim, vale ressaltar que à atuação da Perícia Criminal Federal deve ser garantida a devida autonomia técnica, científica e funcional, assegurada pelo ordenamento jurídico brasileiro. Trata-se de uma importante conquista democrática de nosso país. Assim sendo, a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais garante à sociedade brasileira que os Peritos Criminais Federais permanecem de prontidão para atuar de maneira isenta, técnica e desvencilhada de eventuais excessos acusatórios, utilizando o conhecimento científico, de forma imparcial, para a promoção da Justiça e tendo a certeza de que a maior valorização do método científico será o correto caminho para o combate às diversas formas de crimes e suas decorrências.

Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais – APCF

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Aristóteles Zakynthinos

23/03/2017 - 00h19

As instituições brasileiras foram compradas por lobistas americanos?

Junior Alves

22/03/2017 - 21h10

Cleon Andrade vai vendo…

    Cleon Andrade

    22/03/2017 - 21h15

    Sempre tem gente contra, é como falo no vídeo um sociedade igual a que temos neste país, tem que sofre mesmo

    Cleon Andrade

    22/03/2017 - 21h17

    Olha aí Junior, os caras vão fazer um comercial pra se redimir, e colocam uma carne vencida rsrsrs

    Junior Alves

    22/03/2017 - 21h17

    Tem não, merecemos mais que os outros países que sempre roubou nossa riqueza

    Junior Alves

    22/03/2017 - 21h19

    Problema foi que aproveitaram propaganda antiga simples

    Cleon Andrade

    22/03/2017 - 21h20

    É Junior se candidata a política viu, porque vc tem mais desculpa que o Collor rsrsrs

    Cleon Andrade

    22/03/2017 - 21h23

    É Junior pelo cara que conheço mim espanto, vc defender está empresa, e pelo que vi, vc não acharia comer carne vencida, ou então com papelão

    Junior Alves

    22/03/2017 - 21h25

    Vai Google e pesquisa sobre o papelão viu, não é possível que vc ainda não, que foi equívoco PF,.

    Cleon Andrade

    22/03/2017 - 21h26

    Junior, tem vídeo de gente mostrando papelão e plástico misturado a produtos desta empresa, entenda que ninguém é tão burro de pensar que eles misturavam o papelão dentro de um bife, ou de um pedaço de carne e comia sem saber, pelo amor de DEUS né

    Junior Alves

    22/03/2017 - 21h28

    Pesquisa primeiro

    Cleon Andrade

    22/03/2017 - 21h30

    A Junior, vc não acredita em nada, o povo filme, o povo grava, e vc acha que é tudo mentira, que tudo tem dedo dos estrangeiros, que raiva é está do povo lá fora, tá meio estranho está raiva sua

    Junior Alves

    22/03/2017 - 21h32

    Vc pesquisou??? Depois que pesquisar agente fala sobre, pesquisa no Google universitário

    Cleon Andrade

    22/03/2017 - 21h33

    Pra que, vc não acredita no que posto, tudo mídia mentirosa, vai que tem dedo da JBS nesta pesquisa, já que vc acredita que tem dedo dos Americanos por trás de tudo isto, pode ser que tenha da JBS tb rsrsrs

Jose Marcos Santana Santana

22/03/2017 - 20h47

PF se deu mal. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Nilva Bernardes

22/03/2017 - 14h52

Vergonha alheia. Desmonte do País. Quero ver se vão pagar os prejuízos que causaram. Amadorismo.

Ivan Luiz Colossi de Arruda

22/03/2017 - 16h04

Para quem tem o domínio dos fatos, perícias e provas passaram a ser desnecessárias. Já os holofotes, imprescindíveis…

Eloiza Helena Rodrigues de Souza

22/03/2017 - 14h33

O Brasil é fã de levantar falso e ficar por isso mesmo.

Ricardo Ramos

22/03/2017 - 13h53

Antigamente a “esquerda” era contra as grandes oligarquias e o agronegócio. Hoje defendem quando eles vendem carne pobre pro Brasil e entregam o filé mignon no exterior. Novos tempos.

    Paulo Bittencourt

    22/03/2017 - 16h48

    Acho que não seria o caso aqui. O que está demonstrando o post é a PF está batendo cabeça na ânsia de criar factóides e politizar suas ações.

    Ricardo Ramos

    22/03/2017 - 17h31

    Estão demonizando situações que tem fumaça e fogo indicando corrupção. Ao invés de querer barrar as investigações dizendo que são midiáticas. Que tal ajudar a encontrar as ramificações do esquema, que, em geral estão atrelados a nossa gang legislativa e executiva.

Camilo Pereira da Silva

22/03/2017 - 13h44

Deram corda aos métodos da PF agora é o Deus nos acuda kkkkkkk

Honesto Franco

22/03/2017 - 11h36

Sai a LISTA do JANOT e entra a LISTA do AÇOUGUE… Seria cômico, se não fosse GOLPE…

Pedroll

21/03/2017 - 22h32

Seria exagero pensar que os EUA estão estão de olho no mercado internacional de carne,querem abocanhá-lo,mas, tem o Brasil no caminho.Como eliminar essa concorrência??? elementar meu caro Wat….

Paulo Jefferson

21/03/2017 - 23h04

O Cafezinho com pão e mortadela da Seara Alimentos . sera? Kkkkk

Antônio Marcos

21/03/2017 - 23h02

A carne é fraca e o delegado é + fraco ainda

Rogério Borges

21/03/2017 - 21h36

A PF não deu golpe nenhum. Voltem no tempo lá no final de novembro do ano passado quando estava em alta o debate sobre quem ficaria de fora da reforma da previdência e quem não ficaria. Temer e sua quadrilha mantiveram os benefícios aos políticos, judiciário e militares. Os policiais civis e federais ameaçaram e foram diversas vezes recebidos em Brasília para defenderem seus direitos. Parece que Temer não cedeu. Então a PF resolver apertar onde o calo doi mais. E vejam que quando começaram as críticas a esta operação (por sinal cheia de falhas primárias e grotescas-proposital) mas com os efeitos que a corporação queria, pois atinge em cheio o carro chefe da economia nacional, os investigadores já convocaram a imprensa e avisaram que ainda possuem provas muito mais contundentes e comprometedoras (estão jogando pesado mesmo – e com razão, afinal são trabalhadores e estão lutando com as armas que tem). Não faço parte da corporação mas sabemos que se existe uma classe corporativista é a de policiais. E ali não tem bobo. Pra se passar num concurso da PF ou PC o cara tem que ter curso superior e ser muito inteligente. Então fica fácil deduzir que se observarmos de agora em diante, alguma mudança na reforma da previdência, que beneficie os membros da PC e PF é porque a operação valeu a pena, pelo menos pra eles. O tempo dirá. Reflitam pessoas. O agronegócio no Brasil é dominado por empresas privadas e super bem representadas no congresso pela bancada ruralista, que aliás faz parte em sua maioria da base de sustentançaõ do golpista Temer. Será mesmo que ele iria querer arrebentar com seus aliados? Mas se você ainda não se convenceu dê uma lida na reportagem do link a seguir. Preste atenção nas entrelinhas das entrevista dos representantes da PC e PF em tom de ameaça: http://jornalggn.com.br/noticia/reforma-da-previdencia-de-temer-gera-crise-com-policiais-nao-militares-que-ameacam-greve

    Ricardo Ramos

    22/03/2017 - 13h51

    Só uma correção. A base ruralista também foi base de Lula e Dilma. Aliás quem colocou Blairo Maggi no Ministério foi o PT.

    Rogério Borges

    22/03/2017 - 14h26

    Ricardo Ramos, mas isto muda alguma coisa na possível intenção da PF na ação desenvolvida? Ou foi o PT quem mandou a PF fazer a operação para sabotar a economia?

    Raimunda Costa

    22/03/2017 - 23h22

    Faz sentido sim ! Mas o povo parcem zumbis Peté pete pete

Thiago Silva

21/03/2017 - 21h29

Que lambança

Artur Fleck

21/03/2017 - 21h14

Também não acho de bom tom usar a palavra leviandade. Melhor falar em perícias em número insuficiente

Luiz Alves Bicudo

21/03/2017 - 19h30

Foi por esses motivos que a PF e o MPF e o judiciário eram contra a lei de abuso de autoridade , que falar faz agora ,

Maria Regina Novaes

21/03/2017 - 19h15

Chiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii…foi na convicção só! suruba….ditadura da suruba!

helio

21/03/2017 - 16h01

Dois anos, 1.100 policiais envolvidos , diárias altíssimas e nada foi investigado. Geração Araponga no ar condicionado é a nova modalidade. Perguntado , o Chefe a investigação (?) disse que fizeram apenas uma análise de carne , pois poderiam levantar suspeitas se fizessem mais análises. É ridículo , grandes investigadores !!!


Leia mais

Recentes

Recentes